O que vou contar são fatos que aconteceram há exatos 30 anos, em 1993, quando um grupo de desportistas amador sonhou em chegar à disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), competição organizada até os dias de hoje pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte). Na época, um pequeno município conseguir a façanha de atingir a glória máxima no esporte amador, uma espécie do Sansão vencer o Golias. A modalidade mais cobiçada entre todas as disputadas nos Jasc era o futsal. Na época, ainda conhecido como futebol de salão. E foi exatamente esta que os dirigentes da CME de Grão-Pará foram atrás. Tudo começou com a disputa de uma etapa microrregional no Município, que movimentou torcedores do Centro e interior e até quem não era do esporte se ligou no que estava acontecendo, pela mídia escrita e, principalmente, nas ondas do rádio, mais precisamente na Rádio Verde Vale, a única que existia no Vale do Braço do Norte.
O ano era 1992, eu trabalhava e morava em Santa Rosa de Lima, na Exatoria, hoje Unidade Setorial de Fiscalização (Usefi). Meu pai havia falecido um ano antes e, para ficar mais perto da mãe, consegui uma transferência para Grão-Pará, cidade onde havia deixado o umbigo e por seis anos morei na “Menor Cidade de Santa Catarina”. Sempre tive o esporte como prioridade, um longo período jogando e, com 30 anos, idade que naquela época era considerada “final de carreira”, comecei a participar da organização do time veterano do Santa Rosa FC. Em Grão-Pará, a CME local era comandada pelo João Fladimir Faust, o “Cheteco”, meu irmão. Fui convidado por ele para fazer parte da entidade esportiva ligada à Prefeitura. Basicamente, tínhamos cinco pessoas trabalhando na CME, todas sem remuneração, Cheteco, Pascoal Orben, Estevo Guisoni, Hélio Bratti e eu.
Fazíamos campeonatos no ginásio, montávamos times para participar dos micros dos Jasc, o que era basicamente a obrigação da entidade. Conseguimos, com dinheiro de patrocínios em propagandas e do bar do Ginásio de Esportes Pedro Ivo, fazer o alambrado do Estádio Santos Moisés Dacorégio, o seu “Santim”, pai do doutor Emir Dacorégio, que depois se juntaria a nós como técnico da equipe de Futsal. Criamos então a modalidade de futebol de campo, competição que ainda não havia acontecido no município. Foi um sucesso! Na primeira edição, nove equipes titulares e nove aspirantes se inscreveram e brigaram pelo título. Estávamos fascinados e, então, nos jogamos de corpo e alma no projeto da CME. Decidimos que iríamos fazer a indicação para sediar a Etapa Microrregional dos Jogos Abertos, disputando o privilégio com outros municípios. Foi com grande felicidade que recebemos o ok da Fesporte, que tinha a Regional montada em Criciúma, comandada por Euclides Ribeiro. Começou então a fase de organização e divulgação. Faixas, folders, propaganda na imprensa, convocação dos atletas e comissão técnica, que ficou montada com o doutor Emir como técnico e na preparação física o professor Lázaro Dacorégio, o “Norton”. Foi um período de muito trabalho e preocupação. Sabíamos da responsabilidade e queríamos fazer dos jogos um momento inesquecível. E foi!
Disputa dos Micro
Chegar à Fase Regional, que iria ser disputada em Araranguá, era o objetivo dos nove municípios participantes, o menor deles em número de população era justamente Grão-Pará. Convocação feita, muitos treinos sendo realizados, tentamos trazer atletas de Braço do Norte para dar uma reforçada no elenco, conseguimos o Olívio Della Giustina, um pivô que tinha cheiro de gol, tentamos o Pato e o Everton “Neguinho”, o primeiro jogador da MB Molduras e o segundo da Incomarte, equipes que dominavam o cenário esportivo do futebol de salão, mas sem sucesso. Chegou a grande dia, o dia da estreia e nosso elenco caseiro tinha uma arma, o goleiro Kissi, certamente um dos melhores da posição que pisou nas quadras, não só de Grão-Pará, mas de toda e região. A base do time tinha o Marciel “Pato”, Gilson “Vigorelli”, Jair Guizoni e o Olívio; e como ainda não havia o cronômetro parado, o tempo era corrido, poucas substituições eram feitas. Faziam parte do elenco o Beleco, Mucio, Edilson, Michel, Denis, Lucimar, Valdemir (goleiro) e o Edésio, outro goleiro que teve um papel especial em quadra naquele micro.
Acontece que nosso “paredão”, o Kissi, momentos antes do jogo, no vestiário, não quis jogar, chateado com uma situação que me senti envolvido, mas juro que involuntariamente, e aquilo abalou todo o time para a estreia. O Edésio foi o escolhido para a posição e fomos para o jogo. Time se superando em quadra, vencendo e as arquibancadas do ginásio cada vez mais lotadas. O incentivo era total e o time se desdobrava. Passamos em primeiro lugar da chave, classificando para as semifinais, que seria no domingo. Tivemos o sábado de descanso, dia que conheceríamos o nosso adversário, valendo vaga no Regional. Poderia ser a CME de Braço do Norte, ou outro município, que agora não lembro qual era. De folga neste dia, como tinha um evento em Santa Rosa de Lima para ir, fui para lá, só pensando no que poderia acontecer. Como o sinal da Rádio Verde Vale era fraco, procurei um local mais alto. No caso, o morro onde hoje está localizada a Prefeitura Municipal. Ouvindo o jogo dentro do carro, confesso, torcendo para que o adversário não fosse Braço do Norte. Não teve jeito, deu o time braçonortense.
A disputa da vaga aconteceria no domingo, 11 horas. Cedo, peguei a família e me joguei para Grão-Pará. Não era 8 horas e estava eu tentando convencer o Kissi a jogar, pois, de certa forma, me sentia culpado da situação. Mas não teve jeito, então pedi para ele ir comigo no vestiário antes do jogo, como forma de incentivo aos jogadores, e o convite foi aceito. Entramos juntos no vestiário, conversamos, lágrimas correram e voltamos para as lotadas arquibancadas. Clima de muita apreensão, dúvidas se conseguiríamos, pois a qualidade do adversário todos sabíamos, enfim, estava nas mãos de Deus. Mas deu tudo certo naquele dia. O time jogou como nunca e, da metade do segundo tempo para frente, o “município” já cantava: “Vou para Araranguá, eu vou, e ninguém vai me segurar, oba, oba!”. A etapa classificava dois municípios para o Regional e a outra equipe foi Urussanga, que na época tinha o melhor time de futebol de salão da região, o Móveis Pérola, da dupla Dedé e Sabiá. O feito daquela equipe grão-paraense foi registrado num quadro pintado na parede do Ginásio Pedro Ivo e está lá até hoje, já constando nele os nomes do Marcos “Pato” e do Everton “Neguinho”. Eles disputaram o micro por Braço do Norte e foram convocados para fazer parte do grupo que disputou o Regional em Araranguá e a continuação desta história, finalizada com a classificação para os Jogos Abertos, contarei na próxima edição impressa da Folha.
Resultados Tênis de Mesa
No sábado, 6 de maio, o Centro Comunitário do Bairro São Francisco de Assis recebeu a etapa do 1º Circuito Braçonortense de Tênis de Mesa. O Evento contou com a participação de 23 mesatenistas, divididos em duas categorias: adulto (com 14 anos ou mais) e Infantil (13 anos ou menos). No Adulto, em 1º Lucio Souza, 2º Pedro Uliano e 3º Jackson Ricardo Monteiro; no Infantil, em 1º Nicolas Aguiar, 2º Antônio Lima e 3º Claiton Patrício Liz. “O Tênis de Mesa é praticado há mais de 12 anos no Município e sempre estamos querendo divulgar e atrair novos praticantes”, diz Silvia Crispim, coordenadora da modalidade. Os interessados em iniciar a prática deste esporte podem fazer suas inscrições pelo contato (48) 99974-0645, com a própria Silvia e as aulas acontecem nas segundas e quartas, das 19h30min às 21h, e terças e quintas, das 13h30min às 15h.
Rodada Adesc
Semana cheia de jogos em competições do Instituto Adesc, o Regional Adulto e Quarentão, válidos pela 4ª rodada. Começou na cidade de São Martinho, onde a CME local recebeu a CME de Santa Rosa de Lima. Continua na quinta-feira, 11 de maio. No complemento da rodada, vão jogar, em Orleans, jogo que vale a liderança da Chave B, jogam DME de Orleans x Associação RBN/Braço do Norte; em Rio Fortuna, a CME local recebe Braço do Norte; em Gravatal, o clássico CME de Gravatal x CME de Armazém; e em Jaguaruna, teremos Willemann Ferramentas x CME de Grão-Pará no Veteranos e DME de Jaguaruna x CME de Grão- -Pará no Adulto. No Quarentão, os jogos começam às 10h45min e titulares às 21h.
Feminino em RF
O Auto Posto Santa Rosa venceu a Barrinha por 4 a 1 e lidera o Campeonato Municipal Feminino de Futsal 2023, competição organizada pela CME de Rio Fortuna. A partida foi válida pela segunda rodada e reuniu as equipes vencedoras nos jogos de estreia. No jogo que colocou frente a frente as que perderam na 1ª rodada, a Locritur foi derrotada pelo Aliadas Futsal por 4 a 0.
Parabéns SRL
Na quarta-feira, 10 de maio, o Município de Santa Rosa de Lima completou 62 anos de existência. Quando fui morar lá, em 1986, os habitantes se orgulhavam em dizer que “moramos no menor município de Santa Catarina em população”. Hoje com 2.065 (censo de 2010) perdeu esta alcunha. Na época o local onde desfilavam os desportistas era uma quadra de cimento atrás do Colégio Estadual e gostava de ir lá para ver o Capoeira jogar, um dos caras mais habilidosos que já vi no nosso futsal, ou futebol de salão. Aproveitando a data de fundação, foi entregue pelos atuais gestores municipais, comandados pelo Prefeito Salesio Wiemes, no local da antiga, uma bela quadra, com piso moderno e que certamente vai ser bem aproveitado pelos desportistas. Parabéns Santa Rosa de Lima, minha segunda terra natal.
