Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Braço do Norte
23 °C
15 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
23 °C
15 °C

COLUNISTAS

Pós-Jogo

11/10/2023 09h10 | Atualizada em 11/10/2023 09h23 | Por: Antônio Faust

Emoções adiadas

Diante de todas as previsões dos institutos meteorológicos, o adiamento do jogo de ida do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol (LAVVF) era previsto, assim como muitos municípios tomaram a mesma decisão. Em São Ludgero, o Coroa teve sua rodada adiada; em Grão-Pará, a rodada do suíço e do aberto de futsal também; em Rio Fortuna, houve a rodada do Interfamílias na sexta, mas as semifinais do voleibol foram canceladas; enfim, foi necessário e basta agora remarcar. Vida que segue!

Novas datas

O Aberto de Futsal de Grão-Pará já tem as novas datas programadas. No dia 20, acontecem os jogos das semifinais e, no dia 27, o jogo final. Sobre o Regional da Verde Vale, o presidente Anoir acredita que no próximo sábado, 14, vai ser realizado o jogo de ida da decisão, mas carecendo de confirmação.

Olesc

Florianópolis recebeu, entre os dias 25 de setembro e 3 de outubro, a Etapa Estadual da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). Braço do Norte foi o único município do Vale a marcar presença e alguns resultados merecem destaque, como o 4º lugar geral no Atletismo Feminino e o 4º lugar no Voleibol Masculino. O Xadrez de Braço do Norte, representado por atletas da Abrax, ficou com o 15º lugar no Feminino e 5º lugar no Masculino, isso no geral, mas com destaque para Naiara Voss Boeing, 2º lugar no Xadrez Rápido, e Miguel Medeiros Schmoeler, 2º lugar no Clássico.

Bola rolando

Nem todos os campeonatos foram cancelados em virtude das chuvas e tivemos bola rolando, por exemplo, em Gravatal, onde dois jogos deram a largada para a edição 2023 do Municipal de Futsal Interempresas. No jogo que colocou frente a frente campeão e vice da última edição, o Freitag/Agropecuária Gravatal/SEED venceu o Pneus Gravatal por 5 a 3 e o Caeté fez 7 a 4 no Lenke Automação. Nesta terça-feira, a bola voltou a rolar pela segunda rodada, no Ginásio Valentim Adolfo Kindermann, com os jogos entre Amigos do Franciel x Amélia Uniformes e, em seguida, Padaria Pão do Céu/Farmácia Bem Estar x Frente Verso/Vip Lar. 

Prévia

Pergunta: Freitag x Pneus Gravatal fizeram uma prévia do que pode ser a repetição da final do Interempresas de Gravatal de 2022? Se olharmos os elencos, certamente. No Freitag temos, entre outros, o goleiro Mala, Saraiva, Tavinho, Ratinho e o Léo; no Pneus, o goleiro Rapha Zabot, Belo, Massarico, Fil e Heron. Enfim, dois elencos de respeito, que fizeram um duelo equilibrado no jogo de abertura do campeonato, vencido por quem aproveitou melhor os contra-ataques. Tavinho fez 2 a 0, Massa diminuiu, Saraiva fez 3 a 1, Belo diminuiu e Heron empatou em 3 a 3, mas Ratinho e Saraiva decretaram a vitória do Freitag/Agropecuária Gravatal/SEED em 5 a 3. 

Vitória do Caeté

Mesmo sem poder contar com o Lukinhas (LM), um dos estrangeiros do time, o Caeté (foto) começou bem sua campanha do Interempresas de Gravatal. O pivô Digo e o ala Tiago Paranaguá comandaram a vitória do time do técnico Calinho sobre o Lenke Automação, um elenco jovem formado por empregados da empresa. Destaque para Carlos Roberto. Kauã, Sacola e Digo abriram 3 a 0 Caeté, Carlos Roberto (2) e Vitor empataram para o Lenke e, numa falha na saída de bola, Digo recolocou o Caeté na frente; Tiago Paranaguá, Lajota e Fernando fizeram 7 a 3, com João Gabriel fechando a contagem em 7 a 4.

Feminino em Gravatal

Nesta terça-feira, quem também pisou na quadra do Ginásio Valentim Kindermann foram as mulheres. Antes da rodada do masculino, aconteceu ter um jogo do Interempresas feminino, entre Pititus Bar X Notus Sports. São cinco equipes na disputa pelo título, com Galo Doido, Via Atual e Caeté completando a lista.  

Taça Cegero

A expectativa em São Ludgero é para a rodada de abertura da 18ª edição da Taça Cegero de Futsal. Bola rolando nessa quarta-feira, 11, com dois jogos. Finalistas da última edição, Cuzidos x Apec abrem a competição no reformado Ginásio Lino Philippi às 20h30min e, na sequência, jogam Resenha FC x Consulado do Tigre. A competição conta com oito equipes, jogando entre si na primeira fase. As quatro primeiras colocadas continuarão na disputa pelo troféu giratório Mário Henrique Della Giustina. Estou achando uma competição longa, com muitos jogos, podendo perder o interesse se quatro equipes se destacarem num determinado momento da competição. 

Veteranos de SRL

No duelo dos inseparáveis Kathior x Maicon, o menos “veterano” levou a melhor. O Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho recebeu, na noite da última sexta-feira, a final do Campeonato de Futsal Veteranos de Santa Rosa de Lima. Com gols de Kathior (3), Jeferson e Marcelo, o Manchester Master derrotou o Construlima por 5 a 1, com Maicon fazendo o gol solitário. A competição contou com cinco equipes, com Manchester levantando a taça com quatro vitórias, um empate e uma derrota. 

