Santa Rosa de Lima e RBN goleiam na rodada de número três do Aberto de Futsal Feminino de Santa Rosa de Lima, competição organizada pela CME local, em conjunto com o Instituto Adesc. Com gols de Ivania, Luana (2), Marialva e Suziani, a equipe da casa venceu o Renegadas FC por 5 a 0 e pelo mesmo placar o RBN, com gols do trio Isabela (2), Mariane (2) e Yasmim venceu o Bar do Lei/DME de Anitápolis. No outro jogo da rodada do último domingo, 17, as meninas do São Bonifácio venceram o Santo Antonio por 1 a 0.
Classificação e rodada
As meninas do São Bonifácio não têm o habito de marcar muitos gols, em três jogos marcaram apenas 6 gols, mas lideram a competição com 9 pontos em 3 jogos. Ao contrário, as do RBN em três jogos balançaram as redes 14 vezes, estando na segunda colocação com 7 pontos. Fechado o G4, o Santa Rosa tem 6 pontos em dois jogos e a Locritur 4 pontos em 2 jogos. A próxima rodada, neste sábado, 23, no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho, as 19h, vão jogar Locritur X Amigas do Lei/DME de Anitápolis, em seguida RBN X São Bonifácio, valendo a liderança e para fechar a rodada jogam Santa Rosa de Lima X Santo Antonio.
Interempresas do Pinheiral
O Frigorífico Braçonortense não tomou conhecimento da D’Perone e aplicou 6 a 2 no atual campeão do Interempresas de Futsal do Pinheiral. Alisson (2), Anderson (2), Fabricio e Lucas marcaram para o Frigorífico e Leandrinho os dois gols do D’Perone. A quarta rodada, disputada na última sexta-feira, 15, teve ainda a goleada do Frigorífico Luchtemberg sobre o Merc. Vandresen/Bar do Bicudo por 4 a 0, gols de Edivelton, Ivandro Leo, Kathior e Ricardo e a apertada vitória do Stapazzoli sobre o Embutidos Pinheiral por 2 a 1, gols de Braian e Ganso, com Alcides descontando.
Última rodada
A fase de classificação do Interempresas de Futsal do Pinheiral termina nesta sexta-feira, 22 de setembro, com mais três jogos no Ginásio do Pinheiral. As 19h30min jogam Stapazzoli X Frigorífico Luchtemberg, confronto que está em jogo a liderança da Chave B, em seguida jogam Roanna X Frigorífico Frigosil e fecha com Mercado Vandresen/Bar do Bicudo X Embutidos Pinheiral.
Decisão em RF
Barrinha, ou Rio dos Bugres, quem vai levantar a taça do Campeonato Integração do Meio Rural de Rio Fortuna? A final acontece nesta sexta-feira, 22 de setembro, a partir das 20h30min, no Ginásio Aloísio Willemann. Na preliminar, valendo o terceiro lugar, jogam Rio Bravo Baixo X Bracinho. Para chegar à decisão o Barrinha eliminou o Rio Bravo Baixo vencendo por 4 a 2 e o Rio Dos Bugres, após empate em 2 a 2 no tempo normal, venceu o Bracinho nas penalidades, 5 a 4.
“Velhinhos” de SRL
Na partida que estava em jogo a liderança do Campeonato de Futsal Veteranos de Santa Rosa de Lima, o Manchester Máster venceu a Construlima por 5 a 4, chegou a 7 pontos e o adversário estacionou nos 6 pontos, na segunda posição. No outro jogo da 4ª rodada, realizada na última sexta-feira, o Barbearia do Bodu venceu o Posto Santa Rosa por 2 a 1. O vencedor somou seus primeiros 3 pontos e o perdedor ficou com a lanterna, 1 ponto. A próxima e última rodada da primeira fase acontece nesta sexta-feira, 22, no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho. As 20h jogam Orgânicos Soares X Posto Santa Rosa e na sequência Barbearia do Bodu X Manchester Máster.
Suíço de GP
O Arsenal FC segue na rotina de sofrer goleadas. No último domingo, 17, o lanterna do Campeonato de Futebol Suíço de Grão-Pará foi atropelado pelo Capivaras FC/Bar do Pitita por 13 a 1, destaque para a dupla Mateus, 5 gols e Maicon com 3 gols. No outro jogo, o Atlético São João venceu o ANP FC por 3 a 1 e abriu boa vantagem na liderança da chave A. Chegou a 9 pontos, contra 4 do Bugius FC.
