Antes dos resultados do Interempresas de Futsal do Pinheiral uma correção. O atual campeão é o Frigorífico D’Perone (foto), comandado pelo técnico Cleber Gaúcho. E logo na primeira rodada a faixa foi carimbada e de goleada. Por 6 a 1, o Roanna bateu o D’Perone na partida que abriu a competição na última sexta-feira, 25. A rodada teve ainda a vitória do Stapazzoli sobre o Merc. Vandresen/Bar do Bicudo por 4 a 2 e o Frigorífico Braçonortense venceu o Frigorífico Frigosil por 4 a 3. O bom de bola Jardel e Alan, ambos do Roanna, terminaram a rodada na artilharia.
Sequência
A bola volta a rolar nesta sexta-feira, 1 de setembro, no Ginásio do Pinheiral, com mais três jogos. As 19h30min, as estreias do Frigorífico Luchtemberg X Embutidos Pinheiral, em seguida o duelo entre D’Perone X Frigorífico Frigosil e a forte equipe do Roanna encerra a rodada tendo pela frente o Frigorífico Braçonortense, dos alas Hudson e Lukinha.
Regional Feminino
Não sei se “viajei”, ou as datas foram alteradas no site da Adesc, mas o fato é que não houve rodada na última semana no Regional de Futsal Adulto Feminino. A competição segue nesta quinta-feira, 31, com dois jogos tendo como palco o Ginásio Homero de Miranda Gomes. As 20h, pela Chave A, duelam FME Tubarão X CME de Braço do Norte e em seguida DME de Orleans X FME Forquilhinha.
Última rodada
A primeira fase será encerrada na próxima segunda-feira, 4 de setembro, com jogos em Gravatal e Tubarão. No Ginásio Valentim Kindermann, as 20h jogam CME de Santa Rosa de Lima (foto) X DME de Orleans e em seguida CME de Gravatal/RBN X L2T/BN; e na Arena Multiuso, 20h vão jogar DME de Orleans X Braço do Norte e em seguida FME Tubarão X FME Forquilhinha.
Meio Rural de RF
Curiosidade: nos três jogos da 4ª rodada do Campeonato Integração do Meio Rural de Rio Fortuna, a penúltima na Fase Classificatória, foram marcados menos gols (10) do que o Rio Otília fez na vitória sobre o Rio Claro (11), partida válida pela 3ª rodada. O Barrinha venceu o São Maurício por 1 a 0, gol do Maicon; Rio dos Bugres e Rio Bravo Baixo (foto) empataram em 1 a 1; e o Rio Otília voltou a vencer, desta vez fez 4 a 3 no Capoeirão.
Jogos e classificação
Nesta sexta-feira, 1 de setembro, três jogos encerram a Fase de Classificação do Meio Rural de Rio Fortuna, tendo como palco o Ginásio Aloísio Willemann. As 19h jogam Capoeirão X Rio Claro (ambos eliminados); depois Bracinho X Rio Café (valendo a última vaga da Chave B); e no jogo de fundo teremos Rio Otília X São Maurício (classificados, mas valendo segunda posição da Chave A, que tem o Barrinha garantido nas semifinais com 12 pontos). Classificados, Rio dos Bugres e Rio Bravo Baixo folgam e esperam para saber a posição na Chave B.
Sub-18 Adesc
O Regional de Futsal Sub-18 do Instituto Adesc teve sequência no último sábado, 26, no Ginásio Dorvalino Locks, no Rio Bonito, Braço do Norte. O jogo entre DME de Orleans X Braço do Norte foi adiado em função da Olesc. Tivemos a vitória da CME de Grão-Pará sobre a CME de Armazém por 6 a 4 e da Adec/Time do Ano/Braço do Norte sobre a FME de Jaguaruna pelo mesmo placar, 6 a 4. O campeonato tem duas rodadas para o término da primeira fase, uma adiada do dia 24 de junho, marcada para Gravatal e a outra programada para o dia 23 de setembro no Ginásio Atílio Guisi, mas que está em reforma e não vai ficar pronto até a data.
Feijoada Beneficente
No último sábado, 26, o grupo do Mensaleiros se reuniu para sua Feijoada Beneficente, tradicional ação social do ano. Como sempre, fomos muito bem acolhidos pelo casal Genésio/Leonice (GL Esportes) em seu sítio, no São Maurício. Os ingredientes foram doados pelo Calinho Contador e o “motorista” da feijoada foi o Juquinha. Um dia agradável na companhia dos amigos!
Arrecadação
Compareceram na Feijoada Beneficente do Mensaleiros 33 casais, entre membros do grupo e convidados. O “ingresso” era levar produtos de limpeza que foram doados à APAE de Braço do Norte. A entrega foi feita pelo Calinho e Marcelão na tarde de segunda-feira e foi recebida pelo Presidente da entidade braçonortense, João “Biriba” Nascimento.
Aberto de Futsal Feminino
Sete equipes se inscreveram para disputa do Aberto de Futsal Feminino de Santa Rosa de Lima. Chave única, todos contra todos, classificando as quatro melhores para as semifinais. A bola rola neste sábado no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho, a partir das 19h com o jogo entre Amigas do Lei/DME de Anitápolis X Santa Rosa de Lima, depois entram em quadra as equipes do RBN X Locritur e na sequência Renegadas FC X São Bonifácio. A sétima equipe, que vai estrear no dia 10, é o Santo Antonio/SRL.
Veteranos de SRL
Os velhinhos de Santa Rosa de Lima entram em ação nesta sexta-feira, 1 de setembro. A bola rola a partir das 20hs para dois jogos do Campeonato de Futsal Veteranos, promoção da CME local, em conjunto com o Instituto Adesc. Barbearia do Bodu X Orgânicos Soares e Construlima X Posto Santa Rosa abrem a competição, que tem ainda a equipe do Manchester Master completando a lista de inscritos.
Massa no México
Massarico vai desfalcar o Stang/Granjas DG no Aberto de Futsal de Grão-Pará em algumas rodadas. Dia 5 de setembro ele embarca junto com a Seleção Brasileira de Fut7 para disputa do Mundial, que vai acontecer no México no período de 6 a 10 de setembro. Depois, parte da delegação volta para casa, mas o Massarico continuará no México para disputa do Mundial de Clubes, que acontecerá de 11 a 15 de setembro, então defendendo as cores do Jardim, de São José/SC. Serão muitos jogos, em poucos dias. Sorte dele que o Massarico Pai vai estar junto para orientar e ajudar no dia a dia do “menino”. Estaremos na torcida pelos amigos!
Suíço de GP
Com gols de Eduardo, bom de bola, e Edivan, o goleador Gilson e Pazeto igualando, Dedis Di João e Mercado Corvo Branco/Granjas DG empataram em 2 a 2 em jogo válido pela primeira rodada da Chave B do Campeonato de Futebol Suíço de Grão-Pará. No outro jogo da tarde do último domingo, realizado no Campo do Cleber, o Borussia FC (foto) venceu o Braço Esquerdo por 5 a 2, gols de Kauã, Caio, Marcos, Samuel e Morgan para o time vencedor, Edilson e Júlio fizeram os gols do Braço Esquerdo.
Próxima rodada
O Campo do Cleber volta a receber as emoções do Municipal de Futebol Suíço de Grão-Pará na tarde deste domingo, 3 de setembro. No primeiro jogo, as 15h, a estreia do ANP Futebol Clube, tendo como adversário o Bugius FC; no segundo jogo, as 16h, de olho na liderança, o Atlético São João enfrenta o Capivaras FC/Bar do Pitita. Os jogos são válidos pela segunda rodada, ambos da Chave A.
