Meu desejo era de estar presente nos dois jogos das semifinais do Regional de Futebol da Liga Verde Vale. Como serão no mesmo dia e horário, vou escolher um dos dois, provavelmente o confronto em Armazém, pois vou estar em uma caminhada no São Luiz, São Martinho. E também por ser o que está em aberto, pois não acredito e poucos acreditam, que o Municipal possa reverter a imensa vantagem do 7 de Setembro.
Confronto em BN
Após a vitória em Rio Fortuna (0 a 3), o 7 de Setembro recebe no Estádio Lauro Koch, as 15h30min deste sábado, 30, a AER Municipal podendo perder por diferença de dois gols. A equipe do técnico Zezé vai ter que fazer, no mínimo três gols de diferença para levar a decisão da vaga as penalidades. Impossível não é, esta palavra não existe no futebol, mas será um grande milagre. Vejo assim: os jogadores do Municipal precisam jogar pela honra, deles, da camisa do mais vezes campeão da competição e também pelo Bila, que merece ver um time guerreiro, que só jogue a toalha após o apito final. Ao 7 basta fazer a sua parte, confirmar a classificação jogando bem e a volta do técnico Lessa certamente vai ajudar.
Confronto em AMZ
Um simples empate confirma a passagem do Morro do Boi a decisão do Regional da Verde Vale e vencer a equipe de Armazém quando atua em casa tem sido uma missão complicada para os adversários. Para chegar à final a SER Santa Rosa de Lima terá que fazer o que só uma equipe conseguiu até agora. Este é o segundo ano que o Morro do Boi disputa o Regional da Verde Vale e em seus domínios foi derrotado apenas uma vez, na última rodada da fase de classificação do campeonato passado, quando perdeu de 0 a 1 para o Municipal.
Projeção
Mesmo precisando da vitória não imagino o Santa Rosa partindo para cima do Morro do Boi. Imagino sim, uma equipe cautelosa no início, sentindo o adversário e à medida que o tempo for passando vai se soltando. Claro, dependendo da situação, em determinado momento da partida, o técnico Gambi terá que arriscar. O Morro tem sua forma de jogar e mesmo com a vantagem do empate não vai mudar. Uma equipe forte defensivamente, também pela proteção de seus bons volantes e até pode não criar muitas chances, mas costuma não desperdiçar as que aparecem.
Mensaleiros
Na quinta-feira, 21, o Mensaleiros esteve em ação. Jogo do mês na Arena BN, que terminou com uma virada inesperada. O time de colete, bem na partida, virou o primeiro tempo com uma boa vantagem, com o vascaíno Coelho balançando a rede, feliz, ligado no jogo do Vasco que enfrentava o Coritiba. Mas os flamenguistas do time (Bobagem, Jefinho, Anoir e Mazinho) desconcentraram, preocupados com a ascensão cruzmaltina, e o time de azul se aproveitou para virar na etapa final. Daí tiveram que aguentar o Calinho Maionese: Eles acharam que dava né seu Hélio? Após o jogo, uma deliciosa janta e geladas no local.
Feminino Adesc
Estão definidos os finalistas do Regional de Futsal Adulto Feminino do Instituto Adesc. Pode-se considerar como surpresas o que aconteceu nas classificações de L2T e FME Tubarão, pois eliminaram as melhores equipes da fase de classificação, o Braço do Norte e CME de Gravatal/RBN, com goleadas. O L2T Venceu o Braço do Norte, num choque local, por 7 a 1 e a FME Tubarão passou pela CME de Gravatal/RBN por 5 a 0. A decisão era para acontecer nesta quinta-feira, mas em função da Olesc ainda não tem data confirmada.
Explicações
Conversei com o Luiz Fernando, técnico do feminino da L2T e com o Edenilson, técnico do Braço do Norte. “Cara, foi um placar elástico. Jogamos bem, as meninas dedicadas na marcação e aproveitamos as chances em bolas paradas e o fato de elas usarem o goleiro linha”, explica o Luiz. “Não deu nada certo para nós. Elas começaram com mais vontade e levei três gols de bola parada e um de cabeça. Tive que usar o goleiro linha e a quadra do Gravatal é pequena e facilitou a marcação. Neste jogo elas mereceram”, explicou e concordou o Edenilson.
Explicação 2
Falei também com o Matheus, técnico da CME de Gravatal/RBN. “No geral fizemos uma boa competição. Na questão do placar da semifinal, terminamos o primeiro tempo perdendo por 0 a 1, fizemos um planejamento para o segundo tempo e na saída de bola, numa jogada ensaiada delas, tomamos o segundo gol, o que desestruturou a minha equipe. Tentei o goleiro linha e não deu certo para nós. Tínhamos qualidade, mas nossa bola não entrou e o time delas é bem certinho, jogam juntas a muito tempo”, explicou o Matheus.
Final em Gravatal
Nesta sexta-feira, 29 de setembro, conheceremos o campeão do Suíço da Arena Cemá, em Gravatal. Oito equipes começaram a competição e na última sexta-feira aconteceu a definição dos finalistas. De um lado estará a equipe do Deu Zebra (Fio, Léo, Renato, o goleiro Gui, Gustavo, Mithi), contra o Baixadinha, do Travessão (Neni, Ivan, Chiquinho, goleiro Maninho). A bola vai rolar as 20h.
Taça Cresol
A bola rolou na última quarta-feira, 20 de setembro, no Campeonato Municipal de Futsal Masculino de Armazém, Taça Cresol. Seis times brigam pelo título da competição, chave única, classificando as quatro melhores para as semifinais. Os jogos serão no Ginásio Nelson das Neves. Na rodada de abertura tivemos Pontosat/Unidcar (foto) 6 a 3 Amigos do Futsal e Palmeirinhas/Inovar 2 a 4 Gegê Terraplanagem. As outras duas equipes, Morro do Boi X AT Futsal estreiam na quarta-feira, dia 4, as 19h30min, que terá na sequencia o confronto entre Palmeirinhas/Inovar X Ponto Unidicar, já pela segunda rodada.
Feminino em Armazém
A bola rola neste domingo, primeiro dia de outubro, no Campeonato de Futsal Feminino de Armazém, Taça Ponto Sat Internet. São seis equipes, chave única, jogando entre si na primeira fase, classificando quatro para as semifinais. O palco será o Ginásio Nelson das Neves e no jogo de abertura, as 18h, vão jogar D’Nona/Morrinho X Aquazém/Morrinho, em seguida Vida Ativa/Lands X AZM Pub 96/Garotas FC e fecha a primeira rodada com o confronto entre São Francisco X CDB/Craques da Bola.
Feminino em SRL
O RBN manteve a invencibilidade no Aberto de Futsal Feminino de Santa Rosa de Lima ao vencer o São Bonifácio por 8 a 0, assumindo a liderança da competição com 10 pontos, um a mais que a equipe derrotada. Logo atrás vem o time da casa, o Santa Rosa de Lima, que venceu o Santo Antonio por 4 a 0, foi a 9 pontos na segunda posição, com um jogo a menos que o RBN. A quarta rodada teve ainda a vitória da Locritur, 4 a 0, sobre o Amigas do Lei/DME de Anitápolis.
Próxima rodada
No próximo domingo, 1º de outubro, a liderança do Aberto de Futsal Feminino de Santa Rosa de Lima vai estar em jogo. A 5ª rodada, começando as 18h, terá os confrontos entre Santo Antonio X Renegadas, equipes que ainda não somaram pontos; em seguida jogam Locritur X São Bonifácio, jogo importante para as meninas de Rio Fortuna continuarem na briga pelos primeiros lugares; e fecha com o duelo entre líder e vice-líder, RBN X Santa Rosa de Lima.
Aberto de Futsal GP
Com dois times eliminados e cinco na briga pelas quatro vagas nas semifinais, a última rodada da fase de classificação do Aberto de Futsal de Grão-Pará promete fortes emoções. Com os resultados da última terça-feira, vitória do Stang FC/Granjas DG sobre o Magnatas, 8 a 2 e empate entre 3M EC e Cachorrada EC, 5 a 5, o Stang assumiu a liderança com 10 pontos em seis jogos, um a mais que o Cachorrada, segundo também com 10 pontos, o Barbearia Edy 20, terceiro com 9 pontos, o Insanos, que tem 7 em quarto, e o 3M EC, também com 7 pontos, mas fora do G4.
