O que vou contar são fatos que aconteceram há exatos 30 anos, em 1993, quando um grupo de desportistas amador sonhou em chegar à disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), competição organizada até os dias de hoje pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte). Na época, um pequeno município conseguir a façanha de atingir a glória máxima no esporte amador, uma espécie do Sansão vencer o Golias. A modalidade mais cobiçada entre todas as disputadas nos Jasc era o futsal. Na época, ainda conhecido como futebol de salão. E foi exatamente esta que os dirigentes da CME de Grão-Pará foram atrás. Tudo começou com a disputa de uma etapa microrregional no Município, que movimentou torcedores do Centro e interior e até quem não era do esporte se ligou no que estava acontecendo, pela mídia escrita e, principalmente, nas ondas do rádio, mais precisamente na Rádio Verde Vale, a única que existia no Vale do Braço do Norte.
O ano era 1992, eu trabalhava e morava em Santa Rosa de Lima, na Exatoria, hoje Unidade Setorial de Fiscalização (Usefi). Meu pai havia falecido um ano antes e, para ficar mais perto da mãe, consegui uma transferência para Grão-Pará, cidade onde havia deixado o umbigo e por seis anos morei na “Menor Cidade de Santa Catarina”. Sempre tive o esporte como prioridade, um longo período jogando e, com 30 anos, idade que naquela época era considerada “final de carreira”, comecei a participar da organização do time veterano do Santa Rosa FC. Em Grão-Pará, a CME local era comandada pelo João Fladimir Faust, o “Cheteco”, meu irmão. Fui convidado por ele para fazer parte da entidade esportiva ligada à Prefeitura. Basicamente, tínhamos cinco pessoas trabalhando na CME, todas sem remuneração, Cheteco, Pascoal Orben, Estevo Guisoni, Hélio Bratti e eu.
Fazíamos campeonatos no ginásio, montávamos times para participar dos micros dos Jasc, o que era basicamente a obrigação da entidade. Conseguimos, com dinheiro de patrocínios em propagandas e do bar do Ginásio de Esportes Pedro Ivo, fazer o alambrado do Estádio Santos Moisés Dacorégio, o seu “Santim”, pai do doutor Emir Dacorégio, que depois se juntaria a nós como técnico da equipe de Futsal. Criamos então a modalidade de futebol de campo, competição que ainda não havia acontecido no município. Foi um sucesso! Na primeira edição, nove equipes titulares e nove aspirantes se inscreveram e brigaram pelo título. Estávamos fascinados e, então, nos jogamos de corpo e alma no projeto da CME. Decidimos que iríamos fazer a indicação para sediar a Etapa Microrregional dos Jogos Abertos, disputando o privilégio com outros municípios. Foi com grande felicidade que recebemos o ok da Fesporte, que tinha a Regional montada em Criciúma, comandada por Euclides Ribeiro. Começou então a fase de organização e divulgação. Faixas, folders, propaganda na imprensa, convocação dos atletas e comissão técnica, que ficou montada com o doutor Emir como técnico e na preparação física o professor Lázaro Dacorégio, o “Norton”. Foi um período de muito trabalho e preocupação. Sabíamos da responsabilidade e queríamos fazer dos jogos um momento inesquecível. E foi!
Disputa dos Micro
Chegar à Fase Regional, que iria ser disputada em Araranguá, era o objetivo dos nove municípios participantes, o menor deles em número de população era justamente Grão-Pará. Convocação feita, muitos treinos sendo realizados, tentamos trazer atletas de Braço do Norte para dar uma reforçada no elenco, conseguimos o Olívio Della Giustina, um pivô que tinha cheiro de gol, tentamos o Pato e o Everton “Neguinho”, o primeiro jogador da MB Molduras e o segundo da Incomarte, equipes que dominavam o cenário esportivo do futebol de salão, mas sem sucesso. Chegou a grande dia, o dia da estreia e nosso elenco caseiro tinha uma arma, o goleiro Kissi, certamente um dos melhores da posição que pisou nas quadras, não só de Grão-Pará, mas de toda e região. A base do time tinha o Marciel “Pato”, Gilson “Vigorelli”, Jair Guizoni e o Olívio; e como ainda não havia o cronômetro parado, o tempo era corrido, poucas substituições eram feitas. Faziam parte do elenco o Beleco, Mucio, Edilson, Michel, Denis, Lucimar, Valdemir (goleiro) e o Edésio, outro goleiro que teve um papel especial em quadra naquele micro.