Arena L10
Demorou um pouco mais do previsto, mas os comandantes da Arena L10 conseguiram chegar a um número perto do pretendido e a bola vai rolar no dia 22 de maio na 2ª Copa Regional L10 de Fut7. Por enquanto são 11 clubes inscritos, podendo chegar a 12, divididos em duas chaves. No lado A ficaram Varginha FC, RBN, PSI, Insanos BN, EF Química e Atlético Baiano e no lado B as equipes do Chopp FC, 5ª Light, Floresta FC, Gatorads, Madureira/Seven e fica uma vaga para um possível 12º participante.
Meio Rural de SRL
Com dois gols de Rodrigo e John Leno descontando, o Nova Fátima venceu o Rio do Meio por 2 a 1 na partida que abriu e foi a mais equilibrada da segunda rodada do Campeonato de Futsal Rural 2023 de Santa Rosa de Lima. Tivemos ainda a vitória dos Rio Dos Índios sobre o Quedas D’água por 5 a 3 e o Rio Bravo Alto goleou o Mata Verde por 7 a 2. Nesta sexta mais três jogos e certamente com muita bola na rede, começando com Rio dos Índios X Mata Verde, depois jogam Nova Fátima X Rio Bravo Alto e finaliza com o duelo entre Rio do Meio X Quedas D’água. A rodada começa às 19h15min no bonito Ginásio Edson Bez Filho.
Interempresas de GP
Noite de decisões no Campeonato de Futsal Interempresas de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Demay. Fechando a Fase Classificatória, dos três jogos que vão acontecer no Ginásio Pedro Ivo Campos nesta sexta, 13, um vale a primeira colocação, outro a vaga nas semifinais e somente um não prenderá a atenção do torcedor. As 19h30min o líder Mercado Corvo Branco/Granja DG (foto), com 13 pontos, vai ter pela frente o Ave Serra/Transbonetti, com 10 pontos e na segunda colocação. Pelo regulamento, o primeiro critério de desempate é o número de pontos, o que vai igualar no caso de vitória do Ave Serra e o segundo é o confronto direto e neste caso favorecerá o Ave Serra. Com empate, ou vitória, a equipe do técnico Ganda mantem o primeiro lugar.
Demais jogos
O segundo jogo será um aquecimento para o duelo que vai fechar a fase de classificação e vale a última vaga as semifinais da Taça Demay. Com 5 e 0 pontos respectivamente, Cris & AC Lavações X Bar do Pitita/4MS Engenharia jogam para cumprir tabela. E valendo a última vaga, BMG Foods Importações, com 6 pontos, terá pela frente o Dedis/Di João, que tem 9 e no momento é o terceiro colocado. De folga na rodada, o ANP Móveis Planejados tem 9 pontos e no momento na quarta posição e torce por vitória ou empate do Dedis/Di João.
Municipal de GP
A previsão é que no dia 28 de maio a bola role na volta do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Grão-Pará. Deveremos ter cinco times na disputa do título. O atraso no início é devido à falta de alvará em um dos locais de disputa. Estão regularizados os estádios do Nacional do Rio do Meio, do Aiurê FC e está pendente o estádio da Associação Clube dos 20, que poderá ser a sede dos outros três times, Atlético São João, Stang e Rio Pequeno.
Vôlei em Armazém
O desportista de Armazém começou a viver no último domingo as emoções do Municipal de Vôlei Feminino, Taça Sicoob/Credivale. A solenidade de abertura foi prestigiada pelo prefeito Luiz Paulo Rodrigues Mendes, Vice-Prefeito Guilherme “Penacho” Corrêa, o Diretor de Esportes Wagner Moraes, o Presidente do Sicoob Ivonir Buss e os Vereadores Muriel da Rosa e Adriana Fraga. As cinco equipes foram apresentadas ao ótimo número de torcedores presentes no Ginásio Nelson das Neves. Comandou a solenidade o ex-jogador Ismar Berkenbrock.
Resultados e Rodada
Dois jogos abriram o Municipal de Voleibol de Armazém. No jogo inaugural do campeonato, vitória do Sertão (foto) sobre o Lilibeth's por 2 sets 0, parciais de 25/18 e 25/20. Destaque para a atleta Moara Nazário; no segundo confronto, vitória das Garotas do Vôlei sobre o Maribe por 2 sets 0, parciais de 25/21 e 25/15, com destaque para a atleta Daniela Hobold. A segunda rodada vai ser realizada no dia 21 de maio, com a estreia do M&M Ateliê enfrentando o Maribe e Garotas do Vôlei X Lilibeth’s.
Municipal de Gravatal
Faltando uma rodada para o término da fase de classificação, a Chave A tem uma equipe classificada as semifinais do Municipal de Futebol de Gravatal e a Chave B já estão consumados nas semi as equipes do Canoas e Seri. Líder da Chave A com 7 pontos, o Ilhota garantiu a primeira posição e na briga pela segunda vaga estão Associação Termas, com 3 pontos e Indaial FC com 2. A definição acontece no sábado, 13, 16h, no Estádio Silvio Zappelini, num confronto direto, com mando do Indaial. A última rodada terá mais dois jogos no mesmo estádio, começando na sexta, 20h, com o jogo entre Riacho/Bela Vista enfrentando o invicto Canoas e na quarta-feira, 20h, jogam Grêmio Gravatalense X Caeté.
Menção honrosa
Surpreende ou não a campanha do Canoas até aqui? Para muitos, sim, para mim, não. Antes do campeonato conversei com o técnico Zezé e divulguei o que me repassou. Deu pra sentir que o elenco foi montado com planejamento, nem sempre com as peças mais “valorizadas”, mas cada posição bem servida. A prova foi no jogo contra a Seri, que vinha invicta e mesmo com desfalques e na casa do adversário o Canoas venceu. Vai ser campeão? Saberemos em breve, mas que está na briga, não resta dúvida.
Lethicia do Xadrez
A cidade de Natal, Rio Grande do Norte, foi palco da maior competição de xadrez de base do calendário brasileiro. E lá esteve a Braçonortense Lethicia Soethe Brand, atleta da Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax e CME de Braço do Norte. O Campeonato Brasileiro de Xadrez de Base começou no dia 3 e se estendeu até o dia 7 de maio, contando com mais de 250 enxadristas inscritos, representando 21 Estados brasileiros. Lethicia brilhou com a medalha de ouro na modalidade de Xadrez Rápido e com a medalha de prata no Xadrez Clássico e com isso assegurou vaga no Sul-americano. Grande responsável pela existência do xadrez no município e presidente da Abrax, Lucio Teixeira de Souza é só alegria. “Estamos muito orgulhosos da nossa atleta. Tudo isso só foi possível por sua dedicação, esforço e o apoio da comunidade, patrocinadores e da CME”, reconhece o Presidente.
Copa Sul
A Taça Edilson Luiz Niehues, prêmio que será do campeão da edição 2023 da Copa Sul dos Campeões, está com futuro indefinido. No jogo de ida das finais Turvo X Metropolitano empataram em 0 a 0. O segundo jogo será realizado no próximo sábado, dia 13 de maio, às 15 horas, no Estádio Darci Marini, em Nova Veneza. Quem vencer será campeão e no caso de empate nos 90 minutos, a equipe campeã será conhecida através de disputa de tiros livres da marca do pênalti, na forma estabelecida nas regras do jogo de futebol.
Municipal de BN
Neste final de semana conheceremos os finalistas do Municipal de Futebol de Braço do Norte, que tem em disputa a Taça Iremar Della Giustina, o “Tite”. Na categoria Sub-21, no sábado, no Estádio Lauro Koch, as 13h45min, jogam América X São José, no jogo de ida deu São José 4 a 2, e no domingo, mesmo horário e local, jogam União X Independiente, que empataram em 0 a 0 no primeiro jogo. Pela categoria Titular, no sábado, 15h30min, no Estádio Lauro Koch, jogam Rio Bonito X Independiente, no jogo de ida deu Rio Bonito, 4 a 1, e no domingo, mesmo local e horário, jogam União X Madureira, no jogo de ida deu Madureira, 6 a 0.
A CME de Braço do Norte realiza neste sábado, 6 de maio, a 1ª Etapa do Circuito de Tênis de Mesa de Braço do Norte 2023. A competição vai acontecer no Centro Comunitário São Francisco de Assis, nas categorias Sub-14 e Aberto Adulto, nos naipes Masculino e Feminino. As inscrições ainda podem ser feitas pelo WhatsApp 99974-0645, ou no local no dia da competição. A taxa de inscrição é de um quilo de alimento não perecível. A organização é da CME de Braço do Norte através da Silvia Crispim.
Futsal Rural em SRL
Com a nova forma de divulgação da Folha vou poder acompanhar as competições de novos municípios, é o caso de Santa Rosa de Lima, onde a CME local promove o Campeonato de Futsal Rural 2023. São seis times na disputa pelo título e a bola rolou pela primeira vez no último sábado. Na rodada de abertura tivemos Rio Bravo Alto 5 a 6 Quedas D´agua, Nova Fátima (foto) 2 a 0 Mata Verde e Rio do Meio 4 a 1 Rio dos Índios. Pela segunda rodada, nesta sexta, 5, iniciando as 19h15min, jogam no Ginásio Edson Bez Filho, Rio do Meio X Nova Fátima, depois tem Quedas D´água X Rio dos Índios e fecha com Mata Verde X Rio Bravo Alto.