Aberto de Futsal
Acompanhei as estreias dos sete times inscritos no Aberto de Futsal de Grão-Pará. Dois times se destacam, Stang FC/Granjas DG, com uma constelação do futsal da região, comandados pelo técnico Ganda e Barbearia Edy 20/Atlético São João, que também tem a base de jogadores conhecidos, mas que no primeiro jogo mostrou-se bastante desentrosado. Como na primeira fase são mais cinco jogos, dá tempo para o técnico Altair Schlickmann achar seu time ideal e as substituições certas. Os outros cinco times são nivelados e farão uma disputa à parte pelas outras duas vagas nas semifinais. Pelo menos foi o que deu para ver nos jogos.
Primeiro jogo
O time do 3M FC é montado em cima da base que disputa o Regional Sub-18 da Adesc mais o ala Lala, um time bem jovem e que tentou encarar de frente o experiente time do Stang FC/Granjas DG (foto), do goleiro Dener, Juninho, Adavilson, Massarico, Vaninho, Café, Rodriguinho, Maninho, Matheus e que ainda tem no elenco o Jardel, Pakito e Kapa, ausentes na estreia. Foi um erro encarar de frente? Foi. Até, dependendo da situação, pressionar a saída de bola, mas também deveriam usar a tática de marcar na quadra defensiva e usar o contra-ataque. Mas foi o melhor jogo dos quatro, com o goleiro Dener tendo muito trabalho e sendo o responsável pela vitória parcial da primeira etapa. O placar, foi 6 a 2, normal.
Segundo jogo
O Insanos (foto), equipe de Braço do Norte, teve pela frente o Portelinha, de Lauro Muller. Os braçonortenses comandaram o placar, mas sempre que passavam a frente permitiam o empate. A derrota por 3 a 4 a favor do Portelinha foi um castigo aos gols perdidos pelo Vambaster, um dos destaques do time, juntamente com os jovens Turuca e Henrique.
Terceiro jogo
Estava anotando os gols do jogo entre Barbearia Edy 20/Atlético São João (foto) X Magnatas FC e nos quatro gols do primeiro tempo, vitória de 3 a 1 do São João, ocorreram erros defensivos. O técnico Altair usou um quarteto e foi revezando bastante, dando minutagem para todos, até para conhecer o que tem em mãos. O placar final de 6 a 3 foi muito em função do que fez em quadra o Lukinha. O elenco é bom, começando pelo goleiro Prá, seus conterrâneos Reka e Ivandro Leo, os serranos Ivan, Ryan e Dyodyou, mais Geraldinho, o jovem Dyonatan, Samuel, Murilo, enfim. Um dos problemas que a equipe mostrou foi na função do pivô, mas tem o Jefinho para estrear.
Desperdício
Estava vendo o jogo do Atlético São João e vendo o Ryan em quadra me veio na mente o que para mim é um desperdício. No time do Barbearia Edy 20/Atlético São João o Ryan é mais um jogador em quadra, mas como cairia bem no time do 3M FC. Ali ele seria o “Cara”!
Quarto jogo
O último time a estrear no Aberto de Futsal de Grão-Pará foi o Cachorradas FC, que teve pela frente o Portelinha (foto), já fazendo seu segundo jogo na competição. Deste jogo vi poucos minutos, vitória do Cachorradas por 7 a 5. O Cachorradas tem um elenco jovem, o mais conhecido é o Leandrinho; o Portelinha veio para o jogo com um time bem diferente do que venceu o Insanos, com apenas dois jogadores no banco de reservas.
Próxima rodada
O Aberto de Futsal de Grão-Pará terá sequência nesta sexta-feira, 1 de setembro, com mais dois jogos no Ginásio Pedro Ivo Campos, completando a segunda rodada. As 20h vão jogar Insanos X Magnatas e no segundo jogo o confronto mais esperado da fase, o duelo entre Stang FC/Granjas DG X Barbearia Edy 20/Atlético São João.
Regional da LAVVF
Neste fim de semana teremos a última rodada da Faze de Classificação do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF. O União/AMZ não entra em campo, mais vai estar com o secador ligado. Alguns resultados interessam ao União, por isso vou deixar terminar a rodada para fazer as contas.
Os confrontos
A direção da LAVVF divulgou a tabela da quarta rodada com dias, locais e horários dos jogos. Pela Chave A, no sábado, 2 de setembro, em Rio Fortuna, 15h30min, o Municipal recebe o América e no mesmo dia e horário, na comunidade do Mar Grosso, o EC Mar Grosso (foto) recebe o líder Morro do Boi. Pela Chave B, a rodada começa já nesta sexta-feira, 20h45min, com o eliminado São José recebendo a CME de Gravatal/Indaial, partida no Estádio Pedro Dutra, que voltará a ser utilizado no sábado, as 15h30min, com o AERNFC Grão-Pará recebendo o líder 7 de Setembro; e fechando a rodada, no domingo, no Estádio Flávio José Dutra, as 15h30min, a SER Santa Rosa de Lima recebe a CME/SER São Ludgero/Serrinha.
Destaques da rodada
Na prática, o Morro do Boi vai fazer seu primeiro e único jogo fora de casa neste final de semana, pois dá para considerar o Estádio Paulo Wensing, local onde enfrentou o União como visitante, também como sua casa. A equipe do técnico Cesar Wensing joga mais no local do que o seu rival do município. Então, vamos ver como vai se comportar visitando a forte equipe do Mar Grosso. Outro time que vai atuar como visitante, o Indaial, não pode pensar em outro resultado que não seja a vitória sobre o São José. Os gravatalenses venceram jogando em casa e nos dois jogos que fizeram fora de casa foram derrotados.
Destaques da rodada 2
Municipal e América é um confronto direto por vaga. A equipe de Rio Fortuna vai fazer seu primeiro jogo em casa, fora conseguiu um ponto em dois jogos, mas este ponto pode ser fundamental para chegar a outra fase. Se fizer o dever de casa, a equipe do técnico Zezé vai continuar sonhando com o título. Levar um ponto para casa já satisfaz a equipe do técnico Cleber Gaúcho. Santa Rosa e Serrinha, para a equipe santa-rosense vencer vale a classificação e para os sãoludgerenses só a vitória interessa. O que anima a equipe do técnico Ganda é a virada conquistada na última rodada sobre o Indaial, de 0 a 3 para 5 a 3.
Destaques da rodada 3
AERNFC Grão-Pará X 7 de Setembro tem tudo para ser o jogo da rodada e até da primeira fase. Provavelmente será o embate de maior público até aqui no Regional. O Estádio Pedro Dutra foi “adotado” pela equipe grão-paraense em função do elenco, pois o time do técnico Mão conta com peças importantes do futebol braçonortense e depois de perder em Santa Rosa de Lima, vencer o 7 virou obrigação. O time do técnico Lessa tem experiência de sobra para lidar com a pressão. Um bom jogo!
Comentário
Estou me programando para acompanhar um jogo da rodada do Regional da LAVVF. Na semana passada fui até o Mar Grosso ver a equipe da casa frente ao União. Os dois técnicos sabiam que era importante a vitória, por isso armaram seus times bem ofensivos, praticamente num 4-2-1-3. No Mar Grosso, o 1 seria o Camisa 10 Guilherme e no União o também 10 Caique. E ainda um dos volantes, no caso do Azulão o camisa 8 Juninho, para mim o melhor em campo e no União o camisa 7 Dito também tinha liberdade para atacar. Ou seja, as duas equipes tinham cinco atletas para atacar e mais os laterais.