Rodada
Nesta sexta-feira não está em jogo apenas a vaga nas semifinais do Aberto de Futsal de Grão-Pará. Os resultados vão definir também os confrontos e pode acontecer de tudo nos três confrontos no Ginásio Pedro Ivo a partir das 19h30min, inclusive as 5 equipes que ainda sonham em estar nas semifinais terminarem empatadas com 10 pontos. No primeiro jogo se enfrentam 3M EC X Magnatas, em seguida Barbearia Edy 20/Atlético São João X Portelinha FC e para encerrar o jogaço entre Cachorrada EC X Insanos.
De olho na liderança
Dois times entram em quadra pensando na liderança do Aberto de Futsal de Grão-Pará, o Cachorrada que depende exclusivamente de si, mas tem um duríssimo confronto contra o Insanos, e o Barbearia Edy 20/Atlético São João, que precisa vencer o eliminado Portelinha e torcer que o Cachorrada não vença. Pelo saldo de gols, o Stang FC/Granjas DG deverá ficar com uma das vagas, mas deve perder a liderança, com Insanos e 3M disputando a última vaga no G4. Pelo menos isso é o que está projetado.
Semi no Pinheiral
O Ginásio do Pinheiral, Braço do Norte vai ferver na noite desta sexta-feira, onde acontecem as duas partidas das semifinais do Interempresas de Futsal 2023. Invicto e ainda com 100% de aproveitamento, o Roanna (Alan Ceará e Geraldinho) disputa uma vaga na final contra o Frigorífico Luchtemberg (Reka, Ivandro Leo e Kathior); e na outra partida o Embutidos Pinheiral (Alcides, Papagaio e Douglinhas), líder da chave B, disputa a outra vaga contra o Frigorífico Braçonortense (Lukinhas e Alisson). A bola vai rolar a partir das 19h30min.
Suíço de RF
Com três jogos e 26 gols anotados, aconteceu na noite da última terça-feira a segunda rodada do Municipal de Futebol Suíço de Rio Fortuna. No primeiro jogo, vitória do Alfa Sat/Serra Geral sobre a SER Figueira, 6 a 3; no jogo seguinte nova vitória do Peladeiros, 7 a 4 sobre o Barrinha e no último jogo a vitória do estreante RB São Mauricio sobre o Agro Rural, 4 a 2. Na próxima terça-feira, no Campo Sintético Rocha Esportes, pela 3ª rodada, a partir das 19h, vão jogar Boleiros X Alfa Sat/Serra Geral, depois Rufas City X Quinta Show e no terceiro jogo se enfrentam Barrinha X RB São Maurício.
Suíço de GP
O Bugius FC conseguiu uma importante vitória no último sábado na rodada do Municipal de Futebol Suíço de Grão-Pará. Venceu o líder da Chave A, o Atlético São João (9 pontos), por 4 a 2 e se manteve no segundo lugar (7 pontos), mas com um jogo a menos que o adversário. No outro jogo da chave, o ANP FC (4 pontos) trucidou o Arsenal FC (0 ponto) por 18 a 1. Os jogos da Chave B, que seriam realizados no último domingo, 24 de setembro, foram cancelados em função do mau tempo. O campeonato segue neste sábado com os jogos entre Borussia FC X Dedis Di João e Deck 06 FC X Mercado Corvo Branco/Granjas DG. Os jogos serão no Campo do Cleber, com início às 15h.
Coroa Bom de Bola
A 19ª edição do campeonato de futebol suíço Coroa Bom de Bola começa nesta sexta-feira, 29 de setembro, com seis times na luta pelo título. Jogam entre si na primeira fase, turno único, classificando quatro para as semifinais. A missão dos cinco adversários é parar o Galvane, o papa-títulos da competição. Em disputa estará a Taça Joel Miguel Gonzaga Junior. A tabela da rodada de abertura, com três jogos, tendo como palco a Associação Galvane, marca o primeiro jogo, as 19h30min, Galvane X Sicoob, em seguida Apec X Lotus, do técnico Batata e no jogo de fundo teremos ABA X Barra do Norte.
Bronze na Olesc
A garota Naiara Voss Boeing fez história nas Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina – Olesc, conquistando na competição para Braço do Norte a primeira medalha na modalidade de Xadrez Rápido. Naiara é atleta da Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax, que ainda busca medalhas na Olesc na modalidade de Xadrez Clássico. A Fase Estadual da Olesc começou na última terça-feira, 26, em Florianópolis e vai até o dia 3 de outubro.
Santa Rosa de Lima e RBN goleiam na rodada de número três do Aberto de Futsal Feminino de Santa Rosa de Lima, competição organizada pela CME local, em conjunto com o Instituto Adesc. Com gols de Ivania, Luana (2), Marialva e Suziani, a equipe da casa venceu o Renegadas FC por 5 a 0 e pelo mesmo placar o RBN, com gols do trio Isabela (2), Mariane (2) e Yasmim venceu o Bar do Lei/DME de Anitápolis. No outro jogo da rodada do último domingo, 17, as meninas do São Bonifácio venceram o Santo Antonio por 1 a 0.
Classificação e rodada
As meninas do São Bonifácio não têm o habito de marcar muitos gols, em três jogos marcaram apenas 6 gols, mas lideram a competição com 9 pontos em 3 jogos. Ao contrário, as do RBN em três jogos balançaram as redes 14 vezes, estando na segunda colocação com 7 pontos. Fechado o G4, o Santa Rosa tem 6 pontos em dois jogos e a Locritur 4 pontos em 2 jogos. A próxima rodada, neste sábado, 23, no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho, as 19h, vão jogar Locritur X Amigas do Lei/DME de Anitápolis, em seguida RBN X São Bonifácio, valendo a liderança e para fechar a rodada jogam Santa Rosa de Lima X Santo Antonio.
Interempresas do Pinheiral
O Frigorífico Braçonortense não tomou conhecimento da D’Perone e aplicou 6 a 2 no atual campeão do Interempresas de Futsal do Pinheiral. Alisson (2), Anderson (2), Fabricio e Lucas marcaram para o Frigorífico e Leandrinho os dois gols do D’Perone. A quarta rodada, disputada na última sexta-feira, 15, teve ainda a goleada do Frigorífico Luchtemberg sobre o Merc. Vandresen/Bar do Bicudo por 4 a 0, gols de Edivelton, Ivandro Leo, Kathior e Ricardo e a apertada vitória do Stapazzoli sobre o Embutidos Pinheiral por 2 a 1, gols de Braian e Ganso, com Alcides descontando.
Última rodada
A fase de classificação do Interempresas de Futsal do Pinheiral termina nesta sexta-feira, 22 de setembro, com mais três jogos no Ginásio do Pinheiral. As 19h30min jogam Stapazzoli X Frigorífico Luchtemberg, confronto que está em jogo a liderança da Chave B, em seguida jogam Roanna X Frigorífico Frigosil e fecha com Mercado Vandresen/Bar do Bicudo X Embutidos Pinheiral.
Decisão em RF
Barrinha, ou Rio dos Bugres, quem vai levantar a taça do Campeonato Integração do Meio Rural de Rio Fortuna? A final acontece nesta sexta-feira, 22 de setembro, a partir das 20h30min, no Ginásio Aloísio Willemann. Na preliminar, valendo o terceiro lugar, jogam Rio Bravo Baixo X Bracinho. Para chegar à decisão o Barrinha eliminou o Rio Bravo Baixo vencendo por 4 a 2 e o Rio Dos Bugres, após empate em 2 a 2 no tempo normal, venceu o Bracinho nas penalidades, 5 a 4.