Continuação
O Suíço de Grão-Pará segue neste final de semana com duas rodadas. No Sábado, 23, vão jogar no Campo do Cleber, a partir das 15h, ANP FC X Arsenal FC e das 16h Bugius FC X Atlético São João. No domingo, 24, no mesmo local, a partir das 15h, jogam Mercado Corvo Branco/Granjas DG X EC Braço Esquerdo e em seguida Dedis Di João X Deck 06 FC.
Semifinais da Liga
Chegamos a penúltima fase do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF. O que foi feito até aqui está valendo, os técnicos tiveram tempo de observar seus elencos, os jogadores tiveram tempo de conhecer as ideias de seus comandantes, certamente os adversários estão sendo estudados e daqui para frente serão mais dois ou quatro combates, que vão definir quem fica com a Taça Rui Celso Heidemann, o Bila. Os dois jogos neste sábado, 23, as 15h30min.
As campanhas
Os jogos de mata-mata não apresentaram surpresas, pois ficaram com as vagas nas semifinais as duas equipes melhores classificadas na primeira fase em suas chaves. Se tem favorito? Vou dizer aquilo que foi dito no início da competição: pelo elenco, o 7 de Setembro segue como a equipe mais cotada em ficar com a Taça Rui Celso Heidemann. Mas o ano passado também era e sabemos que o final da história não foi feliz para o time de Braço do Norte. Vale a frase tradicional, que certamente será repassada aos jogadores pelo técnico: - Vai ganhar quem erra menos.
SER Santa Rosa de Lima
Vamos ver o que pensam técnicos e dirigentes do confronto entre SER Santa Rosa de Lima X Morro do Boi FC em duas questões: arbitragem, ausências e projeção. Sobre as arbitragens, o auxiliar técnico do Santa Rosa de Lima, Fabricio Schmitz, não tem nenhuma reclamação. “A arbitragem passou despercebida para nós, tanto nas vitórias, como nas derrotas e pelo que vimos até agora acho que não teremos problemas”, declara Fabricio. Quanto ao time, a princípio a única ausência pode ser o Danilo, em função do choque de cabeça que teve com o jogador do Mar Grosso no jogo do mata-mata.
Continuação
O técnico do Santa Rosa de Lima, Hamilton “Gambi” Melo, projeta o confronto contra o Morro do Boi. “Não tenho dúvidas que será um confronto muito difícil, até porque estaremos enfrentando os atuais campeões. Jogam no mesmo padrão em casa ou fora e vamos dar a eles o devido respeito. Mas a SER Santa Rosa também vive um bom momento e conseguimos chegar até aqui por merecimento nosso. O fato de eles não jogar a três semanas pode influenciar no ritmo de jogo, mas não na qualidade. São duas partidas e sabemos que é fundamental ganhar em casa e temos sim a obrigação de fazer o resultado. Até aqui não tomamos gol e vencemos todos os jogos diante de nosso torcedor. Importante que o time está unido, focado e vamos forte para estas semifinais”, finaliza Gambi.
Morro do Boi
Presidente do Morro do Boi e auxiliar do técnico Cesar Wensing, Valdinei Silvano fala do que espera pela frente. “A princípio, time completo. Para nós é um desafio, pois este período que estivemos sem jogar, três semanas, certamente dá uma esfriada e influencia no entrosamento. Não tenho dúvidas que será um confronto equilibrado, vejo que eles sabem jogar em casa, campo pequeno e nosso time não tem se dado bem nesta situação. É mais um desafio pra gente. Eles estão com um time de gurizada, que correm até o final. Mas temos a nossa qualidade e confiamos nela”, explica Valdinei. “Quanto a arbitragem estamos bem tranquilos. Estive na reunião da Liga e a princípio ficou acertado o nome para o jogo de ida. E quanto ao resultado, vamos para vencer, mas o empate não será um mau resultado”, finaliza.
Minha Opinião
Basta ver a trajetória do Santa Rosa no campeonato para entender que vencer em casa é obrigação. Concordo com o técnico Gambi. O time mostrou que pode buscar um empate fora de casa quando perdeu por 1 a 0 para o 7, sabendo sofrer. O Morro do Boi é certamente o time do campeonato mais regular nas atuações, dificilmente joga mal e em casa também tem se mostrado imbatível. Repetição da semi de 2022, só que naquela ocasião o elenco do Santa Rosa era completamente diferente, outra situação. O Morro do Boi tem a base e o entrosamento de 2022.