Comentário 2
Mas com tantos atacantes, não foi um jogo com muitas chances de gols. Os goleiros João Paulo, tirando a defesa da penalidade, e Nelsinho, não fizeram grandes defesas. Fiz anotações de chutes a gol e escanteios na segunda etapa, quando o União já perdia por 1 a 0. O Mar Grosso chutou três bolas a meta adversário, duas em direção ao gol, uma delas o golaço do Luciano. A equipe do técnico Terrinha também chutou três vezes, as três em direção gol e teve cinco escanteios, mas nenhum exigiu defesa difícil do João Paulo.
Comentário 3
O União teve a grande chance do empate nos pés do centroavante Dener Brandão, que começou o jogo como opção no banco. João Paulo fez grande defesa. O pênalti foi muito reclamado pelo banco do Mar Grosso, o que acarretou na expulsão do auxiliar Nani. Depois do jogo continuou a reclamação, mesmo com a vitória. Por áudio, o técnico Zizo estava inconformado. Vi também o lance e não foi nada, erro do árbitro.
Comentário 4
Vejo que a campanha do União pecou pela remontagem do elenco a cada rodada. Foram chegando jogadores e sem entrosamento pouco fizeram. Não chegou nenhum que fizesse diferença. Talvez, se tivesse mantido o elenco do primeiro jogo, que fez um ótimo primeiro tempo frente ao Municipal, o rendimento teria sido outro. Agora é esperar pelo que acontece na rodada e se garrar no terço para que exista uma luz no fim do túnel.
Memórias
Recebi do goleiro Márcio esta foto do time do Boccone Alimentos, campeão municipal de futebol Suíço de Gravatal na década de 90. Ainda magrinho, em pé: Márcio, Eduardo, Lesso, Bebezão e Gaúcho; agachados: Nedilson, Atílio, Tita e Cassota. Relíquia!
1ª OLISA
O Instituto Adesc está lançando mais uma competição para breve. Dia 5 de setembro, no Ginásio Valentim Kindermann, em Gravatal, as 18h30min, acontece a reunião de lançamento das Olimpíadas da Integração dos Servidores Públicos Municipais, a 1ª OLISA, para funcionários públicos do Vale do Braço do Norte. A disputa vai acontecer em oito modalidades e no encontro da próxima terça-feira vai ser apresentado o regulamento da competição. Nas próximas edições trago mais detalhes.
Começa nesta sexta-feira a edição 2023 do Interempresas de Futsal do Pinheiral, Braço do Norte. Oito equipes estarão brigando pelo título, divididas em dois grupos. Na Chave A estão Frigorífico Frigosil, D’Perone, Roanna (atual campeão) e Frigorífico Braçonortense; na Chave B Frigorífico Luchtemberg, Mercado Vandresen/Bar do Bicudo, Embutidos Pinheiral e Stapazzoli. Na primeira rodada, no Ginásio do Pinheiral, com início às 19h30min, vão jogar D’Perone X Roanna, em seguida Mercado Vandresen/Bar do Bicudo X Stapazzoli e fecha com Frigorífico Frigosil X Frigorífico Braçonortense.
Regional Feminino
A CME de Gravatal/RBN lidera a Chave B do Regional de Futsal Adulto Feminino do Instituto Adesc. Nos dois jogos que fez na competição, venceu a CME de Santa Rosa de Lima por 2 a 0 e a DME de Orleans por 6 a 3, com destaque para a Kemili, autora de quatro gols. Quem também está bem na mesma chave é o L2T, que mesmo atuando como visitante, empatou em 0 a 0 com a DME de Orleans e foi a Santa Rosa de Lima e venceu a CME local por 0 a 2, gols da Evelin e Villiani.
Próximos jogos
Tenho ouvido elogios sobre o nível técnico dos jogos do regional feminino. Assim que der, vou estar presente. A competição segue nesta quinta-feira com dois jogos tendo como palco o Ginásio Homero de Miranda Gomes. As 20h teremos, pela Chave A, o duelo das finalistas de 2022, FME Tubarão X CME de Braço do Norte e em seguida DME de Orleans X FME Forquilhinha. Na segunda-feira, 28, pela Chave B, os jogos serão no Ginásio Valentim Kindermann, em Gravatal; as 20h jogam CME de Santa Rosa de Lima X DME de Orleans e em seguida o duelo do líder contra o vice-líder, CME de Gravatal/RBN X L2T/BN.
Meio Rural de RF
Feita a parada para a realização da Expofortuna, novamente sucesso de público, nesta sexta-feira voltam as emoções do Campeonato de Futsal Integração do Meio Rural de Rio Fortuna, com três jogos no Ginásio Aloísio Willemann, iniciando as 19h. E volta com um jogão, duelo que pode levar o São Mauricio a liderança; com 6 pontos, a equipe do Edson Junior terá pela frente o Barrinha, com 9 pontos e com o jovem Higor (foto) liderando a artilharia do campeonato com 8 gols. Depois jogam Rio dos Bugres X Rio Bravo Baixo e Capoeirão X Rio Otília.
Aberto de Futsal de GP
A edição 2023 do Aberto de Futsal de Grão-Pará terá mesmo 7 equipes na disputa pelo título da importante competição. Chave única, classificando as quatro primeiras para as semifinais. E a bola já vai rolar nesta sexta-feira, 25, com dois jogos no Ginásio Pedro Ivo, começando as 20h com Stang FC/Granjas DG X 3M EC e as 21h jogam Portelinha FC X Insanos/BN. A primeira rodada será completada na terça-feira, 20h, com o jogo entre Magnatas FC X Barbearia Edy 20/Atlético São João. E as 21h estreia a sétima equipe, o Cachorrada EC X Portelinha FC.
Final em Gravatal
Podemos definir o resultado final do Interfamílias de Futsal de Gravatal 2023 com a famosa frase: - A bola pune. Independentemente do que aconteceu na partida, foi uma final diferente, pois numa quadra pequena, o placar de 1 a 1 não é nada comum. Começou a partida e com pouco mais de três minutos de bola rolando Miti abriu a contagem para a Família Medeiros (foto), que já se mostrava melhor em quadra. Depois do gol, foi um primeiro tempo arrastado, com poucas oportunidades para ambos os lados e a impressão era de que a Família Correa estava satisfeita com o placar.
Correa, Campeão!
Na volta para o segundo tempo houve uma sucessão de chances a favor da Família Medeiros, algumas perdidas, outras defendidas pelo goleiro Yuri, que foi se transformando num paredão em quadra. A Família Correa aceitava a pressão e tentava atacar, hora com o Léo, hora com Valdeir. Antes do gol de empate e do título, Gustavo e Lajota desperdiçaram oportunidades incríveis e então a bola puniu. Valdeir recebeu pelo lado direito, bateu rasteiro e o goleiro Allan, com a visão encoberta, quando reagiu era tarde. Com o 1 a 1 no placar a Família Correa segurou o resultado para tentar a sorte nas penalidades e deu certo, venceu por 4 a 2 e fez a festa no Ginásio Valentim Kindermann.
Família reunida
O Interfamílias é uma competição interessante porque propicia momentos que em outra competição dificilmente se vê. A felicidade do Juquinha em estar jogando ao lado do filho Léo era visível, brotava em seus olhos. E na arquibancada sua esposa Adriana, seu outro filho, o Eduardo, auxiliar do técnico Ginaldo, torcendo, sofrendo e vibrando a cada jogada da Família Correa. TOP!