Interfamílias de RF

Na última sexta-feira, foi dado o ponta pé inicial no campeonato de Futsal Interfamílias de Rio Fortuna, que tem em disputa a Taça Alexon Schueroff. Foram três jogos no Ginásio Aloísio Willemann, com resultados equilibrados. No primeiro, empate em 5 a 5, gols de Alex (2), Carlos Eduardo (2) e Edilso para a Lembeck/May e Fabricio (2), Leone (2) e Evaldo para a Família Santos; no segundo, a apertada vitória da Willemann/Boeing (foto) sobre a Duessmann por 4 a 3, gols de Caco (2), Diogo e Marcus Vinícius para a família vitoriosa e Tulio (2) e Mateus para a derrotada; e no clássico da rodada, Ewerton fez o gol da Família Wiggers/Beckhauser e Dener marcou para família Nack/Feldhaus no empate em 1 a 1. Na próxima sexta, teremos a segunda rodada.

Suíço de RF

No Municipal de Futebol Suíço de Rio Fortuna, Peladeiros e Barrinha (com um jogo a mais) lideram a Chave A com 6 pontos e, na terceira posição, o RB São Maurício com 3 pontos; na Chave B, o Alfa Sat/Serra Geral é o líder com 6 pontos, seguido por Rufas City e Boleiros com 3 pontos. A próxima rodada foi nesta terça-feira, no Centro Esportivo Multi Vitta, com Madrugada FC x Peladeiros, depois Alfa Sat/Serra Geral x Rufas City e terminando com SER Figueira x Boleiros FC. 

Municipal de Armazém

Após duas rodadas, Gegê Terraplanagem, Ponto Sat/Unidicar (um jogo a mais), Morro do Boi (foto) e Palmeirinhas/Inovar (um jogo a mais), dividem a liderança do Municipal de Futsal de Armazém, todas as equipes com 3 pontos. Nesta quarta-feira, 11, teremos a terceira rodada no Ginásio Nelson das Neves, começando às 19h30min com Gegê Terraplanagem x AT Futsal e, em seguida, jogam Amigos do Futsal X Morro do Boi. Em disputa, está a Taça Cresol.

Veteranos de AMZ

O Municipal de Futsal Veteranos de Armazém começou com goleada. O jogo de abertura aconteceu na noite deste domingo, no Ginásio Nelson das Neves, e o Máster Futsal (foto) não tomou conhecimento do Amigos do Futsal, meteu 6 a 0, com gols de Hilton (2), Jackson (2), Claudinei e Edvaldo. A competição segue no próximo domingo com as estreias de Falcão FC x 40tão. Em disputa, a Taça Nelson Materiais de Construção, do amigo Nelsinho.

Final da Verde Vale

06/10/2023 09h27 | Atualizada em 09/10/2023 09h56 | Por: Antônio Faust

Caso o tempo permita, começa neste sábado a etapa final do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF. Quem vai ficar com a Taça Rui Celso Heidemann, justa homenagem ao amigo Bila. 7 de Setembro, ou Morro do Boi? Escrevo a Coluna na quinta-feira e segundo o presidente da liga, Anoir Boeger, qualquer decisão sobre a realização ou não da partida, somente nesta sexta. Se as previsões se confirmarem, acho difícil que tenhamos jogo. De qualquer forma, se houver, as equipes estão preparadas. Jogo de ida neste sábado,7, em Armazém e o jogo da volta no dia 14 em Braço do Norte. 

Morro do Boi

Como estou pessimista na questão “vai ter jogo”, vou apenas repassar o que disseram os técnicos envolvidos na decisão. O Morro do Boi não programou nenhuma atividade ou encontro para a semana que antecede o grande jogo deste sábado. O técnico Cesar Wensing conhece seu plantel, sabe da responsabilidade de cada um e confia que todos vão estar prontos para o jogo, mas não descarta a possibilidade de algum problema de última hora. Vê equilíbrio na disputa, mas joga o compromisso para o adversário. “Cada jogo tem seus detalhes e as equipes chegaram até aqui por seus méritos. Sobre favoritismo, o 7 é favorito”, define Cesar. 



7 de Setembro

Fernando Lessa cancelou o treino que o 7 faria durante a semana. “Vejo que teremos mais dificuldade do que tivemos nas semifinais. O Morro do Boi tem uma base formada do ano passado, quando nos venceu. Fazer o primeiro jogo fora, me preocupa o estado do gramado, o que pode prejudicar a qualidade técnica das duas equipes. Sair vencendo seria ótimo, pode ser pelo mínimo placar, mas voltar com o empate nos deixará contentes, pois em casa nossas chances aumentam”, prevê Lessa.



Taça Cegero

Na próxima quarta-feira, 11 de outubro, a bola rola na 18ª edição da Taça Cegero de Futsal, que vai contar com a participação de oito equipes, jogando entre si na primeira fase, portanto, um campeonato mais longo. Quanto ao tempo de jogo, nos dois tempos os últimos 10min cronometrados.  Na primeira rodada as estreias de Cuzidos EC (atual campeão) X Apec, jogo as 20h30min e em seguida Resenha FC X Consulado do Tigre. Participam ainda Bicão, Taipa, associação 1327 e Galo Doido. A partir da segunda rodada serão três jogos por noite. 

