Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Braço do Norte
29 °C
16 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
29 °C
16 °C

COLUNISTAS

Tênis de Mesa

04/05/2023 19h48 | Atualizada em 04/05/2023 19h48 | Por: Antônio Faust

A CME de Braço do Norte realiza neste sábado, 6 de maio, a 1ª Etapa do Circuito de Tênis de Mesa de Braço do Norte 2023. A competição vai acontecer no Centro Comunitário São Francisco de Assis, nas categorias Sub-14 e Aberto Adulto, nos naipes Masculino e Feminino. As inscrições ainda podem ser feitas pelo WhatsApp 99974-0645, ou no local no dia da competição. A taxa de inscrição é de um quilo de alimento não perecível. A organização é da CME de Braço do Norte através da Silvia Crispim.  

Futsal Rural em SRL

Com a nova forma de divulgação da Folha vou poder acompanhar as competições de novos municípios, é o caso de Santa Rosa de Lima, onde a CME local promove o Campeonato de Futsal Rural 2023. São seis times na disputa pelo título e a bola rolou pela primeira vez no último sábado. Na rodada de abertura tivemos Rio Bravo Alto 5 a 6 Quedas D´agua, Nova Fátima (foto) 2 a 0 Mata Verde e Rio do Meio 4 a 1 Rio dos Índios. Pela segunda rodada, nesta sexta, 5, iniciando as 19h15min, jogam no Ginásio Edson Bez Filho, Rio do Meio X Nova Fátima, depois tem Quedas D´água X Rio dos Índios e fecha com Mata Verde X Rio Bravo Alto.

Escolar de Karatê

A 1ª Etapa do Campeonato Catarinense Escolar de Karatê, realizada em Braço do Norte no último sábado, 29, foi um evento grandioso, com a participação de 19 municípios, 164 escolas envolvidas e um total de 300 atletas competindo. O evento foi organizado pela Federação Catarinense de Karatê – FCK, Federação Catarinense de Desporto Escolar – FCDP e da Associação Artes Marciais, Culturais e Esportiva do Vale – AAMCEV.

Resultados

O evento de karatê em Braço do Norte reuniu caratecas de várias idades, com limite máximo de 16 anos. Estive presente e garanto a vocês que vale a pena, pelo empenho e disciplina dos atletas e organização dos dirigentes. Notei que Armazém compareceu com uma delegação e consegui o resultado de Braço do Norte, que competiu com 25 alunos, conseguindo 2 medalhas de ouro, 3 de prata e 12 de bronze. Prefeitura, através da CME de Braço do Norte, Cerbranorte, Lages Stang e Academia Multiação foram os patrocinadores. 

Depoimento

A carateca Letícia Cardoso, junto com seus treinadores, como não poderia deixar de ser, esteve no Colégio Dom Joaquim acompanhando o escolar de karatê. A jovem virou celebridade na modalidade. Durante o evento muitas crianças, jovens e adultos pediram para bater foto com ela e segundo seu pai, o Kall e também o Pedro, da CME, o fato é comum, acontece em todo lugar. 

Base Adesc

Sábado, 6 de maio, de muito futsal nos regionais de base do Instituto Adesc. Teremos jogos das categorias Sub-9, 11, 13 e 15, a partir das 14h, nos ginásios das cidades de Rio Fortuna, Grão Pará, Armazém, São Ludgero, Jaguaruna e Orleans. Destacando que na categoria Sub-9 Tubarão Futsal lidera a chave A e Gravatal a B; no Sub-11 liderança para a DME de Jaguaruna na Chave A e CME de São Martinho na B; no Sub-13 o líder da Chave A é a DME de Jaguaruna e na B CEFF/Ases/Insfut; e no Sub-15, liderança da Chave A para o Tubarão Futsal e da B para a CME de Santa Rosa de Lima.

Decisão em SL

O Encosta do Sol, comandado pela dupla Ganda/Zezé, vai decidir o Municipal de Futebol de São Ludgero na categoria titular, que tem em disputa a Taça Luiz Manuel Custódio, o “Luiz Gato”, contra o EC Mar Grosso, comandado pela dupla Zizo/Nani. Uma final inédita, que pode dar ao time do Encosta seu segundo título e ao Azulão a sua sétima conquista, se tornando assim a equipe mais vencedora da competição, ultrapassando Bom Retiro, Ponte Baixa e Taipa. Sobre a decisão, que só vai acontecer no dia 20 de maio em função de festas no centro e interior do município, vou tratar mais para frente. 

