O Estádio Paulo Wensing recebe neste sábado, 15h30min, o jogo de abertura da edição 2023 do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF. Atual campeão, o Morro do Boi vai fazer as honras da casa no duelo contra o América, de Braço do Norte. Em número de times participantes, onze, esta é a maior competição já organizada pela entidade, que tem sua história iniciada no ano de 1996, quando o Municipal de Rio Fortuna foi o campeão e o União de Armazém ficou com o vice-campeonato. Os dois também são os maiores vencedores do Regional, o Municipal com 7 títulos e quando chegou a decisão levantou a taça, enquanto que o União tem 4 títulos e dois vice-campeonatos.
Expectativa do Presidente
Anoir Boeger, Presidente da LAVVF, está confiante no sucesso da competição. “A expectativa é muito boa. Fiquei surpreso com o número de equipes que vão competir e pela movimentação nas inscrições dá para ter certeza de que o nível técnico será dos melhores. No sábado vamos fazer uma abertura simbólica, possivelmente coma presença do homenageado, o Rui Celso Heidemann, o “Bila” (foto), coisa rápida e em seguida teremos bola rolando”. As equipes que vão estrear têm até as 19h de sexta-feira para regularização dos jogadores no BID.
Morro do Boi FC
O Presidente do Morro do Boi FC, Valdinei Silvano, junto com seu técnico César Wensing, estão com seu elenco pronto para a estreia. Começando pelo goleiro Ricardo, nas laterais Mael, Leandrinho, Osvaldo e Zé; zagueiros Biguá, Rafael, Tiago e Wandão; volantes Helton Serrano (foto), Messias, Thiago Gravatal, Eduardo e Salesio; meias Dudu, Gustavo, Vinícius e Dyo Dyo; e atacantes Figo e Fil.
América FC
A direção do América corre contra o tempo para regularizador alguns jogadores para a estreia. A expectativa do Presidente Gustavo Rosa e do técnico Cleder “Gaúcho” é que nesta quinta-feira todos estejam incluídos no BID e possam estar em campo no próximo sábado. Regularizados: Goleiro Douglas (Garopaba), mais Vambaster, Geo Pickler, Cabrita, Douglas Sergipe, Lucas Becker (SL) e Luquinhas Fernandes (SL), Weslei, Higor, Veto e Mateus Fernandes. O técnico Gaúcho passou as últimas contratações, Vinicius Urbano, Eduardo Meurer, Baiano e Vinicius Kuerten, peças importantes na que estar em campo defendendo as cores do América na estreia.
Amistoso
Faltando pouco dias para estrear no Regional da LAVVF, as equipes da seguem se preparando para disputa. Na última sexta-feira, no Estádio Reinaldão, CME/SER São Ludgero/Serrinha, do técnico Ganda e AER Municipal, do técnico Zezé, se enfrentaram e a equipe de Rio Fortuna venceu por 0 a 1. Já divulguei neste espaço o plantel riofortunense e passo para vocês os jogadores que vão estar à disposição do técnico Ganda e do seu auxiliar, o Aluísio. São eles: Mateus, Maicon, Michel, Adriano, Murilo, Felipe, Elton, Marquinhos, Rodrigo, Junior, Henrique, Binho, Mickael, Amandio, Diego, Levir, Leilton, Léo Sorriso, Léo e Higor Arroz.
Amistoso 2
E nesta sexta-feira quem entra em campo visando a estreia na LAVVF é o 7 de Setembro. O Estádio Lauro Koch vai receber um duelo dos mais interessantes, principalmente se as equipes vierem com força máxima, ou quase. As 20h, teremos 7 de Setembro X Metropolitano. Oito dias após este amistoso, o 7 estreará no Regional enfrentando a CME de Gravatal/Indaial.
Regional Feminino
O clima de Copa do Mundo Feminina deve ter influenciado e incentivado as equipes a participar do Regional do Futsal Feminino do Instituto Adesc. Oito equipes, de seis municípios, começam a disputa pelo título no próximo dia 14 de agosto. Em 2022 só seis equipes disputaram o Regional. Na Chave A ficaram Braço do Norte, FME Tubarão, FME Forquilhinha e Nova Orleans; na Chave B estão DME de Orleans, CME Santa Rosa de Lima, L2T/BN e CME Gravatal/RBN.
Interfamílias de SRL
Definidos os confrontos das semifinais do Campeonato de Futsal Interfamílias de Santa Rosa de Lima edição 2023. Sábado, 05 de agosto, a partir das 20h, no Ginásio Edson Bez Filho, jogam Assing/Bonetti (foto) X Defrein e as 21h Feldhaus X Roecker/Schueroff. Confronto único, terminando empatado, definição dos classificados nas penalidades. O artilheiro, com 9 gols, é o Hialison, da Família Feldhaus. Na primeira fase, em 16 jogos, as redes balançaram 114 vezes.
Meio Rural de RF
Tudo ok com a pintura da quadra do Ginásio Aloísio Willemann e assim a bola volta a rolar neste fim de semana no Campeonato de Futsal Integração do Meio Rural de Rio Fortuna. Nesta sexta, 04 de agosto, jogam as 19h30min Rio Café X Rio Bravo Baixo e as 20h30min Bracinho X Rio Dos Bugres; no domingo, 06 de agosto, as 19h jogam São Mauricio (foto) X Capoeirão e as 20h Rio Claro X Barrinha.
Circuito Cortuba
Depois da etapa em Laguna, realizada em junho, neste último domingo, 30 de julho, foi a vez de Garopaba receber umas das etapas do Circuito Cortuba Farol Shopping 2023. A largada aconteceu no Centro Histórico, com duas opções de inscrição, 8km e 21km e contou com a participação de 400 atletas. Dias antes da prova foram encerradas as inscrições por ter atingido o limite máximo. Uma equipe de Braço do Norte esteve presente, a Parceiros BN, composta por 8 atletas, que se dividiram nas opções de trajeto, conforme suas condições físicas.
Prazer de correr
Ainda em recuperação de contusão, Ederson Nazário, ou Edinho de Cerbranorte, descreve o que significa o esporte que pratica. “Estou em recuperação física e nesta corrida, além de aproveitar a natureza privilegiada, subindo e descendo dunas, consegui manter o ritmo e completar o trajeto em perfeita condição física. Correr é um compromisso com você mesmo, um compromisso com o futuro, enriquecer tua saúde. Agradeço a Deus por permitir que eu possa estar praticando este esporte”, completa Edinho, que no trajeto contou com a companhia do amigo Alexandre Espíndola, ex-parceiro aqui na Folha.
História e provas
O Cortuba é uma organização sem fins lucrativos, fundada no dia 27 de julho de 1983, celebrando neste ano 40 anos de atividades ininterruptas. Já foram organizadas mais de 500 corridas, impactando a vida de mais de 200.000 pessoas. O Circuito Cortuba Farol Shopping 2023 será composto por cinco corridas. Além das já completadas, Laguna e Garopaba, ainda teremos a Etapa Treze de Maio (Treze Run), a Etapa Braço do Norte (Valley Run) e, por fim, a Etapa Tubarão (Meia do Farol).
Interfamílias de Gravatal
A família Silva é a primeira semifinalista do Campeonato de Futsal Interfamílias de Gravatal. Na noite da última terça-feira, 1 de agosto, com gols de Deyvid “Diabo Louro”, Jean (2), Kelvin e Lukinhas, com Filipe, Zé Antonio e Mauricio descontando, a Silva venceu a Família Torres por 5 a 3 e segue na competição. O outro jogo da noite, que seria entre Correa e Beckhauser, teve que ser adiado para esta sexta-feira. O artilheiro da competição é o Deyvid (Silva) com 9 gols.