Arbitragem
Normalmente a reação do torcedor é de criticar a arbitragem, algumas vezes com razão, mas muitas vezes pela paixão. Vale destacar a atuação dos árbitros Claudionor “Cal” de Freitas e do Renan Arent na final em Gravatal. Sem interferência no placar. E não foi um jogo fácil de apitar, pelo contrário, muitos choques e divididas, algumas de difícil interpretações, mas deram conta do recado, levando a partida com decisões firmes até o apito final.
Suíço de GP
Dois jogos, com 22 gols, foi o saldo da rodada de número um do Campeonato de Futebol Suíço de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Cergapa. Uma goleada histórica, que nem a súmula da competição estava preparada para anotação. Só cabia 12 gols, mas a vitória do Atlético São João sobre o Arsenal FC foi por 15 a 4, então o anotador teve que improvisar a marcação do excesso. Gel, 7 gols, Felipe, 6 gols, foram os destaques. No outro jogo, um placar bem mais modesto; vitória de 3 a 0 do Bugius FC sobre o Capivaras FC.
Próxima rodada
A Taça Cergapa continua neste fim de semana com dois jogos no domingo, 27 de agosto. O palco será o mesmo da primeira rodada, o Campo do Cleber, com as estreias de quatro times da Chave B. As 15h jogam Dedis Di João X Mercado Corvo Branco/Granja DG e em seguida o encontro de Borussia FC X EC Braço Esquerdo. Da Chave A falta estrear o ANP FC e da Chave B o Deck 06 FC.
Regional da Verde Vale
Na última quarta-feira a direção da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF – colocou no site os jogos, com locais e datas, da terceira rodada da Taça Rui Celso Heidemann, o “Bila”. Quatro jogos serão no sábado, 15h30min e somente um no domingo, no mesmo horário. Jogos do sábado: pela chave A, no Estádio Paulo Wensing, vão jogar Morro do Boi X AER Municipal; pela Chave B, SER Santa Rosa de Lima X AERNFC Grão-Pará, jogo no Estádio Flávio Dutra; 7 de Setembro X São José FC, no Estádio Lauro Koch; e CME/SER São Ludgero/Serrinha X CME de Gravatal, jogo no Estádio Reinaldão. No domingo, pela Chave A, estreia do azulão na sua casa, EC Mar Grosso X SER União.
Última barca
O campeonato nem bem começou e já tem time com a “corda no pescoço”. O São José, por exemplo, tem que vencer o 7 de Setembro se quiser continuar com chances de classificar. Missão impossível? Veremos. O Serrinha também está em situação complicada, mas o compromisso contra a CME de Gravatal/Indaial é menos complicado que o do São José. Mas é bom o técnico Ganda ficar esperto, pois o adversário foi goleado pelo 7, mas recebeu elogios do técnico Fernando Lessa.
Melhor pro América
Com um time bem diferente do jogo de estreia no campeonato, quando enfrentou o Morro do Boi, empate em 1 a 1, o técnico Cleber “Gaúcho” armou o time com seis mudanças e não comemorou, mas ficou satisfeito com o resultado frente ao EC Mar Grosso, novamente 1 a 1. Do lado adversário, o técnico Zizo lamentou a caída de produção do time após estar em vantagem no placar, mas justificou pela ausência de atacantes no banco. Já pediu a direção do time reforços na posição para o confronto frente ao União/AMZ.
Justiça ou castigo
O gol do Vaninho no apagar das luzes e que deu a vitória ao 7 de Setembro sobre a CME/SER São Ludgero/Serrinha fez justiça ao time vencedor, ou foi castigo ao derrotado? A proposta do técnico Ganda foi juntar o time no campo de defesa, aproveitando as dimensões do gramado e se possível achar o gol, ou gols, no contra-ataque. Penso que fez certo, pois não podia se jogar para cima do poderoso adversário, mas também penso que poderia ter variado o esquema. Em alguns momentos pressionar o adversário na saída de bola, como fez na hora do gol de empate, quando apertou e roubou a bola do zagueiro Jorge e o Léo (foto) fez aquele golaço. Então foi castigo!
Justiça ou sorte
Da mesma forma o técnico Fernando Lessa agiu certo. Por ter um elenco mais qualificado, valorizou a posse de bola e foi em busca do gol desde o primeiro minuto. Mas a equipe não encontrava espaço para chegar ao goleiro Mateus e quando fez o gol (Matheus Laguna-foto), que poderia ter chamado o adversário para o seu campo, manteve a mesma volúpia de atacar. O lateral Douglinhas foi o melhor do time na primeira etapa. E o segundo tempo do 7 foi terrível, encaixotado na marcação e o que poderia resolver, que seria o drible, o brilho individual, não apareceu. O gol do Vaninho teve a qualidade da finalização, mas o lance foi fortuito. Então foi sorte!
Reforços
O último prazo para inscrição de atletas, segundo o regulamento, é a sexta-feira que antecede a 4ª Rodada, provavelmente o dia 1º de setembro. Pelo que consegui apurar, até a quarta-feira, 23, sete equipes inscreveram reforços para a rodada do fim de semana, ou seja, por enquanto ninguém jogou a toalha.
Despedidas
Na rodada passada quem mais sofreu com a debandada para o Regional da LARM foi o América. Saíram jogadores “pesados”, casos de Urbano, Eduardo Meurer e Vinícius Kuerten. Esta semana quem vai ter que se virar é o técnico Cesar Wensing, do Morro do Boi, que vai ficar sem o Foguinho, que jogou duas partidas, fez três gols e foi o destaque das primeiras rodadas. No seu lugar foi contratado o centroavante o Cristian, de Araranguá e também chegou o goleiro George, que vai ser o reserva do também sãoludgerense Ricardo. O 7 inscreveu o goleiro Guilherme, de Braço do Norte e procura mais um zagueiro.
Regional Olesc
Morro da Fumaça recebe entre os dias 24 e 28 de agosto a Etapa Regional Sul das Olimpíadas Estudantil Catarinense – Olesc. 27 municípios estarão disputando vagas para a Etapa Estadual em 7 modalidades. Da região, destaque para Braço do Norte, presente no Futsal Feminino e Voleibol Masculino e Feminino; Gravatal com o Futsal Masculino; Rio Fortuna com o Futsal Masculino; e São Ludgero, também no Futsal Masculino. A Olesc reuni atletas com idade entre 13 e 16 anos.
Campeãs e vices da edição passada estrearam com vitórias no Regional de Futsal Adulto Feminino do Instituto Adesc. Atual campeão, a FME Tubarão, do técnico André, venceu a DME Orleans/Nova Orleans por 6 a 1, com dois gols da Lia Schlickmann, dois da Marielle (foto-destaque da partida), Evelyn e Karoline, com Luana descontando. Atual vice-campeão, o Braço do Norte, do técnico Edenilson, venceu a FME Forquilhinha por 4 a 1, gols de Luana Lobato (2), Gabrieli e Francieli (foto-destaque da partida), com Taynara descontando.
Mais estreias
A segunda rodada do Regional Adulto Feminino da Adesc acontece na noite desta quinta-feira, no Ginásio Homero de Miranda Gomes, com os jogos da Chave B. As 20h, a CME de Gravatal/RBN enfrenta a CME de Santa Rosa de Lima e as 21h, a equipe da casa, a DME de Orleans duela contra o L2T/BN.
