Campeãs e vices da edição passada estrearam com vitórias no Regional de Futsal Adulto Feminino do Instituto Adesc. Atual campeão, a FME Tubarão, do técnico André, venceu a DME Orleans/Nova Orleans por 6 a 1, com dois gols da Lia Schlickmann, dois da Marielle (foto-destaque da partida), Evelyn e Karoline, com Luana descontando. Atual vice-campeão, o Braço do Norte, do técnico Edenilson, venceu a FME Forquilhinha por 4 a 1, gols de Luana Lobato (2), Gabrieli e Francieli (foto-destaque da partida), com Taynara descontando.
Mais estreias
A segunda rodada do Regional Adulto Feminino da Adesc acontece na noite desta quinta-feira, no Ginásio Homero de Miranda Gomes, com os jogos da Chave B. As 20h, a CME de Gravatal/RBN enfrenta a CME de Santa Rosa de Lima e as 21h, a equipe da casa, a DME de Orleans duela contra o L2T/BN.
Meio Rural RF
Após a goleada sofrida na estreia do Campeonato Integração do Meio Rural de Rio Fortuna (0 a 6) para o Barrinha, o Rio Otília (foto) se vingou para cima do Rio Claro, aplicando a maior goleada até aqui na competição, 11 a 2, com 4 gols do Clemente. Nos outros jogos do último fim de semana, Rio dos Bugres e Rio Café empataram em 3 a 3, o Bracinho venceu o Rio Bravo Baixo por 2 a 1, o Barrinha venceu o Capoeirão por 3 a 1 e se isolou na liderança da Chave A com 9 pontos em três jogos. Na chave B a liderança é do Rio dos Bugres com 4 pontos em dois jogos. O campeonato para neste final de semana em função da Expofortuna 2023.
Final em SRL
Já temos o campeão da edição 2023 do Interfamílias de Santa Rosa de Lima. O garoto Hialison comandou a difícil vitória por 3 a 2 da Família Feldhaus (foto) sobre a Assing/Bonetti e comemorou o título no último sábado no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho. Hialison e Samuel (2) marcaram os gols da família campeã e Carlos Eduardo fez os dois gols da vice-campeã. Na disputa do terceiro lugar a Família Roecker/Schueroff venceu a Defrein por 5 a 3.
Interfamílias de GP
O que não faltou foi emoção na decisão do Interfamílias de Futsal de Grão-Pará. Ginásio Pedro Ivo lotado, uma atuação quase impecável no primeiro tempo da Família Oenning (Foto) e só não foi impecável porque tomou um gol quando vencia por 3 a 0. O técnico Jeison Martins colocou seu time marcando na saída de bola do adversário, que não esperava por esta atitude e com isso errava passes e entregava a bola que foram resultando nos três gols do pivô Bruno.
A virada
Na etapa final era esperado a reação da Família Pereira (foto), que tinha mais banco para substituições e certamente o adversário iria sentir a correria empregada no primeiro tempo. E nos primeiros minutos foi assim, começando a aparecer o favoritismo que era atribuído a Pereira. Café, Maninho, Arlon tiveram mais liberdade para troca de passes e Rafa Berto mais espaço para finalizar. Só que dos 10min para frente, a família Oenning se agigantou. Não sei de onde, mas Gustavo, João Vitor, Luidi e Bruno buscaram forças e novamente equilibraram a partida.
Herói improvável
Deixei para falar do cara da virada no fim, pois ele já havia entrado algumas vezes na partida, passando despercebido. Faltava pouco mais de 4min para terminar a decisão quando o ala Luiz Fernando (foto) recebeu na esquerda, cortou para o meio e passou para o ala Café diminuir para 3 a 2. Na melhor jogada de Rafa Berto na partida, como pivô, ele ajeitou a bola para o primeiro gol de Luiz Fernando, o gol de empate, que dava a impressão de que a decisão seguiria para as penalidades. Mas novamente Luiz Fernando balançou a rede e definiu a partida, fazendo 3 a 4 para a Família Pereira.
Os destaques
A taça de campeão, homenagem a Lourenço Oenning, foi para a Família Pereira, de vice para a Oenning, de terceiro colocado para a Família Silva, que venceu a Ascari, quarta colocada, por 9 a 3. O destaque da partida foi o Luiz Fernando, do campeonato foi o Café e de Goleiro Menos Vazado ficou com a dupla que fez a decisão, Gustavo da Oenning e Alexandre da Pereira.
Decisão em Gravatal
As famílias Correa e Medeiros vão decidir o Interfamílias de Futsal de Gravatal edição 2023 na próxima sexta-feira a partir das 20h. Nas semifinais, realizadas na última sexta-feira no Ginásio Valentim Kindermann, a novata Família Correa eliminou a atual bicampeã, Família Silva, vencendo por 5 a 3, com gols de Léo, Valdeir, Vinicius (2) e Yuri, descontando Jean, Kelvin e Lukinha; e a Família Medeiros eliminou a Aguiar vencendo por 4 a 3, gols de Gabriel, Gustavo, Júlio e Matheus, descontando Marcos, Murilo e Wellyngton.