Classificação do Encosta

Chegamos a definição dos finalistas, com a Serrinha eliminada no último sábado nas cobranças de penalidades e não vi a equipe em campo. Peço desculpas ao amigo Darci. Quanto ao Encosta do Sol, estive presente na vitória de 2 a 1 sobre o Ponte Baixa FC, quando fez um primeiro tempo pífio, melhorou no segundo e lembro que destaquei a melhora no momento da entrada do garoto Zériguim. Pois foi ele o herói do time nas semifinais, marcando os dois gols no empate em 2 a 2 no jogo de ida e no último sábado foi o autor do gol do empate em 1 a 1 no tempo normal. Mesmo não convertendo seu pênalti no desempate, o Ganda e o Zezé têm que dar parte dos seus “envelopes” para ele.

Classificação do Azulão

Na Coluna passada coloquei a opinião do Zizo, quando disse que o placar de 0 a 1 para o Azulão ficou barato para a Taipa no jogo de ida. Também coloquei a opinião do técnico da equipe Canarinha, o Luizinho, que concordava com o domínio do adversário e reclamou de uma possível penalidade não marcada a seu favor. Também tivemos dois lances polêmicos no jogo da volta e sobre eles falo mais à frente.

Taipa na frente

Quando conversei com o Luizinho ele foi categórico: - Vamos levar a decisão para as penalidades. E a Taipa fez um primeiro tempo muito bom, dando a impressão que o técnico cumpriria sua previsão. O Zizo mudou seu time, tirando o Murilo “Índio” e colocando na lateral direita o volante Mateus “Perereca”. O objetivo era aumentar o poder defensivo da equipe, entendendo que o adversário viria para cima e precisava proteger o goleiro João Paulo, principalmente do rápido ponta Kiko. 

Taipa na frente 2

O pensamento do técnico Zizo não deu muito certo, pois a Taipa entrou com três zagueiros, liberando os laterais Lucas Fernandes pela esquerda e Danielzinho pela direita, sobrecarregando o volante Felipe. Com 10min de jogo o goleiro João Paulo já havia feito duas grandes defesas e o gol, que levava a decisão da vaga as penalidades, saiu num chute cruzado do camisa 8 Pedra. 

Primeiro lance

Dois minutos depois um dos lances reclamados pela Taipa, o que seria o seu segundo gol, anotado pelo Gilson e anulado pelo auxiliar. No Mar Grosso, quando a bola chegava no Mazinho saia coisa boa para o time, mas com o centroavante Ortigoza, encaixotado no meio dos três zagueiros, pouco criava e o jogador que deu mais trabalho à defesa Canarinha foi o Gabriel Fraga.

Virada do Azulão

Talvez por ter corrido muito na primeira etapa, o ritmo da Taipa diminuiu e os espaços foram aparecendo para o Azulão no segundo tempo. Como não conseguia entrar na área, o meia Mazinho, com o pé calibrado, levava perigo nos chutes de longa distância, obrigando o goleiro Boca a fazer uma grande defesa numa cobrança de falta e em seguida o zagueiro Jeff também fez o goleiro trabalhar.

Segundo lance

Até que veio a penalidade, outro lance que a Taipa reclama. Mazinho empatou e logo em seguida, em outra finalização dele e rebote do goleiro Boca, Filipinho fez o gol da virada. Daí para frente, o Mar Grosso se fechou e a Taipa não teve forças para buscar a sua virada. 

Lances duvidosos

Nos dois lances reclamados pela Taipa eu não estava próximo, mas pedi as imagens do Canal CN, que fez a transmissão do jogo. Quero agradecer ao amigo Zé da Banca, que prontamente me atendeu. Tirei parcialmente minhas dúvidas. No lance do impedimento a câmera focalizou de frente e não tem como ver a linha. No caso da penalidade, quando o Mazinho recebe a bola dentro da área e o Caio, que havia entrado a pouco tempo no lugar do Luan Fraga, que fez um belo primeiro tempo, chegou atropelando pelas costas e o Batata, que transmitia o jogo, gritou pênalti na hora. Foi a minha impressão também. 