Continuação
O Interfamílias de Gravatal segue nesta sexta-feira com os três jogos restantes da Fase de Quartas de Final. As 19h30min, no Ginásio Valentim Adolfo Kindermann, vão jogar Correa X Beckhauser; as 20h30min jogam Medeiros X Mendes e as 21h30min se enfrentam Aguiar X Neves. Quem vencer segue para as semifinais e se houver empate a definição é nas cobranças de 5 penalidades, ou mais. A família Silva (foto) espera pelo vencedor de Correa X Beckhauser e a outra semifinal será entre os vencedores de Medeiros X Mendes e Aguiar X Neves.
Interfamílias de Grão-Pará
Noite de definição no Interfamílias de Futsal de Grão-Pará. Nesta sexta-feira, no Ginásio Pedro Ivo Campos, conheceremos os finalistas da edição 2023 do Interfamílias de Futsal de Grão-Pará. Valendo uma das, com bola rolando as 19h45min, um dos finalistas sairá do confronto entre Silva X Pereira e o outro finalista do duelo envolvendo as famílias Ascari X Oenning. Jogo único, se houver empate, definição em cobrança de penalidades.
Suíço de Grão-Pará
Dez equipes se inscreveram para o Campeonato de Futebol Suíço de Grão-Pará edição 2023. Foi feito o sorteio das chaves, mas bola rolando somente no dia 19 de agosto. No Grupo A ficaram as equipes do ANP Móveis Planejados FC, Arsenal FC, Bugius FC, Atlético São João e Capivaras FC; no Grupo B as equipes do Deck 06 FC, Mercado Corvo Branco/Granja DG, EC Braço Esquerdo, Dedi’s Di João e Borussia GP FC.
Joguinhos Abertos
Recebi através dos integradores da Fesporte, Clodoaldo e Geovani “Nico”, o Boletim Final dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina disputado em Curitibanos. Braço do Norte, que foi o município que representou o Vale, terminou a competição com seis medalhas, uma de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Ouro no Karatê Feminino com a Leticia San; duas de bronze no Karatê Masculino com Gabriel Lunelli e Nícolas Blasius; uma de bronze no Taekwondo Feminino com Gabrieli Buss; uma de Bronze no Atletismo Masculino com Kauan Vicente (Salto em Distância); e mais uma de prata no Atletismo Feminino com Thayssa França. No quadro de medalhas, Braço do Norte apareceu na 25ª colocação.
Aberto de Futsal de GP
A CME de Grão-Pará continua recebendo contato de interessados em participar do Aberto de Futsal. A reunião definitiva está marcada para o dia 10 de agosto, próxima quinta-feira. Estão na lista de participantes as equipes do Portelinha (LM), Insanos, Sertão/Magnatas, ANP/Stang, Atlético São João, Cachorrada, ABF (Serra) e mais um time que o Dirceu Mendes está organizando. Na lista de interessado está o time do Atlântico Futsal (Serra) e um time Sub-18 que está participando do Regional da Adesc.
RBN nas semi
O Aberto de Futsal de Lauro Muller está na fase de quartas de final e os primeiros semifinalistas foram definidos na noite desta quarta-feira. A Associação RBN/Braço do Norte, comandada pelo técnico Jorge “Buda” Cordeiro, ficou com uma das vagas goleando o Rocinha por 8 a 2 e agora espera pelo vencedor de Cairu/MG Futsal X Farroupilha, que jogam neste sábado, 5 de agosto, para conhecer seu adversário na semifinal. “Resultado importante e mais gratificante porque jogamos bem. A contratação do Juninho, Marcelinho e Negueba deixou a equipe mais encorpada”, comemora o Buda.
Mundial Skyrunning
Nesta sexta-feira, 04, inicia o Campeonato Mundial Juvenil de Skyrunning, em Gran Sasso, na Itália. A competição, que é sempre feita em montanhas, conta com mais de 300 atletas, de 35 países diferentes. A equipe brasileira conta com seis representantes, entre eles, a braçonortense Letícia Askel Batista. Letícia realiza na sexta a prova de 3,8 km com elevação de 1.033 metros e no domingo 21,6 km com elevação de 2.226 metros.
Mais importante do que ter terminado bem a competição, decidido dentro das quatro linhas, sem confusão ou contestação, foi a volta da disputa do Municipal de Futebol de Grão-Pará, provavelmente no próximo ano com mais equipes. Também já se pode começar a pensar na melhora da qualidade técnica, com a liberação de dois a três estrangeiros e até o aumento do “limite” do município, com a possibilidade da inscrição de jogadores de comunidades vizinhas, por exemplo. Para começar, foi bom! As taças de campeão e vice foram entregues aos merecedores na presença de autoridades, dirigentes da CME e familiares do homenageado, Elpídio Kulkamp (em memória).
É tetra!
O título ficou em boas mãos, ou nas mãos de quem mais se preparou para a competição na formação do plantel. O Aiurê FC era apontado pela maioria como favorito ao título e confirmou o favoritismo vencendo por 2 a 0, numa vitória tranquila. O técnico Ganda não fugiu as suas convicções, manteve 4-4-2, deixando a defesa mais protegida, se dando ao luxo de deixar no banco o atacante Rian. Certamente, se fosse necessário, mudaria para o 4-3-3. Esta foi a quarta conquista municipal da equipe do Distrito. ]
Fez o possível
O técnico Coca Perin fez o possível com o que tinha nas mãos. Quatro na linha defensiva, povoou o meio campo, na frente somente o atacante Bruno, um bom jogador por sinal, com o meia Eduardo procurando abastecer o atacante. Certamente o pensamento era dar a bola para o adversário no início e aos poucos ir soltando o time. Deu azar que tomou o gol cedo demais e para propor o jogo tinha poucos recursos. Para registro, o Nacional tem seis títulos municipais e já disputou quinze finais.
Bicampeão!
Na segunda edição do Regional L10 de Fut-7 Masculino o destino da taça foi o mesmo da primeira, o Madureira, bicampeão da competição. Na última sexta-feira, com autoridade, a equipe comandada pela dupla Leandro e Alan Santana, venceu o rival Floresta por 5 a 2. Mais entrosado e eficiente nos contra-ataques, o Madureira tomou as rédeas da partida e com atuações destacadas de Soares, Alan Ceará (melhor da final), Lukinhas e Lekinho, construiu o folgado marcador. O goleador do campeonato foi o Pim, do Gatorads e o goleiro menos vazado o Macarrão, do PSI.
Campeão no Feminino
Com direito a virada com o gol do título anotados nos últimos minutos, o Nova Orleans venceu o RBN por 2 a 1 e sagrou-se campeão da 2ª Copa Regional L10 de Fut7 Feminino. O time comandado pelo “lesionado” Cemá Fernandes, além da taça de campeão, teve a goleira Claudineia como destaque da final e que menos tomou gol na competição. A Mariani, do RBN, foi artilheira com 6 gols.
Regional da LAVVF
No site da Liga Amadora Verde Vale de Futebol já consta os jogos da primeira rodada com datas, horários, confrontos e locais, que ainda podem sofrer alterações. Conforme ficou definido em reunião, o jogo de abertura será no próximo dia 5 de agosto, com o atual campeão, o Morro do Boi, recebendo no Estádio Paulo Wensing, em Armazém, o América FC, de Braço do Norte, partida que acontecerá as 15h30min.