“Velhinhos” de SRL
Na partida que estava em jogo a liderança do Campeonato de Futsal Veteranos de Santa Rosa de Lima, o Manchester Máster venceu a Construlima por 5 a 4, chegou a 7 pontos e o adversário estacionou nos 6 pontos, na segunda posição. No outro jogo da 4ª rodada, realizada na última sexta-feira, o Barbearia do Bodu venceu o Posto Santa Rosa por 2 a 1. O vencedor somou seus primeiros 3 pontos e o perdedor ficou com a lanterna, 1 ponto. A próxima e última rodada da primeira fase acontece nesta sexta-feira, 22, no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho. As 20h jogam Orgânicos Soares X Posto Santa Rosa e na sequência Barbearia do Bodu X Manchester Máster.
Suíço de GP
O Arsenal FC segue na rotina de sofrer goleadas. No último domingo, 17, o lanterna do Campeonato de Futebol Suíço de Grão-Pará foi atropelado pelo Capivaras FC/Bar do Pitita por 13 a 1, destaque para a dupla Mateus, 5 gols e Maicon com 3 gols. No outro jogo, o Atlético São João venceu o ANP FC por 3 a 1 e abriu boa vantagem na liderança da chave A. Chegou a 9 pontos, contra 4 do Bugius FC.
Continuação
O Suíço de Grão-Pará segue neste final de semana com duas rodadas. No Sábado, 23, vão jogar no Campo do Cleber, a partir das 15h, ANP FC X Arsenal FC e das 16h Bugius FC X Atlético São João. No domingo, 24, no mesmo local, a partir das 15h, jogam Mercado Corvo Branco/Granjas DG X EC Braço Esquerdo e em seguida Dedis Di João X Deck 06 FC.
Semifinais da Liga
Chegamos a penúltima fase do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF. O que foi feito até aqui está valendo, os técnicos tiveram tempo de observar seus elencos, os jogadores tiveram tempo de conhecer as ideias de seus comandantes, certamente os adversários estão sendo estudados e daqui para frente serão mais dois ou quatro combates, que vão definir quem fica com a Taça Rui Celso Heidemann, o Bila. Os dois jogos neste sábado, 23, as 15h30min.
As campanhas
Os jogos de mata-mata não apresentaram surpresas, pois ficaram com as vagas nas semifinais as duas equipes melhores classificadas na primeira fase em suas chaves. Se tem favorito? Vou dizer aquilo que foi dito no início da competição: pelo elenco, o 7 de Setembro segue como a equipe mais cotada em ficar com a Taça Rui Celso Heidemann. Mas o ano passado também era e sabemos que o final da história não foi feliz para o time de Braço do Norte. Vale a frase tradicional, que certamente será repassada aos jogadores pelo técnico: - Vai ganhar quem erra menos.
SER Santa Rosa de Lima
Vamos ver o que pensam técnicos e dirigentes do confronto entre SER Santa Rosa de Lima X Morro do Boi FC em duas questões: arbitragem, ausências e projeção. Sobre as arbitragens, o auxiliar técnico do Santa Rosa de Lima, Fabricio Schmitz, não tem nenhuma reclamação. “A arbitragem passou despercebida para nós, tanto nas vitórias, como nas derrotas e pelo que vimos até agora acho que não teremos problemas”, declara Fabricio. Quanto ao time, a princípio a única ausência pode ser o Danilo, em função do choque de cabeça que teve com o jogador do Mar Grosso no jogo do mata-mata.
Continuação
O técnico do Santa Rosa de Lima, Hamilton “Gambi” Melo, projeta o confronto contra o Morro do Boi. “Não tenho dúvidas que será um confronto muito difícil, até porque estaremos enfrentando os atuais campeões. Jogam no mesmo padrão em casa ou fora e vamos dar a eles o devido respeito. Mas a SER Santa Rosa também vive um bom momento e conseguimos chegar até aqui por merecimento nosso. O fato de eles não jogar a três semanas pode influenciar no ritmo de jogo, mas não na qualidade. São duas partidas e sabemos que é fundamental ganhar em casa e temos sim a obrigação de fazer o resultado. Até aqui não tomamos gol e vencemos todos os jogos diante de nosso torcedor. Importante que o time está unido, focado e vamos forte para estas semifinais”, finaliza Gambi.
Morro do Boi
Presidente do Morro do Boi e auxiliar do técnico Cesar Wensing, Valdinei Silvano fala do que espera pela frente. “A princípio, time completo. Para nós é um desafio, pois este período que estivemos sem jogar, três semanas, certamente dá uma esfriada e influencia no entrosamento. Não tenho dúvidas que será um confronto equilibrado, vejo que eles sabem jogar em casa, campo pequeno e nosso time não tem se dado bem nesta situação. É mais um desafio pra gente. Eles estão com um time de gurizada, que correm até o final. Mas temos a nossa qualidade e confiamos nela”, explica Valdinei. “Quanto a arbitragem estamos bem tranquilos. Estive na reunião da Liga e a princípio ficou acertado o nome para o jogo de ida. E quanto ao resultado, vamos para vencer, mas o empate não será um mau resultado”, finaliza.
Minha Opinião
Basta ver a trajetória do Santa Rosa no campeonato para entender que vencer em casa é obrigação. Concordo com o técnico Gambi. O time mostrou que pode buscar um empate fora de casa quando perdeu por 1 a 0 para o 7, sabendo sofrer. O Morro do Boi é certamente o time do campeonato mais regular nas atuações, dificilmente joga mal e em casa também tem se mostrado imbatível. Repetição da semi de 2022, só que naquela ocasião o elenco do Santa Rosa era completamente diferente, outra situação. O Morro do Boi tem a base e o entrosamento de 2022.
AER Municipal
O duelo entre AER Municipal X 7 de Setembro tem fora das quatro linhas o encontro dos “inimigos” Zezé X Lessa. No duelo deste sábado, as 15h30min, no Estádio do Municipal, o Lessa não vai estar presente fisicamente, mas vai deixar todas as instruções para a dupla que vai comandar a equipe, Duda e Son. No Municipal, sobre possíveis ausências, confirmada a do volante Neném, expulso no mata-mata. Sobre a arbitragem, conversei com o Ivan Campos, que é jogador, mas também ajudou na montagem do time e tem sido o auxiliar do Zezé. “Não gosto de falar de arbitragem, porque sempre tem a visão dos dois lados. Mas no geral, estou achando fraca. Muitos cartões desnecessários. Eu mesmo levei um por perguntar com toda educação se a falta cometida não tinha sido para cartão. Quem fez a falta não levou, eu levei”, conta Ivan.
Zezé
“Um jogo extremamente difícil, uma equipe bem montada, com excelentes jogadores e que vem sempre buscando de forma organizada chegar ao objetivo. Tenho um carinho enorme pelo 7 (foi o técnico vice-campeão em 2022) e agradeço pela oportunidade que tive lá, me fez crescer muito também. Jogaremos em casa a primeira partida, precisamos estar preparados, ter paciência e eficiente em todos os aspectos. Precisamos fazer uma grande partida e contar com apoio do nosso torcedor para termos chance”, projeta Zezé e sobre o duelo contra o Lessa: “Amigo e irmão, foi quem me ensinou e ensina muito ainda, sem ele não entenderia a metade”, explica. Sobre o time, está montado, no lugar do Neném vai jogar o Will e volta o Bolinho na lateral.
7 de Setembro
Na ausência do Lessa, o 7 vai ter a beira do gramado a dupla Duda e Son. O motivo do técnico oficial do time braçonortense não poder estar no jogo é porque ele também dirige o time Sub-17 da OTG Deportes no Estadual Sub-17, que tem jogo no Catarinense contra a Caçadorense. Foi cogitado até a possibilidade de um transporte aéreo, mas sem sucesso. Mas as instruções serão dadas. “Vou deixar para a dupla Duda e Son o que queremos dentro das dificuldades que teremos em Rio Fortuna. Acho que temos um elenco que nos obriga a querer vencer, mas futebol é dentro das quatro linhas. Se não der, me contento com o empate”, disse o Lessa.
Arbitragem e escalação
Duda, auxiliar de Fernando Lessa, fala sobre a arbitragem e a possível escalação. “Tivemos muitos problemas com a arbitragem, não só nos empates, mas também nas vitórias. E também vimos em outros jogos que acompanhamos. Alguns árbitros desqualificados. Não queremos erros a favor e nem contra. Conversamos internamente e decidimos que a partir de agora vamos focar no nosso time e não temos preocupação nenhuma, só queremos que daqui para frente o nível melhore. Quanto à escalação, não vamos contar com o Matheus Laguna, que deslocou o ombro no jogo contra o Santa Rosa, no mais, time completo”, explica.