Jogo de despedida

Após dois anos defendendo a SER Taipa, Gilson se despediu da equipe logo após o jogo, no vestiário. Não fez sua melhor partida no último domingo, mas participou do lance do gol fazendo o pivô para o chute do Pedra. Quando foi substituído, no banco era o mais revoltado com o árbitro. Mas de cabeça fria, fez uma análise da situação. “É assim mesmo, quem ganha ri, quem perde chora. Tem a reclamação da final do ano passado, do jogo na Taipa, mais estes lances de ontem, enfim, a mágoa já vem do ano passado e qualquer erro aumenta o sentimento de que o time está sendo prejudicado”, finaliza. 

Lethicia em Natal

Atleta filiada a Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax, Lethicia Soethe Brand está em Natal, Rio Grande do Norte, onde está participando da FENAJ 2023 – Festival Nacional da Juventude, correspondente ao Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil Sub-18 Feminino. Mais de 100 atletas, de vários Estados do Brasil, sendo 55 de SC, estão inscritos na competição, divididos nas categorias Sub-14, 16, 18 e 20. 

Olho no Clássico

Na categoria da Lethicia, a Sub-18, são 20 enxadristas inscritos. Ela está competindo nas modalidades de Blitz, Rápido e o Clássico, onde está focada, pois os três primeiros da categoria garantem vaga no Mundial. “Depois de uma intensa campanha para arrecadação de recursos, conseguimos angariar o valor necessário para que a atleta conseguisse fazer a viagem. Nossos agradecimentos a todos que contribuíram de maneira direta e indireta. O momento agora é de torcida e energias positivas”, relata Lucio Teixeira, Presidente da Abrax. 

Municipal de Gravatal

Pendências resolvidas e a luta pela Taça Jaime Manoel do Nascimento recomeça nesta sexta-feira com a realização da 4ª rodada do Municipal de Futebol de Gravatal. E volta com o Caeté precisando da vitória para se manter vivo na competição e tendo pela frente a Seri, que perdeu a invencibilidade na rodada passada. Partida marcada para as 20h. No sábado, 16h, jogam Ilhota X F7 Treinamentos. Estes dois jogos serão no Estádio Municipal Silvio Zapellini. Quanto ao jogo de domingo, Canoas X Grêmio, por enquanto o local está indefinido, pois o Canoas tenta a liberação do seu estádio e se conseguir até a tarde desta sexta-feira, jogará em casa, caso contrário a partida, marcada para as 10h, será no estádio municipal. 

Intermunicipal de CTGs

Desta vez a equipe de futsal do CTG Fronteira do Corvo Branco, de Grão-Pará, subiu a serra e caiu do cavalo. O “coice” foi dado pelo time do Bom Jardim FC, que venceu por 2 a 1, resultado que tirou a equipe grão-paraense da liderança, caindo para a terceira posição, mas ainda no G4 da Força A. Confira os outros resultados: TG Estância do Vale - BN 1 a 6 Piquete Tropilha Negra - Uru, Os Araganos - Lag 3 a 10 Piquete Nova Querência - Uru e CTG Minuano Catarinense - SJ 1 a 1 CTG Campestre Catarinense- Uru. O CTG Nova Querência lidera com 9 pontos, seguido do CTG Campestre Catarinense com 7, em 3º o CTG Fronteira do Corvo Branco com 6 e fechando o G4 a equipe do CTG Minuano Catarinense com 4 pontos.

Interempresas de GP

O Ginásio Pedro Ivo Campos tem recebido um bom público nas rodadas do Campeonato Municipal de Futsal Interempresas, que tem em disputa a Taça Demay. E não será diferente na noite desta sexta-feira, quando acontecerá a 6ª rodada, começando as 19h30min com o duelo entre Bar do Pitita/4MS Engenharia X Dedis/Di João, equipes que precisam vencer para se manter vivas na disputa. Na sequência jogam Ave Serra/Transbonetti X Cris & AC Lavações e encerra com o duelo entre o líder Mercado Corvo Branco enfrentando o ANP Móveis Planejados. 