Coroa Bom de Bola

A CME de São Ludgero, em função do mau tempo, transferiu a rodada do Coroa Bom de Bola, que inicialmente estava marcado para esta quinta-feira, 5, para o dia 1º de novembro. No mais, por enquanto, segue a tabela, com a próxima rodada acontecendo no dia 13 de outubro. 

Interempresas de Gravatal

Começa nesta sexta-feira a edição 2023 do Interempresas de Futsal do Gravatal. A “redonda” rola a partir das 19h45min, no Ginásio Valentim Adolfo Kindermann, para Freitag/Agro Gravatal/SEED X Pneus Gravatal e as 20h45min entram em quadra Caeté X Lenke Automação. Os dois jogos válidos pela Chave C. Na próxima terça-feira, 10, estreiam as equipes da Chave A e no dia 13 as equipes da Chave C. Sobre estes jogos e o resultado da primeira rodada, informo na próxima Coluna. 

Feminino de Armazém

Começou no último domingo, 1º de outubro, o Campeonato de Futsal Feminino de Armazém, com três jogos no Ginásio Nelson das Neves. Começou com a vitória do D’Nona/Morrinho 6 a 4 Aquazém/Morrinho, o Vida Ativa/Lands fez 4 a 0 no AZM Pub 96/Garotas FC e o CDB/Craques da Bola venceu por 2 a 1 o São Francisco. A competição segue neste domingo, dia 8, com os confrontos entre D’Nona/Morrinho X São Francisco, as 18h e AZM Pub 96/Garotas FC X Aquazém/Morrinho, os dois jogos no Ginásio Nelson das Neves. 

Interfamílias de RF

O Ginásio Aloísio Willemann, palco da rodada de abertura e de todos os jogos da competição, começa a viver nesta sexta-feira, 6 de outubro, as emoções da edição 2023 do Interfamílias de Futsal de Rio Fortuna, com 15 equipes divididas em três chaves, todas sonhando em levantar a Taça Alexon Schueroff. As 19h15min jogam Lembeck/May X Santos, depois Willemann/Boeing X Duessmann e por último entram em quadra Wiggers/Beckhauser X Nack/Feldhaus. A segunda rodada será no dia 13. 

Suíço de RF

Comandado pelo garoto João Vitor, autor de 4 gols, o Alfa Sat/Serra Geral (foto) goleou o Boleiros FC por 7 a 1; completaram o placar o bom de bola Braian, Maurício e Ricardo e Luiz Henrique fazendo o gol de honra do Boleiros. Mais dois jogos, válidos pela 3ª rodada, foram realizados na última terça-feira na quadra sintética do Rocha Esportes. O Barrinha, com dois gols Joelson, venceu o RB São Maurício por 2 a 0 e o Rufas City fez 2 a 1 no Quinta Show, gols de Alex e Vinícius, com Natanael descontando.

 

Feminino de SRL

No aberto de Futsal da Santa Rosa de Lima a briga nas últimas duas rodadas será para definir os confrontos das semifinais. Com 13 pontos, dificilmente o RBN deixará escapar o primeiro lugar; seguem na classificação a Locritur 10 pontos, Santa Rosa de Lima 9 pontos e Santo Antonio com 9 pontos. Neste domingo, 8, no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho, a partir das 18h se enfrentam São Bonifácio X Santa Rosa de Lima, em seguida Amigas do Lei/DME de Anitápolis X Santo Antonio, duas equipes que ainda não pontuaram e com 3 pontos e remotas chances as meninas do Renegadas jogam pela sobrevivência contra a Locritur. 

Decisão em SRL

Termina na note desta sexta-feira e edição 2023 do Campeonato de Veteranos de Santa Rosa de Lima. A bola vai rolar no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho a partir das 21h para Manchester Máster X Construlima. O Manchester chegou a decisão com a melhor campanha, 7 pontos e Gilmar na artilharia com 8 gols. A Construlima confia no seu artilheiro Ademir, com 6 gols. O Manchester tem o Kathior, mas a Construlima tem o Maicon.



Suíço de GP 

Atualizando o Municipal de Futebol Suíço de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Cergapa. Na Chave A estão definidos os classificados, com o Bugius FC em primeiro e com vaga nas semi garantida; Atlético São João e ANP FC estão classificados para o mata-mata. Na chave B, faltando uma rodada, o Borussia é 1º colocado com 9 pontos, seguido do Mercado Corvo Branco com 7 pontos e Dedis Di João, que não joga mais, mas se garantiu no mata-mata (vai jogar contra o Atlético São João), tem 5 pontos. Se o tempo permitir, neste sábado, 7, no Campo do Cleber, vão jogar, cumprindo tabela, as 15h, EC Braço Esquerdo X Deck 06 FC, e em seguida Mercado Corvo Branco/Granjas DG X Borussia FC, valendo a vaga nas semi. 

Vôlei de RF

O Campeonato Municipal de Voleibol de Rio Fortuna chegou a sua fase decisiva. Agora quem perder se despede da taça. No Feminino a equipe do Agrofata está classificada para a decisão e espera pela definição do adversário, que sairá do confronto entre Vôlei Mix X Supermercado Aline, partida marcado para este domingo entre os jogos do masculino. Pelas semifinais dos homens, a partir das 17h, jogam Proinfo Vôlei X BM Salgados/Laticínios Bloemer e o outro confronto será entre Jovens Titans (foto) X Vôlei da Quarta (foto). Os vencedores fazem a final no dia 15 de outubro.