AER Municipal
O duelo entre AER Municipal X 7 de Setembro tem fora das quatro linhas o encontro dos “inimigos” Zezé X Lessa. No duelo deste sábado, as 15h30min, no Estádio do Municipal, o Lessa não vai estar presente fisicamente, mas vai deixar todas as instruções para a dupla que vai comandar a equipe, Duda e Son. No Municipal, sobre possíveis ausências, confirmada a do volante Neném, expulso no mata-mata. Sobre a arbitragem, conversei com o Ivan Campos, que é jogador, mas também ajudou na montagem do time e tem sido o auxiliar do Zezé. “Não gosto de falar de arbitragem, porque sempre tem a visão dos dois lados. Mas no geral, estou achando fraca. Muitos cartões desnecessários. Eu mesmo levei um por perguntar com toda educação se a falta cometida não tinha sido para cartão. Quem fez a falta não levou, eu levei”, conta Ivan.
Zezé
“Um jogo extremamente difícil, uma equipe bem montada, com excelentes jogadores e que vem sempre buscando de forma organizada chegar ao objetivo. Tenho um carinho enorme pelo 7 (foi o técnico vice-campeão em 2022) e agradeço pela oportunidade que tive lá, me fez crescer muito também. Jogaremos em casa a primeira partida, precisamos estar preparados, ter paciência e eficiente em todos os aspectos. Precisamos fazer uma grande partida e contar com apoio do nosso torcedor para termos chance”, projeta Zezé e sobre o duelo contra o Lessa: “Amigo e irmão, foi quem me ensinou e ensina muito ainda, sem ele não entenderia a metade”, explica. Sobre o time, está montado, no lugar do Neném vai jogar o Will e volta o Bolinho na lateral.
7 de Setembro
Na ausência do Lessa, o 7 vai ter a beira do gramado a dupla Duda e Son. O motivo do técnico oficial do time braçonortense não poder estar no jogo é porque ele também dirige o time Sub-17 da OTG Deportes no Estadual Sub-17, que tem jogo no Catarinense contra a Caçadorense. Foi cogitado até a possibilidade de um transporte aéreo, mas sem sucesso. Mas as instruções serão dadas. “Vou deixar para a dupla Duda e Son o que queremos dentro das dificuldades que teremos em Rio Fortuna. Acho que temos um elenco que nos obriga a querer vencer, mas futebol é dentro das quatro linhas. Se não der, me contento com o empate”, disse o Lessa.
Arbitragem e escalação
Duda, auxiliar de Fernando Lessa, fala sobre a arbitragem e a possível escalação. “Tivemos muitos problemas com a arbitragem, não só nos empates, mas também nas vitórias. E também vimos em outros jogos que acompanhamos. Alguns árbitros desqualificados. Não queremos erros a favor e nem contra. Conversamos internamente e decidimos que a partir de agora vamos focar no nosso time e não temos preocupação nenhuma, só queremos que daqui para frente o nível melhore. Quanto à escalação, não vamos contar com o Matheus Laguna, que deslocou o ombro no jogo contra o Santa Rosa, no mais, time completo”, explica.
Minha opinião
O jogo é superdifícil para o Municipal, time que mais vi jogar. O problema do time riofortunense tem sido a manutenção do ritmo, pois oscila demais. Em determinados momentos da partida apresenta um futebol de qualidade, em outros desaparece e isto tem tudo a ver com o seu setor de meio campo. Contra o 7, se não tiver intensidade nos 90 minutos vai sair de campo derrotado. O 7 não se apresentou bem nos jogos fora do Lauro Koch, mas qualidade para sair de campo com os três pontos não falta. O Lessa já me falou duas vezes, que se não der para vencer, o empate está bom. Repetição das semifinais de 2022, só que naquela ocasião os dois times eram diferentes.
Sobre arbitragem
Poderia citar outros exemplos, mas vou me ater a três reflexões. A primeira, joguei bola a vida toda, ou trabalhei no esporte e presenciei a evolução do nosso esporte amador. Quem é da minha idade, 65, ou já passou dos 40 anos, vai concordar comigo. Será que naquele tempo jogávamos sem braço? Alguém lembra de um adversário se jogando no chão após uma disputa de bola com o braço tocando no adversário, ou nem tocando e ficando caído no chão e o árbitro precisasse parar o jogo? Pois então, hoje em dia é o que mais acontece num jogo de futebol. Os nossos jogadores amadores estão vendo isso todos os dias e foram contaminados. Está virando cena corriqueira, sempre tentando prejudicar o adversário, que na maioria das vezes não fez nada, só tem a culpa de ter nascido com braço. E tudo estoura no árbitro.