Escolar de Karatê
A 1ª Etapa do Campeonato Catarinense Escolar de Karatê, realizada em Braço do Norte no último sábado, 29, foi um evento grandioso, com a participação de 19 municípios, 164 escolas envolvidas e um total de 300 atletas competindo. O evento foi organizado pela Federação Catarinense de Karatê – FCK, Federação Catarinense de Desporto Escolar – FCDP e da Associação Artes Marciais, Culturais e Esportiva do Vale – AAMCEV.
Resultados
O evento de karatê em Braço do Norte reuniu caratecas de várias idades, com limite máximo de 16 anos. Estive presente e garanto a vocês que vale a pena, pelo empenho e disciplina dos atletas e organização dos dirigentes. Notei que Armazém compareceu com uma delegação e consegui o resultado de Braço do Norte, que competiu com 25 alunos, conseguindo 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 12 de bronze. Prefeitura, através da CME de Braço do Norte, Cerbranorte, Lages Stang e Academia Multiação foram os patrocinadores.
Depoimento
A carateca Letícia Cardoso, junto com seus treinadores, como não poderia deixar de ser, esteve no Colégio Dom Joaquim acompanhando o escolar de karatê. A jovem virou celebridade na modalidade. Durante o evento muitas crianças, jovens e adultos pediram para bater foto com ela e segundo seu pai, o Kall e também o Pedro, da CME, o fato é comum, acontece em todo lugar.
Base Adesc
Sábado, 6 de maio, de muito futsal nos regionais de base do Instituto Adesc. Teremos jogos das categorias Sub-9, 11, 13 e 15, a partir das 14h, nos ginásios das cidades de Rio Fortuna, Grão Pará, Armazém, São Ludgero, Jaguaruna e Orleans. Destacando que na categoria Sub-9 Tubarão Futsal lidera a chave A e Gravatal a B; no Sub-11 liderança para a DME de Jaguaruna na Chave A e CME de São Martinho na B; no Sub-13 o líder da Chave A é a DME de Jaguaruna e na B CEFF/Ases/Insfut; e no Sub-15, liderança da Chave A para o Tubarão Futsal e da B para a CME de Santa Rosa de Lima.
Decisão em SL
O Encosta do Sol, comandado pela dupla Ganda/Zezé, vai decidir o Municipal de Futebol de São Ludgero na categoria titular, que tem em disputa a Taça Luiz Manuel Custódio, o “Luiz Gato”, contra o EC Mar Grosso, comandado pela dupla Zizo/Nani. Uma final inédita, que pode dar ao time do Encosta seu segundo título e ao Azulão a sua sétima conquista, se tornando assim a equipe mais vencedora da competição, ultrapassando Bom Retiro, Ponte Baixa e Taipa. Sobre a decisão, que só vai acontecer no dia 20 de maio em função de festas no centro e interior do município, vou tratar mais para frente.
Classificação do Encosta
Chegamos a definição dos finalistas, com a Serrinha eliminada no último sábado nas cobranças de penalidades e não vi a equipe em campo. Peço desculpas ao amigo Darci. Quanto ao Encosta do Sol, estive presente na vitória de 2 a 1 sobre o Ponte Baixa FC, quando fez um primeiro tempo pífio, melhorou no segundo e lembro que destaquei a melhora no momento da entrada do garoto Zériguim. Pois foi ele o herói do time nas semifinais, marcando os dois gols no empate em 2 a 2 no jogo de ida e no último sábado foi o autor do gol do empate em 1 a 1 no tempo normal. Mesmo não convertendo seu pênalti no desempate, o Ganda e o Zezé têm que dar parte dos seus “envelopes” para ele.
Classificação do Azulão
Na Coluna passada coloquei a opinião do Zizo, quando disse que o placar de 0 a 1 para o Azulão ficou barato para a Taipa no jogo de ida. Também coloquei a opinião do técnico da equipe Canarinha, o Luizinho, que concordava com o domínio do adversário e reclamou de uma possível penalidade não marcada a seu favor. Também tivemos dois lances polêmicos no jogo da volta e sobre eles falo mais à frente.
Taipa na frente
Quando conversei com o Luizinho ele foi categórico: - Vamos levar a decisão para as penalidades. E a Taipa fez um primeiro tempo muito bom, dando a impressão que o técnico cumpriria sua previsão. O Zizo mudou seu time, tirando o Murilo “Índio” e colocando na lateral direita o volante Mateus “Perereca”. O objetivo era aumentar o poder defensivo da equipe, entendendo que o adversário viria para cima e precisava proteger o goleiro João Paulo, principalmente do rápido ponta Kiko.
Taipa na frente 2
O pensamento do técnico Zizo não deu muito certo, pois a Taipa entrou com três zagueiros, liberando os laterais Lucas Fernandes pela esquerda e Danielzinho pela direita, sobrecarregando o volante Felipe. Com 10min de jogo o goleiro João Paulo já havia feito duas grandes defesas e o gol, que levava a decisão da vaga as penalidades, saiu num chute cruzado do camisa 8 Pedra.
Primeiro lance
Dois minutos depois um dos lances reclamados pela Taipa, o que seria o seu segundo gol, anotado pelo Gilson e anulado pelo auxiliar. No Mar Grosso, quando a bola chegava no Mazinho saia coisa boa para o time, mas com o centroavante Ortigoza, encaixotado no meio dos três zagueiros, pouco criava e o jogador que deu mais trabalho à defesa Canarinha foi o Gabriel Fraga.
Virada do Azulão
Talvez por ter corrido muito na primeira etapa, o ritmo da Taipa diminuiu e os espaços foram aparecendo para o Azulão no segundo tempo. Como não conseguia entrar na área, o meia Mazinho, com o pé calibrado, levava perigo nos chutes de longa distância, obrigando o goleiro Boca a fazer uma grande defesa numa cobrança de falta e em seguida o zagueiro Jeff também fez o goleiro trabalhar.
Segundo lance
Até que veio a penalidade, outro lance que a Taipa reclama. Mazinho empatou e logo em seguida, em outra finalização dele e rebote do goleiro Boca, Filipinho fez o gol da virada. Daí para frente, o Mar Grosso se fechou e a Taipa não teve forças para buscar a sua virada.
Lances duvidosos
Nos dois lances reclamados pela Taipa eu não estava próximo, mas pedi as imagens do Canal CN, que fez a transmissão do jogo. Quero agradecer ao amigo Zé da Banca, que prontamente me atendeu. Tirei parcialmente minhas dúvidas. No lance do impedimento a câmera focalizou de frente e não tem como ver a linha. No caso da penalidade, quando o Mazinho recebe a bola dentro da área e o Caio, que havia entrado a pouco tempo no lugar do Luan Fraga, que fez um belo primeiro tempo, chegou atropelando pelas costas e o Batata, que transmitia o jogo, gritou pênalti na hora. Foi a minha impressão também.
Jogo de despedida
Após dois anos defendendo a SER Taipa, Gilson se despediu da equipe logo após o jogo, no vestiário. Não fez sua melhor partida no último domingo, mas participou do lance do gol fazendo o pivô para o chute do Pedra. Quando foi substituído, no banco era o mais revoltado com o árbitro. Mas de cabeça fria, fez uma análise da situação. “É assim mesmo, quem ganha ri, quem perde chora. Tem a reclamação da final do ano passado, do jogo na Taipa, mais estes lances de ontem, enfim, a mágoa já vem do ano passado e qualquer erro aumenta o sentimento de que o time está sendo prejudicado”, finaliza.
Lethicia em Natal
Atleta filiada a Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax, Lethicia Soethe Brand está em Natal, Rio Grande do Norte, onde está participando da FENAJ 2023 – Festival Nacional da Juventude, correspondente ao Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil Sub-18 Feminino. Mais de 100 atletas, de vários Estados do Brasil, sendo 55 de SC, estão inscritos na competição, divididos nas categorias Sub-14, 16, 18 e 20.
Olho no Clássico
Na categoria da Lethicia, a Sub-18, são 20 enxadristas inscritos. Ela está competindo nas modalidades de Blitz, Rápido e o Clássico, onde está focada, pois os três primeiros da categoria garantem vaga no Mundial. “Depois de uma intensa campanha para arrecadação de recursos, conseguimos angariar o valor necessário para que a atleta conseguisse fazer a viagem. Nossos agradecimentos a todos que contribuíram de maneira direta e indireta. O momento agora é de torcida e energias positivas”, relata Lucio Teixeira, Presidente da Abrax.
Municipal de Gravatal
Pendências resolvidas e a luta pela Taça Jaime Manoel do Nascimento recomeça nesta sexta-feira com a realização da 4ª rodada do Municipal de Futebol de Gravatal. E volta com o Caeté precisando da vitória para se manter vivo na competição e tendo pela frente a Seri, que perdeu a invencibilidade na rodada passada. Partida marcada para as 20h. No sábado, 16h, jogam Ilhota X F7 Treinamentos. Estes dois jogos serão no Estádio Municipal Silvio Zapellini. Quanto ao jogo de domingo, Canoas X Grêmio, por enquanto o local está indefinido, pois o Canoas tenta a liberação do seu estádio e se conseguir até a tarde desta sexta-feira, jogará em casa, caso contrário a partida, marcada para as 10h, será no estádio municipal.