 



Aberto de Futsal de GP

A CME de Grão-Pará, organizadora da competição, fez uma reunião com dirigentes das equipes na última segunda-feira e definiu a ordem dos jogos, data da semifinal e final do Aberto de Futsal. Nesta sexta todos os caminhos levam ao Ginásio Pedro Ivo Campos, local dos jogos das semifinais. No primeiro jogo, marcado para as 20h, com a melhor campanha da primeira fase, o Barbearia Edy 20/Atlético São João enfrenta o Cachorrada EC, com a quarta campanha e em seguida jogam Stang FC/Granjas DG X Insanos BN, confronto do segundo colocado contra o terceiro. 

Favoritos? 

Pelo “tamanho” dos planteis, vejo o Stang FC/Granjas DG como favorito contra o Insanos BN, apesar da oscilação da equipe do técnico Ganda durante a competição e do inegável crescimento técnico da equipe braçonortense. Não vejo facilidade, mas a obrigação é do Stang. No outro jogo vejo mais equilíbrio, apesar de ser o confronto do 1º colocado contra o quarto. O Barbearia Edy 20/Atlético São João vai precisar do Lukinha em noite inspirada para seguir em frente. Vale lembrar que o Cachorrada goleou na fase de classificação, mas não era o elenco que deve estar em quadra na noite desta sexta-feira. Não tenham dúvidas, serão dois grandes jogos.

Pós-Jogo

03/10/2023 08h16 | Atualizada em 03/10/2023 08h24 | Por: Antônio Faust

Aberto de Futsal GP

O critério de saldo de gols deixou a equipe do 3M EC fora do G-4 do Aberto de Futsal de Grão-Pará. Com os mesmos 10 pontos de Stang FC/Granjas DG, 2º colocado, Insanos BN, 3º colocado e Cachorrada EC, 4º colocado, a garotada se despediu da competição. Valeu como experiência para futuras participações. Cuidar da parte defensiva é tão importante como a ofensiva. Em primeiro lugar ficou a equipe da Barbearia Edy 20/Atlético São João com 12 pontos. 

Semi prometem

Os jogos das semifinais do Aberto de Futsal de Grão-Pará prometem fortes emoções. Em jogo único, Stang FC/Granjas DG X Insanos BN vão fazer um dos confrontos das semifinais e o outro será entre Barbearia Edy 20/Atlético São João X Cachorrada. No início da competição o favoritismo seria do Atlético e do Granjas DG, mas o Insanos e Cachorrada cresceram demais na reta de chegada. 

Mais favorito

Nos dois últimos jogos o Stang FC/Granjas DG incorporou ao elenco nada menos que o Gava, Antonio, Saraiva e contou com o retorno do Massarico, vindo após a sua participação no Mundial de Fut7 de Seleções e Clubes realizados no México. Para uma equipe que já tinha o Dener, Jardel, Kappa, Pakito, Adavilson, Tavinho, Café, Rodriguinho, enfim, um elenco de muito respeito, não dá para tirar o favoritismo deste time. Difícil é o técnico Ganda lidar com todas estas feras. 

Interempresas do Pinheiral

Roanna e Frigorífico Braçonortense vão decidir a edição 2023 do Interempresas de Futsal do Pinheiral. Nas semifinais o Roanna passou pelo Frigorífico Luchtemberg, 5 a 3, com dois gols de Alan e três do Jardel, com Ivandro Léo, Kathior e Leandrinho descontando e o Frigorífico Braçonortense bateu o Embutidos Pinheiral por 4 a 2, com gols de Alisson (2) e Lukinhas (2) e Papagaio e Douglinhas descontando. A data da decisão ainda não consta no Site do Instituto Adesc. 

Pressão

Imagino a pressão que devem estar sofrendo os organizadores dos campeonatos de futsal pela região, principalmente da CME de Grão-Pará, onde as equipes têm jogadores envolvidos na decisão no Pinheiral. Dirigentes das equipes preferem que as datas não batam, assim como os jogadores, que em datas diferentes vão receber dois envelopes. Somam-se aos campeonatos acima o Interempresas do Gravatal e o Municipal de Armazém, que já terão bola rolando nesta sexta-feira, dia 6, no dia 11 começa a Taça Cegero e no dia 14 o Aberto de Futsal de Santa Rosa de Lima. A CME de Grão-Pará fez uma reunião na noite desta segunda-feira para definição das datas, que a princípio seriam na próxima sexta, 6 e dia 20 de outubro. 

Final da Liga

No Regional da Liga Verde Vale de Futebol vamos ter uma repetição da decisão de 2022, com 7 de Setembro X Morro do Boi. Só que agora, com final invertida, a primeira partida em Armazém e a segunda em Braço do Norte. Ficou de bom tamanho, o 7 confirmou aquilo que se esperava, teve a melhor campanha no geral, passou pelo Municipal com duas vitórias (0 a 3 e 1 a 0) e o Morro da mesma forma, fez a melhor campanha da sua chave na fase de classificação e também eliminou o Santa Rosa de Lima com duas vitórias (2 a 3 e 4 a 1). O jogo de ida, marcado para o próximo fim de semana, poderá ter problemas, pois a previsão é de muita chuva para os próximos dias inclusive no final de semana.  

Eliminação do Santa Rosa

No último sábado fui ver Morro do Boi X Santa Rosa de Lima. Foi a primeira vez que vi o time da minha segunda cidade natal, a SER Santa Rosa de Lima. O técnico Gambi teve um bom elenco nas mãos, o que justificou a chegada do time as semifinais. Ruani, bom goleiro, André Diamante (foto), um pouco exagerado na imposição, mas um zagueiro que dificilmente falha, o capitão Fê, um perigo nas bolas paradas, Petry, um atacante de lado perigoso, o centroavante Romulo, bom e os que mais me surpreenderam positivamente, o lateral Ismael e o volante Pelé.