Fome de título
Pesquisei o que foi possível sobre as famílias finalistas em Gravatal no Site da Adesc. Registros, somente nos anos de 2018 e 2022. Nestes anos a Família Correa nem participou, mas segundo o Juquinha, ela já foi campeã, mas faz tempo, pois ele jogou e ainda tinha cabelo. A decisão foi contra a família Grasso, que tinha o Mazinho ainda no primeiro casamento, Djalma com os cabelos pretos e o Cemá ainda não era político, ou seja, faz tempo mesmo. A Família Medeiros, em 2018 parou na fase de grupo, na décima posição e em 2022 foi eliminada nas quartas de final pela Rodrigues, perdendo por 6 a 2.
Vôlei da Liga
As equipes femininas Sub-15 das CMEs de São Ludgero, comandada por Amarildo Gomes e da CME Braço do Norte, comandada por Charles Pinter, estão classificadas para a final da Liga Voleibol de Santa Catarina na Série Prata. A segunda etapa da competição foi disputada no último sábado, 12 de agosto, em São Ludgero e as meninas braçonortenses venceram todas as partidas por 2 sets 0 (Morro da Fumaça, Armazém e São Ludgero), ficando com a primeira colocação e a CME de São Ludgero venceu duas partidas (Morro da Fumaça e Armazém) e perdeu somente para a CME de Braço do Norte, ficando com a segunda vaga.
Suíço em GP
A bola vai rolar neste sábado no Municipal de Futebol Suíço de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Cergapa. Dez equipes vão brigar pelo título, divididas em dois grupos. A rodada de abertura vai acontecer no Campo do Cleber, a partir das 15h, com dois jogos válidos pela Chave A. Abrem a competição Atlético São João X Arsenal FC e na sequência jogam Bugius FC X Capivaras FC.
Aberto de Futsal
Ainda sem data definida para começar, o tradicional Aberto de Futsal de Grão-Pará terá sete equipes na disputa do título. Chave única com Stang FC/Granjas DG, Magnatas FC/BN, Portelinha FC/LM, Insanos FC/BN, 3M FC, Barbearia Edy 20/Atlético São João e Cachorrada EC.
Estadual de Xadrez
O Ginásio da EEB Dom Joaquim, Braço do Norte, foi palco no último sábado da 6ª Etapa do Circuito Catarinense Fort Atacadista de Xadrez Rápido – 2023, evento que contou com a participação de 130 atletas, das cidades de Concórdia, Florianópolis, Timbó, Lages, Criciúma, Araranguá, São José, Penha, Sombrio, Itajaí, Cocal do Sul e Blumenau. A organização foi da Federação Catarinense de Xadrez – FCX, com apoio da Abrax, CME de Braço do Norte, Cerbranorte, Rotary Club, E.E.B. Dom Joaquim, Áurea Alimentos, Metasul Arquitech Revestimentos, Unifael, Basi Coworking, Boeing Móveis Sob Medida e Fort Atacadista.
Resultados da Abrax
A Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax – participou da 6ª etapa do Circuito de Xadrez com 30 atletas. Na Divisão de Base, Ana Bela Voss Boeing foi 3ª colocada no Sub-12; Keila Heidemann Schmidt, 4ª no Sub-12; Nayara Voss Boeing conquistou o 1º lugar no Sub-14 e também foi campeã do Feminino Escolar; Maria Luiza Rech ficou com o 5º lugar no Sub-14; Marcos Francisco da Rosa foi 2º no Sub-8; e Nicolas Waterkemper ficou com o 3º lugar no Sub-12 e 9º no Escolar Geral. E na Divisão Superior, Miguel Michels Da Silva foi o 2º colocado no Sub-16.
Tênis de Mesa
A CME de Braço do Norte realiza neste sábado, 19, a 2ª Etapa do Circuito de Tênis de Mesa. O palco da disputa será o Centro Comunitário do Bairro São Francisco de Assis, com início as 13h. A competição está dividida em três categorias, Sub-12, Sub-14 e Aberto/Adulto, nos naipes masculino e feminino. As inscrições encontram-se abertas, podendo serem feitas pelo WhatsApp (48) 99974-0545, ou no local da competição.
Clássico em Armazém
Dos quatro jogos do último final de semana, complemento da primeira rodada do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF, escolhi para ver o jogo de mais tradição, SER União X AER Municipal. Após a partida, empate em 1 a 1, fui nas resenhas dos dois times e o clima estava melhor no grupo riofortunense. Os jogadores do União buscavam entender como que a produção caiu tanto na etapa final, após um primeiro tempo muito bom, com domínio total da partida, criando muitas chances de gols, fazendo um e desperdiçando outras tantas oportunidades, inclusive uma penalidade cobrada pelo Dito e defendida pelo Costela.