Intermunicipal de CTGs
Desta vez a equipe de futsal do CTG Fronteira do Corvo Branco, de Grão-Pará, subiu a serra e caiu do cavalo. O “coice” foi dado pelo time do Bom Jardim FC, que venceu por 2 a 1, resultado que tirou a equipe grão-paraense da liderança, caindo para a terceira posição, mas ainda no G4 da Força A. Confira os outros resultados: TG Estância do Vale - BN 1 a 6 Piquete Tropilha Negra - Uru, Os Araganos - Lag 3 a 10 Piquete Nova Querência - Uru e CTG Minuano Catarinense - SJ 1 a 1 CTG Campestre Catarinense- Uru. O CTG Nova Querência lidera com 9 pontos, seguido do CTG Campestre Catarinense com 7, em 3º o CTG Fronteira do Corvo Branco com 6 e fechando o G4 a equipe do CTG Minuano Catarinense com 4 pontos.
Interempresas de GP
O Ginásio Pedro Ivo Campos tem recebido um bom público nas rodadas do Campeonato Municipal de Futsal Interempresas, que tem em disputa a Taça Demay. E não será diferente na noite desta sexta-feira, quando acontecerá a 6ª rodada, começando as 19h30min com o duelo entre Bar do Pitita/4MS Engenharia X Dedis/Di João, equipes que precisam vencer para se manter vivas na disputa. Na sequência jogam Ave Serra/Transbonetti X Cris & AC Lavações e encerra com o duelo entre o líder Mercado Corvo Branco enfrentando o ANP Móveis Planejados.
Semifinais em BN
Passada a fase eliminatória, com a classificação de Independiente e Madureira, a decepção fica pela não classificação do São José, atual campeão da Categoria Titular do Municipal de Futebol de Braço do Norte. Neste fim de semana começam os jogos da fase semifinal, no sábado vão jogar pelo Sub-21 Independiente X União e nos Titulares Madureira X União. E no domingo, pelo Sub-21 jogam São José X América FC e nos Titulares Independiente X Rio Bonito. Os jogos serão no Estádio Lauro Koch, com o Sub-21 as 13h45min e titulares as 15h30min.
Regulamento
O regulamento do Municipal de Futebol de Braço do Norte, que tem em disputa a Taça Iremar Della Giustina, o Tite, estabelece que na fase semifinal a definição do classificado acontecerá em dois jogos, com a equipe de melhor campanha fazendo o segundo jogo em sua casa. Estabelece também que a definição do classificado, em caso de empate em pontos, será por diferença de gols e persistindo o empate em cobrança de penalidades.
Delega
O técnico Delega foi o aniversariante do dia 1º de maio, e talvez por isso deve ser um trabalhador nato. O presente veio antecipadamente, com a classificação do Independiente no sábado, 29 de abril. Feliz da vida, disse que “a vitória foi para lavar a alma” e que espera um duelo equilibrado frente ao Rio Bonito, diferente do que foi na primeira fase, quando foi derrotado por 4 a 0. “Meu time mudou bastante depois daquele jogo”, disse o Delega.
Mudanças
E realmente, estive dando uma olhada nas escalações iniciais daquele jogo, para o time que enfrentou o Floresta no último sábado no YouTube da Top TV e várias mudanças aconteceram. No jogo da primeira fase, o Passarela foi o goleiro e no jogo contra o Floresta foi o Ruani; o Lazão foi substituído pelo Geraldinho na lateral direita; na zaga saíram Gui Cole e Jardel para as entradas de Jorge Miguel e André Diamante, de volante o Reco foi trocado pelo Felipe Urbano; saíram também Dudu, Marcinho e Kiko, entrando do meio para frente Alex Maranhão, Brandão e Motor. Permaneceram Dariel (lateral), Dudu Evangelista e Klismann.
Mudanças 2
O Rio Bonito foi a equipe classificada as semifinais que menos mexeu no elenco e teve motivos para isso, pois terminou com 100% de aproveitamento. Do time que enfrentou o Independiente, só não jogo a última partida da fase de classificação, contra o Madureira, o lateral Bruno, que deu lugar ao Michel Becker. Assim, a dor de cabeça é menor para o técnico Cleder “Gaúcho”.
Fesporte
Caminha lentamente a montagem da estrutura da Fesporte a nível de Estado e região. Existe a possibilidade de liberação de novos integradores, enquanto isso o Clodoaldo e o Nico estão tocando as competições provisoriamente. Estão acontecendo as etapas microrregionais do JESC 15 a 17 e uma delas será em Braço do Norte de 8 a 12 de maio, do Jasti, que também terá a etapa micro em Braço do Norte e já se sabe que a sede da etapa estadual será em São Bento do Sul e Grão Pará vai sediar o Microrregional dos Joguinhos Abertos de 18 a 21 de maio.
Redes balançando
Começou com uma boa média de gols o Campeonato de Futsal Feminino de Rio Fortuna edição 2023. Em dois jogos, 14 gols, média de 7 por jogo. No jogo de abertura, o Auto Posto Santa Rosa (foto), comandada pela Ana Maria, autora de 3 gols, venceu a Locritur por 6 a 2. No segundo jogo teve carimbo de faixa. Com gols de Beatriz (2), Carolina (2) e Francieli, a Associação Barrinha venceu o Aliadas Futsal por 5 a 1. Neste domingo, 7, iniciando as 19h, pela segunda rodada, teremos o confronto das vencedoras do Auto Posto Santa Rosa X Barrinha e na sequencia jogam Locritur X Aliadas Futsal.
A menina prodígio do karatê do Vale brilhou mais uma vez. O bicampeonato Sul-americano na Categoria Kata Junior conquistado pela Leticia na última quarta-feira foi um prêmio a sua dedicação aos treinamentos, mas foi também a confirmação de que ela está no caminho para conquistar sua grande meta, ser campeã mundial. Por vídeo acompanhei um pouco da emoção vivida pelo seu pai, o Kall, que me informava o que estava acontecendo com a Leticia na competição e por áudio ela externou toda sua emoção pela conquista e os agradecimentos a quem tem feito seus sonhos virarem realidades. Parabéns a toda equipe!
Karatê em BN
O ginásio do Colégio Dom Joaquim, em Braço do Norte, recebe neste sábado, 29 de abril, um grande evento do karatê de base de Santa Catarina. É a 1ª Etapa do Ranking Estadual Escolar de Karatê, competição que vai ter na organização a Confederação Brasileira de Karatê – CBK, a Federação Catarinense de Karatê – FCK e a AAMVEC Multiação. Já são mais de 350 caratecas inscritos, oriundos de vários municípios catarinenses. Começa às 8h30min, valendo pontos para o ranking escolar do Estado.
Municipal de SL
Neste final de semana vamos conhecer os finalistas da edição 2023 do Municipal de Futebol de São Ludgero. Como era esperado, o equilíbrio prevaleceu nos jogos de ida da Categoria Titular, com a SER Taipa sendo derrotada em casa pelo EC Mar Grosso por 0 a 1 e no outro jogo, em casa, a Serrinha ficou no 2 a 2 com o Encosta do Sol. No jogo da volta, neste sábado, as 20h15min, Encosta X Serrinha se enfrentam no Estádio Municipal Alberto Warmeling, quem vencer será finalista, com novo empate a decisão será em cobrança de penalidades; e no domingo, no Mar Grosso, as 16h15min, o Azulão joga pelo empate ou vitória e para a Taipa só resta vencer no tempo normal e depois nas penalidades.
Análise dos técnicos
Pelo que ouvi dos técnicos envolvidos nas semifinais em São Ludgero, o EC Mar Grosso fez por merecer a vitória sobre a equipe Canarinha e o empate na Serrinha fez justiça ao futebol apresentado pelas equipes. O técnico Luizinho concorda que o Mar Grosso foi superior, principalmente no segundo tempo, mas reclama de uma penalidade a favor da Taipa, para ele indiscutível. Para o técnico Zizo, após os primeiros 15min, quando seu time não se encontrava em campo e poderia ter saído atrás no marcador, no restante da partida o domínio foi do Azulão e o placar, se fosse maior, não seria injusto.
Análise dos técnicos 2
Pelo que falaram a dupla que comanda a Serrinha, Darci e Mero, e o técnico Ganda, o 2 a 2 ficou de bom tamanho. Segundo o Darci, seu time começou desligado, tomou o gol, reagiu virou e até os 20min do segundo tempo poderia ter aumentado o placar. Depois o Encosta cresceu e mereceu o empate. O comentário do Ganda foi na mesma linha e ambos também concordaram com a qualidade do jogo: - Foi um jogão!
Completos
Neste fim de semana vamos conhecer os finalistas em São Ludgero. Quem vai continuar na disputa pela Taça Luiz Gato? Segundo o que apurei com os técnicos, os times vão com força máxima. O Encosta tem a dupla Biel e Baiano que jogam a tarde em Florianópolis e terão que fazer um “ginástica” para estarem presentes e a Serrinha da mesma forma, talvez jogadores cansados, mas presentes. No Mar Grosso tudo certo, quem jogava pela Copa Sul já saiu da competição e na Taipa o técnico Luizinho comemora a possibilidade de ter todos os jogadores descansados e fez uma observação: “Espero que a arbitragem seja imparcial”. Na verdade, é o que todos esperamos, que passem despercebidos.
Copa Sul
Os carrascos das equipes do Vale podem ser o destino da Taça Edilson Luiz Niehues. Pode ser o Içara, que eliminou o 7 de Setembro; ou o Turvo, que eliminou o União; ou então o Paranaense, que eliminou o Morro do Boi. O intruso e forte candidato ao título é o Metropolitano. Este fim de semana conheceremos os finalistas. O Paranaense, no Estádio Eliseu Manenti, será o mandante do jogo da volta, na ida deu Turvo 3 a 1 e em Nova Veneza, no Estádio Darci Marini, o Metropolitano recebe o Içara, que venceu o jogo de ida por 1 a 0. A organização da Copa Sul dos Campeões 2023 é da Liga Amadora Verde Vale de Futebol.