Segunda
Será que no nosso tempo os goleiros não defendiam bola? Todos os chutes certos eram gols? Pois é, hoje em dia, cena comum em praticamente todos os jogos. Goleiro faz uma defesa difícil e fica esperando atendimento. Se o time está ganhando, então a dor aumenta em proporção. No nosso também é fato corriqueiro, influenciado pelo que vimos todos os dias na TV. E tudo estoura no árbitro. Ou seja, eles erram, mas não estamos colaborando em nada para que tenham paz e possam desempenhar sua função com tranquilidade.
Terceira
Esta terceira reflexão realmente não tinha no nosso tempo, a função de comentarista de arbitragem. Uma vergonha o que estes ex-árbitros estão fazendo. Falando mal de colegas, comentando lances que veem trezentas vezes como se nunca tivessem errado. Vou parar por aqui, pois este assunto me enoja.
Aberto de Futsal de GP
Na rodada da última sexta-feira foi para o espaço a invencibilidade do Barbearia Edy 20/Atlético São João no Aberto de Futsal de Grão-Pará. Bastante desfalcado e contra o Insanos contando com a volta do Luciano e do Gabriel Fraga, acabou derrotado por 0 a 6. No outro jogo da noite no Ginásio Pedro Ivo, nas estreias do Gava e Antonio, um ala canhoto muito bom, o Stang FC/Granjas DG finalmente venceu, mas não foi uma atuação boa, pois tomou muitos gols do desfalcado Portelinha FC, 9 a 6.
Próxima rodada
A bola vai voltar a rolar no Aberto de Futsal de Grão-Pará nesta sexta-feira, 22, quando teremos dois jogos no Ginásio Pedro Ivo. As 20h jogam Portelinha FC X 3M FC e as 21h o embalado Cachorrada EC X Barbearia Edy 20/Atlético São João. Na terça-feira, 26, as 20h, teremos Magnatas FC X Stang FC/Granjas DG e as 21h 3M EC X Cachorrada. Neste momento o G4 é ocupado por Barbearia Edy20/Atlético São João com 9 pontos, Stang FC/Granjas DG e Insanos estão com 7 e o Cachorrada EC tem 6.
Suíço de RF
Numa rodada de três jogos e nove gols, foi dado a largada na última terça-feira no Municipal de Futebol Suíço de Rio Fortuna. Os jogos aconteceram no Campo Sintético Rocha Esportes e no jogo inaugural tivemos Agro Rural 9 a 3 Peladeiros, depois jogaram Barrinha 2 a 1 Madruga e por fim Quinta Show 1 a 2 Boleiros. Na próxima terça a segunda rodada, no Centro Esportivo Multi Vitta, começando as 19h com Alfa Sat/Serra Geral X SER Figueira, depois jogam Peladeiros X Barrinha e encerra com RB São Maurício X Agro Rural.
Decisão em SL
Tamoeiro X Salézius entram em campo e decidem nesta sexta-feira, 22 de setembro, a partir das 20h30min, na Associação Cuzidos, o título do 10º Campeonato Municipal de Futebol Suíço Livre de São Ludgero – edição 2023 – taça “Adilson Becker”. Antes, às 19h30min, Bicão x Galvane disputam quem ficará com o terceiro lugar. A competição iniciou com 17 equipes, divididas em três chaves. A organização e realização é da Prefeitura de São Ludgero/Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, por meio da Comissão Municipal de Esportes (CME). Fonte: Bertoldo Weber
Copa Best Of The Best
São Ludgero sediará neste sábado, 23 de setembro, a partir das 14h, no Ginásio da Afai, a 20ª edição da Copa Best Of The Best de Karatê. O evento é uma realização da Associação São Ludgero de karatê, comandada pelo professor Júlio de Jesus, com participação da Federação Catarinense de Karatê - FCK e o apoio da Administração Municipal de São Ludgero, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes/Comissão Municipal de Esportes (CME), e a Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero). Até o momento estão confirmados atletas de São Ludgero, Armazém, Braço do Norte, Pedras Grandes, Treze de Maio, Criciúma e Tubarão.
Fonte Bertoldo Weber
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312