Minha opinião
O jogo é superdifícil para o Municipal, time que mais vi jogar. O problema do time riofortunense tem sido a manutenção do ritmo, pois oscila demais. Em determinados momentos da partida apresenta um futebol de qualidade, em outros desaparece e isto tem tudo a ver com o seu setor de meio campo. Contra o 7, se não tiver intensidade nos 90 minutos vai sair de campo derrotado. O 7 não se apresentou bem nos jogos fora do Lauro Koch, mas qualidade para sair de campo com os três pontos não falta. O Lessa já me falou duas vezes, que se não der para vencer, o empate está bom. Repetição das semifinais de 2022, só que naquela ocasião os dois times eram diferentes.
Sobre arbitragem
Poderia citar outros exemplos, mas vou me ater a três reflexões. A primeira, joguei bola a vida toda, ou trabalhei no esporte e presenciei a evolução do nosso esporte amador. Quem é da minha idade, 65, ou já passou dos 40 anos, vai concordar comigo. Será que naquele tempo jogávamos sem braço? Alguém lembra de um adversário se jogando no chão após uma disputa de bola com o braço tocando no adversário, ou nem tocando e ficando caído no chão e o árbitro precisasse parar o jogo? Pois então, hoje em dia é o que mais acontece num jogo de futebol. Os nossos jogadores amadores estão vendo isso todos os dias e foram contaminados. Está virando cena corriqueira, sempre tentando prejudicar o adversário, que na maioria das vezes não fez nada, só tem a culpa de ter nascido com braço. E tudo estoura no árbitro.
Segunda
Será que no nosso tempo os goleiros não defendiam bola? Todos os chutes certos eram gols? Pois é, hoje em dia, cena comum em praticamente todos os jogos. Goleiro faz uma defesa difícil e fica esperando atendimento. Se o time está ganhando, então a dor aumenta em proporção. No nosso também é fato corriqueiro, influenciado pelo que vimos todos os dias na TV. E tudo estoura no árbitro. Ou seja, eles erram, mas não estamos colaborando em nada para que tenham paz e possam desempenhar sua função com tranquilidade.
Terceira
Esta terceira reflexão realmente não tinha no nosso tempo, a função de comentarista de arbitragem. Uma vergonha o que estes ex-árbitros estão fazendo. Falando mal de colegas, comentando lances que veem trezentas vezes como se nunca tivessem errado. Vou parar por aqui, pois este assunto me enoja.
Aberto de Futsal de GP
Na rodada da última sexta-feira foi para o espaço a invencibilidade do Barbearia Edy 20/Atlético São João no Aberto de Futsal de Grão-Pará. Bastante desfalcado e contra o Insanos contando com a volta do Luciano e do Gabriel Fraga, acabou derrotado por 0 a 6. No outro jogo da noite no Ginásio Pedro Ivo, nas estreias do Gava e Antonio, um ala canhoto muito bom, o Stang FC/Granjas DG finalmente venceu, mas não foi uma atuação boa, pois tomou muitos gols do desfalcado Portelinha FC, 9 a 6.
Próxima rodada
A bola vai voltar a rolar no Aberto de Futsal de Grão-Pará nesta sexta-feira, 22, quando teremos dois jogos no Ginásio Pedro Ivo. As 20h jogam Portelinha FC X 3M FC e as 21h o embalado Cachorrada EC X Barbearia Edy 20/Atlético São João. Na terça-feira, 26, as 20h, teremos Magnatas FC X Stang FC/Granjas DG e as 21h 3M EC X Cachorrada. Neste momento o G4 é ocupado por Barbearia Edy20/Atlético São João com 9 pontos, Stang FC/Granjas DG e Insanos estão com 7 e o Cachorrada EC tem 6.
Suíço de RF
Numa rodada de três jogos e nove gols, foi dado a largada na última terça-feira no Municipal de Futebol Suíço de Rio Fortuna. Os jogos aconteceram no Campo Sintético Rocha Esportes e no jogo inaugural tivemos Agro Rural 9 a 3 Peladeiros, depois jogaram Barrinha 2 a 1 Madruga e por fim Quinta Show 1 a 2 Boleiros. Na próxima terça a segunda rodada, no Centro Esportivo Multi Vitta, começando as 19h com Alfa Sat/Serra Geral X SER Figueira, depois jogam Peladeiros X Barrinha e encerra com RB São Maurício X Agro Rural.
Decisão em SL
Tamoeiro X Salézius entram em campo e decidem nesta sexta-feira, 22 de setembro, a partir das 20h30min, na Associação Cuzidos, o título do 10º Campeonato Municipal de Futebol Suíço Livre de São Ludgero – edição 2023 – taça “Adilson Becker”. Antes, às 19h30min, Bicão x Galvane disputam quem ficará com o terceiro lugar. A competição iniciou com 17 equipes, divididas em três chaves. A organização e realização é da Prefeitura de São Ludgero/Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio da Comissão Municipal de Esportes (CME). Fonte: Bertoldo Weber
Copa Best Of The Best
São Ludgero sediará neste sábado, 23 de setembro, a partir das 14h, no Ginásio da Afai, a 20ª edição da Copa Best Of The Best de Karatê. O evento é uma realização da Associação São Ludgero de karatê, comandada pelo professor Júlio de Jesus, com participação da Federação Catarinense de Karatê - FCK e o apoio da Administração Municipal de São Ludgero, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes/Comissão Municipal de Esportes (CME), e a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero). Até o momento estão confirmados atletas de São Ludgero, Armazém, Braço do Norte, Pedras Grandes, Treze de Maio, Criciúma e Tubarão.
Fonte Bertoldo Weber
Novo espaço
A partir desta semana, quando tivermos jogos decisivos na região e que possa estar presente, ou acompanhar, vou fazer uma nova Coluna, a “Pós-Jogo”, com informações e opiniões dos envolvidos e, claro, também vou dar meus “pitacos”. Por enquanto o Regional da Liga Verde Vale vai ser prioridade, mas não impede que outros campeonatos, ou assuntos, estejam em foco. A ideia é que toda terça-feira esteja no Site da Folha. Boa leitura!
Os mata-mata
Um campeonato é dividido em fases, a maioria em três - classificatória, semifinal e final. Está ficando comum a inclusão dos jogos de mata-mata, ou eliminatórios, normalmente jogos interessantes, assim como são as semifinais, devido ao fator decisivo. Perdeu se despede. São também os mais complicados para a arbitragem, um assunto que tem rendido muitos comentários, infelizmente.
Municipal classificado
Um dos jogos do mata-mata da Liga Verde Vale, realizado no último sábado em Rio Fortuna, foi entre AER Municipal e Grão-Pará. Duelo do mais vezes campeão da competição, contra um estreante. E a vaga ficou com o mais experiente. Um jogo com lances que vão ser lembrados por muito tempo, principalmente os minutos finais e acréscimos.
Só o jogo
Deixando a arbitragem mais pra frente, vamos falar sobre o que aconteceu na partida. O técnico Zezé de novo não contou com o lateral Bolinho, em lua de mel, improvisando o Will na direita. O restante do time foi o considerado titular. Acompanhei um jogo da equipe do Grão-Pará, em Gravatal, onde o diretor e principal responsável pela montagem do time, o Dirceu Mendes, me disse logo após a classificação que houve mudanças em todos os jogos e não havia um time considerado titular. Mas o fato é que o técnico Mão não contou com o seu centroavante, o Pepe e meio que improvisou o Matheus Padaria na função, revezando com o Geraldinho. O Raul pela direita.
Parou na hidratação
O primeiro tempo foi interessante até a parada para hidratação. O Municipal chegou duas vezes na cara do gol em lançamentos do meio campo, que funcionava bem, com o Maninho e Gauchinho se aproximando, na frente o Pezão fazendo o pivô e o Pim levando perigo ao goleiro Iando. O Grão-Pará também teve seu momento de domínio. Raul (foto) duas vezes, o zagueiro Maicão e o meia Kinhão fizeram o goleiro Costela trabalhar. Teve a parada para hidratação e o restante do primeiro tempo foi morto.