Demais jogos
Após o jogo de abertura, a bola só vai voltar a rolar no dia 12 de agosto, com o clássico SER União X AER Municipal, partida que também acontecerá no Estádio Paulo Wensing, as 15h30min. Morro do Boi X América e União X Municipal são jogos do Grupo A, que ainda tem o EC Mar Grosso, que só jogará no dia 19. Pelo Grupo B, no dia 12, vão jogar 7 de Setembro X CME de Gravatal/Indaial, jogo no Estádio Lauro Koch, Atlético Grão-Pará X CME/SER São Ludgero/Serrinha, este jogo ainda sem local definido e SER Santa Rosa de Lima X São José, em Santa Rosa de Lima, os três jogos marcados para as 15h30min.
Atlético Grão-Pará
No site da Liga Verde Vale o Atlético Grão-Pará joga contra a SER São Ludgero/Serrinha no Distrito do Aiurê, mas 99% que a partida vai acontecer no Estádio Perinzão, na comunidade do Rio do Meio. A diretoria corre atrás da liberação do local e a expectativa é que logo possa estar tudo certo. O Atlético pleiteou e conseguiu junto prefeitura de Grão-Pará o pagamento da taxa de inscrição do Regional.
7 de Setembro
O 7 de Setembro, um dos três representantes de Braço do Norte no Regional da Verde Vale (os outros são o América e São José), começa a disputa com o peso do favoritismo. Um “fardo” que a diretoria está se preparando para carregar. O qualificado elenco tem os goleiros: Júlio Cesar, Hiago e Leo; laterais: Ceará, Ricardinho e Douglinhas; zagueiros: Renato, Jorge e Celito; volantes: Borracha, Weslei e Jackson Garopaba (substituto do Ramon Fraga, cortado por lesão); meias: Luan, Brayan e Max; atacantes: Ortigossa, Vaninho, Papagaio, Matheus Laguna, Felipinho e Luquinha. O time segue treinando uma vez por semana sob o comando do Lessa e Duda Cachopa. Para testar o time, merece destaque o amistoso que vai acontecer no dia 4 de agosto, sexta-feira, contra o Metropolitano.
SER Santa Rosa de Lima
O belo Estádio Flávio José Dutra vai receber os jogos da SER Santa Rosa de Lima no Regional da Liga Verde Vale de Futebol. O time vai ser comandado pelo técnico Hamilton, que já comandou o Varginha, e pelo auxiliar Fabricio Schmitz. No elenco os goleiros: Ruani, Gustavo Pires e Alexandre Pereira; zagueiros: Lucas Tomaz, André Diamante, Marcus Vinicius, Jean e Ronaldo; laterais: Gui Cardoso, Ismael, Mauricio e Murillo (Anitápolis); volantes/meias: Pelezinho (TB), Higor (Anitápolis), Maicon, Fê, Hialison e Lucas (SL); atacantes: Eduardo (Anitápolis), Danilo (SRL), Luiz Gustavo (SRL) e Rômulo (ORL).
Meio Rural em RF
Com três gols do garoto Igor, dois do Romário e um do Éricles, o Barrinha atropelou o Rio Otília na rodada de abertura do Campeonato de Futsal Integração do Meio Rural de Rio Fortuna edição 2023. Além do 6 a 0 do Barrinha (foto), a rodada realizada no último domingo teve ainda a vitória do São Maurício sobre o Rio Claro por 6 a 3. Edson (4), Arthur e Luiz Fernando fizeram os gols do São Maurício. O campeonato para neste fim de semana devido a pintura da quadra do Ginásio Aloisio Willemann, voltando normalmente dias 04 e 06 de agosto.
Campeões da Bocha
Os “velhinhos” da Cidade dos Esportes dominaram a Taça Ouro Máster de Bocha (acima de 50 anos), competição realizada no último final de semana, com jogos nos pavilhões de bocha de São Ludgero e Braço do Norte. Na categoria por equipe, os bochófilos Lalo, Jucimar, Gerson e Abelha formando a equipe A da CME de São Ludgero levantaram a taça de campeão, com Pinheiro Preto em segundo e Idemar, Lebre, Jack, Sarnapim e Marcos, da CME de São Ludgero B ficando com a terceira colocação.
Outras categorias
Os anfitriões dominaram todas as categorias em disputa na Taça Ouro Máster de Bocha. Lalo ficou com o título de Melhor Individual; a dupla Jucimar e Gerson foram os melhores da categoria; e no trio os melhores foram o Abelha, Gerson e Jucimar, todos representando a CME de São Ludgero. A competição teve a organização da Federação Catarinense de Bocha e Bolão, na pessoa do responsável pelas competições, Rafael Vanz Borges, e apoio do município de São Ludgero.
Interfamílias de SRL
Estão definidas as quatro equipes que vão seguir na disputa pelo título do Interfamílias de Futsal de Santa Rosa de Lima 2023. Na Chave A estão classificados Feldhaus (foto) e Assing/Bonetti e na Chave B Roecker/Schueroff em primeiro e Defrein em segundo. Neste sábado, 29, três jogos vão fechar a fase de classificação, mas só um deles poderá mudar a ordem dos adversários nas semifinais. A família Assing/Bonetti joga contra a Melo/Mendes, jogo marcado para as 19h30min, no Ginásio Edson Bez Filho, se não perder será a líder chave A e vai jogar contra o segundo da B (Defrein).
Feijoada na Ponte
O Ponte Baixa FC se prepara para disputa da edição 2024 do Municipal de Futebol de São Ludgero e desta vez montando um time para brigar pelo título. Se vai ser campeão, saberemos no futuro. A diretoria do time, como é de praxe, realiza durante o ano duas promoções, uma é a feijoada e a outra polenta com galinha. No último domingo foi a vez da feijoada e foram vendidos mais de 500 ingressos, lotando o salão da comunidade. Parabéns a toda diretoria e todas as guerreiras que deram conta de preparar a feijoada.
Xadrez em BN
A Associação Braçonortense do Xadrez – Abrax segue cumprindo seu calendário de competições, mas o grande evento do ano está bem próximo. No último sábado, 22, aconteceu o 2ª Etapa do Circuito Braçonortense de Xadrez Rápido, competição que teve a participação de 46 atletas das cidades de Criciúma, Sombrio, Cocal do Sul e Braço do Norte. O torneio contou com duas divisões, Superior (Absoluto e Sub-18) e Escolar (Sub-8 - 10 - 12 e 14). Destaque para Miguel Michels da Silva, campeão na Categoria Absoluto e U18.
Xadrez em BN 2
O grande evento do ano do xadrez em Braço do Norte vai acontecer no dia 12 de agosto. Vem aí a 6ª Etapa do CCXR Fort Atacadista, Circuito reativado ano passado e neste ano já conta com a participação de mais de 770 atletas do Estado inteiro. Serão R$ 3.000,00 em prêmios, nas categorias Absoluto, Escolar, Deficiente Visual e Deficiente Físico. No evento está confirmado a participação de Kathiê Librelato (foto), natural de Içara, tricampeã brasileira sub-20 e campeã catarinense. Em 2018, foi campeã do Campeonato Sul-Americano sub-20, além de outros títulos importantes. Conquistou a titulação de Mestre Internacional Feminina (WIM).
Interfamílias de Gravatal
Faltando uma rodada para o término da fase de classificação, estão confirmados na próxima fase as famílias: na Chave A – Silva, Mendes e Beckhauser; na Chave B uma das vagas é do Medeiros e a outra será definida nesta sexta-feira no confronto entre Machado X Aguiar; e na Chave C as famílias Correa e Neves estão garantidas e a última vaga está entre Fernandes e Torres. A Família Kindermann (foto), do amigo Geraldo, se despediu da competição na última terça-feira.