Acontece que nosso “paredão”, o Kissi, momentos antes do jogo, no vestiário, não quis jogar, chateado com uma situação que me senti envolvido, mas juro que involuntariamente, e aquilo abalou todo o time para a estreia. O Edésio foi o escolhido para a posição e fomos para o jogo. Time se superando em quadra, vencendo e as arquibancadas do ginásio cada vez mais lotadas. O incentivo era total e o time se desdobrava. Passamos em primeiro lugar da chave, classificando para as semifinais, que seria no domingo. Tivemos o sábado de descanso, dia que conheceríamos o nosso adversário, valendo vaga no Regional. Poderia ser a CME de Braço do Norte, ou outro município, que agora não lembro qual era. De folga neste dia, como tinha um evento em Santa Rosa de Lima para ir, fui para lá, só pensando no que poderia acontecer. Como o sinal da Rádio Verde Vale era fraco, procurei um local mais alto. No caso, o morro onde hoje está localizada a Prefeitura Municipal. Ouvindo o jogo dentro do carro, confesso, torcendo para que o adversário não fosse Braço do Norte. Não teve jeito, deu o time braçonortense.
A disputa da vaga aconteceria no domingo, 11 horas. Cedo, peguei a família e me joguei para Grão-Pará. Não era 8 horas e estava eu tentando convencer o Kissi a jogar, pois, de certa forma, me sentia culpado da situação. Mas não teve jeito, então pedi para ele ir comigo no vestiário antes do jogo, como forma de incentivo aos jogadores, e o convite foi aceito. Entramos juntos no vestiário, conversamos, lágrimas correram e voltamos para as lotadas arquibancadas. Clima de muita apreensão, dúvidas se conseguiríamos, pois a qualidade do adversário todos sabíamos, enfim, estava nas mãos de Deus. Mas deu tudo certo naquele dia. O time jogou como nunca e, da metade do segundo tempo para frente, o “município” já cantava: “Vou para Araranguá, eu vou, e ninguém vai me segurar, oba, oba!”. A etapa classificava dois municípios para o Regional e a outra equipe foi Urussanga, que na época tinha o melhor time de futebol de salão da região, o Móveis Pérola, da dupla Dedé e Sabiá. O feito daquela equipe grão-paraense foi registrado num quadro pintado na parede do Ginásio Pedro Ivo e está lá até hoje, já constando nele os nomes do Marcos “Pato” e do Everton “Neguinho”. Eles disputaram o micro por Braço do Norte e foram convocados para fazer parte do grupo que disputou o Regional em Araranguá e a continuação desta história, finalizada com a classificação para os Jogos Abertos, contarei na próxima edição impressa da Folha.
Resultados Tênis de Mesa
No sábado, 6 de maio, o Centro Comunitário do Bairro São Francisco de Assis recebeu a etapa do 1º Circuito Braçonortense de Tênis de Mesa. O Evento contou com a participação de 23 mesatenistas, divididos em duas categorias: adulto (com 14 anos ou mais) e Infantil (13 anos ou menos). No Adulto, em 1º Lucio Souza, 2º Pedro Uliano e 3º Jackson Ricardo Monteiro; no Infantil, em 1º Nicolas Aguiar, 2º Antônio Lima e 3º Claiton Patrício Liz. “O Tênis de Mesa é praticado há mais de 12 anos no Município e sempre estamos querendo divulgar e atrair novos praticantes”, diz Silvia Crispim, coordenadora da modalidade. Os interessados em iniciar a prática deste esporte podem fazer suas inscrições pelo contato (48) 99974-0645, com a própria Silvia e as aulas acontecem nas segundas e quartas, das 19h30min às 21h, e terças e quintas, das 13h30min às 15h.
Rodada Adesc
Semana cheia de jogos em competições do Instituto Adesc, o Regional Adulto e Quarentão, válidos pela 4ª rodada. Começou na cidade de São Martinho, onde a CME local recebeu a CME de Santa Rosa de Lima. Continua na quinta-feira, 11 de maio. No complemento da rodada, vão jogar, em Orleans, jogo que vale a liderança da Chave B, jogam DME de Orleans x Associação RBN/Braço do Norte; em Rio Fortuna, a CME local recebe Braço do Norte; em Gravatal, o clássico CME de Gravatal x CME de Armazém; e em Jaguaruna, teremos Willemann Ferramentas x CME de Grão-Pará no Veteranos e DME de Jaguaruna x CME de Grão- -Pará no Adulto. No Quarentão, os jogos começam às 10h45min e titulares às 21h.
Feminino em RF
O Auto Posto Santa Rosa venceu a Barrinha por 4 a 1 e lidera o Campeonato Municipal Feminino de Futsal 2023, competição organizada pela CME de Rio Fortuna. A partida foi válida pela segunda rodada e reuniu as equipes vencedoras nos jogos de estreia. No jogo que colocou frente a frente as que perderam na 1ª rodada, a Locritur foi derrotada pelo Aliadas Futsal por 4 a 0.