Emoções ao extremo
Logo no início do segundo tempo o volante Neném recebeu o segundo amarelo e foi expulso pelo árbitro da partida. Mesmo assim o jogo continuou equilibrado, sem o Grão-Pará aproveitar o fato de estar com um jogador a mais. Bola parada, cobrança do volante Douglas, gol do zagueiro Peu. Atrás no marcador, Grão-Pará criou coragem e Raul empatou. Um belo gol! Decisão chegou aos generosos acréscimos. Novamente bola parada, Douglas cobrou na cabeça de Peu, que recolocou o Municipal na frente. Resolvido? Não, bola lançada na área, Maicão fez o pivô, gol do Eduardo. Bom, agora está resolvido, vamos para as penalidades? Não, pênalti em cima do Lorran, Caco cobra, faz 3 a 2 Municipal e resolveu a classificação.
Reclamações
Houveram outras reclamações, mas as principais, o Municipal reclama da expulsão do Neném e o Grão-Pará da penalidade que decidiu o confronto. O Neném foi expulso, quando já tinha cartão amarelo, recebido por reclamação. Teve um choque com o zagueiro Maicão, eu não estava longe do lance e o barulho que escutei foi de bola prensada, aparentemente sem motivo para expulsão. O árbitro estava bem próximo. Na minha opinião a expulsão foi em função do contesto. Depois que levou o cartão amarelo, o Neném continuou reclamando e naquela hora o árbitro não deixaria passar nenhum motivo para expulsá-lo e com o grito do Maicão, ele não teve dúvida, deu o vermelho. As vezes o jogador não se ajuda.
Reclamação 1
No lance reclamado pelo Grão-Pará, pênalti em cima do Lorran, cometida pelo Escovinha, também estava perto do lance e na hora a minha reação foi de pênalti. Não precisava, pois, o atacante do Municipal estava indo para fora da área e o jogador do Grão-Pará foi no mínimo imprudente.
Zezé, o vidente
Quando o Zezé substituiu o Maninho, colocando em seu lugar o Caco, seu pensamento foi de segurar o empate e o substituto bater um dos pênaltis nas cobranças pós jogo. Atirou no que viu e acertou no que não previa. O Caco teve a missão de decidir a classificação nos acréscimos e fez com maestria, goleiro para um canto, bola para o outro.
Confusão
A decisão da vaga, além nos minutos de loucura, teve também a confusão, onde o principal envolvido foi o Neném. Houve uma falta bem próxima aos vestiários, gerou um pequeno tumultuo e o Neném, que havia sido expulso, mas ainda estava no vestiário, entrou em campo e se desentendeu, primeiro com o Lessinha, que também foi expulso no lance, e depois com o Adavilson. Foram minutos para conseguir conter o jogador do Municipal.
Era para estar ali?
E a pergunta que fica é: o Neném podia estar no vestiário, ou era para estar do lado de fora do alambrado? No futebol profissional, com outra estrutura, o jogador vai para o vestiário, pode ficar lá, mas não pode chegar à beira do gramado. No amador é solicitado ao jogador que fique do lado de fora do alambrado.
No pós-jogo
Conversei com o Rui Celso Heidemann, o Bila, logo após o jogo, durante a janta, sobre dois assuntos. Um com relação a não presença da ambulância no estádio, o que mostrou ser necessário em alguns jogos durante a competição, principalmente na abertura em Armazém, onde não havia ambulância e no domingo, em Santa Rosa de Lima, onde havia ambulância e os jogadores foram prontamente atendidos. O outro assunto foi com relação aos cadeados. Do lado onde fica o vestiário dos árbitros e os delegados da partida normalmente não há torcedores, mas aquele próximo ao vestiário dos jogadores tem que ficar no cadeado. Na verdade, o certo é os dois.
Classificação do SRL
A SER Santa Rosa de Lima fez valer seu fator casa, onde ainda não perdeu pontos, para eliminar o EC Mar Grosso. Não fui no jogo, acompanhei alguns lances pela Top TV Sports, mas junto com a decisão da Copa do Brasil, então sem muita atenção. O Santa Rosa bem postado em campo, sua zaga, com Diamante e Luiz, não tinha vergonha de dar chutões e usou seu lado direito para buscar a vitória, lado onde o técnico o técnico Zizo improvisou o Juli, por não poder contar com o Luciano, fora devido aos cartões amarelos. E foi pelo lado direito, primeiro com Ismael e depois com Hialison, com a participação decisiva do Petry no segundo gol, que o Santa Rosa fez os 2 a 0. Arbitragem tranquila.
Semifinais
Vamos ter nas semifinais o repeteco dos jogos de 2022, com o Municipal enfrentando o 7 de Setembro e o Santa Rosa de Lima tendo em seu caminho novamente o Morro do Boi. É a chance da equipe de Rio Fortuna e de Santa Rosa vingar a desclassificação. As equipes de Braço do Norte e de Armazém vão tentar repetir a decisão do ano passado.
Zizo
Falei nesta segunda-feira com o técnico Zizo, comandante do Azulão, sobre a situação do Lukinha, que saiu do gramado na ambulância e sobre a eliminação. Estava bem tranquilo, sabendo que tentou, junto com a diretoria fazer o melhor pelo time. Um bom número de torcedores do Mar Grosso foi a Santa Rosa de Lima e alguns deles pela primeira vez e só possível pela coragem de entrar na competição regional. A única reclamação do Zizo foi na questão comprometimento dos jogadores. Com a desclassificação do Azulão, pelo segundo ano consecutivo são Ludgero não terá um representante nas semi.
Sobre os jogadores
Quanto à situação de saúde dos jogadores que se chocaram, cabeça a cabeça, ambos passam bem. Segundo o Zizo, o Lukinha quebrou dois dentes, foi levado ao hospital e depois a um cirurgião dentista e já foram feitos os implantes. Ele mesmo postou no grupo que está tudo certo. Sobre o Danilo, outro jogador envolvido, falei com o Fabricio Schmitz, que disse que ele levou dois pontos na cabeça, ficou em observação pela dor que sentia, mas foi liberado ainda no domingo. Menos mal!
Parabéns ao Santa Rosa
A presença de uma ambulância nos jogos da Liga Amadora Verde Vale de Futebol não é obrigatória. Mesmo assim a diretoria da SER Santa Rosa de Lima, em parceria com a Secretaria da Saúde, com autorização do Prefeito Salesio Wiemes, sempre colocou uma ambulância de prontidão nos jogos. Isto é prevenção. Parabéns!
A direção da Liga Amadora Verde Vale de Futebol (LAVVF), na pessoa de seu presidente Anoir Boeger, resolveu homenagear, na edição de 2023 da sua principal competição, o Regional Adulto de Futebol, o riofortunense Rui Celso Heidemann, o “Bila”, que tem sua história de vida ligada ao esporte, tanto local quanto regional. Na década de 1980, tive bastante contato com o Bila, primeiro jogando futsal, no Municipal de Rio Fortuna, onde joguei contra com a camisa da cooperativa e, depois, juntos, ganhamos a competição com a camisa da Madeireira Ricken. A quadra era de cimento, a mesma que ainda hoje serve para a garotada brincar durante os jogos da Associação Esportiva e Recreativa Municipal. Na época, já morava em Santa Rosa de Lima e o Bertilo Heidemann, irmão do Bila, que depois viria a ser prefeito de Santa Rosa, hoje falecido, levava, para os jogos, o Barreiro, policial e irmão do radialista Arilton Barreiros e eu.
Assisti também o Bila jogando futebol de campo. Algumas partidas no time titular do Santa Rosa e outras do veterano. Nos tornamos amigos e minha maior admiração por ele era a organização. Poucos da região têm a história de seu primeiro time do coração, no caso o Municipal, documentado. Seu segundo time é o Vasco da Gama. Bila nasceu no ano de 1959, hoje com 64 anos, 51 deles foram ligados ao esporte como jogador e dirigente. De 1971 a 1974, vestiu a camisa do aspirante do Florestal e, de 1976 a 1979, foi jogador titular do Marcenaria, clube já extinto. De 1980 até os dias atuais, tem se dedicado ao AER Municipal, primeiro como jogador, depois dirigente e, por 18 anos, ocupa o cargo de presidente.