Jogos desta sexta
Três jogos movimentam o Campeonato Interfamílias de Gravatal nesta sexta-feira, todos importantes para a sequência da competição. Logo no primeiro jogo, no Ginásio Valentim Kindermann, as 19h30min, se enfrentam Aguiar e Machado e quem vencer segue na competição, com a Família Machado jogando pelo empate. Em seguida jogam Mendes X Beckhauser, se vencer a Mendes ultrapassa a Silva e fica com o primeiro lugar; se vencer a Beckhauser passa para o segundo lugar, ultrapassando a família adversária. Fechando a rodada e de olho no primeiro lugar, a Neves enfrenta Torres; em caso de vitória, ou empate, a Neves tira o primeiro lugar da família Correa; a Torres só se classifica se vencer.
União, campeão!
A Associação Atlética União, de Braço do Norte, conquistou no último sábado, 22, o título do Regional de Futebol Adulto da Liga Urussanguense de Desportos – LUD, competição que contou com a participação de dez equipes. O União fez parte da Chave A e terminou a fase de classificação na primeira posição, com vitórias sobre Jaguaruna, São Domingos e Nova Orleans, empatando com o Caeté/CME de Gravatal. Nesta fase marcou 10 gols e tomou apenas 1 gol. Nas semifinais voltou a vencer Jaguaruna (3 a 2) e fez a decisão contra o São Domingos (Armazém), quando empatou em 1 a 1 no tempo normal, gol do Caco e nas penalidades, após duas defesas do Costela, Higor Ganso fechou a conta e o União soltou o grito de campeão.
Os campeões
A final do Regional da LUD aconteceu no Estádio Silvio Zapelini, campo neutro. Na foto, em pé: Adilson Ferreira, Anderson Merencio (Índio), Jean Longuinho, Gustavo " Costela", Helton, Rodrigo, Murilo, Henrique, Davi, Rafa Berto, Dener Brandão, Renato, Rober, leria e Diego. Agachados: Matheus, Dariel, Marcelinho, Vambaster, Caco, Higor "Ganso", Alan "Ceará", Jonas Lessa, Rodriguinho, Evandro, Alexandro " Papagaio", Gustavo "Escova", Leonardo, Rafael Borghet e André Volpato.
Joguinhos em Curitibanos
A Fase Estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que está acontecendo em Curitibanos, com o atletismo sendo realizado na pista em Timbó, vai até o dia 29 de julho, próximo sábado. Já tivemos boas notícias no Karatê, Atletismo e Taekwondo, com pódios para atletas que estão representando Braço do Norte. Na próxima edição atualizamos toda a lista, com a relação dos medalhistas.
Vôlei misto
O Municipal de Voleibol Misto de Braço do Norte, promoção da CME local, está em andamento desde o dia 25 de junho, com sete times envolvidos na disputa pelo título. Os jogos estão sendo realizados aos domingos no Ginásio Jordão Manoel Santana, no Travessão. O Vôlei Mix, com 9 pontos, lidera a competição, seguido de Conexão GVT Jagua/RBN com 7, DWF Sistemas está com 6 pontos, Proinfo Vôlei com 5, Atravessados 5 (foto), Unidos Voleibol com 3 e na última posição o The Wolf com 1 ponto. No dia 5 de agosto acontecerá a 5ª rodada.
“Cria” da L10
Natural de São Ludgero, filho do casal Aluízio e Giseli, sobrinho do zagueiro Adelmo, hoje com 17 anos, o goleiro Gustavo Hobold é “cria” da Arena L10, do treinador Fernando Lessa. Ele é o mais novo contratado do Athletico Paranaense. O jovem goleiro iniciou os trabalhos com 11 anos na L10 em Braço do Norte. Com 14, foi encaminhado ao clube Azuriz, do Oeste paranaense, onde permaneceu até então. Na última segunda feira Hobold assinou contrato com um dos maiores clubes do Brasil. Quem conhece a família Hobold já sabe que uma das qualidades exigida para a posição o Gustavo tem, à altura, e chegou ao clube que tem revelado grandes nomes para a posição. Sucesso Gustavo!
Interfamílias de GP
As famílias Silva e Ascari (foto) estão com vagas asseguradas nas semifinais do Interfamílias de Futsal de Grão-Pará. Os adversários vão ser definidos na noite desta sexta-feira no Ginásio Pedro Ivo. Em confronto único, quem vencer de Oenning X Della Giustina e Pereira X Meurer passa para as semifinais, que acontecem na próxima semana. A decepção deste ano foi a Família Marques. Um time com Lala e Dimas não pode se despedir do campeonato sem somar um ponto em 4 jogos.
O Aberto de Futsal de Orleans fechou com chave de ouro e mostrou que santo de casa também faz milagre, ou milagres. A competição foi sucesso e a prova foi o ginásio Homero de Miranda Gomes completamente tomado pelos torcedores e amantes do futsal. Numa competição com atletas renomados, conhecidos nacional e até internacionalmente, o brilho foi para dois jogadores da região, o goleiro Dener e o ala Michel Kappa, os principais “culpados”, pelo título do MG Futsal.
Final em RF
Depois de perder a final em 2022, o Laticínios Becker (foto) deu o troco. No último domingo venceu a Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos por 6 a 4 e levantou a Taça Indústria e Comércio de Rio Fortuna. O Ginásio Aloísio Willemann estava lotado, prova do sucesso da competição. As duas equipes iniciaram a partida no sistema 3-1, usando bastante os pivôs. Marcação espelhada e combinada, pois as duas principais estrelas da partida se marcavam, o Saraiva cuidava do Jardel e vice-versa.
Erros fatais
Com 15seg Ganso abriu a contagem para a Madeireira Ricken, mas em seguida dois erros, um casual e outro de marcação e Saraiva virou o marcador. Como já destaquei, os pivôs foram peças importantes no jogo. Num lindo giro, Marcelinho empatou e depois Rafinha, que havia entrado no lugar dele virou para a Madeireira. Só que do outro lado também tinha um pivô em noite iluminada. Heverton, empatou e depois numa roubada de bola para cima do Caco, passou pelo Marlon e recolocou o Laticínios Becker em vantagem, defendida até o apito final.
Trabalhou mais
Os dois goleiros foram bem na partida. Marlon não comprometeu e o Diego Prá foi mais exigido e eficiente, tanto que acabou sendo eleito, com justiça, o melhor em quadra. Junto com o Heverton e seus problemas físicos, os destaques. Saraiva fez o que se esperava dele, mas o Jardel ficou devendo. O Caco não estava numa noite feliz. Gostei da atuação do grão-paraense Morgan, fez gol e nos minutos que esteve em quadra foi bem. Vale destacar também o incansável Heraldo, recompensado com o gol “fecha caixão”. Ganso, de um lado (Ricken) e Reka do outro (Becker), atuações normais. Eu teria deixado o Marcelinho mais tempo em quadra.
Destaques
Na disputa do terceiro lugar a Panificadora Heidemann venceu o SP Pescados por 6 a 2. Com os 5 gols que fez na partida o Kappa chegou a 16 na competição e ficou com a artilharia. O goleiro menos vazado e destaque da final foi o Diego Prá e a arbitragem, boa por sinal, esteve a cargo da dupla Gean Coelho/Claudionor “Cal” de Freitas e como anotador o tesoureiro do Mensaleiros Gabriel Vandresen.