Parabéns SRL
Na quarta-feira, 10 de maio, o Município de Santa Rosa de Lima completou 62 anos de existência. Quando fui morar lá, em 1986, os habitantes se orgulhavam em dizer que “moramos no menor município de Santa Catarina em população”. Hoje com 2.065 (censo de 2010) perdeu esta alcunha. Na época o local onde desfilavam os desportistas era uma quadra de cimento atrás do Colégio Estadual e gostava de ir lá para ver o Capoeira jogar, um dos caras mais habilidosos que já vi no nosso futsal, ou futebol de salão. Aproveitando a data de fundação, foi entregue pelos atuais gestores municipais, comandados pelo Prefeito Salesio Wiemes, no local da antiga, uma bela quadra, com piso moderno e que certamente vai ser bem aproveitado pelos desportistas. Parabéns Santa Rosa de Lima, minha segunda terra natal.
Arena L10
Demorou um pouco mais do previsto, mas os comandantes da Arena L10 conseguiram chegar a um número perto do pretendido e a bola vai rolar no dia 22 de maio na 2ª Copa Regional L10 de Fut7. Por enquanto são 11 clubes inscritos, podendo chegar a 12, divididos em duas chaves. No lado A ficaram Varginha FC, RBN, PSI, Insanos BN, EF Química e Atlético Baiano e no lado B as equipes do Chopp FC, 5ª Light, Floresta FC, Gatorads, Madureira/Seven e fica uma vaga para um possível 12º participante.
Meio Rural de SRL
Com dois gols de Rodrigo e John Leno descontando, o Nova Fátima venceu o Rio do Meio por 2 a 1 na partida que abriu e foi a mais equilibrada da segunda rodada do Campeonato de Futsal Rural 2023 de Santa Rosa de Lima. Tivemos ainda a vitória dos Rio Dos Índios sobre o Quedas D’água por 5 a 3 e o Rio Bravo Alto goleou o Mata Verde por 7 a 2. Nesta sexta mais três jogos e certamente com muita bola na rede, começando com Rio dos Índios X Mata Verde, depois jogam Nova Fátima X Rio Bravo Alto e finaliza com o duelo entre Rio do Meio X Quedas D’água. A rodada começa às 19h15min no bonito Ginásio Edson Bez Filho.
Interempresas de GP
Noite de decisões no Campeonato de Futsal Interempresas de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Demay. Fechando a Fase Classificatória, dos três jogos que vão acontecer no Ginásio Pedro Ivo Campos nesta sexta, 13, um vale a primeira colocação, outro a vaga nas semifinais e somente um não prenderá a atenção do torcedor. As 19h30min o líder Mercado Corvo Branco/Granja DG (foto), com 13 pontos, vai ter pela frente o Ave Serra/Transbonetti, com 10 pontos e na segunda colocação. Pelo regulamento, o primeiro critério de desempate é o número de pontos, o que vai igualar no caso de vitória do Ave Serra e o segundo é o confronto direto e neste caso favorecerá o Ave Serra. Com empate, ou vitória, a equipe do técnico Ganda mantem o primeiro lugar.
Demais jogos
O segundo jogo será um aquecimento para o duelo que vai fechar a fase de classificação e vale a última vaga as semifinais da Taça Demay. Com 5 e 0 pontos respectivamente, Cris & AC Lavações X Bar do Pitita/4MS Engenharia jogam para cumprir tabela. E valendo a última vaga, BMG Foods Importações, com 6 pontos, terá pela frente o Dedis/Di João, que tem 9 e no momento é o terceiro colocado. De folga na rodada, o ANP Móveis Planejados tem 9 pontos e no momento na quarta posição e torce por vitória ou empate do Dedis/Di João.
Municipal de GP
A previsão é que no dia 28 de maio a bola role na volta do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Grão-Pará. Deveremos ter cinco times na disputa do título. O atraso no início é devido à falta de alvará em um dos locais de disputa. Estão regularizados os estádios do Nacional do Rio do Meio, do Aiurê FC e está pendente o estádio da Associação Clube dos 20, que poderá ser a sede dos outros três times, Atlético São João, Stang e Rio Pequeno.