Na pressão
A orientação do técnico Terrinha foi de adiantar as linhas e marcar pressão na saída de bola do adversário, bem como o movimento de posição dos meios campistas. Assim aconteceu. O ponta Caique começou na esquerda e logo foi para a direita; entre os meios campistas só o Chuck guardou posição; Tavinho, Dito e Jefi rodavam pelo meio campo; e os laterais, principalmente o Alexandre, tinha liberdade para atacar e o outro lateral, o Djoni fez o gol do União na partida.
Municipal diferente
O técnico Zezé acertou seu lado esquerdo na volta para o segundo tempo, deu liberdade para o lateral Bolinho, a intensidade na marcação do meio campo diminuiu, com isso o Maninho e Gustavo (fazia tempo que não via o meia atundo) subiram de produção, o Pim apareceu no jogo e com ele foram aparecendo as chances de gols para o Municipal. O União parecia cansado. Pim sofreu a penalidade convertida com muita categoria pelo centroavante Vanderlei “Pezão” (jogando pelo Atlético Mineiro ajudou a colocar o Corinthians na Série B do Brasileirão), e o Municipal ainda teve três oportunidades de gols claras, uma com Maninho, outra com o Pim e a última com o atacante Matheus, que entrou no lugar do Pezão.
Rodada da Liga
O duelo entre SER União X Morro do Boi, clássico da Cidade Amiga, abre a 2ª rodada do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF. O jogo acontece nesta sexta, a partir das 20h30min, no surrado gramado do Estádio Paulo Wensing. A competição segue no sábado, no Estádio Lauro Koch, onde o América recebe o estreante EC Mar Grosso, jogo marcado para as 15h30min; também no sábado, mas as 20h, no Estádio Silvio Zapeline, a CME de Gravatal/Indaial, após a “sapatada” recebi na estreia, busca a recuperação contra a SER Santa Rosa de Lima. E no domingo, 15h30min, o São José FC recebe o AER Grão-Pará no Estádio Dácio Buss.
Classificação
A classificação na chave A está engraçada, com quatro times empatados na primeira posição com 1 ponto (Morro do Boi, SER União, AER Municipal e América) e o EC Mar Grosso na quinta posição, mas ainda sem estrear. Na Chave B, nos critérios, o 7 de Setembro lidera, seguido de SER Santa Rosa de Lima e AER Grão-Pará, todos com 3 pontos e CME/SER SL/Serrinha, São José FC e CME de Gravatal/Indaial estão com 0 ponto.
Projeção
Passada a rodada deste fim de semana, para as equipes da Chave A, com exceção do Mar Grosso, já se foi metade da fase de classificação, por isso a importância de vencer. Nesta fase será a última vez que o União vai jogar como mandante e buscar pontos fora será mais difícil, considerando que os resultados mostraram o equilíbrio do grupo. E podem ter certeza, o Mar Grosso está no mesmo nível. Pelo que me disseram, vamos ter mudanças nos times do América, algumas forçadas e outras buscando melhorar e não será diferente no Morro do Boi, que neste jogo ainda terá o Foguinho e União, que vai contar com a estreia do meia Arthur (de Antonio Carlos) .
Projeção B
No Grupo B, com as vitórias nas estreias, 7 de Setembro, SER Santa Rosa de Lima e AER Grão-Pará ganharam uma “gordura” na busca por uma das três vagas. Naturalmente se espera pela classificação do 7, mas quem iniciou perdendo, certamente vai buscar melhorar seus times. Começar vencendo foi especialmente importante para a equipe do Grão-Pará, pois como mandante terá apenas mais um jogo e contra o 7 de Setembro. A situação pode ficar complicada para a CME/SER São Ludgero/Serrinha, que precisa se recuperar e logo contra o 7, mas, quem sabe, num estádio com dimensões menores, possa fazer frente ao poderoso adversário.
Um sinal
Apareceu uma luz no fim do túnel, um primeiro passo. A vereadora Elizete Orben Macieski Blasius apresentou uma indicação na sessão da Câmara do dia 7 de agosto “Para que o Poder Executivo Municipal, adquira com urgência, uma área de terra para que seja de uma vez por todas construído um estádio municipal em Grão-Pará”. A indicação foi assinada por todos os vereadores presentes, inclusive pelo Presidente Janir Oenning. Vamos acompanhar os desdobramentos.
Escolinha no Bom Retiro
Trinta e duas crianças, meninos e meninas da Comunidade do Bom Retiro, vão ser beneficiadas com aulas de futsal e futebol de campo ministradas pelo Professor Richard Volpato Matias. O projeto é da Prefeitura de São Ludgero, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes Amadores. As aulas serão ministradas nas terças e quintas, das 17h30min as 19h. A aula inaugural vai acontecer na próxima terça-feira, 22 de agosto, no Estádio Felipão, com a presença dos atletas, pais e autoridades municipais. FONTE: Bertoldo Weber.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312