Futsal de BN
As meninas do futsal feminino da CME de Braço do Norte subiram a serra, foram até Lages para disputar o 1° Torneio de Futsal Feminino Na Geral SC, entidade que organiza competições naquela região. Disputaram o torneio 7 equipes e as meninas do Professor Edenilson ficaram na segunda colocação, com um empate, duas vitórias e a derrota na decisão contra Anita Garibaldi, da artilheira da competição com 4 gols, Naeli. Um bom resultado, neste início de trabalho das meninas braçonortense.
Regional Adesc
Até agora, já se foram três rodadas e só pude estar presente em um jogo dos regionais adulto e veteranos promovidos pelo Instituto Adesc. Pertinho de casa, fui ver CME de Grão-Pará X CME de Santa Rosa de Lima. Diferente do ano passado, quando conquistou o título no Quarentão, a CME de Santa Rosa de Lima, com o que mostrou no Ginásio Pedro Ivo, vai ficar pelo caminho. Os dois times até criaram bastante chances, mas não fosse o goleiro adversário, os “velhinhos” de Grão-Pará teriam comemorado os três pontos. No final, empate em 1 a 1.
Regional Adesc 2
No jogo do Regional de Futsal Adulto, a CME de Grão-Pará goleou por 9 a 3 a CME de Santa Rosa de Lima. Vou fazer um comentário com o coração, pois sou grão-paraense e me entristece ver as últimas campanhas da equipe na Adesc. Como exemplo, pego o ano passado, quando se despediu sem fazer nenhum ponto e com saldo negativo de 15 gols. O que notei de positivo na partida contra Santa Rosa: o time tem algumas jogadas ensaiadas nas bolas paradas, nas saídas de bola usando o goleiro, uma equipe jovem e por isso rápida. O que vi de negativo: rodízio e pouca posse de bola. Um exemplo disso foi quando Santa Rosa teve um expulso e nos dois minutos, com um jogador a mais, a CME de Grão-Pará não conseguiu ficar com a bola.
Sensação
A sensação até o fechamento da terceira rodada do 13º Regional de Futsal Adulto do Instituto Adesc é a CME de São Ludgero (foto). Invicta e com 100% de aproveitamento, a equipe do técnico Adelmo nada de braçadas na meta de ser a primeira colocada da chave A e assim garantir vaga nas semifinais. Na última quarta-feira a CME de São Ludgero goleou a CME de São Martinho por 5 a 1 no Ginásio da Afai e Murilo foi o cara do jogo com 3 gols.
Chave B
A DME de Orleans foi a Rio Fortuna e no Ginásio Aloisio Willemann venceu a CME local por 5 a 4. Com este resultado assumiu a liderança da Chave B do Regional de Futsal Adulto da Adesc. Arthur, Vaninho, Juninho (2) e João Vitor anotaram os gols orleanense e Guilherme, Heraldo e Caco (2) os gols riofortunense. No Quarentão a CME de Rio Fortuna deu o troco, venceu por 5 a 2 e assim assumiu a liderança da chave, com 6 pontos, ao lado da CME de Armazém. O ala Fabricio (foto), do Willemann Ferramentas, lidera a artilharia do Quarentão com 9 gols, e o Caco, da CME de Rio Fortuna, com 7 gols, é o artilheiro do Regional Adulto.
Feminino em RF
Domingo, dia 30 de abril, a bola vai rolar no Ginásio Aloisio Willemann, quando acontece a primeira rodada do Campeonato de Futsal Feminino de Rio Fortuna. A partir das 19h jogam Locritur X Auto Posto Santa Rosa e em seguida vão duelar Aliadas Futsal X Barrinha. O Aliadas Futsal é a equipe atual campeã, batendo na final de 2022 o Rio dos Bugres por 3 a 2.
Segunda vitória
A equipe de futsal do CTG Fronteira do Corvo Branco, Grão-Pará, subiu a serra na última terça-feira e conquistou mais uma vitória no Campeonato de Futsal Entre CTGs, competição que está sendo realizada no Ginásio Municipal de Urubicí. Após vencer na estreia a equipe do Piquete Tropilha Negra por 2 a 0, a vítima desta feita foi o CTG Os Araganos, de Lages, placar de 4 a 1, gols de Júlio (2), Fabricio “Bi” e Tiago. Na próxima terça, 02 de maio, o adversário na terceira rodada será o Bom Jardim FC. O campeonato conta com oito equipes, jogando entre si; na primeira fase, quatro se classificam para a Força A e os outros quatro vão formar a Força B.
Chuva de gols
Dois jogos, um válido pelo Municipal de Futebol de Braço do Norte e outro pelo Municipal de Futebol de Gravatal, tiveram resultados surpreendentes. A vitória de 5 a 3 do Rio Bonito sobre o Madureira e o empate em 6 a 6 entre Grêmio Gravatalense e Riacho/Bela Vista, jogo que teve treta e paralisou momentaneamente a competição. São placares nada comum na modalidade e certamente quem se deliciou foi o torcedor presente.
Paralisado
A direção da CME de Gravatal, em comunicado assinado pelo dirigente Matheus Locks, suspendeu momentaneamente a continuidade do municipal de futebol. “Em virtude dos acontecimentos da última sexta-feira, no jogo entre Grêmio X Riacho/Bela Vista, pela disputa do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, vimos por meio deste informar que a rodada desse final de semana será adiada e remarcada em uma nova data oportuna. O adiamento se faz necessário por orientação da Polícia Militar, até que sejam resolvidas algumas exigências da mesma. A rodada e as seguintes serão remarcadas posteriormente”. Segundo o que apurei, uma das exigências são os alvarás.
Resultados
Além de Grêmio 6 a 6 Riacho/Bela Vista, a terceira rodada em Gravatal teve a vitória do Termas sobre o F7 Treinamentos por 3 a 0 e a Seri teve seu primeiro revés na competição ao perder para o Canoas por 1 a 3. Ilhota com 4 pontos e Termas com 3, estão na zona de classificação da Chave A e Canoas e Seri dividem a liderança da chave B com 6 pontos, mas a equipe dirigida pelo técnico Zezé tem um jogo a menos.
Municipal de BN
O Estádio Lauro Koch vai ser palco de grandes emoções neste final de semana. Dois jogos valendo tudo ou nada. No sábado, 15h30min, o Floresta decide uma das vagas nas semifinais contra o Independiente e no domingo, 15h30min, revivendo a final do ano passado, o Madureira enfrenta o São José. Não existe vantagem nesta fase. Havendo empate no tempo normal, a decisão do classificado ocorrerá em cobrança de penalidades.
Times completos
Conversei com os quatro técnicos envolvidos nas decisões em Braço do Norte e com exceção do Floresta, que poderá ter dois desfalques, os demais irão com força máxima. Segundo o Tiago “Delega”, o Independiente já fez as trocas dos “estrangeiros” de olho nas outras competições; já o técnico Junior “Cabeça” disse que existem duas dúvidas, um jogador com problema físico e outro no trabalho. No Madureira, segundo Leandro Gomes, os estrangeiros dão prioridade a equipe e no São José o técnico Afonso Boeing garantiu time completo. Que vençam os melhores.
Interempresas de GP
O Campeonato de Futsal Inter empresas de Grão-Pará tem na zona de classificação as equipes do Mercado Corvo Branco/Granja DG com 10 pontos, seguido por ANP Móveis Planejados, Ave Serra/Transbonetti e Dedis/Di João, todos com 6 pontos. Nesta sexta-feira, no Ginásio Pedro Ivo, vão acontecer mais três jogos, válidos pela 5ª rodada. As 19h30min jogam Cris & AC Lavações X ANP Móveis Planejados, depois tem Dedis/Di João X Ave Serra/Transbonetti e termina com o confronto entre Bar do Pitita/4MS Engenharia X BMG Foods Importação.
Mensaleiros
O palco do jogo do mês do Mensaleiros foi o Pesque e Pague Borgert. Com 17 craques formando os dois times, com reservas, e mais o Juquinha, que não pode jogar em função da “labirintite”, o destaque foi o Genésio (GL Esportes), que não perdoou o aniversariante do dia. Após o jogo, o melhor filé de tilápia da região e porções de batatinha preparado pelo Valmor, finalizando com os parabéns ao nosso goleiro Calinho.
O registro final da participação do Ponte Baixa FC na edição 2023 do Municipal de Futebol de São Ludgero não poderia ter sido pior. Uma humilhante derrota para o EC Mar Grosso, em pleno Estádio Alexandre De Pieri, por 2 a 7. Olha que a diretoria fez a sua parte, trazendo os estrangeiros, mesmo não tendo chance alguma de classificação. O que acontece com este clube, de tanta história na competição?
Números
Em 2022 a despedida da equipe não foi diferente. No último jogo, derrota para a SER Taipa por 6 a 0. Nos dois últimos anos, nos dez jogos que fez, conseguiu uma vitória e um empate, no mais foram só derrotas; marcou 8 gols e sofreu 29. Conhecendo o pessoal da comunidade, os que se envolvem na organização, tenho certeza que haverá mudanças para melhor no próximo ano. Os erros cometidos certamente são do conhecimento dos “caciques” do time e não espero algo que não seja um time competitivo em 2024. Ser campeão é consequência, detalhes, o que não pode acontecer é ser um mero participante.
Bom Retiro
Quem também não correspondeu dentro de campo foi a AA Bom Retiro. Pelo plantel que tinha, pelo menos deveria estar nas semifinais. No lugar de quem? Este foi o problema, pois existiu na primeira fase uma disputa equilibrada, com três equipes terminando com 10 pontos e o quarto colocado ficou com 9. A torcida esteve presente na esperança de dar fim ao longo jejum de títulos e a classificação fugiu nos jogos feitos dentro de casa.