Eliminação do Municipal

Na edição de sexta-feira coloquei que o mínimo esperado dos jogadores do Municipal seria uma despedida honrosa da Taça Rui Celso Heidemann, o Bila e foi isso que aconteceu. Conversei logo após o jogo com os técnicos Fernando Lessa e Zezé. O Lessa, feliz com o resultado e classificação, mas um pouco chateado com a produção do time e citou como destaque da equipe o goleiro Júlio e o Zezé satisfeito com o rendimento, dizendo que a equipe mereceria um placar favorável, que os jogadores honraram a pesada camisa do Municipal e também citou o Júlio como destaque.

Caminhada

Neste fim de semana nosso grupo realizou a já tradicional Caminhada da Lua Cheia, com percurso de Braço do Norte ao São Luiz, Santuário da Bem-Aventurada Albertina. Na sexta com três participantes, Jacaré e os dois Rogérios, Pereira e Becker, com pernoite no Rio Carolina, com missa rezada pelo Padre Aluísio. No sábado nos juntamos e o grupo aumentou consideravelmente. Saímos por volta das 7h30min e chegamos às 11h no destino.

I Deu Zebra, campeão

Não fui na caminhada na sexta-feira em função da final do Suíço do Centro Esportivo do Cemá. Em campo I Deu Zebra X Baixadinha, com arbitragem do Izac. O I Deu Zebra venceu merecidamente por 4 a 2. Foi quem mais propôs o jogo, mesmo a frente no placar e teve um personagem que se destacou, o Gustavo, com três gols e uma assistência. Um bom público marcou presença e se divertiu com a final. Parabéns ao Cemá e o Matheus pela organização.

 

Coroa Bom de Bola

Os “velhinhos” do Coroa Bom de Bola de São Ludgero foram econômicos na questão gols na primeira rodada da competição, que também ficou marcada pelo equilíbrio. Nos três jogos, seis gols, dois empates e uma vitória. No jogo de abertura empate em 1 a 1 entre Galvane e Sicoob (foto), gols de Aguinaldo e Jojo; no segundo jogo a vitória da Apec sobre o Lotus, 3 a 1, gols de Claudio, Zé Carlos e Gilberto, com Rodrigo fazendo o gol do time do técnico Batata; e no jogo de fundo outro empate, ABA e Barra do Norte, 1 a 1, gols de Aluízio e Sulivan.



Jogo da rodada 

A 5ª rodada do Aberto de Futsal de Santa Rosa de Lima teve um jogo especial. Valendo a liderança, o RBN bateu o Santa Rosa de Lima por 4 a 3, gols de Elen (2), Juliana e Villiani, com Rafael marcando os três gols do Santa Rosa. A rodada teve ainda a vitória das riofortunenses da Locritur sobre o São Bonifácio por 3 a 1 e o Renegadas bateu o Santo Antonio por 9 a 0.

Pós-Jogo

29/09/2023 10h00 | Atualizada em 28/09/2023 08h52 | Por: Antônio Faust

Campeão em SL

O Tamoeiro venceu a equipe do Saléziu’s pelo placar mínimo, gol de Diógenes e ficou com o título do 10º Campeonato Municipal de Futebol Suíço de São Ludgero, levando para sua sede a Taça Adilson Becker. A decisão aconteceu na última sexta-feira, 22 de setembro, na Associação Cuzidos. Na decisão do terceiro lugar, Bicão venceu o Galvani por 3 a 1. O Tamoeiro já havia sido campeão em 2021. Guilherme, do Galvani, foi artilheiro com 9 gols e Ramon, do Bicão, o goleiro menos vazado.

Filho de Peixe...

O destaque fica para o técnico Elmiro Pignatel Junior, o Juninho, filho do Zizo. Dupla que tem feito sucesso nos últimos anos em São Ludgero, o Zizo levantando troféus dirigindo o Mar Grosso e o Juninho como auxiliar no Cuzidos e agora campeão no Municipal de Futebol Suíço. No registro, a dupla junto com o prefeito Iba.

 

Campeão em RF

O Rio dos Bugres é o campeão da edição 2023 do Municipal de Futsal Integração do Meio Rural de Rio Fortuna. Numa final onde a equipe conseguiu abrir uma boa vantagem no início da partida, fez 3 a 0, viu o adversário, Barrinha, reduzir para 3 a 2 ainda o primeiro tempo, soube sofrer na etapa final, quando foi pressionada, conseguiu fazer o quarto gol, veio a tranquilidade e fez o quinto para selar o título. Vitória por 5 a 2, com dois gols de Diego, Douglas, Elói e Renan, com o garoto bom de bola Igor e Romário marcando para o Barrinha.

Copa do Brasil

Parabéns São Paulo FC, campeão da Copa do Brasil 2023 e vaga garantida na Libertadores. A torcida são-paulina estava tão carente de uma taça que já comemorou até título do Paulistão (rsrsrs). Brincadeiras à parte, foi uma conquista merecida, justa e grandiosa, pois, pelo caminho, derrubou os rivais Palmeiras, Corinthians e o grande Flamengo. Foi também um tapa na cara da diretoria e algumas organizadas do time carioca, pois foi a primeira vez que vi um técnico ser substituído por ter ganho dois títulos. Culpam o Sampaoli, mas quando contrataram, já sabiam que ele não repete time e não escala jogador por nome. A final teve grão-paraenses no Morumbi, Kal e seu filho Xande, são-paulinos roxos.