Meio Rural RF
Após a goleada sofrida na estreia do Campeonato Integração do Meio Rural de Rio Fortuna (0 a 6) para o Barrinha, o Rio Otília (foto) se vingou para cima do Rio Claro, aplicando a maior goleada até aqui na competição, 11 a 2, com 4 gols do Clemente. Nos outros jogos do último fim de semana, Rio dos Bugres e Rio Café empataram em 3 a 3, o Bracinho venceu o Rio Bravo Baixo por 2 a 1, o Barrinha venceu o Capoeirão por 3 a 1 e se isolou na liderança da Chave A com 9 pontos em três jogos. Na chave B a liderança é do Rio dos Bugres com 4 pontos em dois jogos. O campeonato para neste final de semana em função da Expofortuna 2023.
Final em SRL
Já temos o campeão da edição 2023 do Interfamílias de Santa Rosa de Lima. O garoto Hialison comandou a difícil vitória por 3 a 2 da Família Feldhaus (foto) sobre a Assing/Bonetti e comemorou o título no último sábado no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho. Hialison e Samuel (2) marcaram os gols da família campeã e Carlos Eduardo fez os dois gols da vice-campeã. Na disputa do terceiro lugar a Família Roecker/Schueroff venceu a Defrein por 5 a 3.
Interfamílias de GP
O que não faltou foi emoção na decisão do Interfamílias de Futsal de Grão-Pará. Ginásio Pedro Ivo lotado, uma atuação quase impecável no primeiro tempo da Família Oenning (Foto) e só não foi impecável porque tomou um gol quando vencia por 3 a 0. O técnico Jeison Martins colocou seu time marcando na saída de bola do adversário, que não esperava por esta atitude e com isso errava passes e entregava a bola que foram resultando nos três gols do pivô Bruno.
A virada
Na etapa final era esperado a reação da Família Pereira (foto), que tinha mais banco para substituições e certamente o adversário iria sentir a correria empregada no primeiro tempo. E nos primeiros minutos foi assim, começando a aparecer o favoritismo que era atribuído a Pereira. Café, Maninho, Arlon tiveram mais liberdade para troca de passes e Rafa Berto mais espaço para finalizar. Só que dos 10min para frente, a família Oenning se agigantou. Não sei de onde, mas Gustavo, João Vitor, Luidi e Bruno buscaram forças e novamente equilibraram a partida.
Herói improvável
Deixei para falar do cara da virada no fim, pois ele já havia entrado algumas vezes na partida, passando despercebido. Faltava pouco mais de 4min para terminar a decisão quando o ala Luiz Fernando (foto) recebeu na esquerda, cortou para o meio e passou para o ala Café diminuir para 3 a 2. Na melhor jogada de Rafa Berto na partida, como pivô, ele ajeitou a bola para o primeiro gol de Luiz Fernando, o gol de empate, que dava a impressão de que a decisão seguiria para as penalidades. Mas novamente Luiz Fernando balançou a rede e definiu a partida, fazendo 3 a 4 para a Família Pereira.
Os destaques
A taça de campeão, homenagem a Lourenço Oenning, foi para a Família Pereira, de vice para a Oenning, de terceiro colocado para a Família Silva, que venceu a Ascari, quarta colocada, por 9 a 3. O destaque da partida foi o Luiz Fernando, do campeonato foi o Café e de Goleiro Menos Vazado ficou com a dupla que fez a decisão, Gustavo da Oenning e Alexandre da Pereira.
Decisão em Gravatal
As famílias Correa e Medeiros vão decidir o Interfamílias de Futsal de Gravatal edição 2023 na próxima sexta-feira a partir das 20h. Nas semifinais, realizadas na última sexta-feira no Ginásio Valentim Kindermann, a novata Família Correa eliminou a atual bicampeã, Família Silva, vencendo por 5 a 3, com gols de Léo, Valdeir, Vinicius (2) e Yuri, descontando Jean, Kelvin e Lukinha; e a Família Medeiros eliminou a Aguiar vencendo por 4 a 3, gols de Gabriel, Gustavo, Júlio e Matheus, descontando Marcos, Murilo e Wellyngton.
Fome de título
Pesquisei o que foi possível sobre as famílias finalistas em Gravatal no Site da Adesc. Registros, somente nos anos de 2018 e 2022. Nestes anos a Família Correa nem participou, mas segundo o Juquinha, ela já foi campeã, mas faz tempo, pois ele jogou e ainda tinha cabelo. A decisão foi contra a família Grasso, que tinha o Mazinho ainda no primeiro casamento, Djalma com os cabelos pretos e o Cemá ainda não era político, ou seja, faz tempo mesmo. A Família Medeiros, em 2018 parou na fase de grupo, na décima posição e em 2022 foi eliminada nas quartas de final pela Rodrigues, perdendo por 6 a 2.
Vôlei da Liga
As equipes femininas Sub-15 das CMEs de São Ludgero, comandada por Amarildo Gomes e da CME Braço do Norte, comandada por Charles Pinter, estão classificadas para a final da Liga Voleibol de Santa Catarina na Série Prata. A segunda etapa da competição foi disputada no último sábado, 12 de agosto, em São Ludgero e as meninas braçonortenses venceram todas as partidas por 2 sets 0 (Morro da Fumaça, Armazém e São Ludgero), ficando com a primeira colocação e a CME de São Ludgero venceu duas partidas (Morro da Fumaça e Armazém) e perdeu somente para a CME de Braço do Norte, ficando com a segunda vaga.
Suíço em GP
A bola vai rolar neste sábado no Municipal de Futebol Suíço de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Cergapa. Dez equipes vão brigar pelo título, divididas em dois grupos. A rodada de abertura vai acontecer no Campo do Cleber, a partir das 15h, com dois jogos válidos pela Chave A. Abrem a competição Atlético São João X Arsenal FC e na sequência jogam Bugius FC X Capivaras FC.
Aberto de Futsal
Ainda sem data definida para começar, o tradicional Aberto de Futsal de Grão-Pará terá sete equipes na disputa do título. Chave única com Stang FC/Granjas DG, Magnatas FC/BN, Portelinha FC/LM, Insanos FC/BN, 3M FC, Barbearia Edy 20/Atlético São João e Cachorrada EC.
Estadual de Xadrez
O Ginásio da EEB Dom Joaquim, Braço do Norte, foi palco no último sábado da 6ª Etapa do Circuito Catarinense Fort Atacadista de Xadrez Rápido – 2023, evento que contou com a participação de 130 atletas, das cidades de Concórdia, Florianópolis, Timbó, Lages, Criciúma, Araranguá, São José, Penha, Sombrio, Itajaí, Cocal do Sul e Blumenau. A organização foi da Federação Catarinense de Xadrez – FCX, com apoio da Abrax, CME de Braço do Norte, Cerbranorte, Rotary Club, E.E.B. Dom Joaquim, Áurea Alimentos, Metasul Arquitech Revestimentos, Unifael, Basi Coworking, Boeing Móveis Sob Medida e Fort Atacadista.
Resultados da Abrax
A Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax – participou da 6ª etapa do Circuito de Xadrez com 30 atletas. Na Divisão de Base, Ana Bela Voss Boeing foi 3ª colocada no Sub-12; Keila Heidemann Schmidt, 4ª no Sub-12; Nayara Voss Boeing conquistou o 1º lugar no Sub-14 e também foi campeã do Feminino Escolar; Maria Luiza Rech ficou com o 5º lugar no Sub-14; Marcos Francisco da Rosa foi 2º no Sub-8; e Nicolas Waterkemper ficou com o 3º lugar no Sub-12 e 9º no Escolar Geral. E na Divisão Superior, Miguel Michels Da Silva foi o 2º colocado no Sub-16.