Ansiedade
Perguntei ao técnico Silvio Schlickmann o que fez a equipe não corresponder nos jogos finais, depois do bom começo. “Difícil de explicar, o time não rendeu o que se esperava, assumo também minha parcela de culpa, pois tinha um bom time na mão e não consegui fazer jogar. Outro fator que prejudicou e muito foi a ansiedade, esta longa espera por título, enfim, uma série de coisas e não posso apontar o que foi mais decisivo. Acho também que não está tudo errado. Esta diretoria que assumiu está no caminho certo, nossa equipe de aspirante está nas semifinais, com boas chances de ser finalista”, declara Silvio.
Lendas
Convite feito, convite aceito. Fui no sábado almoçar com o Juquinha em Gravatal e, depois do gostoso almoço preparado pela Adriana, fomos até a comunidade do Bom Retiro, onde a equipe da casa jogaria a noite com o Serrinha. Confronto de vizinhos. Ficamos num bar na frente do Estádio Felipão tomando umas geladas enquanto esperávamos pelo jogo, que seria a noite. O Juquinha jogou em São Ludgero na sua juventude e enquanto estávamos ali apareceram alguns amigos que lembravam e jogaram com ele. E também me conheciam.
Lendas 2
Um destes amigos que apareceram foi o Ivo Fuchter, morador da comunidade. Escutei um pouco da conversa do Juquinha com ele e achei interessante registrar. Os dois se conheceram na década de 80, início dos anos 90, quando jogaram juntos no time da SER São Ludgero no Regional da Liga Tubaronense. Tempo da famosa “Laranja Mecânica”. O Ivo atuava de volante/zagueiro, o Juca foi meia; o Juca jogou durante 10 anos no EC Mar Grosso, conquistando 3 títulos municipais e o Ivo jogou 25 anos na AA Bom Retiro e levantou a taça 6 vezes. O segredo? Pro Ivo a base da casa era muito forte e usavam três estrangeiros, para o Juquinha também o que fazia diferença era boa base da casa. Bons tempos!
Definido calendário
Na reunião organizada pela CME de São Ludgero foram definidas as datas dos jogos das semifinais e da final em São Ludgero. No próximo final de semana, dias 22 e 23 acontecem os jogos de ida das semifinais dos aspirantes e titulares, nos dias 29 e 30 os jogos da volta e os jogos finais das duas categorias, que acontecem em jogo único, será somente no dia 20 de maio no Estádio Reinaldão. Nos aspirantes continuam na briga pelo título SER Taipa X AA Bom Retiro e Ponte Baixa FC X AA Encosta do Sol e nos titulares SER Taipa X EC Mar Grosso e AA Serrinha X AA Encosta do Sol. Vocês podem conferir o dia e horário que seu time joga na matéria da Folha do Vale, que está no site www.folhadovale.com.br.
Na mesma linha
Conversei com os técnicos envolvidos na decisão dos titulares em São Ludgero. Todos mostraram muito respeito ao adversário, jogar em casa ou fora o jogo da volta não viram como vantagem, ou desvantagem, pois destacaram o equilíbrio que foi a fase de classificação, enfim, para eles o que será determinante é entrar focados e não errar. O Zizo reclamou do regulamento, o Luizinho da possível ausência de alguns titulares.
Respeito mutuo
Técnico do EC Mar Grosso, Zizo definiu seu adversário, Luizinho, como profundo conhecedor do campeonato, pois foi também jogador e para o Luizinho o perfil do Zizo é ser um técnico conservador, estudioso. Na Serrinha, que é comandada pela dupla Mero/Darci, quem falou sobre o Ganda foi o Darci: “O Ganda é um grande amigo, faz um grande trabalho no Encosta já a quatro anos”. E o Ganda seguiu na mesma linha: “O Mero e o Darci é a dupla que deu certo na Serrinha. Já foram jogadores, campeões, e por isso acredito que o lado motivacional e técnico é deles é muito forte”.
Próximo desafio
O próximo desafio da carateca Letícia de Souza Cardoso é o Campeonato Sul-Americano que acontece na cidade de São Bernardo do Campo – SP, entre os dias 24 e 29 de abril. Leticia embarca na segunda-feira na companhia de seu pai e treinador, o Kall, e pisa no tatame no dia 24. Recebi vídeos de seus treinamentos e cansei só de ver. É muito empenho e todo o sucesso que esta jovem conquistar, será merecido. O banner de divulgação da competição tem ela como destaque.
Futsal em RF
Dia 30 de abril começa em Rio Fortuna o Campeonato Feminino de Futsal 2023. Quatro times vão brigar pelo título e na primeira rodada vão se enfrentar no Ginásio Aloísio Willemann, as 19h, Locritur X Auto Posto SRL e as 20h, Aliadas Futsal X Barrinha. Serão três rodadas na fase de classificação, mais a disputa do terceiro lugar e do título.
Municipal de Gravatal
Do lado do Canoas a alegria de estrear com vitória. Na análise do técnico Zezé, por ser a primeira vez que reuniu seus atletas, depois de um primeiro tempo equilibrado, apesar do time ter perdido boas oportunidades e da reclamação do adversário de uma penalidade, no segundo seu goleiro, Ricardo, não trabalhou e o Canoas perdeu muitas chances com Rosales e principalmente o Pim. O legal, segundo ele, foi a volta do torcedor. Do lado do Caeté, a reclamação foi a penalidade não marcada. Recebi um vídeo através do Jaílson Moge, que é dirigente do Caeté e realmente me pareceu que a equipe tem razão na reclamação.
Rodada importante
A fase de classificação do Municipal de Futebol de Gravatal, Taça Jaime Manoel do Nascimento, é tiro curto e para as equipes que perderam na estreia vencer na terceira rodada, marcada para este fim de semana, será fundamental. É o caso do Grêmio, derrotado pela Seri e que nesta sexta enfrenta o Riacho/Bela Vista (dois jogos, uma vitória e uma derrota). Caso do Termas, derrotado pelo Ilhota e neste domingo de manhã terá o F7 Treinamentos (vem de empate) como adversário. Será importante para a Seri, que vem de duas vitórias e se vencer o Canoas (estreou vencendo), no domingo à tarde, se garante nas semifinais. Os dias e horários da terceira rodada estão na matéria no site www.folhadovale.com.br.
Final em SL
O Resenha fez 4 a 3 no Santo Antonio e o Dragon (foto) atropelou o Amigos do Nordeste por 5 a 0 e as equipes vencedoras decidem nesta sexta-feira o 12º Campeonato de Beach Soccer de São Ludgero. O palco da decisão do terceiro lugar, entre Santo Antonio X Amigos do Nordeste e da decisão entre Resenha X Dragon, com início às 19h30min, será a quadra de areia do Bairro Nossa Senhora Aparecida. Destaque da equipe do Dragon para Ivan e Jeferson, que juntos já marcaram 17 gols no campeonato e na equipe do Resenha o destaque é Luciano, com 7 gols.
Futsal dos tradicionalistas
Uma ideia que pode ser copiada na região, pois em todos os municípios do Vale o tradicionalismo tem adeptos. Começou em Urubicí na última terça-feira o Campeonato Intermunicipal de CTGs (futsal). Participam equipes de Grão-Pará, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Bocaina e mais quatro equipes de Urubicí. São 8 equipes e os jogos acontecerão todas as terças-feiras, com 4 partidas por rodada. Para ser inscrito o atleta precisa apresentar a carteirinha do Piquete, ou CTG que participa. Na estreia o CTG Fronteira do Corvo Branco – GP venceu o Piquete Tropilha Negra – URU por 2 a 0, dois gols do Du.
Municipal de BN
Definidos os classificados da Chave A, União em primeiro e garantido nas semifinais, Floresta em segundo e São José em terceiro, as duas equipes classificadas para o jogo eliminatório, neste fim de semana a briga é pela liderança da Chave B, que será definido no confronto direto entre Madureira X Rio Bonito, com a equipe do técnico Deolindo jogando pelo empate e pela última vaga do grupo, que sairá do confronto entre Independiente X América. A vantagem do empate é do Independiente, que ainda pode ser segundo colocado, mas vai precisar de uma combinação de resultados. Vocês podem conferir o dia e horário que seu time joga na matéria da Folha do Vale, que está no site www.folhadovale.com.br.
Jogaço
Pela situação das equipes, sem dúvida, Madureira X Rio Bonito vai ser um confronto dos mais interessantes. Atual vice-campeão, um Madureira reforçado, contra o Rio Bonito, que vem de duas vitórias e se vencer vai ter a melhor campanha da primeira fase entre todas as oito equipes. Conversei com o técnico Deolindo e fiz perguntas parecidas para o técnico Leandro, que ficou de me responder e não fez, mas sem problemas, pode ter esquecido ou falta de tempo.
Deolindo Jerônimo
O técnico do Rio Bonito não se mostrou surpreso com a campanha de sua equipe e também mostrou muito respeito ao adversário do próximo domingo. Deolindo destacou que na história do Rio Bonito, sempre que a equipe participou de campeonato não foi para fazer número, foi sempre para brigar pelo título. Ser campeão é consequência. Então, o time montado tem o objetivo de brigar por algo grande, o primeiro passo já foi dado, que era a classificação e se não ganhar do Madureira, pelo menos o jogo vai servir para entrosamento do elenco. Destaca os seus estrangeiros, Vinícius Eduardo Meurer, Urbano, Max, Fabinho e Peu, que juntos com a base da casa formam um time que julga ser forte. Destaca também o motivo principal da participação neste campeonato: o seu amigo, o homenageado, Tite.
Caminhada e niver
O nosso grupo de caminhada esteve em ação no último domingo e desta vez com um objetivo especial, o aniversário do Rogério Pereira. 55 anos. Saiu de São Ludgero e no Morro da Cruz aconteceu o almoço e corte do bolo. Presentes, toda a diretoria que cuida de todo o patrimônio existente no Morro da Cruz, local de rara beleza, cavaleiros, boa parte do Grupo de Caminhadas do Mar a Serra, amigos e familiares do Rogério. Parabéns Amigo!