“Causos” do atleta Bila
Humberto Vanderlinde, na atualidade morando em Joinville, jogou grande parte de sua infância com o Bila e lembra de algumas histórias do riofortunense. “O distintivo do Municipal era verde e amarelo. O Bila vascaíno e eu santista, elaboramos uma bandeira e decidimos fazer o distintivo no formato do Avaí, pois o Bila também tem simpatia pelo clube da Capital, mas nas cores preto e branco e mudamos a camisa também. Acho que até hoje ninguém sabe desta história”.
Outra passagem lembrada pelo Humberto: “Em 1982, íamos participar dos Jogos da Primavera do Seminário (Joprise), em Tubarão. Um dia antes, fomos num baile na Gabiroba. Não deu bem certo com a namorada e o Bila, que não era acostumado a beber, passou do ponto. Fui atrás dele, demorei para encontrá-lo, mas alcancei. E seguimos caminhando a pé até Rio Fortuna. Chegamos à 7h, pensamos em ficar em casa, mas não deu. Fomos para o torneio no seminário. Jogamos vários jogos e só fomos derrotados na semifinal, nos pênaltis”.
Como era o jogador
Colega de time, colega na diretoria do Municipal, Luizinho descreve o jogador Bila. “Para mim, ele foi um dos melhores que vi jogar. Era completo, disciplinado, bom de passe, jogava em várias posições, enfim... Muitas vezes, tínhamos que chamar a atenção dele, pois apanhava dos adversários e continuava só jogando bola. Não era fominha e organizava o time. Queria ver a bola correndo. Era um exemplo de jogador”.
Humberto: “Ele era nosso cabeça de área, o central, o distribuidor de bola. Jogava quieto, não reclamava de árbitro. Quando um colega errava, ao invés de xingar, incentivava. Enfim, um cara exemplar”. Hilário Herdt: “Falar das qualidades do Bila como pessoa e jogador é fácil. Joguei muito tempo com ele e afirmo que foi o melhor que vi jogar e só não foi para o profissional porque fugiu da concentração do Avaí”.
Importância do Bila para a Liga
Anoir Boeger, presidente da Liga Verde Vale: “O Municipal é clube fundador da Liga e a única equipe que disputou todas as edições da competição. O Bila tem muito a ver com isso, pois sempre foi o que fez mais força para que o time não ficasse de fora. Sempre deu preferência aos campeonatos da Liga e, com certeza, sem ele, teria anos que a competição não seria realizada. Chegou a fazer convites a outras equipes para que houvesse o campeonato. A homenagem que estamos fazendo este ano, Liga e demais equipes, é o reconhecimento e agradecimento por tudo isso”. Foi campeão do Municipal de Rio Fortuna jogando pelo Barrinha, campeão em Braço do Norte pelo Madureira, atuou ainda pelo São José/BN, América de São Martinho e União de Armazém. Jogou nas Ligas Verde Vale, Tubaronense (LTF) e de Lauro Müller (LLMF), onde foi bicampeão da Categoria Junior nos anos 1987 e 1988.
“O maior patrimônio de uma equipe são as pessoas, que fizeram e fazem parte de sua história. Importante também é sua Sala de Troféus, pois são eles que provam a existência do time e contam sua história. Por último, a sua estrutura física, campo e sede”, destaca Bila.
Números do jogador Bila
Bila lembra com orgulho de alguns feitos na sua carreira de jogador. Seu primeiro gol com a camisa do Marcenaria foi contra o São Paulo, do Povoamento, Anitápolis; balançou a mesma rede cinco vezes num jogo contra o Cafezinho, do Rio Café, Rio Fortuna; seu gol de falta mais bonito foi contra o Olaria, do Oratório, pelo Regional da Liga de Lauro Müller; e os dois gols que fez em Criciúma, num amistoso contra o Juniors do Tigre.
Também fez história no Futsal, defendendo a CME de Rio Fortuna durante 17 anos e disputando campeonatos organizado pela mesma, onde foi campeão municipal pelo Foto Nack e Açougue Silva.
Jogador com faro de gol, o riofortunense estima que fez 326 gols vestindo a camisa da AER Municipal e 48 por outros clubes; como jogador do Marcenaria e dirigente do Municipal, foram 753 jogos e, por outros clubes, atuou 147 vezes. Clube fundador da Liga Amadora Verde Vale de Futebol, uma caminhada que começou no ano de 1996, ano de seu primeiro título na competição, seguiram-se mais seis conquistas na Categoria Adulto, anos de 2002, 2004, 2011, 2012, 2016 e, em 2018, levantou a taça do Heptacampeonato. Detalhe, as taças de 2011 e 2018 levaram o nome do seu município, Rio Fortuna.
O Municipal também marcou “terreno” nos campeonatos de base da Liga Verde Vale. Bicampeão Mirim, Bicampeão Infantil, Campeão Sub-11, Campeão Sub-14, Campeão Aspirante, Vice-campeão Mirim, Vice-campeão Feminino Adulto e Vice-campeão Infantil.
Agradecimentos
“Gostaria de agradecer à direção da Liga Verde Vale e aos clubes pela indicação do meu nome para a taça e também destacar o trabalho da imprensa na divulgação do campeonato. Minha gratidão a todos que fazem parte da Associação Esportiva e Recreativa Municipal e a todos os desportistas da região. Estou convicto que sempre procurei fazer o melhor pelo esporte do meu município. Meu muito obrigado! E a história continua”, finaliza o homenageado.
Fatalidade
Grão-Pará ficou chocada com a notícia do falecimento do Múcio Squizatto, 57 anos, ocorrida na tarde de domingo, 10 de setembro, devido a um câncer. A notícia de seu passamento foi o principal assunto nas redes sociais, com muitas notas de pesar dos seus amigos. Empresário, dono de despachante e autoescola, muito bem relacionado no município, de família tradicional e desportista. Se perguntasse quem era o Múcio para a maioria da população de Grão-Pará, a definição quase geral seria: um cara divertido, honesto e capaz de levantar o astral de qualquer um que se aproximasse dele. Fui aluno da mãe dele, a dona Olímpia; joguei com o pai dele, o seu Cidinho, um dos melhores centroavantes que vi atuando; levantei muitos troféus com o irmão dele, o Marcinho; na fase dos 15 anos, eu jogava no titular do Brasileirinho FC, ele, mais novo, no aspirante; joguei contra e a favor no futsal; jogamos juntos num campeonato municipal em Rio Fortuna; e participamos do início do Clube dos 20, um clube veterano de Grão-Pará. Sempre foi um incentivador do esporte, com patrocínios e com sua presença no Ginásio Pedro Ivo Campos. Partiu para ocupar seu lugar ao lado do pai, deixa uma lacuna quase impossível de ser preenchida e uma tristeza imensa nos amigos e familiares.
A edição 2023 do Municipal de Futsal de Gravatal será prestigiadíssima. Nada menos do que 12 equipes vão brigar pelo título, divididas em três chaves. A bola está prevista para rolar no dia 6 de outubro e já está certo que o jogo de abertura será entre os finalistas da última edição, Freitag X Pneus Gravatal. Na chave A ficaram Amigos do Franciel, Amélia Uniformes, Padaria Pão do Céu/Farmácia Bem Estar e Frente e Verso; na Chave B CTLopesJJ/Farmácia do Noi, GP Sinalização/Farmay, Grupo Rope/Arte de Tecer e mercado Marizene; na Chave C Freitag/Agropecuária Gravatal/SEED, Pneus Gravatal, Caeté e Lenke Automação. Cada equipe vai poder inscrever três estrangeiros, dois de linha e um goleiro.
Interempresas do Pinheiral
Três jogos darão sequência ao Campeonato de Futsal Interempresas do Pinheiral nesta sexta-feira, 15 de setembro, todos no Ginásio do Pinheiral. As 19h30min, buscando a primeira vitória, o D’Perone terá pela frente o Frigorífico Braçonortense, que busca recuperação após derrota para o Roanna. As 20h30min, teremos Mercado Vandresen/Bar do Bicudo X Frigorífico Luchtemberg, ambos vindo de derrotas; e fechando a rodada, as 21h30min, vão jogar Stapazzoli X Embutidos Pinheiral, jogo que vale a liderança da Chave B.
