A menina prodígio do karatê do Vale brilhou mais uma vez. O bicampeonato Sul-americano na Categoria Kata Junior conquistado pela Leticia na última quarta-feira foi um prêmio a sua dedicação aos treinamentos, mas foi também a confirmação de que ela está no caminho para conquistar sua grande meta, ser campeã mundial. Por vídeo acompanhei um pouco da emoção vivida pelo seu pai, o Kall, que me informava o que estava acontecendo com a Leticia na competição e por áudio ela externou toda sua emoção pela conquista e os agradecimentos a quem tem feito seus sonhos virarem realidades. Parabéns a toda equipe!
Karatê em BN
O ginásio do Colégio Dom Joaquim, em Braço do Norte, recebe neste sábado, 29 de abril, um grande evento do karatê de base de Santa Catarina. É a 1ª Etapa do Ranking Estadual Escolar de Karatê, competição que vai ter na organização a Confederação Brasileira de Karatê – CBK, a Federação Catarinense de Karatê – FCK e a AAMVEC Multiação. Já são mais de 350 caratecas inscritos, oriundos de vários municípios catarinenses. Começa às 8h30min, valendo pontos para o ranking escolar do Estado.
Municipal de SL
Neste final de semana vamos conhecer os finalistas da edição 2023 do Municipal de Futebol de São Ludgero. Como era esperado, o equilíbrio prevaleceu nos jogos de ida da Categoria Titular, com a SER Taipa sendo derrotada em casa pelo EC Mar Grosso por 0 a 1 e no outro jogo, em casa, a Serrinha ficou no 2 a 2 com o Encosta do Sol. No jogo da volta, neste sábado, as 20h15min, Encosta X Serrinha se enfrentam no Estádio Municipal Alberto Warmeling, quem vencer será finalista, com novo empate a decisão será em cobrança de penalidades; e no domingo, no Mar Grosso, as 16h15min, o Azulão joga pelo empate ou vitória e para a Taipa só resta vencer no tempo normal e depois nas penalidades.
Análise dos técnicos
Pelo que ouvi dos técnicos envolvidos nas semifinais em São Ludgero, o EC Mar Grosso fez por merecer a vitória sobre a equipe Canarinha e o empate na Serrinha fez justiça ao futebol apresentado pelas equipes. O técnico Luizinho concorda que o Mar Grosso foi superior, principalmente no segundo tempo, mas reclama de uma penalidade a favor da Taipa, para ele indiscutível. Para o técnico Zizo, após os primeiros 15min, quando seu time não se encontrava em campo e poderia ter saído atrás no marcador, no restante da partida o domínio foi do Azulão e o placar, se fosse maior, não seria injusto.
Análise dos técnicos 2
Pelo que falaram a dupla que comanda a Serrinha, Darci e Mero, e o técnico Ganda, o 2 a 2 ficou de bom tamanho. Segundo o Darci, seu time começou desligado, tomou o gol, reagiu virou e até os 20min do segundo tempo poderia ter aumentado o placar. Depois o Encosta cresceu e mereceu o empate. O comentário do Ganda foi na mesma linha e ambos também concordaram com a qualidade do jogo: - Foi um jogão!
Completos
Neste fim de semana vamos conhecer os finalistas em São Ludgero. Quem vai continuar na disputa pela Taça Luiz Gato? Segundo o que apurei com os técnicos, os times vão com força máxima. O Encosta tem a dupla Biel e Baiano que jogam a tarde em Florianópolis e terão que fazer um “ginástica” para estarem presentes e a Serrinha da mesma forma, talvez jogadores cansados, mas presentes. No Mar Grosso tudo certo, quem jogava pela Copa Sul já saiu da competição e na Taipa o técnico Luizinho comemora a possibilidade de ter todos os jogadores descansados e fez uma observação: “Espero que a arbitragem seja imparcial”. Na verdade, é o que todos esperamos, que passem despercebidos.
Copa Sul
Os carrascos das equipes do Vale podem ser o destino da Taça Edilson Luiz Niehues. Pode ser o Içara, que eliminou o 7 de Setembro; ou o Turvo, que eliminou o União; ou então o Paranaense, que eliminou o Morro do Boi. O intruso e forte candidato ao título é o Metropolitano. Este fim de semana conheceremos os finalistas. O Paranaense, no Estádio Eliseu Manenti, será o mandante do jogo da volta, na ida deu Turvo 3 a 1 e em Nova Veneza, no Estádio Darci Marini, o Metropolitano recebe o Içara, que venceu o jogo de ida por 1 a 0. A organização da Copa Sul dos Campeões 2023 é da Liga Amadora Verde Vale de Futebol.