Meio Rural de RF
Em Rio Fortuna é assim, termina uma competição e a bola rola em outra. No próximo domingo começa o Campeonato de Futsal Integração do Meio Rural 2023, com nove equipes na briga pelo título. Dois jogos na rodada de Abertura, começando as 19h com o duelo entre Rio Otília X Barrinha e na sequência vão jogar São Mauricio X Rio Claro. Participam ainda Capoeirão, Rio dos Bugres, Rio Café, Bracinho e Rio Bravo Baixo, atual campeão, vencendo na decisão o Barrinha por 2 a 0.
Bocha em SL
A Federação Catarinense de Bocha e Bolão – FCBB – realiza neste fim de semana a Taça Ouro Máster Masculino de Bocha. Idade mínima, 50 anos. Apesar da sede ser São Ludgero, os palcos dos jogos serão os pavilhões de bocha da Cidade dos Esportes e Braço do Norte. A competição começa na sexta-feira, 21 de julho, as 14h e termina no domingo, 23 de julho, com a participação de 15 equipes, divididas em quatro chaves, nas modalidades Individual, Duplas e Trios.
Chaveamentos
Na Chave A da Taça Ouro Máster de bocha estão São Ludgero B, Timbó, Joaçaba A e CME Catanduvas; na Chave B estão São Ludgero A, Campos Novos, 13 de Junho/Catanduvas e Joaçaba B; na chave C estão Orleans, Videira, Pinheiro Preto e São Bento do Sul; e na chave D as equipes de Braço do Norte, Agrolândia, Amob/Água Doce.
União na Liga
Experiência não falta a dupla que vai comandar o União de Armazém no Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF. O técnico será o Terrinha e de auxiliar, se precisar apagar o fogo, o bombeiro Coelho. Os dois foram escolhidos pelo presidente Hélio Correa e seu vice Massarico (pai). No plantel: Nelsinho, Mala, Alexandre, Caique, Davi, Dener Brandão, Dhione, Dione Cunha, David, Evaristo, Ederson, Gabriel, Kauan, Jefferson Silva, Dito, Luiz Felipe “Chuck”, Tavinho, Grilo, Mcnamacson, Turuca, Rodrigo, Ramon, Sidinho e Mauricio. O União é a segunda equipe com mais títulos na competição, atrás apenas do Municipal e vão se enfrentar na rodada de abertura do campeonato.
Municipal na Liga
O técnico Zezé foi o escolhido para comandar a AER Municipal no Regional da LAVVF, edição 2023 e terá como auxiliar o Mayke. A relação tem os goleiros Costela e Jean Machado; os zagueiros Minhoca, Peu e Mateus Tufão; laterais Reka, Alves, Bolinho e Celso; volantes Neném Douglas e Will; meias Ivan Campos, Maninho, Gustavo e Esquerda; e os atacantes Igor, Vanderlei Pezão, Maicon Foppa, Luiz Fernando, Gustavo e Caco. Esta equipe terá a responsabilidade de deixar em Rio Fortuna a taça em homenagem ao Rui “Bila” Celso Heidemann, bem como aumentar a vasta lista de títulos na competição.
Indaial na Liga
O time da CME Gravatal/Indaial também já está montado para disputa do Regional da LAVVF. Começando pelos goleiros Alessandro e Ênio; zagueiros Ernande Recife, Deguinho e Tiano; laterais Dhow, Rony, Dezinho, Claudio Henrique; volantes Murilo, Marquinhos Parrudo, Felipe Maduro, João Vitor; meias Danilo “Cid”, Daniel, Valdeir, Kevinin; e os atacantes Marquinhos Indaial, Vini Gravatal, Igor Indaial, Higor Sertão Ramon Bahia. No comando técnico o Evandro “Vandinho”. Logo na estreia uma prova de fogo, em Braço do Norte, contra o 7 de Setembro.
Final em Grão-Pará
As tradicionais equipes da SER Aiurê FC e AER Nacional decidem neste domingo a 19ª edição do Municipal de Futebol de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Elpídio Kulkamp. O jogo será realizado no Distrito do Aiurê, Estádio do Aiurê, com início previsto para as 15h. Nesta edição as equipes se enfrentaram no jogo que abriu a competição, no mesmo local da decisão e deu Nacional. Choveu muito pouco durante a semana, mas também o sol só deu as caras na quinta, por isso não sei como vai estar o estado do gramado, mas tomara que não seja um fator que atrapalhe a parte técnica da partida.
Interfamílias de Gravatal
Após perder na estreia do campeonato, a Família Correa engatou uma série de três vitórias e assumiu a liderança da Chave C do Interfamílias de Gravatal. O Mazinho falou que o Léo está carregando o pai Juca no colo. A “vitima” da última terça foi a Família Torres, goleada por 8 a 4. Na mesma rodada, a Silva empatou com a Mendes em 5 a 5 e a Beckhauser fez 6 a 2 na De Bona.
Classificação e Rodada
Faltando três rodadas para o término da Fase de Classificação, a liderança na Chave A é da Família Silva com 7 pontos, seguido da Mendes com 4; na Chave B as quatro equipes estão com a mesma pontuação, 3 pontos, nos critérios a liderança é da Família Medeiros, seguido da Machado; e na Chave C, a Família Correa tem 9 pontos, seguido da Neves com 6. Nesta sexta-feira vão jogar no Ginásio Valentim Kindermann, a partir das 19h30min, Medeiros X Rodrigues (foto), Beckhauser X Kindermann e Fernandes X Santana.
Base da Adesc
O Instituto Adesc segue com suas competições de base nos naipes masculino e feminino. No último sábado o Ginásio Pedro Ivo recebeu os jogos entre as equipes femininas da CME de Grão-Pará e CME de São Martinho. No Sub-10 a CME de Grão-Pará (foto) ganhou por 5 a 2 e no Sub-12 empate em 4 a 4. Arbitragem do Wagner e Arruda (foto), a equipe local comandada pela Jordana e de São Martinho (foto) pelo amigo Pedro.
Suíço em GP
A direção da CME de Grão-Pará realizou a primeira reunião para tratar da edição 2023 do campeonato de futebol suíço. Nove equipes mandaram representantes e mais duas já procuraram a direção da CME, então é possível que tenhamos onze times na competição. A próxima e definitiva reunião está marcada para o dia 1 de agosto.
Aberto de Futsal em GP
Na próxima quinta-feira, 27 de julho, a CME de Grão-Pará realiza o primeiro encontro para tratar do Aberto de Futsal edição 2023. A reunião acontecerá no Ginásio Pedro Ivo, Secretaria da CME, as 19h30min. Existe uma corrente querendo transformar a competição em semiaberto, opção que muda a cara da disputa, podendo, na prática, atrair mais equipes locais, afastando as de fora do município. Me parece que o pensamento é fazer um campeonato que seja mais barato. Pode ser, mais num município vizinho, o barato já está bem caro.
Estadual de Karatê
Uma grande estrutura foi montada para a 2ª Etapa do Campeonato Catarinense de Karatê Divisão A realizada no último sábado em Braço do Norte. Competiram 247 caratecas de várias cidades do Estado, lotando a quadra do Ginásio da EEB Dom Joaquim. Três atletas de Braço do Norte ficaram com a medalha de ouro, Luiz Gustavo na categoria kumite Sub-21, Helena De Bona Schlickmann na categoria kumite cadete +61kg e Leticia San na sua especialidade kata Sub-21. Sucesso total!
Interfamílias de GP
Nesta sexta-feira termina a primeira fase do Interfamílias de Futsal de Grão-Pará, com dois jogos válidos pela Chave B. A bola vai rolar no Ginásio Pedro Ivo as 19h45min para Michels X Della Giustina e em seguida jogam Marques X Ascari. A chave tem na liderança a Família Pereira com 9 pontos, podendo ser alcançada pela Ascari e Della Giustina (foto), que tem 6 cada. Na Chave A, terminou com a Família Silva na primeira posição com 9 pontos, seguido da Oenning e Meurer com 7.