Interempresas de GP
Três jogos movimentam o Interempresas de Futsal de Grão-Pará nesta sexta-feira. A competição tem levado um bom número de torcedores e apreciadores da modalidade ao Ginásio Pedro Ivo Campos. As 19h30min, sob o comando do técnico Ganda, o invicto Mercado Corvo Branco/Granjas DG enfrenta o Bar do Pitita/4MS Engenharia, na sequência jogam ANP Móveis Planejados X BMG Foods Importação e fecha com o duelo entre Dedis/Di João X Cris & AC Lavações.
Futsal de BN
As meninas do Futsal Feminino de Braço do Norte, sob o comando do professor Edenilson, seguem se preparando para as diversas competições que virão pela frente. Adesc, Olesc, Joguinhos, Jasc e LAC são desafios que terão, alguns ainda neste primeiro semestre. No Instagram bn.futsalfem são vários vídeos com destaque para a parte física e técnica.
A Folha vai passar por mudanças e, como não vou estar na região na próxima semana, esta será minha última coluna impressa. Apesar de ser um “dinossauro” em questão de modernidade, é necessário seguir o fluxo. Nesta edição, comento algo e vou “espremer” o que tem de informação, tentando não deixar de contemplar todos os esportes e municípios.
Rodada Adesc
Durante o mês de abril e maio, teremos muitos jogos de futsal em competições do Instituto Adesc nas categorias de base, veteranos e adulto. Só nesta semana, foram cinco pela categoria veteranos e mais cinco no adulto. No último sábado, aconteceu o início das categorias de base, com a “molecada” desfilando nas categorias Sub-9, 11, 13 e 15 e voltando à quadra no dia 15, para a segunda rodada.
Rodada cancelada
Na última quarta-feira, a direção da Adesc emitiu um comunicado cancelando a rodada dos Regionais Veteranos e Adulto. O motivo foi a interpretação da inscrição de atletas, item este definido na reunião realizada no fim de 2022. Para que não haja problemas futuros, foi decidido um novo encontro. O comunicado, assinado pelo presidente José Luiz Vieira Rafael, define: “1) Convocar cada diretor de Esportes e/ou secretário municipal da respectiva pasta para reunião a ser realizada no dia 10 de abril, segunda-feira, às 19h30min, na sede da entidade, localizada na Rua Antônio Pedro Mendonça, S/N – Sala 8 – Termas – Gravatal; 2) Cancelar as partidas dos Campeonatos Regionais Livre e Veteranos dos dias 5 e 6, quarta-feira e quinta-feira, que serão remarcadas na oportunidade da reunião”.
Tentando entender
Alguns fatos, que são corriqueiros, chamaram atenção nos últimos dias e ouvi técnicos envolvidos para tentar entender o porquê. Aconteceu no jogo do 7 de Setembro pela Copa Sul, com o EC Mar Grosso e o Ponte Baixa FC no campeonato de São Ludgero e também no futebol profissional, no jogo das Eliminatórias Europeia, entre Itália e Inglaterra. A questão é: o time domina o primeiro tempo e não consegue repetir a atuação no segundo. Veja o que disseram os técnicos Lessa, Zizo, Afonso e Ganda.
Fernando Lessa
As perguntas que fiz foi sobre a preleção no intervalo. Quando teu time vai bem no primeiro tempo, qual tua preleção? Passa a mão na cabeça do jogador e elogia a atuação do time? Segundo o Lessa: “Quando estava no profissional, tínhamos um analista de desempenho, que informava o que foi feito de positivo e o que precisava melhorar. No amador é diferente. É no visual do treinador. No caso do Içara, foi um primeiro tempo impecável, fizemos o que treinamos, marcamos a saída de bolas deles, linha alta e deu certo. No intervalo, disse para eles: vai fazer falta. Vamos voltar os primeiros 15min tentando manter a mesma intensidade, buscando o segundo gol, pois sabia que, naturalmente, o time deles ia crescer. Então é isso, no intervalo tento mostrar o que foi feito de bom e onde precisamos melhorar”, finaliza.
Zizo
Veja o que disse Elmiro “Zizo” Pignatel, técnico campeão pelo EC Mar Grosso: “No início do jogo, foco no que precisamos fazer de posicionamento e o que estudei do adversário. No intervalo, deixo os caras respirarem uns cinco minutos, depois trabalho em cima dos erros. Elogios são poucos de minha parte, mais é cobrança e colocando algo que o adversário possa fazer. O que aconteceu no jogo contra o Bom Retiro foram erros que alertei no intervalo”, finaliza.
Afonso e Ganda
Ouvi também os técnicos do Encosta, Marcelo “Ganda” Baggio, que levou um vareio no primeiro tempo e acertou seu time no intervalo e da Ponte Baixa, Afonso Boeing. Primeiro, o que disse o Afonso: “Na verdade, não dá para entender. O time estava bem e numa situação desta a gente incentiva e foca em alguns pontos que precisa melhorar. Naquela situação, a gente cobrou firme para aproveitar as chances e alguns posicionamentos. Não entendi o que aconteceu”, finaliza. Ganda: “Do jeito que estava meio time, eu mexi no lado emocional, pois não faziam o que foi pedido. Pedi mais obediência ao posicionamento e o Zezé (auxiliar) frisou a parte tática e deu certo. Normalmente, se cai de produção pela questão física. Naquela situação, foi a questão motivacional que causou a mudança”, finaliza.
Minha conclusão
Pelo que responderam os treinadores, a mudança está mais ligada ao comportamento do jogador. O lado físico é o principal, o emocional vem logo a seguir. De um lado o jogador acomodado, acreditando que vai conseguir o objetivo naturalmente, e do outro o jogador que sabe que precisa mudar. Mas a cobrança enérgica do técnico é fundamental.
Campeonato da Quaresma
Fechada mais uma edição do Campeonato da Quaresma, fica a constatação de que foi uma das melhores edições da competição, em função do equilíbrio e qualidade técnica dos jogos. Equipes competitivas ficaram pelo caminho, tivemos boas arbitragens, o calendário foi seguido à risca, a presença do público continuou sendo a esperada e a qualidade dos jogos finais não deixaram dúvidas de que as equipes mereceram estar onde estavam. Parabéns para a diretoria da Associação Barrinha, às autoridades presentes e toda a comunidade de Barra do Rio Chapéu.
Disputa do terceiro
A disputa do terceiro lugar foi agradável, com muitos gols. Dois times leves, jogando sem compromisso. O Serra Geral/Lacticínios Becker com apenas o Ceará da equipe considerada titular e com o goleiro Prá de Camisa 10, começou bem, mas era natural que não conseguisse manter o ritmo. A equipe do SAV Varginha/DME de Anitápolis tinha o Maicon e tinha o Petri com vontade de ser o artilheiro e chegou; de virada, venceu por 7 a 3.
Eder Marmoraria, campeã!
No choque da juventude do Eder Marmoraria, versus a experiência do Lacticínios Bloemer, que contava com o apoio da torcida da Barra do Rio Chapéu, venceu a equipe mais entrosada. Na grande final, o Eder contou com o reforço do Luiz Fernando, técnico que conhece a garotada desde 2012 e pode rodar todo o seu elenco, mantendo apenas o Ganso e o goleiro André em quadra. Em nenhum momento, tirando os cinco minutos finais, onde permitiu a reação do adversário, caiu de produção.
O jogo
O fixo Edinho foi peça importante no time do Lacticínios Bloemer nos últimos dois jogos da primeira fase, quando o time deu sua arrancada em busca da vaga na decisão. Mas como o adversário não usava a jogada de pivô, ele ficou meio sem função e, como era o principal marcador, o time sentiu. E alguns erros ajudaram na derrota por 4 a 3, como a bola parada. Tomou dois gols em cobrança de falta e um de falha. Perdia por 1 a 4 e, quando reagiu, faltando 5min, já era tarde, pois o adversário soube controlar o placar.
Barrinha, Campeã!
Sábado, 1º de abril, foi dia de conhecermos o proprietário da Taça Rui “Bila” Celso Heidemann e, de virada, a Associação Atlética Barrinha venceu a Associação Esportiva e Recreativa Municipal por 1 a 2 e sagrou-se a grande campeão invicta do Municipal de Futebol de Rio Fortuna 2023. Agora são oito conquistas municipais. Nos Aspirantes, foi o contrário, a garotada do Municipal venceu o Barrinha por 1 a 0 e fez a festa de sua torcida. Os lindos troféus foram entregues logo após a decisão do titular, com a presença do homenageado e autoridades locais. Destaque especial para o secretário Edivan Roecker e o diretor de Esportes Avelino Nack.
Primeiro tempo
Apesar de um bom tempo de resenha com o técnico Ivan Campos, o Municipal não fez um bom primeiro tempo. Armado no esquema 4-4-2, até a parada técnica conseguiu chegar ao ataque em cruzamentos na área, mas depois se limitou a defender-se, ou trocar bolas na meia cancha. O Barrinha também não foi bem; também armado no 4-4-2, no começo até tentou umas bolas esticadas que estavam dando certo. Acontece que a zaga do Municipal, formada pelo Minhoca e Aliel, bons zagueiros, mas lentos, propiciava as bolas mais longas. Mas também não levou perigo. Resumindo: foi um primeiro tempo sem emoção.
Segundo tempo
Não acontecia nada no jogo porque ninguém tentava algo diferente. No início do segundo tempo, a bola foi cruzada na área e lá estava o meia Reka, pela primeira vez dentro da área, o que surpreendeu os zagueiros Edinho e Joelson e assim o Municipal fez 1 a 0. Depois disso, o Municipal teve mais uma chance com o centro avante Igor e só foi tentar algo mais no jogo quando já estava perdendo.