Feminino em SRL
Balançando as redes em quatro oportunidades, Elen foi a destaque na goleada do RBN (foto) sobre o Renegadas FC por 8 a 0 na rodada do último fim de semana do Campeonato Aberto de Futsal Feminino de Santa Rosa de Lima. Completaram o placar Izabela (2), Marianne e Villiani. A rodada teve também a apertada vitória do São Bonifácio sobre o Amigas do Lei/DME de Anitápolis; Marcela fez 1 a 0; e a Locritur (foto) venceu o Santo Antonio por 5 a 0, gols da Gabriela (2), Isabela e Rafaela (2).
Próxima rodada
O Aberto de Futsal Feminino de Santa Rosa de Lima vai seguir neste domingo, 17, no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho. As 18h jogam Santo Antonio X São Bonifácio; as 18h45min teremos Santa Rosa de Lima X Renegadas FC; e as 19h30min se enfrentam Amigas do Lei/DME de Anitápolis X RBN.
Veteranos em SRL
Cinco equipes brigam pelo título do Municipal de Futsal Veteranos de Santa Rosa de Lima. Seis partidas já aconteceram e nesta sexta-feira, 15, vão jogar no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho, a partir das 20h, Construlima X Manchester Máster e as 21h Barbearia do Budu X Posto Santa Rosa. A classificação tem na liderança Construlima e Orgânicos Soares (foto) com 6 pontos, Manchester Máster tem 4, Posto Santa Rosa 1 ponto e na lanterna, sem pontuar, está o Barbearia do Budu.
Meio Rural de RF
Bracinho e Rio Bravo Baixo seguem na briga pelo título do Campeonato de Futsal Integração do Meio Rural de Rio Fortuna. Nos jogos eliminatórios realizados na última sexta-feira, 8 de setembro, o Bracinho foi melhor, venceu por 4 a 2 o São Mauricio e nas semifinais, que acontecem já nesta sexta-feira, 15, vai enfrentar o Rio dos Bugres, partida marcada para as 20h30min; já o Rio Bravo Baixo atropelou o Rio Otília, 8 a 2 e terá pela frente nas semifinais o Barrinha, as 19h30min, também nesta sexta. Ambos os jogos no Ginásio Aloísio Willemann.
Abrax em Criciúma
O Centro de Convivência da Terceira Idade, localizado no bairro Próspera, em Criciúma, recebeu no último sábado, 9 de setembro, o Aberto Sul Catarinense de Xadrez Rápido, evento que contou com a participação de 110 atletas, dos municípios de Braço do Norte, representado pela Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax, presente com 18 enxadristas, mais Sombrio, Araranguá e Criciúma. Um torneio oficial, valendo pontos para o ranking internacional. A organização foi do Clube de Xadrez de Criciúma. Destaque para o título no Sub-8, o terceiro lugar do Miguel, somando 100 pontos no ranking internacional e Juliano Gamos, no torneio aberto.
Suíço de GP
A estreia do Deck 06 no Municipal de Futebol Suíço de Grão-Pará não foi do jeito que esperava. Perdeu de 0 a 3, menos mal que o adversário foi o bom time do Borussia FC. Os gols foram do Luiz Carlos e dois do Morgan, o craque do jogo (foto). No outro jogo realizado na tarde do último domingo, no Campo do Cleber, o Braço Esquerdo saiu na frente, mas parou e foi atropelado pelo Dedis Di João, 1 a 6. Edilson fez o de honra, a virada veio com gols de Denis (2), o bom de bola Eduardo também fez dois e foi eleito o craque do jogo (foto), Igor e Valter. ]
Próxima rodada
Neste domingo, 17, seguem as emoções do Futebol Suíço de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Cergapa. Serão mais dois jogos no Campo do Cleber, início as 15h, com Arsenal FC X Capivaras FC/Bar do Pitita e as 16h jogam Atlético São João X ANP FC. O Atlético São João lidera a Chave A com 6 pontos, seguido do Bugius FC com 4; na Chave B o líder é o Borussia FC com 6 pontos e o Dedis Di João tem 4.
Aberto de Futsal
Tivemos duas rodadas sensacionais no Aberto de Futsal de Grão-Pará, com muitos gols, vitórias apertadas e, principalmente, dois resultados inesperados envolvendo o ótimo time do Stang FC/Granjas DG. “Ótimo” só no papel, pois nas atuações estão deixando e muito a desejar. Na sexta-feira, na estreia do Jardel, até fez um primeiro tempo razoável contra o Insanos FC, mas perdeu o gás e cedeu o empate (5 a 5); e poderia ter sido pior, não fossem os milagres do goleiro Dener.
Seguiu o martírio
Confesso que fui ao Ginásio Pedro Ivo na última terça-feira pensando em ver um pouco do jogo entre Stang FC/Granjas DG e Cachorrada FC. Não deu para arredar o pé do ginásio, tamanha a intensidade do jogo. O Stang sem Jardel, mas contando com a estreia do Kapa. Quem foi ver o Adavilson, Juninho, Vaninho, Pakito, Matheus Padaria, Kapa, Marcelo e Café, junto com o goleiro Dener, utilizados pelo técnico Ganda na partida, que ainda tinha no banco o Renato, Café e Rodriguinho, acabou vendo o goleiro Nícolas, eleito o destaque do jogo (foto), Lucas, Laipa, Leandrinho, Eduardo e principalmente o Braian. O Cachorradas esteve sempre à frente no placar e venceu merecidamente por 6 a 5, com o Juninho metendo uma bola por cima do gol quando faltava 1seg para o término da partida. Foi emocionante!
Mobilizado
Depois do empate frente ao bom time do Insanos, que falo mais à frente, houve uma mobilização entre diretoria, comissão técnica e jogadores do Stang/Granjas DG. Mas nem assim o time correspondeu. É natural que os adversários joguem no limite, com sangue nos olhos, quase sempre pensando em perder de pouco. Contra o Cachorradas várias vezes se viu jogadores “ralando a bunda” no chão, querendo mostrar raça, mas sem prestar atenção nas qualidades do time adversário. Será que, com a inscrição do Saraiva, que vai estar em quadra na próxima terça-feira, o time vai andar?
Novos talentos
Está surgindo uma nova safra de jovens talentos e isto é visível nos jogos do Aberto de Futsal de Grão-Pará. No 3M FC temos muitos exemplos disso (Morgan, Caio, Kauã, Rian, Luiz, o goleiro Lucas José, João Vitor...) e no Cachorrada também. O que fez o Braian na terça foi digna de registro. No Insanos tem Otávio, o Henrique, no Barbearia Edy 20 o Rian Serrano, no Stang o Marcelo, enfim, são jogadores que estão começando a trilhar o caminho do sucesso, se não em times profissionais, mas certamente no nosso amador.
3M FC
A caminha da garotada do 3M em busca de uma vaga entre os quatro melhores da fase de classificação começou na última terça, quando venceu o Insanos por 6 a 3. Até ali a equipe havia enfrentado as duas equipes que se imagina vão estar nas semifinais, o Barbearia Edy 20/Atlético São João, líder com 9 pontos e o Stang, terceiro colocado com 4 pontos. Contra o Insanos não achei que o time foi bem, pois foram muitas tomadas de decisões erradas, muitas bolas negadas aos colegas de time e o placar só foi construído pelas atuações dos goleiros. O ala Luiz foi eleito o craque do jogo (foto)
Insanos
O Insanos que empatou contra o Stang/Granjas DG na sexta e o Insanos que perdeu para o 3M foram times diferentes. Na sexta a chegada dos sãoludgerenses Luciano e Murilo acrescentaram muita qualidade ao time, que teve mais opção de banco. Na terça eles não vieram e também faltou o Henrique.