Interfamílias de SRL
No Campeonato de Futsal Interfamílias de Santa Rosa de Lima, diferente da maioria das competições, não tem o jogo eliminatório. As nove equipes foram divididas em duas chaves e passam para as semifinais as duas melhores classificadas. Então, no momento, encerrada a terceira rodada, passariam de fase na Chave A as famílias Feldhaus e Assing/Bonetti, com 6 pontos cada e na Chave B já estão classificadas as famílias Roecker/Schueroff e Defrein, ambas com 6 pontos.
Final no Fut7
A final masculina da 2ª Copa L10 de Fut7 vai ter um clássico braçonortense. Em Jogos difíceis, nas semifinais o Floresta eliminou a equipe do Gatorads, vencendo de virada por 8 a 5 e o Madureira teve que passar pela prova das penalidades, já que empatou no tempo normal em 0 a 0 com o PSI. Jogaço de Fut7: Floresta X Madureira. No Feminino, decidido nesta quarta-feira, o Nova Orleans eliminou o Independente de Laguna e o RBN passou pelo Santa Rosa de Lima. Então, outro jogão entre RBN X Nova Orleans (foto).
Fesporte – Joguinhos
O município de Curitibanos foi escolhido para sediar a edição 2023 dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Algumas modalidades já têm seus campeões e neste final de semana será a vez de sabermos quem vão ser os medalhistas nas competições de Ginástica Artística e no Karatê. Desejo sorte e competência para a delegação do karatê de Braço do Norte, que embarcou na quinta-feira rumo a Concórdia.
Amistoso Beneficente
O amistoso entre Amigos do Pitoko X Amigos do Betinho rendeu 38 cestas básicas que vão ser doadas a famílias carentes do município de Gravatal. Estas famílias foram indicadas pelas agentes comunitárias e vão ser entregues pelo Mazinho. O jogo terminou empatado em 2 a 2, gols de Jean (2) para o Amigos do Pitoko, com Diego e Alan marcando para o Amigos do Betinho. Daqui duas semanas a revanche em Braço do Norte. Após o jogo teve a confraternização com os tradicionais agradecimentos dos organizadores, acompanhado de um belo churrasco e música.
Sobre o jogo
O placar de 2 a 2 reflete as o que as equipes fizeram em campo. No primeiro tempo o técnico Massarico armou um meio de campo forte, com Fio, Deyvid e Calinho, dominando o setor. No segundo, com várias alterações nos dois times, o ritmo baixou. Sobre os protagonistas, o Betinho, apesar de não ter feito uma apresentação ao seu “nível”, no campo foi melhor que o Pitoko, mas depois, no churrasco, o Pitoko deu o troco.
Copa São Ludgero
Nesta sexta-feira, no Ginásio da Afai, as 19h45min, acontece o cerimonial de abertura da 6ª Copa São Ludgero de Futebol de Campo (base), com 32 equipes no Sub 11 e 40 no Sub-13. Oito estádios vão receber os jogos, cinco em São Ludgero: Felipão (Bom Retiro), Municipal Alberto Warmeling (Encosta do Sol), Reinaldão (SER São Ludgero), AEC Mar Grosso (Mar Grosso) e Alexandre De Pieri (Ponte Baixa), dois de Braço de Norte: Lauro Koch e Pedro Dutra (União) e um de Orleans, o estádio Henrique Waterkemper (Taipa). Grandes clubes brasileiros, casos de Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Grêmio, Internacional, Juventude, Cruzeiro, Bragantino, Avaí, Goiás, Criciúma, Chapecoense, Figueirense, Athlético PR e Cuiabá mandaram equipes para a competição.
A Federação Catarinense de Karatê, em conjunto com a CME de Braço do Norte e Associação Multiação de Karatê, organiza no próximo sábado, 15 de julho, a 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Karatê Divisão “A”. O evento acontecerá a partir das 8h no Ginásio de Esportes da EEB Dom Joaquim, Braço do Norte. As inscrições dos atletas encerraram no dia 11. Portanto, no próximo sábado Braço do Norte será a casa do melhor karatê estadual.
Karatê de SL
Tubarão recebeu no último final de semana uma etapa do Campeonato Estadual de Karatê, evento organizado pela Federação Catarinense de Karatê Competição – FCKC. O palco das disputas foi o Ginásio Salgadão, no bairro Oficinas. A competição teve a participação de 121 caratecas de várias idades, oriundos dos municípios de Braço do Norte, São Ludgero, Pedras Grandes, Treze de Maio, Criciúma e Tubarão. A delegação da Cidade dos Esportes, composta por caratecas da Associação Sãoludgerense de Karatê, comanda pelo professor Júlio de Jesus, voltou para casa com 23 medalhas, sendo 5 de ouro, 9 de prata e 9 de bronze.
Interfamílias de SRL
A Família Assing/Bonetti disparou na liderança da Chave A do Interfamílias de Santa Rosa de Lima 2023. Na última sexta-feira jogou pela segunda vez no campeonato e venceu a Família Feldhaus pelo apertado placar de 2 a 0, gols de John Lennon e Maicon. Com o resultado chegou a 6 pontos em dois jogos, deixando a Feldhaus na segunda posição da chave. Pela mesma chave, com as famílias estreando na competição, a Melo/Mendes (foto) venceu a Hermesmeyer/Santos por 4 a 2.
Continuação
Oito famílias desfilam no Ginásio Edson Bez Filho na noite deste sábado, 15 de julho, com quatro jogos válidos pela 3ª rodada do Interfamílias de Futsal de Santa Rosa de Lima. A partir da 18h30min jogam Kuhnen/Feldhaus X Roecker/Schueroff, em seguida teremos o confronto entre as famílias Melo/Mendes X Oenning/May, no terceiro jogo se enfrentam Defrein X Willemann e no encerramento da rodada vão jogar Hermesmeyer/Santos X Feldhaus.
Furtos
Um caso recorrente, pois já aconteceu e vem acontecendo em muitos municípios da região, foi notícia na última semana. A fiação da iluminação do Estádio Alexandre De Pieri, casa do Ponte Baixa FC, foi roubada. Segundo o Zaca, presidente do time, o prejuízo gira em torno de R$ 5 mil. Em Grão-Pará o mesmo já acorreu em vários estádios. Está na hora da polícia botar as mãos nestes larápios e principalmente nos compradores.
Copa São Ludgero
Vem aí a maior competição de categorias de base da região. Já tradicional entre os eventos esportivos da região, a 6ª Copa Cidade de São Ludgero, que tem na organização a CME local, com a participação de Rodrigo Carboni, vai ser realizado de 21 a 29 de julho e contará na edição deste ano com 32 equipes na Categoria Sub-11 e 40 equipes no Sub-13. Grandes times do Brasil vão mandar suas equipes, assim como algumas escolinhas de futebol da região vão expor seus atletas aos olheiros, que certamente estarão presentes.
Amistoso adiado
Tendo em vista a previsão de chuva intensa, o amistoso beneficente entre Amigos do Pitoko X Amigos do Betinho, que aconteceria na quarta-feira, em Gravatal, foi cancelado e uma nova data será marcada. Por enquanto, o da próxima quarta-feira está confirmado.
Fla Gravatal
No último sábado aconteceu o primeiro encontro da Fla Gravatal. Em 2022 foi reunido a galera, mas não foi dado continuidade, agora é para valer. A ideia e logo montar uma diretoria para organizar os encontros. O “Ninho do Urubu” está projetado para ser na oficina do Marcionei e ali o pessoal vai se reunir para ver e torcer pelo seu clube do coração.