Segundo tempo, a virada
Não acontecia nada no jogo porque ninguém tentava algo diferente. No início do segundo tempo, a bola foi cruzada na área e lá estava o meia Reka, pela primeira vez dentro da área, o que surpreendeu os zagueiros Edinho e Joelson e assim o Municipal fez 1 a 0. Depois disso, o Municipal teve mais uma chance com o centro avante Igor e só foi tentar algo mais no jogo quando já estava perdendo.
Segundo tempo, a virada
Em jogadas trabalhadas, o Barrinha não conseguia levar perigo à meta do Municipal. Insistia nas bolas paradas. Só em cobrança de faltas, em sete oportunidades, a bola foi atirada na área adversária e ainda teve mais três escanteios. E no terceiro escanteio deu certo. Joelson subiu mais que a zaga e empatou. O gol que deu o título à equipe Alvi Celeste saiu num chute despretensioso do Joelson, contanto com a falha do goleiro Jean Marcelo.
Homenagem
Falar o que da homenagem feita ao Bila pelas equipes, CME e Prefeitura de Rio Fortuna? Um cara que a vida toda se dedicou ao esporte local, regional e, principalmente, ao AER Municipal, como jogador e dirigente e que hoje, mesmo não estando em boas condições de saúde, ainda acha força para usar a muleta e continuar fazendo o que mais gosta, tem que ser aplaudido de pé. Tudo que for feito para agradecer é muito pouco. Parabéns amigo!
União na Copa Sul
Num jogo de duas viradas, o União/Aiurê foi derrotado pelo Turvo no último domingo no Estádio Pedro Dutra por 2 a 3 e agora está em desvantagem para seguir a terceira fase da Copa Sul dos Campeões. No próximo fim de semana, a equipe braçonortense vai ter que vencer na casa do adversário por dois gols de diferença, ou então vencer pela contagem mínima e depois nas penalidades. O Morro do Boi, outro representante da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF, conseguiu um bom empate jogando em Turvo, contra o Paranaense, em 1 a 1. Vencendo o jogo da volta, em casa, a equipe de Armazém estará classificada.
Poucas emoções
O bom público presente no Estádio Pedro Dutra, tirando os dois gols que sua equipe fez, teve muito pouco a comemorar. Os números mostram isso. Na primeira etapa, foram três chutes a gol, dois foram as penalidades cobradas, convertidas pelo Renato e um outro que o goleiro de Turvo defendeu sem esforço. Um escanteio a favor e somente três cruzamentos sem perigo algum. Na etapa final, foi pior ainda, chutou apenas uma vez ao gol adversário, nenhum escanteio e novamente três cruzamentos.
Leozinho
O atacante Leozinho acabou sendo o personagem da partida. Começou na direita, a bola não chegava, pois não havia apoio pelas laterais e, quando ficou mais centralizado, caindo pela esquerda, conseguiu as duas jogadas, uma com o centroavante Brandão e outra com o meia Escovinha, que resultaram nas penalidades. Mas no segundo tempo, aos 26min, acabou expulso e vai desfalcar a equipe no jogo da volta. Tirando o momento das penalidades, no restante da partida o Turvo se sentiu confortável e sempre mostrou mais vontade de vencer.
Acreditar
Sinceramente, não vi nada de especial no time do Turvo. Dois bons zagueiros, laterais não são de confiança, os dois bons atacantes, volantes que só marcam e armam pouco, o meia Boff não jogou bem, mas tem qualidade. Enfim, quem sabe, com um time mais ofensivo e colocando o que tem de melhor, o técnico Índio consiga voltar para casa classificado. O Leozinho fará falta. Uma menção honrosa para a direção do União, que montou uma estrutura muito boa para acomodar seus torcedores nos dois jogos que a equipe fez no último domingo.
Municipal de BN
Apesar do domingo, 2 de abril, não ter terminado bem para o torcedor do União, na manhã do mesmo dia foi só alegria, pois viu seu time vencer a primeira pelo Municipal de Futebol de Braço do Norte. Com gols de Léo Prá e Thiago Silvy e Romário descontando, o União venceu o Sergipe Bela Vista por 2 a 1. Também pelo grupo A, no sábado, o Floresta carimbou a faixa do São José. Numa tarde iluminada do atacante Raul, 3 gols, e Andrei (2) descontando, o Floresta venceu por 3 a 2, mantendo a liderança da chave, agora com 6 pontos. O União é o segundo colocado com 4, o São José tem 1 ponto e o Sergipe Bela Vista ainda não pontuou.
Próximos jogos
A bola continuará rolando neste fim de semana no Municipal de Futebol de Braço do Norte, com os jogos da segunda rodada da chave B. No sábado, 8 de maio, no Estádio Lauro Koch, com aspirantes às 13h45min e titulares às 15h30min, jogam Madureira EC X América FC e, no domingo, 9, no Lauro Koch, com aspirantes às 8h e titulares às 9h45min, se enfrentam Rio Bonito X Independente.
Municipal de SL
Com os artilheiros balançando as redes onze vezes na terceira rodada do Municipal de Futebol de São Ludgero, só as torcidas mandantes comemoraram. No sábado, a rodada começou com a vitória do novo líder, a Serrinha, sobre a Ponte Baixa por 3 a 0, gols de Vinicius (2) e Rian, todos na segunda etapa. Ainda no sábado, a SER Taipa voltou a vencer, quebrando a invencibilidade do Bom Retiro. Placar final 2 a 1. O zagueiro Diógenes abriu a contagem para o Bom Retiro, Daniel empatou e Gilson fez o gol da vitória da equipe Canarinho. No domingo, o Azulão finalmente venceu. Com gols de Felipinho (2) e Matheus, o EC Mar Grosso venceu o Encosta do Sol por 3 a 2; Thomas e Kauan balançaram a rede para a equipe do técnico Ganda.
Reta de chegada
Faltando duas rodadas para o término da fase de classificação, aproxima-se o momento da definição das equipes que continuarão brigando pela Taça Luiz Manuel Custódio, o Luiz Gato. No sábado à tarde, num jogo de vida ou morte para a equipe titular da casa, no Estádio Alexandre De Pieri, ainda sem pontuar, o Ponte Baixa FC recebe a vice-líder SER Taipa, com aspirantes às 14h15min e titulares às 16h15min; também no sábado, mas à noite, com aspirantes às 18h15min e titulares às 20h15min, o EC Mar Grosso mede forças com o EC Serrinha; e no domingo, Estádio Municipal Alberto Warmeling, com aspirantes às 14h15min e às 16h15min, teremos AA Encosta do Sol X AA Bom Retiro.
Municipal de Gravatal
Três jogos fecharam a primeira rodada do Municipal de Futebol de Gravatal, faltando apenas o Canoas estrear na competição. Na sexta à noite, com gol do Ederson, o Ilhota venceu o Termas por 1 a 0; no sábado, com gols de Dener Brandão e dois de Lukinhas, o Riacho/Bela Vista bateu o Caeté por 1 a 3, com Rafa Yuri fazendo o único gol da equipe derrotada. E no domingo, o único empate da rodada; com gols de Vambaster e Henrique, Kauan e Higor, Indaial e F7 Treinamentos empataram em 2 a 2.
Sequência
Três jogos movimentam a segunda rodada do Municipal de Futebol de Gravatal neste fim de semana. Começando na sexta-feira no Estádio Silvio Zappelini, com o duelo entre Riacho/Bela Vista X SER Seri, partida às 20h. No domingo, às 10h, no Estádio Manoel Cardoso de Aguiar, na comunidade de Várzea das Canoas, jogam SER Canoas X Caeté; e fechando a rodada, no domingo de Páscoa, às 16h, no Estádio Silvio Zappelini, jogam Indaial FC X Ilhota FC.
Interempresas de GP
Muitos gols na rodada de abertura do Campeonato de Futsal Interempresas de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Demay. Logo na abertura, as redes balançaram nove vezes na vitória do BMG Foods Importação (foto) sobre o Ave Serra/Transbonetti por 6 a 3; em seguida, vitória do ANP Móveis Planejados sobre o Bar do Pitita/4MS Engenharia por 7 a 2 e, no jogo de encerramento da rodada, o empate em 2 a 2 entre Cris & AC Lavação e Mercado Corvo Branco/Granja DG.
Jogos desta quinta
A bola volta a rolar nesta quinta-feira, 6 de abril, pela Taça Demay, com três jogos no Ginásio Pedro Ivo. Às 19h30min, jogam ANP Móveis Planejados X Dedis/Di João (estreia); depois teremos BMG Foods Importação X Mercado Corvo Branco/Granja DG e, fechando a segunda rodada, jogam Ave Serra/Transbonetti X Bar do Pitita/4MS Engenharia.
Bocha campeã
Numa disputa onde estiveram envolvidas 16 equipes, representando os Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, a bocha de Braço do Norte foi a grande campeã da 1ª Copa do Brasil de Bocha Masculina por Equipe. O time braçonortense foi formado pelos bochófilos João Maria, Alessandro Leite, Dunga Pereira, o paranaense Gustavo, Robinson Prior e Rodrigo Villa e tendo como técnico Mano Bonetti. Após fazer uma boa primeira fase, nas quartas de finais, venceu por 2 a 1 Caminho do Meio (Porto Alegre/RS), na semifinal, venceu por 2 a 1 Chapecó e, na disputa pelo título, venceu a equipe do São Peregrino (Nova Prata/RS) por 2 a 0. Na terceira posição, ficou São Ludgero. Foram utilizados nas disputas os pavilhões de bocha de Braço do Norte e de São Ludgero. A organização foi da Liga Nacional de Bocha Brasil.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312