Tênis de Mesa
A CME de Braço do Norte realiza neste sábado, 19, a 2ª Etapa do Circuito de Tênis de Mesa. O palco da disputa será o Centro Comunitário do Bairro São Francisco de Assis, com início as 13h. A competição está dividida em três categorias, Sub-12, Sub-14 e Aberto/Adulto, nos naipes masculino e feminino. As inscrições encontram-se abertas, podendo serem feitas pelo WhatsApp (48) 99974-0545, ou no local da competição.
Clássico em Armazém
Dos quatro jogos do último final de semana, complemento da primeira rodada do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF, escolhi para ver o jogo de mais tradição, SER União X AER Municipal. Após a partida, empate em 1 a 1, fui nas resenhas dos dois times e o clima estava melhor no grupo riofortunense. Os jogadores do União buscavam entender como que a produção caiu tanto na etapa final, após um primeiro tempo muito bom, com domínio total da partida, criando muitas chances de gols, fazendo um e desperdiçando outras tantas oportunidades, inclusive uma penalidade cobrada pelo Dito e defendida pelo Costela.
Na pressão
A orientação do técnico Terrinha foi de adiantar as linhas e marcar pressão na saída de bola do adversário, bem como o movimento de posição dos meios campistas. Assim aconteceu. O ponta Caique começou na esquerda e logo foi para a direita; entre os meios campistas só o Chuck guardou posição; Tavinho, Dito e Jefi rodavam pelo meio campo; e os laterais, principalmente o Alexandre, tinha liberdade para atacar e o outro lateral, o Djoni fez o gol do União na partida.
Municipal diferente
O técnico Zezé acertou seu lado esquerdo na volta para o segundo tempo, deu liberdade para o lateral Bolinho, a intensidade na marcação do meio campo diminuiu, com isso o Maninho e Gustavo (fazia tempo que não via o meia atundo) subiram de produção, o Pim apareceu no jogo e com ele foram aparecendo as chances de gols para o Municipal. O União parecia cansado. Pim sofreu a penalidade convertida com muita categoria pelo centroavante Vanderlei “Pezão” (jogando pelo Atlético Mineiro ajudou a colocar o Corinthians na Série B do Brasileirão), e o Municipal ainda teve três oportunidades de gols claras, uma com Maninho, outra com o Pim e a última com o atacante Matheus, que entrou no lugar do Pezão.
Rodada da Liga
O duelo entre SER União X Morro do Boi, clássico da Cidade Amiga, abre a 2ª rodada do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF. O jogo acontece nesta sexta, a partir das 20h30min, no surrado gramado do Estádio Paulo Wensing. A competição segue no sábado, no Estádio Lauro Koch, onde o América recebe o estreante EC Mar Grosso, jogo marcado para as 15h30min; também no sábado, mas as 20h, no Estádio Silvio Zapeline, a CME de Gravatal/Indaial, após a “sapatada” recebi na estreia, busca a recuperação contra a SER Santa Rosa de Lima. E no domingo, 15h30min, o São José FC recebe o AER Grão-Pará no Estádio Dácio Buss.
Classificação
A classificação na chave A está engraçada, com quatro times empatados na primeira posição com 1 ponto (Morro do Boi, SER União, AER Municipal e América) e o EC Mar Grosso na quinta posição, mas ainda sem estrear. Na Chave B, nos critérios, o 7 de Setembro lidera, seguido de SER Santa Rosa de Lima e AER Grão-Pará, todos com 3 pontos e CME/SER SL/Serrinha, São José FC e CME de Gravatal/Indaial estão com 0 ponto.
Projeção
Passada a rodada deste fim de semana, para as equipes da Chave A, com exceção do Mar Grosso, já se foi metade da fase de classificação, por isso a importância de vencer. Nesta fase será a última vez que o União vai jogar como mandante e buscar pontos fora será mais difícil, considerando que os resultados mostraram o equilíbrio do grupo. E podem ter certeza, o Mar Grosso está no mesmo nível. Pelo que me disseram, vamos ter mudanças nos times do América, algumas forçadas e outras buscando melhorar e não será diferente no Morro do Boi, que neste jogo ainda terá o Foguinho e União, que vai contar com a estreia do meia Arthur (de Antonio Carlos) .
Projeção B
No Grupo B, com as vitórias nas estreias, 7 de Setembro, SER Santa Rosa de Lima e AER Grão-Pará ganharam uma “gordura” na busca por uma das três vagas. Naturalmente se espera pela classificação do 7, mas quem iniciou perdendo, certamente vai buscar melhorar seus times. Começar vencendo foi especialmente importante para a equipe do Grão-Pará, pois como mandante terá apenas mais um jogo e contra o 7 de Setembro. A situação pode ficar complicada para a CME/SER São Ludgero/Serrinha, que precisa se recuperar e logo contra o 7, mas, quem sabe, num estádio com dimensões menores, possa fazer frente ao poderoso adversário.
Um sinal
Apareceu uma luz no fim do túnel, um primeiro passo. A vereadora Elizete Orben Macieski Blasius apresentou uma indicação na sessão da Câmara do dia 7 de agosto “Para que o Poder Executivo Municipal, adquira com urgência, uma área de terra para que seja de uma vez por todas construído um estádio municipal em Grão-Pará”. A indicação foi assinada por todos os vereadores presentes, inclusive pelo Presidente Janir Oenning. Vamos acompanhar os desdobramentos.
Escolinha no Bom Retiro
Trinta e duas crianças, meninos e meninas da Comunidade do Bom Retiro, vão ser beneficiadas com aulas de futsal e futebol de campo ministradas pelo Professor Richard Volpato Matias. O projeto é da Prefeitura de São Ludgero, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes Amadores. As aulas serão ministradas nas terças e quintas, das 17h30min as 19h. A aula inaugural vai acontecer na próxima terça-feira, 22 de agosto, no Estádio Felipão, com a presença dos atletas, pais e autoridades municipais. FONTE: Bertoldo Weber.
Na próxima segunda-feira, 14 de agosto, o Ginásio da Afai, em São Ludgero, recebe a rodada de abertura do Regional do Futsal Feminino do Instituto Adesc. Vão acontecer dois jogos, o primeiro as 20h, com a equipe atual campeã, a FME Tubarão, enfrentando a DME de Orleans/Nova Orleans e na sequência se enfrentam Braço do Norte (foto) X FME Forquilhinha. São oito equipes, de seis municípios, na briga pelo título, divididas em dois grupos; na Chave A ficaram Braço do Norte, FME Tubarão, FME Forquilhinha e Nova Orleans; na Chave B estão DME de Orleans, CME Santa Rosa de Lima, L2T/BN e CME Gravatal/RBN.
Interfamílias de Gravatal
Foi com muita emoção que a Família Correa conseguiu uma das vagas de semifinalista do Municipal de Futsal Interfamílias de Gravatal. Após empate em 3 a 3 no tempo normal contra a Família Beckhauser, a classificação veio nas penalidades, com vitória por 4 a 3. Completam a lista de classificadas as famílias Silva, próxima adversária da Correa e na outra semifinal jogam Medeiros X Aguiar. Os jogos acontecem nesta sexta-feira, a partir das 20h, no Ginásio Valentim Adolfo Kindermann.