Rumo à decisão

O 7 de Setembro deu um grande passo para carimbar sua passagem às semifinais do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol. A vitória de 0 a 3 sobre o Municipal foi justa e coroou a grande apresentação do time. No jogo inteiro, uma única falha, do zagueiro Renato, mas sem consequência. Não vi a maioria dos jogos da equipe braçonortense, mas não acredito que tenha jogado tanto nas outras partidas do campeonato. 

Melhor jogo

Plasticamente, Municipal e 7 de Setembro fizeram o melhor jogo do campeonato. Até a chuva que caiu momentos antes da partida ajudou para que a bola rolasse no bom gramado do Estádio do Municipal. A equipe da casa aceitava a posse de bola do visitante, que era impulsionado pelas laterais, com Ceará e Douglinhas (depois o Ricardinho) e pelo incansável Wesley, o motorzinho do meio campo e garçom do Luan, que usava os pontas Papagaio e Lukinhas. Mas o Municipal contra-atacava com qualidade e só pecava no último passe, na hora de pifar o atacante. O 7 foi para o intervalo, vencendo por 0 a 1, placar justo pelo que produziu, mas injusto para a equipe do técnico Zezé. 

Destaques

A frase “o time foi bem do goleiro ao ponta esquerda”, hoje ultrapassada, poderia ser usada para definir a atuação do 7. Vou destacar três jogadores: além do Wesley, mais o Papagaio e o Lukinhas. Os dois atacantes deram muito trabalho à defesa adversária, na movimentação e no X-1.

Sobre o Municipal

Como já destaquei, o Municipal fez um primeiro tempo quase perfeito do meio para frente, dentro da proposta do técnico Zezé. O Neném fez falta na questão marcação, pois o Will não tem a mesma qualidade defensiva. Por isso, os zagueiros Peu e Matheus “Tufão” ficaram sobrecarregados, tendo que acompanhar o Ortigoza, de boa atuação, cobrir as laterais, onde o Reka abandonava o Lukinhas para ajudar na armação ofensiva e o Bolinho, que voltava após duas partidas fora do time, cansou e não conseguiu acompanhar o Papagaio. A opção na lateral direita poderia ter sido de novamente improvisar o Minhoca, que também havia ficado de fora na vitória sobre o Grão-Pará por suspensão. 

Segundo tempo

Só aos 16min do segundo tempo, o Municipal teve seu primeiro lance de perigo contra a meta defendida por Júlio Cesar, passe do Maninho, finalização do Pim. A equipe de Rio Fortuna já havia tomado o segundo gol, numa falha do Will, quando Caco e Lorran estavam se preparando para entrar em campo. A torcida deu uma corneteada no técnico Zezé pela demora em trocar e também por não ter tirado o Bolinho. Quanto à demora, fez o que normalmente um técnico faz quando o time vai bem no primeiro tempo, espera uns 15 minutos. No caso do Bolinho, concordo.  

Risco

O único risco que o 7 teve de perder, ou a partida tomar um rumo diferente, foi com a possibilidade de expulsão do lateral Douglinhas, que, aos 3 minutos, foi amarelado e, na sequência, fez uma outra falta sobre o Pim, que poderia ter resultado no vermelho. O técnico Duda, substituto do Lessa, agiu rápido, tirou o lateral e colocou o Ricardinho.

Reclamação

Sobre o lance reclamado pelo Municipal, bem na minha frente, na hora estava batendo foto (abaixo) e não dá para assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Revi o lance em casa com calma e realmente foi passível de cartão amarelo e, como seria o segundo, o Douglinhas teria que ser expulso. Fato! Em seguida, teve a penalidade reclamada pelo 7, longe de mim, e na hora achei que não era. Revi com calma: foi pênalti! Daí vem aquela história, se expulsa, teria o lance da penalidade? Provavelmente não, mas não tem como afirmar, como também não tem como afirmar que o resultado seria outro, apesar da chance ser grande. Também não vou crucificar o árbitro.

   

Zezé

“Pra mim, o lance não foi polêmico, foi um absurdo e, se ele faz o correto, não teria cometido outro absurdo na sequência, pois não aconteceria. Não é um árbitro ruim, mas aquela atitude no lance fica estranho. Foi muito fácil, não tinha como errar. Fomos operados num lance capital, quando estávamos no nosso melhor momento na partida. Tirando isso, o 7 foi melhor e mereceu vencer”, reclama o técnico do Municipal. 

Duda

“Os méritos são todos do Lessa. Eu simplesmente dei sequência ao belo trabalho que ele vem fazendo à frente o 7 de Setembro. Fiz as trocas que normalmente ele faz e tirei o Douglinhas no primeiro tempo porque achei que poderia ser expulso. Mas os méritos todos para o Lessa e aos jogadores, que compraram a ideia de me ajudar no jogo”, explica o interino, Luiz “Duda” Rodrigues, que dirigiu o time ao lado do Son, na função de auxiliar.

Morro em vantagem

Na outra semifinal, realizada no mesmo horário, peguei opinião dos envolvidos. O auxiliar Fabricio Schmitz contou o lado da SER Santa Rosa, derrotada por 2 a 3. “O time teve uma atuação abaixo do que vinha jogando, não pela dificuldade do time adversário, mas por mau desempenho mesmo. Saímos perdendo, empatamos ainda no primeiro tempo, fizemos algumas alterações no retorno para a etapa final, o time melhorou, mas levamos o segundo e o terceiro foi consequência. Conseguimos diminuir e foi importante pro jogo da volta”, explicou o Fabricio. 