Futsal de BN
As meninas do futsal feminino da CME de Braço do Norte subiram a serra, foram até Lages para disputar o 1° Torneio de Futsal Feminino Na Geral SC, entidade que organiza competições naquela região. Disputaram o torneio 7 equipes e as meninas do Professor Edenilson ficaram na segunda colocação, com um empate, duas vitórias e a derrota na decisão contra Anita Garibaldi, da artilheira da competição com 4 gols, Naeli. Um bom resultado, neste início de trabalho das meninas braçonortense.
Regional Adesc
Até agora, já se foram três rodadas e só pude estar presente em um jogo dos regionais adulto e veteranos promovidos pelo Instituto Adesc. Pertinho de casa, fui ver CME de Grão-Pará X CME de Santa Rosa de Lima. Diferente do ano passado, quando conquistou o título no Quarentão, a CME de Santa Rosa de Lima, com o que mostrou no Ginásio Pedro Ivo, vai ficar pelo caminho. Os dois times até criaram bastante chances, mas não fosse o goleiro adversário, os “velhinhos” de Grão-Pará teriam comemorado os três pontos. No final, empate em 1 a 1.
Regional Adesc 2
No jogo do Regional de Futsal Adulto, a CME de Grão-Pará goleou por 9 a 3 a CME de Santa Rosa de Lima. Vou fazer um comentário com o coração, pois sou grão-paraense e me entristece ver as últimas campanhas da equipe na Adesc. Como exemplo, pego o ano passado, quando se despediu sem fazer nenhum ponto e com saldo negativo de 15 gols. O que notei de positivo na partida contra Santa Rosa: o time tem algumas jogadas ensaiadas nas bolas paradas, nas saídas de bola usando o goleiro, uma equipe jovem e por isso rápida. O que vi de negativo: rodízio e pouca posse de bola. Um exemplo disso foi quando Santa Rosa teve um expulso e nos dois minutos, com um jogador a mais, a CME de Grão-Pará não conseguiu ficar com a bola.
Sensação
A sensação até o fechamento da terceira rodada do 13º Regional de Futsal Adulto do Instituto Adesc é a CME de São Ludgero (foto). Invicta e com 100% de aproveitamento, a equipe do técnico Adelmo nada de braçadas na meta de ser a primeira colocada da chave A e assim garantir vaga nas semifinais. Na última quarta-feira a CME de São Ludgero goleou a CME de São Martinho por 5 a 1 no Ginásio da Afai e Murilo foi o cara do jogo com 3 gols.
Chave B
A DME de Orleans foi a Rio Fortuna e no Ginásio Aloisio Willemann venceu a CME local por 5 a 4. Com este resultado assumiu a liderança da Chave B do Regional de Futsal Adulto da Adesc. Arthur, Vaninho, Juninho (2) e João Vitor anotaram os gols orleanense e Guilherme, Heraldo e Caco (2) os gols riofortunense. No Quarentão a CME de Rio Fortuna deu o troco, venceu por 5 a 2 e assim assumiu a liderança da chave, com 6 pontos, ao lado da CME de Armazém. O ala Fabricio (foto), do Willemann Ferramentas, lidera a artilharia do Quarentão com 9 gols, e o Caco, da CME de Rio Fortuna, com 7 gols, é o artilheiro do Regional Adulto.
Feminino em RF
Domingo, dia 30 de abril, a bola vai rolar no Ginásio Aloisio Willemann, quando acontece a primeira rodada do Campeonato de Futsal Feminino de Rio Fortuna. A partir das 19h jogam Locritur X Auto Posto Santa Rosa e em seguida vão duelar Aliadas Futsal X Barrinha. O Aliadas Futsal é a equipe atual campeã, batendo na final de 2022 o Rio dos Bugres por 3 a 2.