Silva X Correa
Números de uma das semifinais do Interfamílias de Gravatal. A Família Silva é a atual campeã e busca o bicampeonato. Nesta edição está invicta, com 4 vitórias e um empate; marcou 28 gols e sofreu 15 gols; e tem um dos artilheiros da competição, o Deyvid “Diabo Louro”, com 9 gols. A Família Correa também jogou 5 vezes, venceu 3, perdeu uma e empatou outra; marcou 20 gols e sofreu 14 gols; seu principal goleador é o Vinicius, com 6 gols.
Medeiros X Aguiar
No segundo jogo da noite desta sexta-feira o confronto será entre Medeiros X Aguiar. Na primeira fase elas estavam incluídas na mesma chave (B) e se enfrentaram na segunda rodada, com a Medeiros goleando por 7 a 4. Quanto aos números, a Aguiar jogou 4 vezes, venceu três e perdeu uma; anotou 19 gols e sofreu 15 gols; Marcos Américo, com 9 gols, divide a artilharia do campeonato com o Deyvid e o Chiquinho (Neves). A Medeiros jogos 4 vezes, com 3 vitórias e uma derrota; anotou 15 gols e sofreu 11 gols; seu principal goleador é o Gustavo, com 7 gols.
Meio Rural RF
No jogo inaugural da nova pintura do Ginásio Aloísio Willemann, Rio Café e Rio Bravo Baixo fizeram um jogo equilibrado e com muita emoção. Foi a partida de estreia das equipes na edição 2023 do Campeonato Integração do Meio Rural de Rio Fortuna, realizado na última sexta-feira, com vitória do Rio Bravo Baixo por 5 a 4. Mais três jogos movimentaram a competição no fim de semana. Ainda na sexta o Rio dos Bugres venceu o Bracinho por 4 a 1 e no domingo, com goleadas, o São Mauricio venceu o Capoeirão (foto) por 3 a 0 e o Barrinha fez 9 a 1 no Rio Claro.
Próximos jogos
O Integração do Meio Rural de Rio Fortuna segue no fim de semana com mais duas rodadas. Nesta sexta, 11, a partir das 19h30min, jogam Rio dos Bugres X Rio Café e em seguida Rio Bravo Baixo X Bracinho, partidas da Chave B; no domingo, a partir das 19h, jogam Rio Claro X Rio Otília e na sequencia Barrinha X Capoeirão, jogos da chave A, todos no Ginásio Aloísio Willemann.
Final Interfamílias de GP
O Ginásio Pedro Ivo recebe na noite desta sexta-feira a grande decisão do Interfamílias de Futsal de Grão-Pará 2023. A programação divulgada pela CME local, organizadora da competição em parceria com a Liga Serra Mar, marca para as 19h45min o início da decisão do terceiro lugar, entre as famílias Ascari X Silva e em seguida o jogo que decide quem será o campeão, frente a frente, as famílias Oenning X Pereira.
Favorito?
A classificação da Família Oenning a final do Interfamílias de Grão-Pará foi dentro do esperado; um confronto equilibrado contra a Ascari e definido na individualidade do João Vitor e principalmente do Bruno. Agora, surpreendeu a facilidade que teve a Família Pereira para vencer a boa equipe da Silva, que teve o desfalque, considerável, do Vaninho. Sem ficar em cima do muro, vejo um ligeiro favoritismo para a Pereira, que quando vejo jogando me lembro do time que defendeu o CTG Fronteira do Corvo Branco no campeonato de CTGs em Urubicí. É o mesmo time, com a inclusão, do Rafa Berto.
Números
Tanto a Família Oenning, quanto a Pereira, terminaram a fase de classificação na segunda posição de seus grupos, por isso tiveram que jogar a partida eliminatória. A Oenning chegou a decisão com 4 vitórias, 1 empate e uma derrota, marcou 26 gols e sofreu 17. A Pereira teve 5 vitórias e uma derrota, marcou 27 gols e sofreu 18 gols. Ambas têm como características o jogo de pivôs, a Oenning com o Bruno, que já marcou 12 gols e a Pereira com o Rafa Berto, que já balançou as redes 9 vezes. O artilheiro do campeonato é o Laipa (Ascari) com 17 gols.
LAVVF
A disputa para ver quem é a melhor equipe da região começou no último sábado no Estádio Paulo Wensing, em Armazém. Um breve cerimonial comandado pelo presidente da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF, Anoir Boeger, antecedeu o jogo inaugural, com pronunciamentos do Prefeito de Armazém, Luiz Paulo Mendes e do homenageado, Rui Celso Heidemann, o Bila e Juramento do Atleta. No final, o presidente do Morro do Boi, Valdinei Silvano, devolveu o troféu transitória a Liga.
Justo empate
O América foi melhor no primeiro tempo e o Morro do Boi no segundo, por isso o resultado de 1 a 1 ficou de bom tamanho para o jogo de abertura do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF. O gramado do Estádio Paulo Wensing estava muito seco e não ajudava na condução da bola, por isso a proposta do América foi melhor no primeiro tempo, pois usou a ligação direta. Urbano abriu a contagem e no segundo tempo, quando o Foguinho empatou, o Morro do Boi já dominava a partida. Foi um bom jogo e ambas as equipes mostraram que vão brigar pelas vagas da chave.
Rodada
Teremos jogos superinteressantes neste final de semana pelo Regional da LAVVF. O Santa Rosa recebendo o São José no Estádio Flávio José Dutra, nesta sexta-feira, 20h30min; também nesta sexta-feira, 21h, o 7 de Setembro terá pela frente a CME de Gravatal/Indaial no Estádio Lauro Koch. No sábado mais dois jogos, ambos as 15h30min; no Estádio Pedro Dutra, bairro Lado da União, em Braço do Norte, o AERNFC Grão-Pará joga como mandante contra a CME/SER São Ludgero/Serrinha; e no Estádio Paulo Wensing, em Armazém, o União recebe o Municipal.
Expectativa
Na rodada de abertura do Regional da LAVVF algumas expetativas. Por exemplo, o que podemos esperar do Santa Rosa e São José na competição? Normalmente, o Santa Rosa não faz time “só para Participar”. E o 7 de Setembro, vai confirmar o favoritismo? Este é um peso que o técnico Fernando Lessa vai ter que carregar nos ombros. E os mais tradicionais, como vão se comportar? Será que União e Municipal montaram times à altura de suas histórias?
Até quando?
De novo sou obrigado a fazer a pergunta. Até quando Grão-Pará vai ficar sem um estádio municipal? Tecnicamente para o AERNFC Grão-Pará usar o Estádio Pedro Dutra para mandar seus jogos não fará diferença alguma. Na equipe muitos jogadores são de Braço do Norte e já jogaram este ano várias vezes na casa do União. Não se trata disso e sim da vergonha de não ter um campo na cidade e, pior, não ver interesse algum dos políticos em resolver o problema, como se ele não existisse.
Sem Micro
Devido ao pouco número de inscrições, a Fase Microrregional dos Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC, na região, foi cancelada e quem se inscreveu vai direto para a Etapa Regional. Vergonhoso! A região começa em Imbituba, pega todos os municípios do Vale, sobe a serra, indo até São Joaquim e não temos número suficientes de municípios inscritos. No Futsal Masculino se inscreveram Tubarão, Urubicí e Bom Jardim; no Futsal Feminino, da 11ª Micro, só Braço do Norte, que também se inscreveu na Bocha Masculina. O Regional vai acontecer de 5 a 10 de outubro, a princípio em Tubarão.