Lado vencedor

Do lado do Morro do Boi, ouvi o presidente Valdinei Silvano. “Nosso time foi bem, dominou o jogo, principalmente no primeiro tempo, quando tivemos chances de ampliar o placar. Foram muitas oportunidades desperdiçadas. No segundo tempo, fizemos algumas mexidas que não surtiram efeito e o time da Santa Rosa cresceu. Fizemos outras alterações e conseguimos equilibrar o confronto, foi quando fizemos mais gols e partimos para segurar a vitória. Ganhamos, 3 a 2, é uma boa vantagem, mas ficou o gostinho de que poderia ter sido um placar mais elástico”, afirmou o Valdinei. 

Semifinais da Liga

29/09/2023 08h53 | Atualizada em 29/09/2023 08h59 | Por: Antônio Faust

Meu desejo era de estar presente nos dois jogos das semifinais do Regional de Futebol da Liga Verde Vale. Como serão no mesmo dia e horário, vou escolher um dos dois, provavelmente o confronto em Armazém, pois vou estar em uma caminhada no São Luiz, São Martinho. E também por ser o que está em aberto, pois não acredito e poucos acreditam, que o Municipal possa reverter a imensa vantagem do 7 de Setembro. 

Confronto em BN

Após a vitória em Rio Fortuna (0 a 3), o 7 de Setembro recebe no Estádio Lauro Koch, as 15h30min deste sábado, 30, a AER Municipal podendo perder por diferença de dois gols. A equipe do técnico Zezé vai ter que fazer, no mínimo três gols de diferença para levar a decisão da vaga as penalidades. Impossível não é, esta palavra não existe no futebol, mas será um grande milagre. Vejo assim: os jogadores do Municipal precisam jogar pela honra, deles, da camisa do mais vezes campeão da competição e também pelo Bila, que merece ver um time guerreiro, que só jogue a toalha após o apito final. Ao 7 basta fazer a sua parte, confirmar a classificação jogando bem e a volta do técnico Lessa certamente vai ajudar. 

Confronto em AMZ

Um simples empate confirma a passagem do Morro do Boi a decisão do Regional da Verde Vale e vencer a equipe de Armazém quando atua em casa tem sido uma missão complicada para os adversários. Para chegar à final a SER Santa Rosa de Lima terá que fazer o que só uma equipe conseguiu até agora. Este é o segundo ano que o Morro do Boi disputa o Regional da Verde Vale e em seus domínios foi derrotado apenas uma vez, na última rodada da fase de classificação do campeonato passado, quando perdeu de 0 a 1 para o Municipal. 

Projeção

Mesmo precisando da vitória não imagino o Santa Rosa partindo para cima do Morro do Boi. Imagino sim, uma equipe cautelosa no início, sentindo o adversário e à medida que o tempo for passando vai se soltando. Claro, dependendo da situação, em determinado momento da partida, o técnico Gambi terá que arriscar. O Morro tem sua forma de jogar e mesmo com a vantagem do empate não vai mudar. Uma equipe forte defensivamente, também pela proteção de seus bons volantes e até pode não criar muitas chances, mas costuma não desperdiçar as que aparecem.  

Mensaleiros

Na quinta-feira, 21, o Mensaleiros esteve em ação. Jogo do mês na Arena BN, que terminou com uma virada inesperada. O time de colete, bem na partida, virou o primeiro tempo com uma boa vantagem, com o vascaíno Coelho balançando a rede, feliz, ligado no jogo do Vasco que enfrentava o Coritiba. Mas os flamenguistas do time (Bobagem, Jefinho, Anoir e Mazinho) desconcentraram, preocupados com a ascensão cruzmaltina, e o time de azul se aproveitou para virar na etapa final. Daí tiveram que aguentar o Calinho Maionese: Eles acharam que dava né seu Hélio? Após o jogo, uma deliciosa janta e geladas no local.

 

Feminino Adesc

Estão definidos os finalistas do Regional de Futsal Adulto Feminino do Instituto Adesc. Pode-se considerar como surpresas o que aconteceu nas classificações de L2T e FME Tubarão, pois eliminaram as melhores equipes da fase de classificação, o Braço do Norte e CME de Gravatal/RBN, com goleadas. O L2T Venceu o Braço do Norte, num choque local, por 7 a 1 e a FME Tubarão passou pela CME de Gravatal/RBN por 5 a 0. A decisão era para acontecer nesta quinta-feira, mas em função da Olesc ainda não tem data confirmada.

 

Explicações

Conversei com o Luiz Fernando, técnico do feminino da L2T e com o Edenilson, técnico do Braço do Norte. “Cara, foi um placar elástico. Jogamos bem, as meninas dedicadas na marcação e aproveitamos as chances em bolas paradas e o fato de elas usarem o goleiro linha”, explica o Luiz. “Não deu nada certo para nós. Elas começaram com mais vontade e levei três gols de bola parada e um de cabeça. Tive que usar o goleiro linha e a quadra do Gravatal é pequena e facilitou a marcação. Neste jogo elas mereceram”, explicou e concordou o Edenilson. 

Explicação 2

Falei também com o Matheus, técnico da CME de Gravatal/RBN. “No geral fizemos uma boa competição. Na questão do placar da semifinal, terminamos o primeiro tempo perdendo por 0 a 1, fizemos um planejamento para o segundo tempo e na saída de bola, numa jogada ensaiada delas, tomamos o segundo gol, o que desestruturou a minha equipe. Tentei o goleiro linha e não deu certo para nós. Tínhamos qualidade, mas nossa bola não entrou e o time delas é bem certinho, jogam juntas a muito tempo”, explicou o Matheus.