Segunda vitória
A equipe de futsal do CTG Fronteira do Corvo Branco, Grão-Pará, subiu a serra na última terça-feira e conquistou mais uma vitória no Campeonato de Futsal Entre CTGs, competição que está sendo realizada no Ginásio Municipal de Urubicí. Após vencer na estreia a equipe do Piquete Tropilha Negra por 2 a 0, a vítima desta feita foi o CTG Os Araganos, de Lages, placar de 4 a 1, gols de Júlio (2), Fabricio “Bi” e Tiago. Na próxima terça, 02 de maio, o adversário na terceira rodada será o Bom Jardim FC. O campeonato conta com oito equipes, jogando entre si; na primeira fase, quatro se classificam para a Força A e os outros quatro vão formar a Força B.
Chuva de gols
Dois jogos, um válido pelo Municipal de Futebol de Braço do Norte e outro pelo Municipal de Futebol de Gravatal, tiveram resultados surpreendentes. A vitória de 5 a 3 do Rio Bonito sobre o Madureira e o empate em 6 a 6 entre Grêmio Gravatalense e Riacho/Bela Vista, jogo que teve treta e paralisou momentaneamente a competição. São placares nada comum na modalidade e certamente quem se deliciou foi o torcedor presente.
Paralisado
A direção da CME de Gravatal, em comunicado assinado pelo dirigente Matheus Locks, suspendeu momentaneamente a continuidade do municipal de futebol. “Em virtude dos acontecimentos da última sexta-feira, no jogo entre Grêmio X Riacho/Bela Vista, pela disputa do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, vimos por meio deste informar que a rodada desse final de semana será adiada e remarcada em uma nova data oportuna. O adiamento se faz necessário por orientação da Polícia Militar, até que sejam resolvidas algumas exigências da mesma. A rodada e as seguintes serão remarcadas posteriormente”. Segundo o que apurei, uma das exigências são os alvarás.
Resultados
Além de Grêmio 6 a 6 Riacho/Bela Vista, a terceira rodada em Gravatal teve a vitória do Termas sobre o F7 Treinamentos por 3 a 0 e a Seri teve seu primeiro revés na competição ao perder para o Canoas por 1 a 3. Ilhota com 4 pontos e Termas com 3, estão na zona de classificação da Chave A e Canoas e Seri dividem a liderança da chave B com 6 pontos, mas a equipe dirigida pelo técnico Zezé tem um jogo a menos.
Municipal de BN
O Estádio Lauro Koch vai ser palco de grandes emoções neste final de semana. Dois jogos valendo tudo ou nada. No sábado, 15h30min, o Floresta decide uma das vagas nas semifinais contra o Independiente e no domingo, 15h30min, revivendo a final do ano passado, o Madureira enfrenta o São José. Não existe vantagem nesta fase. Havendo empate no tempo normal, a decisão do classificado ocorrerá em cobrança de penalidades.
Times completos
Conversei com os quatro técnicos envolvidos nas decisões em Braço do Norte e com exceção do Floresta, que poderá ter dois desfalques, os demais irão com força máxima. Segundo o Tiago “Delega”, o Independiente já fez as trocas dos “estrangeiros” de olho nas outras competições; já o técnico Junior “Cabeça” disse que existem duas dúvidas, um jogador com problema físico e outro no trabalho. No Madureira, segundo Leandro Gomes, os estrangeiros dão prioridade a equipe e no São José o técnico Afonso Boeing garantiu time completo. Que vençam os melhores.
Interempresas de GP
O Campeonato de Futsal Inter empresas de Grão-Pará tem na zona de classificação as equipes do Mercado Corvo Branco/Granja DG com 10 pontos, seguido por ANP Móveis Planejados, Ave Serra/Transbonetti e Dedis/Di João, todos com 6 pontos. Nesta sexta-feira, no Ginásio Pedro Ivo, vão acontecer mais três jogos, válidos pela 5ª rodada. As 19h30min jogam Cris & AC Lavações X ANP Móveis Planejados, depois tem Dedis/Di João X Ave Serra/Transbonetti e termina com o confronto entre Bar do Pitita/4MS Engenharia X BMG Foods Importação.
Mensaleiros
O palco do jogo do mês do Mensaleiros foi o Pesque e Pague Borgert. Com 17 craques formando os dois times, com reservas, e mais o Juquinha, que não pode jogar em função da “labirintite”, o destaque foi o Genésio (GL Esportes), que não perdoou o aniversariante do dia. Após o jogo, o melhor filé de tilápia da região e porções de batatinha preparado pelo Valmor, finalizando com os parabéns ao nosso goleiro Calinho.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312