Aberto de LM
O Aberto de Futsal de Lauro Muller vai ser decidido no dia 19 de agosto, sábado, entre as equipes do Rio Branco/Sumaré X Cairu/MG Futsal. Representante do Vale, a Associação RBN/Braço do Norte parou na semifinal, realizada na quarta-feira, 9, quando perdeu para o Cairu/MG Futsal por 2 a 5. O Rio Branco eliminou o time do Bom Jardim/Novo Rio vencendo por 10 a 7.
Leticia San
Acontece no próximo sábado, 12 de agosto, no Dojo APK – sede da Associação Palhoça de Karatê, o Curso Interno de Preparação e Alinhamento dos Faixas-Verdes. Durante o evento está marcado visitas especiais visando ensinamentos e troca de experiências. O evento começa às 14hs, terminando as 18hs. Dois braçonortenses vão estar lá, o Sensei Carlos Augusto (Kall) e sua filha, a carateca Leticia San, que vai ser a palestrante a partir das 17h.
Nesta última parte da caminhada do futsal da CME de Grão-Pará, desde a primeira classificação ao Regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina - JASC até a concretização do sonho de chegar à Fase Estadual da competição, foram quatro anos de muito trabalho e criatividade da diretoria (João “Cheteco” Fladimir, Pascoal Orben, Estevão Guizoni e Élio Bratti), apoio dos legisladores, comércio, indústria, população em geral, além do empenho da Comissão Técnica e dos jogadores. Como narrei na edição passada, já tínhamos a Comissão Técnica e time montado para disputa da Liga Atlética Criciumense – LAC, continuávamos nas disputas dos micros e regionais do Jasc e em outras competições menos importantes que surgiram pelo caminho. Importante dizer que todas as semanas, pelo menos, um dos nossos jogos tinha transmissão e era comum o torcedor levar seu rádio ao ginásio para ouvir a narração de Luiz Antonio Brescianine, nas ondas da Rádio Verde Vale. Quando jogávamos fora, audiência maciça.
Diferente do que acontece hoje em dia, onde os jogadores são pagos por jogo, nós pagávamos por mês - e era um valor considerável. Com a criação do plano real em 1994, o salário mínimo girava em torno de R$ 120,00. Alguns dos nossos contratados recebiam R$ 200,00. Em média, R$ 150,00. Para a diretoria da CME, manter-se em dia com nossas obrigações era prioridade. Foi então que recorremos ao que muitos dirigentes de times fazem hoje em dia: rifa ou bingo. Só que não foi uma promoção qualquer, foi uma verdadeira aventura, pois, se desse errado, quem iria nos socorrer? Resolvemos por fazer um bingão de um carro popular, 240 cartelas ao preço de R$ 100,00. Ou seja, quase um salário mínimo. O carro, um gol, custava R$ 14 mil.
Vendendo todas as cartelas, arrecadaríamos R$ 24 mil. Ou seja, teríamos perto de R$ 10 mil de lucro, descontando algumas despesas para venda. Não foi fácil, mas conseguimos vender tudo. No ano seguinte, repetimos a promoção, novamente com sucesso. Estes números, consegui com nosso tesoureiro, Élio Bratti. Com isso, tivemos uma folga no caixa. As atividades internas continuavam a todo vapor e o Ginásio Pedro Ivo era o destino da população grão-paraense e região em vários dias por semana. Colocamos redes de proteção e placar eletrônico no ginásio, duas medidas importantes, uma para proteção e outra para informação, ambas que beneficiaram os torcedores. Começamos com a escolinha de futsal com o professor Terrinha, que já era nosso jogador.
Em quadra, já não éramos mais o “patinho feio” das competições. Pelo contrário, Grão-Pará já era respeitado por todos os municípios onde íamos jogar e os resultados obtidos provavam isso, pois chegamos às duas finais de LAC consecutivamente. Só não fomos campeões nas duas vezes porque, no caminho, tinha a Anjo Química/FME de Criciúma, time com estrutura profissional, montado para disputar a Divisão Especial do futsal catarinense. Mesmo assim, não fizemos feio. Na primeira decisão, tínhamos a melhor campanha. Por isso, fizemos o primeiro jogo fora, com derrota. No segundo, em casa, com o Ginásio Pedro Ivo, recebendo lotação máxima, chegamos a fazer 2 a 0, dois gols do Diomar, mas sofremos a virada para 2 a 4.
Na segunda decisão, não tínhamos a melhor campanha. Vencemos o primeiro jogo em casa e fomos para Criciúma com a vantagem do empate. Uma caravana de torcedores, dois ônibus e muitos carros particulares foram para a Capital do Carvão para apoiar a equipe. Perdemos no tempo normal e prorrogação, ficando com o segundo vice-campeonato. Através do que estávamos fazendo, além dos muitos momentos de alegria e diversão nas vitórias, momentos de tristeza nas derrotas, também estávamos divulgando o município, não só no sul catarinense, como por todo o estado. Os jogos finais da LAC ganharam momentos no esporte da RBS e uma pergunta nas nossas andanças era comum e nos orgulhava responde-la: onde fica Grão-Pará?
No ano de 1997, atingimos o nosso grande sonho: chegar à Etapa Estadual dos JASC, em Concórdia – e foi com muita emoção! Como a Incoplast Futsal havia parado com seu time, contratamos o Mores (goleiro) e os irmãos Fabio e Fernando, todos vindos do Oeste catarinense para jogar pelo time sãoludgerense, que também disputava a LAC, mas, principalmente, a primeira divisão do futsal catarinense. Contudo, perdemos, para disputa do regional, o Diomar e o Andrei, que foram atuar por Braço do Norte e, na última hora, ficamos também sem o Edésio, que ainda tinha carteira de profissional e não conseguiu dar baixa a tempo de jogar a competição.
Quem vai para Concórdia?
A disputa do Regional dos Jasc foi em Armazém. No nosso primeiro jogo, enfrentamos a equipe da casa no Ginásio Nelson das Neves e ficamos no empate. Depois, fomos jogar no ginásio de São Martinho, onde enfrentamos e goleamos Santo Amaro da Imperatriz e um outro time, que não lembro e não consegui descobrir quem. Então, foi feito um novo chaveamento, com três equipes, onde as duas melhores colocadas iriam para as semifinais.
Na chave, Braço do Norte, Florianópolis e Grão-Pará. Por sorteio, nós e Braço do Norte fizemos o primeiro jogo numa manhã de quinta-feira e o perdedor do confronto iria jogar contra Florianópolis no mesmo dia, à noite. Ou seja, dois jogos em menos de 10h de intervalo. Estávamos perdendo o jogo, faltava um minuto para o término da partida quando o Heron empatou. Com isso, um novo sorteio foi feito para ver quem enfrentaria Florianópolis. Nosso capitão, o Kissy, venceu e, à noite, ficamos nas arquibancadas assistindo a derrota de Braço do Norte para Florianópolis. No outro dia, jogamos e vencemos Florianópolis por 2 a 1, ficando com o primeiro lugar da chave, com o time da Capital ficando com a segunda vaga nas semifinais. Era noite de sexta e estávamos a uma vitória de viajar para Concórdia. O adversário era a poderosa equipe da Palhoça. Novamente, o torcedor de Grão-Pará compareceu em massa no Ginásio Nelson das Neves. Jogo do jeito que tinha que ser: equilibrado e com muita emoção, mas com vitória grão-paraense por 3 a 2 e a charanga cantando: “vou para Concórdia, eu vou, e ninguém vai me segurar”. Para estes dados, tive a ajuda do nosso ala Leomar.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312