Vôlei em Armazém
O desportista de Armazém começou a viver no último domingo as emoções do Municipal de Vôlei Feminino, Taça Sicoob/Credivale. A solenidade de abertura foi prestigiada pelo prefeito Luiz Paulo Rodrigues Mendes, Vice-Prefeito Guilherme “Penacho” Corrêa, o Diretor de Esportes Wagner Moraes, o Presidente do Sicoob Ivonir Buss e os Vereadores Muriel da Rosa e Adriana Fraga. As cinco equipes foram apresentadas ao ótimo número de torcedores presentes no Ginásio Nelson das Neves. Comandou a solenidade o ex-jogador Ismar Berkenbrock.
Resultados e Rodada
Dois jogos abriram o Municipal de Voleibol de Armazém. No jogo inaugural do campeonato, vitória do Sertão (foto) sobre o Lilibeth's por 2 sets 0, parciais de 25/18 e 25/20. Destaque para a atleta Moara Nazário; no segundo confronto, vitória das Garotas do Vôlei sobre o Maribe por 2 sets 0, parciais de 25/21 e 25/15, com destaque para a atleta Daniela Hobold. A segunda rodada vai ser realizada no dia 21 de maio, com a estreia do M&M Ateliê enfrentando o Maribe e Garotas do Vôlei X Lilibeth’s.
Municipal de Gravatal
Faltando uma rodada para o término da fase de classificação, a Chave A tem uma equipe classificada as semifinais do Municipal de Futebol de Gravatal e a Chave B já estão consumados nas semi as equipes do Canoas e Seri. Líder da Chave A com 7 pontos, o Ilhota garantiu a primeira posição e na briga pela segunda vaga estão Associação Termas, com 3 pontos e Indaial FC com 2. A definição acontece no sábado, 13, 16h, no Estádio Silvio Zappelini, num confronto direto, com mando do Indaial. A última rodada terá mais dois jogos no mesmo estádio, começando na sexta, 20h, com o jogo entre Riacho/Bela Vista enfrentando o invicto Canoas e na quarta-feira, 20h, jogam Grêmio Gravatalense X Caeté.
Menção honrosa
Surpreende ou não a campanha do Canoas até aqui? Para muitos, sim, para mim, não. Antes do campeonato conversei com o técnico Zezé e divulguei o que me repassou. Deu pra sentir que o elenco foi montado com planejamento, nem sempre com as peças mais “valorizadas”, mas cada posição bem servida. A prova foi no jogo contra a Seri, que vinha invicta e mesmo com desfalques e na casa do adversário o Canoas venceu. Vai ser campeão? Saberemos em breve, mas que está na briga, não resta dúvida.
Lethicia do Xadrez
A cidade de Natal, Rio Grande do Norte, foi palco da maior competição de xadrez de base do calendário brasileiro. E lá esteve a Braçonortense Lethicia Soethe Brand, atleta da Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax e CME de Braço do Norte. O Campeonato Brasileiro de Xadrez de Base começou no dia 3 e se estendeu até o dia 7 de maio, contando com mais de 250 enxadristas inscritos, representando 21 Estados brasileiros. Lethicia brilhou com a medalha de ouro na modalidade de Xadrez Rápido e com a medalha de prata no Xadrez Clássico e com isso assegurou vaga no Sul-americano. Grande responsável pela existência do xadrez no município e presidente da Abrax, Lucio Teixeira de Souza é só alegria. “Estamos muito orgulhosos da nossa atleta. Tudo isso só foi possível por sua dedicação, esforço e o apoio da comunidade, patrocinadores e da CME”, reconhece o Presidente.
Copa Sul
A Taça Edilson Luiz Niehues, prêmio que será do campeão da edição 2023 da Copa Sul dos Campeões, está com futuro indefinido. No jogo de ida das finais Turvo X Metropolitano empataram em 0 a 0. O segundo jogo será realizado no próximo sábado, dia 13 de maio, às 15 horas, no Estádio Darci Marini, em Nova Veneza. Quem vencer será campeão e no caso de empate nos 90 minutos, a equipe campeã será conhecida através de disputa de tiros livres da marca do pênalti, na forma estabelecida nas regras do jogo de futebol.
Municipal de BN
Neste final de semana conheceremos os finalistas do Municipal de Futebol de Braço do Norte, que tem em disputa a Taça Iremar Della Giustina, o “Tite”. Na categoria Sub-21, no sábado, no Estádio Lauro Koch, as 13h45min, jogam América X São José, no jogo de ida deu São José 4 a 2, e no domingo, mesmo horário e local, jogam União X Independiente, que empataram em 0 a 0 no primeiro jogo. Pela categoria Titular, no sábado, 15h30min, no Estádio Lauro Koch, jogam Rio Bonito X Independiente, no jogo de ida deu Rio Bonito, 4 a 1, e no domingo, mesmo local e horário, jogam União X Madureira, no jogo de ida deu Madureira, 6 a 0.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312