Semifinais em BN

Passada a fase eliminatória, com a classificação de Independiente e Madureira, a decepção fica pela não classificação do São José, atual campeão da Categoria Titular do Municipal de Futebol de Braço do Norte. Neste fim de semana começam os jogos da fase semifinal, no sábado vão jogar pelo Sub-21 Independiente X União e nos Titulares Madureira X União. E no domingo, pelo Sub-21 jogam São José X América FC e nos Titulares Independiente X Rio Bonito. Os jogos serão no Estádio Lauro Koch, com o Sub-21 as 13h45min e titulares as 15h30min. 

Regulamento

O regulamento do Municipal de Futebol de Braço do Norte, que tem em disputa a Taça Iremar Della Giustina, o Tite, estabelece que na fase semifinal a definição do classificado acontecerá em dois jogos, com a equipe de melhor campanha fazendo o segundo jogo em sua casa. Estabelece também que a definição do classificado, em caso de empate em pontos, será por diferença de gols e persistindo o empate em cobrança de penalidades. 

Delega

O técnico Delega foi o aniversariante do dia 1º de maio, e talvez por isso deve ser um trabalhador nato. O presente veio antecipadamente, com a classificação do Independiente no sábado, 29 de abril. Feliz da vida, disse que “a vitória foi para lavar a alma” e que espera um duelo equilibrado frente ao Rio Bonito, diferente do que foi na primeira fase, quando foi derrotado por 4 a 0. “Meu time mudou bastante depois daquele jogo”, disse o Delega.

Mudanças

E realmente, estive dando uma olhada nas escalações iniciais daquele jogo, para o time que enfrentou o Floresta no último sábado no YouTube da Top TV e várias mudanças aconteceram. No jogo da primeira fase, o Passarela foi o goleiro e no jogo contra o Floresta foi o Ruani; o Lazão foi substituído pelo Geraldinho na lateral direita; na zaga saíram Gui Cole e Jardel para as entradas de Jorge Miguel e André Diamante, de volante o Reco foi trocado pelo Felipe Urbano; saíram também Dudu, Marcinho e Kiko, entrando do meio para frente Alex Maranhão, Brandão e Motor. Permaneceram Dariel (lateral), Dudu Evangelista e Klismann. 

Mudanças 2

O Rio Bonito foi a equipe classificada as semifinais que menos mexeu no elenco e teve motivos para isso, pois terminou com 100% de aproveitamento. Do time que enfrentou o Independiente, só não jogo a última partida da fase de classificação, contra o Madureira, o lateral Bruno, que deu lugar ao Michel Becker. Assim, a dor de cabeça é menor para o técnico Cleder “Gaúcho”. 

Fesporte

Caminha lentamente a montagem da estrutura da Fesporte a nível de Estado e região. Existe a possibilidade de liberação de novos integradores, enquanto isso o Clodoaldo e o Nico estão tocando as competições provisoriamente. Estão acontecendo as etapas microrregionais do JESC 15 a 17 e uma delas será em Braço do Norte de 8 a 12 de maio, do Jasti, que também terá a etapa micro em Braço do Norte e já se sabe que a sede da etapa estadual será em São Bento do Sul e Grão Pará vai sediar o Microrregional dos Joguinhos Abertos de 18 a 21 de maio. 

Redes balançando

Começou com uma boa média de gols o Campeonato de Futsal Feminino de Rio Fortuna edição 2023. Em dois jogos, 14 gols, média de 7 por jogo. No jogo de abertura, o Auto Posto Santa Rosa (foto), comandada pela Ana Maria, autora de 3 gols, venceu a Locritur por 6 a 2. No segundo jogo teve carimbo de faixa. Com gols de Beatriz (2), Carolina (2) e Francieli, a Associação Barrinha venceu o Aliadas Futsal por 5 a 1. Neste domingo, 7, iniciando as 19h, pela segunda rodada, teremos o confronto das vencedoras do Auto Posto Santa Rosa X Barrinha e na sequencia jogam Locritur X Aliadas Futsal. 

 

Antônio Faust

Kulinha

Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!