São José na Liga
Segundo o seu presidente, Fábio Dela Justina, o São José vai usar a base da casa e outros jovens jogadores de Braço do Norte na disputa do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol- LAVVF 2023. Jogadores de renome não estão descartados, vai depender do técnico Marco Buss, o “Marcão”. A estreia será contra a SER Santa Rosa de Lima.
Industria e Comércio
Destaque da partida, Marcelo (foto) fez 3 gols e comandou a classificação da Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos a final da Taça da Indústria e Comércio de Rio Fortuna. O adversário foi a Panificadora Heidemann e o placar 6 a 3. Rafael (2) e Jardel completaram o placar. Na outra partida das semifinais, realizada no último domingo, 9, com facilidade o Laticínios Becker fez 7 a 1 sobre o SP Pescados. O trio, Heverton, Morgan e Saraiva, com dois gols cada, e mais um de Ricardo, foram os autores dos gols.
Agora vale título
A CME de Rio Fortuna, junto com o Instituto Adesc, organizadores da Taça Indústria e Comércio, divulgaram a programação da rodada final, marcada para domingo, 16, no Ginásio Aloísio Willemann. As 19h acontece a decisão do terceiro lugar entre Panificadora Heidemann X SP Pescados e as 20h a grande decisão entre Laticínios Becker X Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos. Promessa de casa cheia.
Números
Os números mostram uma pequena vantagem para o Laticínios Becker na decisão em Rio Fortuna. Na primeira fase a equipe estava incluída na Chave A que tinha cinco times e venceu seus quatro jogos. Venceu a semifinal, então já são 5 vitórias no campeonato, somando 15 pontos. A Madeireira Ricken estava na Chave B, que tinha quatro times, venceu um jogo e empatou dois, mesmo assim teve a melhor campanha. Com a vitória nas semi, já somou 8 pontos, mas com um jogo a menos. Ambos estão invictos. O time do bom de bola Saraiva já marcou 32 gols, enquanto que o do também bom de bola Jardel anotou 21 gols. O artilheiro do campeonato é o Kappa com 11 gols e o Marcelo precisa de 3 gols para alcançá-lo e o Saraiva de 4 gols.
Municipal de Grão-Pará
Na reunião realizada logo após o término da Fase de Classificação ficou definido que a final do Municipal de Futebol de Grão-Pará será no dia 23 de julho, domingo, na casa da equipe com melhor campanha, no caso o Aiurê FC. Ainda bem que não será no próximo fim de semana, pois o estádio do Aiurê não teria condições nenhuma de receber a partida. É necessária uma semana de sol brilhando, pelo menos, para que o gramado suporte a partida.
Até quando?
Fico me perguntando: - Até quando vamos esperar para ter um estádio municipal em Grão-Pará? E que não seja alugado, pois sempre vai ter a desculpa de não investir por não ser de propriedade do município. Quem sabe, executivo e legislativo se unam e, continuem buscando máquinas e asfalto, mas também olhem um pouco para o esporte local.
Opinião
Um pouco do que aconteceu nas semifinais do Municipal de Grão-Pará realizadas no último domingo. No primeiro jogo, a proposta do Nacional prevaleceu. A equipe do Rio do Meio não se preocupou com a posse de bola e em cinco minutos de sono do Atlético São João definiu o placar. Perdia por 0 a 1 e virou para 2 a 1 e segurou a vitória até o apito final.
Opinião 2
O Aiurê FC fez um primeiro tempo razoável, mas o suficiente para fazer os três gols que garantiram a equipe na decisão. O Stang FC (foto) tentou se defender no início da partida, mas desorganizado, não conseguia marcar e muito menos contra-atacar. Na etapa final até criou algumas chances. O segundo tempo foi sofrível de se ver.
Interfamílias de GP
Nesta sexta-feira chegaremos a nona rodada do Interfamílias de Futsal de Grão-Pará. A rodada da última quarta-feira, que seria a oitava, foi adiada em função do mau tempo, então, a liderança na Chave A é dividida pelas famílias Oenning e Meurer com 7 pontos, seguidos da família Silva com 6. Na Chave B, liderança dividida pelas famílias Della Giustina e Pereira com 6 pontos e fechando o G3 está a família Míchels, com 3 pontos, mesma pontuação da Ascari, mas na frente nos critérios de desempate.
Próximos jogos
O Ginásio Pedro Ivo recebe na noite desta sexta-feira a 9ª rodada do Interfamílias de Futsal de Grão-Pará. As 19h45min jogam Oenning X Silva e as 20h45min Amador (foto) X Antonello. Na quarta-feira, dia 19, as 19h45min, de olho na liderança, a família Míchels enfrenta a Della Giustina e as 20h45min jogam Marques X Ascari.
Municipal de Armazém
A CME de Armazém programou para a próxima segunda-feira, 17 de julho, 19h30min, no Estádio Paulo Wensing, uma reunião para tratar da edição 2024 do seu municipal de futebol. Em pauta, mudanças nas inscrições de atletas considerados da casa, número de estrangeiros e repassar os atletas, dirigentes e equipes que tem pena a cumprir na competição.
Final do Laço
O CTG Fronteira do Corvo Branco, localizado na saída da cidade, recebe neste domingo, 16, a última etapa do Campeonato Municipal de Laço de Grão-Pará. Esta é a maior edição da competição em número de equipes, 10, e vai premiar os melhores nas categorias Seleção, Quinteto, Pai e Filho, Individual e Duplas. Diferente das outras etapas, nesta ao invés da vaca mecânica, vai ser utilizado gado para laçar. O campeonato acontece no domingo, mas no sábado já tem programação no CTG.
Comemorando
Sandro De Pieri (narrador), Rodolfo de Villa (comentarista), Fabiano Limas (repórter) e a dupla (poderia ser sertaneja) Murilo e Mateus (nas câmeras), comemoram os números alcançados pela SDP Lives Esportivas na transmissão dos jogos das semifinais do Aberto de Futsal de Orleans. Realmente expressivos. Somando as plataformas, foram mais de 14mil visualizações até a manhã de quarta-feira (os jogos foram na terça) e chegou a ter pico de 1.748 aparelhos conectados (1.300 televisores) durante a transmissão. Um dos fatores certamente são os elencos, pois são jogadores de várias partes do Brasil, assim familiares e amigos tem a oportunidade de acompanhá-los em quadra.
Passaram os favoritos
MG Futsal e Novo Rio confirmaram seus favoritismos e vão decidir pela segunda vez o Aberto de Futsal de Orleans nesta quinta-feira. A classificação do MG Futsal foi tranquila, fez 8 a 1 no Falso Madrid, com 4 gols de Fabinho, 3 de Chapa e 1 de Vaninho. Mas a torcida do Novo Rio sofreu, pois viu seu time chegar a estar perdendo por 0 a 3 para o ABF Futsal, de Bom Jardim e, arrisco a dizer que, não fosse os dois gols conseguidos no final do primeiro tempo, a vaca tinha ido para o brejo. Na minha análise, o técnico Luiz Castilho poderia ter variado um pouco o ritmo de jogo do Novo Rio, pois foi tentando sufocar o tempo todo e deu para a ABF o que mais queria, o contra-ataque. Fazer isso contra jogadores da qualidade do Jardel, Dito e Antonio, é jogar “milho pra bode”. De todas as vezes que vi ele jogando, é a primeira que posso dizer: - O Saraiva não foi bem.