Próximos jogos
Faltam três rodadas para conhecermos os semifinalistas do Aberto de Futsal de Grão-Pará. Nesta sexta-feira, 15 de setembro, no Ginásio Pedro Ivo Campos, as 20h, vão jogar Barbearia Edy 20/Atlético São Joao X Insanos e as 21h Stang FC/Granjas DG X Portelinha FC, que agora conta com o pivô Juninho. No dia 19 de setembro, terça-feira, as 20h, jogam Magnatas FC X Stang/Granjas DG e as 21h 3M X Cachorrada FC. O G4 tem Barbearia Edy 20/Atlético São Joao com 9 pontos, Cachorrada tem 6, Stang/Granjas DG 4 e Portelinha 4 pontos. Completam a lista o Insanos 4, Magnatas 4 e o 3M FC com 3 pontos.
Liga Verde Vale
Neste fim de semana os nervos vão estar à flor da pele. Não existe margem de erro, a derrota significará a eliminação do Regional da Liga Amadora verde Vale de Futebol – LAVVF, dando adeus a Taça Rui Celso Heidemann, o Bila. Em caso de empate, definição em cobranças de penalidades. No Sábado, em Rio Fortuna, o Municipal recebe o Grão-Pará e quem passar vai enfrentar o 7 de Setembro nas semifinais e no domingo, em Santa Rosa de Lima, o Santa Rosa terá pela frente o EC Mar Grosso e o classificado vai jogar nas semi contra o Morro do Boi. Os dois jogos marcados para as 15h30min.
Tem favorito?
Os números do campeonato na primeira fase foram favoráveis aos mandantes, o que não é nenhuma novidade. Só que agora é jogo único, mata-mata, é uma outra situação, que influencia no mental dos jogadores. Não existe margem de erro, aliás, um fator que pode ser determinante na classificação, ou desclassificação, das equipes.
Falando em erro
Na vitória do Municipal sobre o Mar Grosso aconteceram duas situações interessantes, irritando os torcedores das duas equipes. Uma foi a fraca atuação do Mar Grosso na etapa inicial e a outra foi a substituição do volante Neném do Municipal. No intervalo, após as falhas de um dos zagueiros (para mim foram duas dele e uma do lateral), o técnico Zizo fez a substituição e acertou a defesa. Após o jogo ficou sabendo que o zagueiro em questão havia chegado em casa da balada as 8h da manhã e os torcedores, sem saber disso, descontaram a raiva para cima do treinador.
Falando em erro 2
Como estava perto, ouvi boa parte das instruções do técnico Zezé aos seus jogadores no intervalo. Usou os 15min para corrigir a marcação no seu lado direito, por onde desfilou o Luciano, criador do lance que resultou no gol do Mar Grosso no primeiro tempo. Começou o segundo tempo e o volante Neném, destaque em todos os jogos da equipe, sofreu uma falta e alguém do time gritou pedindo substituição. Zezé, escutou e não fez nada. Em seguida o volante caiu novamente e então o Zezé, imaginando que ele realmente precisava sair, fez a mudança. O Neném, que não queria e não precisava sair, esbravejou e xingou todo mundo e os torcedores incrédulos colocando a culpa no treinador pela substituição.
Reservas ligados
Durante o intervalo, na hora que o Zezé tentava corrigir os erros do seu setor defensivo, pois no ataque a equipe estava muito bem, os reservas do Municipal foram bater bola e não escutaram o que o técnico viu de errado no primeiro tempo e planejou para corrigir. Na hora das substituições não dá tempo de falar muita coisa. Seria bom que eles ouvissem, falo isso no geral, pois é o que acontece com todos.
Reclamação
Após o jogo, triste com a derrota, mas contentes com a classificação, ouvi algumas reclamações dos torcedores do Mar Grosso que foram a Rio Fortuna, reclamação também corroborada pelo técnico Zizo. O motivo foi a anulação do gol feito pelo centroavante João Pacheco. Vi o lance várias vezes, num vídeo do Canal CN, que o Zizo me mandou e não tem como afirmar que foi impedimento, ou não foi. Foi um lance ajustado e o ângulo da câmera não esclarece, portanto não tem como crucificar o auxiliar. Concordo com uma outra reclamação do Zizo, que está havendo muita repetição de árbitros e isto não é bom.
Classificação do GP
Após o empate de 1 a 1, resultado que garantiu o Grão-Pará no mata-mata da Liga Verde Vale e a eliminação do Indaial, encontrei com o Dirceu Mendes no portão e logo me falou: - Foi nossa pior apresentação. O empate bastava, por isso, está tudo certo. Mas realmente foi um jogo ruim, não só do Grão-Pará, mas principalmente do Indaial, que jogou em casa, precisava vencer e não produziu nada ofensivamente na etapa final. A Liga deu o prêmio de melhor em campo ao goleiro Iando, do Grão-Pará, mas certamente por falta de opções.
Mudança ofensiva?
O Grão-Pará teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas foi uma posse defensiva. Os zagueiros abriam e entre eles o volante Lessinha distribuía as jogadas, normalmente para o lado, sem objetivo ofensivo. Quando tentava atacar, a bola era perdida e o Indaial contra-atacava com rapidez, normalmente usando o Igor, atacante veloz, de boa estatura, realmente um bom jogador. Na etapa final o técnico Mão tirou o Lessinha e colocou o meia Matheus Padaria, aparentemente uma troca ofensiva. E foi. O Matheus participou dos dois bons lances de ataque do Grão-Pará. Só que também foi defensiva, pois o Kinhão e o Escova se plantaram na frente da área, encaixotaram o Igor e o Indaial não teve mais o contra-ataque.
Interbairros BN
Neste sábado, 16 de setembro, vamos saber quais os bairros vão largar na frente na busca pelo título da edição 2023 do Interbairros de Braço do Norte. O Centro Comunitário São Francisco de Assis recebe a modalidade de Tênis de Mesa, com início às 13h. Não existe limite de inscrição por bairro e a disputa vai acontecer nos dois naipes, masculino e feminino. Haverá premiação para os três primeiros colocados de cada naipe.
Suíço em São Ludgero
Dezessete equipes iniciaram a caminhada pelo título do Municipal de Futebol Suíço de São Ludgero, quatro se classificaram paras as semifinais, que acontecem já nesta sexta-feira, 15 de setembro no campo do Cuzidos, com mando do Tamoeiro, que joga as 19h30min contra o Bicão. Na outra partida da semifinal, com início às 20h30min, o duelo será entre Salézius X Galvane. Os vencedores fazem a final no dia 22.
Voleibol em RF
O Municipal de Voleibol de Rio Fortuna terá sequência no próximo domingo, 17 de setembro, com mais quatro jogos, três pelo masculino e um pelo feminino. Começa às 16h com o jogo entre Fit Word X Vôlei RF (M), depois entram em quadra Supermercado Aline X Vôlei Mix (F), segue com Proinfo Vôlei X Madeireira Ricken (M) e fecha com Vôlei da Quarta X BM Salgados/Laticínios Bloemer (M). Os jogos acontecem no Ginásio Aloízio Willemann.
Classificação
Se os campeonatos de vôlei de Rio Fortuna terminassem hoje, estariam classificados no Feminino as equipes do Agrofata, Vôlei Mix (foto) e Serra Geral, ficando de fora o Supermercado Aline. No Masculino, onde quatro de sete equipes seguirão na disputa, estariam classificados Proinfo Vôlei, Jovens Titans, BM Salgados/Laticínios Bloemer e Madeireira Ricken e ficariam de fora Vôlei da Quarta, Vôlei RF e Fit Word.
Suíço em RF
A CME de Rio Fortuna inicia na próxima semana, com data ainda a definir, o seu Municipal de Futebol Suíço, que terá 10 equipes disputando o título, divididas em duas chaves. No Grupo A estão Barrinha, Agro Rural, Madrugada FC, Peladeiros e RB São Maurício. No Grupo B Rufas City, SER Figueira, Boleiros FC, Quinta Show e Alfa Sat/Serra Geral. Vão ser utilizados dois campos, do Rocha e do Rogério.
Copa Cegero e Coroa
A direção da CME d São Ludgero realizou na quarta, 13, reunião para organizar os dois últimos campeonatos do ano, a famosa Taça Cegero e o tradicional Coroa Bom de Bola de Futebol Suíço. Semana que vem informo o que foi decidido.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312