Interfamílias de Gravatal
A disputa pelo título do Interfamílias de Futsal de Gravatal está equilibrado. Já se foram quatro rodadas e até aqui a única que jogou duas vezes e venceu foi a Neves, que lidera a Chave C com 6 pontos. Com um jogo e ainda invictas estão as famílias Mendes e Silva na Chave A e Medeiros na Chave B, todas com 3 pontos. A competição segue nesta sexta com mais três jogos no Ginásio Valentim Kindermann.
Quinta rodada
Mais três jogos movimentam o Interfamílias de Gravatal nesta sexta-feira, 14, válidos pela quinta rodada. As 19h30min jogam Kindermann X Silva, jogo da Chave A; as 20h30min, vindo de vitória, a Família Correa (Foto) duela contra a Santana, jogo da Chave C; e no encerramento da rodada a Família Machado tenta seus primeiros pontos, tendo pela frente o líder da Chave B, a Medeiros.
Ferreti
Nesta quarta-feira o futsal teve perdeu uma de suas lendas, Fernando Ferreti, o Ferreti da Seleção Brasileira, o Ferreti de muitos clubes de futsal do Brasil, mas principalmente o Ferreti da Malwee. O Ferreti que acompanhei em muitos Jogos Abertos e que esteve em Grão-Pará num amistoso dirigindo a equipe de Jaraguá do Sul, junto com o Falcão. Hoje, aos 69 anos, morava em Joinville. Vá em paz, Campeão!
Jogos cancelados
A CME de São Ludgero, através de seu Diretor de Esportes, Edmilson Mores, enviou comunicado cancelando as rodadas da semana do Municipal de Futebol Suíço. Na rodada de sexta-feira o North Sul venceu o União do Norte por 2 a 1 e o Salézius carimbou a faixa do atual campeão, o Dragon, por 1 a 0.
Terminada participação da equipe de Grão-Pará no Regional de Futsal dos Jogos Abertos em Araranguá, impulsionados por tudo que havia acontecido até ali, dentro e fora das quadras, a sensação de que poderíamos continuar orgulhando os grão-paraenses nos fez continuar com o nosso time. A primeira parte do sonho, de classificar para o Regional, estava concluída. Com isso, focamos na meta de chegar aos Jogos Abertos de Santa Catarina, a outra parte do sonho, que agora nos parecia palpável.
Só que, no meio disso, apareceu o convite, através do senhor Ascendino Vicente, para disputar o Campeonato da Liga Atlética Criciumense (LAC), na época a maior competição regional de Futsal. Sabíamos que teríamos que aumentar em quantidade e qualidade o nosso elenco, o que acarretaria em despesas. Recebemos o “ok” do Executivo Municipal, relacionado aos gastos com alimentação e transporte. Então, tínhamos que dar conta de acertar a parte financeira com os contratados. A rivalidade existente no futsal entre as duas maiores empresas de molduras de Braço do Norte, Moldurarte e MB Molduras, acabou nos ajudando de duas formas. Uma porque traziam jogadores, até então por nós desconhecidos, para disputar o campeonato Interempresas de Braço do Norte e, como eles não disputavam a LAC, fomos contatando aqueles que nos interessavam.
A outra forma que acabou nos ajudando foi a financeira. Criamos em Grão-Pará o Campeonato de Futsal Aberto, competição que caiu nas graças de muitas equipes e CMEs da região. MB e Moldurarte também vieram disputar o aberto e, juntas, traziam muitos torcedores ao Ginásio Pedro Ivo. Quando estes dois times estavam em quadra, não importava contra quem, vendíamos, no mínimo, 10 caixas de cervejas e muitos sambas. Lucrávamos com isso.
Tocávamos os bares do ginásio e do Estádio Santos Moisés Dacorégio em parceria com entidades do município, principalmente a APAE, dividíamos a renda e isso nos ajudava na despesa que tínhamos com o plantel. Indicado pelo Alexandre, jogador de Laguna, trazido pela MB, que veio atuar pela CME de Grão-Pará, conhecemos o Gilson, experiente no futsal e futebol de campo. Logo no primeiro treino, ele teve uma ruptura de músculo da coxa e, apesar de ter tentado voltar a jogar, não conseguia. Então, vendo que não era possível o nosso técnico, doutor Emir, participar dos treinamentos, em função do seu trabalho, Gilson assumiu esta parte.
Nos jogos, o doutor atuava como técnico e ele como auxiliar. “Sobrava talento na equipe, faltava organização em quadra. Fizemos então um trabalho combinado entre a parte física e técnica. Fiz os jogadores correr pelas ruas da cidade, subir as escadarias da igreja, pois era importante que a população visse que não faltavam esforços da parte deles. O Pato, Alexandre e o Mazinho já conheciam o método, os de Grão-Pará aceitaram numa boa; o Olívio e o Vandinho também. Fiquei surpreso com a parte técnica do Pato (Grão-Pará), Leomar, Jair, Beleco e do Kissi”, lembra o Gilson. A ficha corrida do Gilson era extensa. No Futebol de Salão, foi campeão Metropolitano em Curitiba, atuando pelo Candeias. Chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 em 1985; em 1986, se profissionalizou atuando pelo Coritiba; jogou no Rio Branco, Paranaguá; veio para o Hercílio Luz, em Tubarão, onde atuou por dois anos e, depois, foi jogar no rival Ferroviário. Jogou ainda no Foz do Iguaçu, Goiás, Joaçaba, Comercial (ES). Em 1996, foi campeão, jogando pelo Atlético Braçonortense no Regional da Liga Tubaronense. Enfim, o cara certo, na hora certa.
Não esquecíamos do sonho de chegar aos Jogos Abertos. Continuávamos participando das fases que antecediam a disputa da Etapa Estadual da Fesporte, mas, em determinados momentos, nos anos de 1996 e 1997, o Regional da LAC virou prioridade. Tínhamos um time praticamente imbatível na região. Além dos nomes já citados pelo Gilson, foram chegando novos jogadores, todos de qualidade indiscutíveis. Juquinha, Terrinha (atuou no futebol profissional), Diomar, Andrei, Nivaldo, Heron, Edésio (atuou no futebol profissional). Nos dois últimos anos, vieram o goleiro Mores e os irmãos Fábio e Fernando, que haviam vindo do Oeste Catarinense para jogar pela Incoplast. Um fato interessante foi a contratação do tubaronense Eduardo. A projeção que ele ganhou jogando pela CME de Grão-Pará foi fundamental para ser contratado pelo Tubarão, mesmo não sendo mais nenhum garoto e nunca ter sido profissional. Fato parecido com o que aconteceu recentemente com o Moisés, de Morro da Fumaça, que saiu do nosso amador, perambulou por alguns times, fez grande sucesso no Fortaleza e hoje está jogando no futebol do México.
A contratação do Eduardo, pelo Tubarão, aconteceu quando estávamos indo a para disputa do Regional dos JASC em Armazém. Tentamos de toda forma, por escrito, envolvimento político, amizade, enfim, mas nada funcionou, e tivemos este grande desfalque. Eduardo se tornou o principal atacante da equipe tubaronense, que, na época, chegou em quinto lugar na disputa da Copa Sul-Minas de 2002, competição que contou com 16 equipes, quatro por estados (MG, PR, SC e RS). No profissional, ele atuou também pelo Hercílio Luz, União São João de Araras (SP), Caxias de Joinville, Atlético de Ibirama e no Caxias (RS). Sobre as duas finais da LAC, nossa trajetória na competição, a maneira corajosa que a direção da CME resolveu a questão financeira e a classificação para os Jogos Abertos de Concórdia, vou deixar para a última parte desta narrativa.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312