Final em Gravatal

Nesta sexta-feira, 29 de setembro, conheceremos o campeão do Suíço da Arena Cemá, em Gravatal. Oito equipes começaram a competição e na última sexta-feira aconteceu a definição dos finalistas. De um lado estará a equipe do Deu Zebra (Fio, Léo, Renato, o goleiro Gui, Gustavo, Mithi), contra o Baixadinha, do Travessão (Neni, Ivan, Chiquinho, goleiro Maninho). A bola vai rolar as 20h.

 

 

Taça Cresol

A bola rolou na última quarta-feira, 20 de setembro, no Campeonato Municipal de Futsal Masculino de Armazém, Taça Cresol. Seis times brigam pelo título da competição, chave única, classificando as quatro melhores para as semifinais. Os jogos serão no Ginásio Nelson das Neves. Na rodada de abertura tivemos Pontosat/Unidcar (foto) 6 a 3 Amigos do Futsal e Palmeirinhas/Inovar 2 a 4 Gegê Terraplanagem. As outras duas equipes, Morro do Boi X AT Futsal estreiam na quarta-feira, dia 4, as 19h30min, que terá na sequencia o confronto entre Palmeirinhas/Inovar X Ponto Unidicar, já pela segunda rodada.

Feminino em Armazém

A bola rola neste domingo, primeiro dia de outubro, no Campeonato de Futsal Feminino de Armazém, Taça Ponto Sat Internet. São seis equipes, chave única, jogando entre si na primeira fase, classificando quatro para as semifinais. O palco será o Ginásio Nelson das Neves e no jogo de abertura, as 18h, vão jogar D’Nona/Morrinho X Aquazém/Morrinho, em seguida Vida Ativa/Lands X AZM Pub 96/Garotas FC e fecha a primeira rodada com o confronto entre São Francisco X CDB/Craques da Bola. 

Feminino em SRL

O RBN manteve a invencibilidade no Aberto de Futsal Feminino de Santa Rosa de Lima ao vencer o São Bonifácio por 8 a 0, assumindo a liderança da competição com 10 pontos, um a mais que a equipe derrotada. Logo atrás vem o time da casa, o Santa Rosa de Lima, que venceu o Santo Antonio por 4 a 0, foi a 9 pontos na segunda posição, com um jogo a menos que o RBN. A quarta rodada teve ainda a vitória da Locritur, 4 a 0, sobre o Amigas do Lei/DME de Anitápolis. 

Próxima rodada

No próximo domingo, 1º de outubro, a liderança do Aberto de Futsal Feminino de Santa Rosa de Lima vai estar em jogo. A 5ª rodada, começando as 18h, terá os confrontos entre Santo Antonio X Renegadas, equipes que ainda não somaram pontos; em seguida jogam Locritur X São Bonifácio, jogo importante para as meninas de Rio Fortuna continuarem na briga pelos primeiros lugares; e fecha com o duelo entre líder e vice-líder, RBN X Santa Rosa de Lima. 

Aberto de Futsal GP

Com dois times eliminados e cinco na briga pelas quatro vagas nas semifinais, a última rodada da fase de classificação do Aberto de Futsal de Grão-Pará promete fortes emoções. Com os resultados da última terça-feira, vitória do Stang FC/Granjas DG sobre o Magnatas, 8 a 2 e empate entre 3M EC e Cachorrada EC, 5 a 5, o Stang assumiu a liderança com 10 pontos em seis jogos, um a mais que o Cachorrada, segundo também com 10 pontos, o Barbearia Edy 20, terceiro com 9 pontos, o Insanos, que tem 7 em quarto, e o 3M EC, também com 7 pontos, mas fora do G4.  

Rodada

Nesta sexta-feira não está em jogo apenas a vaga nas semifinais do Aberto de Futsal de Grão-Pará. Os resultados vão definir também os confrontos e pode acontecer de tudo nos três confrontos no Ginásio Pedro Ivo a partir das 19h30min, inclusive as 5 equipes que ainda sonham em estar nas semifinais terminarem empatadas com 10 pontos. No primeiro jogo se enfrentam 3M EC X Magnatas, em seguida Barbearia Edy 20/Atlético São João X Portelinha FC e para encerrar o jogaço entre Cachorrada EC X Insanos. 

De olho na liderança

Dois times entram em quadra pensando na liderança do Aberto de Futsal de Grão-Pará, o Cachorrada que depende exclusivamente de si, mas tem um duríssimo confronto contra o Insanos, e o Barbearia Edy 20/Atlético São João, que precisa vencer o eliminado Portelinha e torcer que o Cachorrada não vença. Pelo saldo de gols, o Stang FC/Granjas DG deverá ficar com uma das vagas, mas deve perder a liderança, com Insanos e 3M disputando a última vaga no G4. Pelo menos isso é o que está projetado. 

Semi no Pinheiral

O Ginásio do Pinheiral, Braço do Norte vai ferver na noite desta sexta-feira, onde acontecem as duas partidas das semifinais do Interempresas de Futsal 2023. Invicto e ainda com 100% de aproveitamento, o Roanna (Alan Ceará e Geraldinho) disputa uma vaga na final contra o Frigorífico Luchtemberg (Reka, Ivandro Leo e Kathior); e na outra partida o Embutidos Pinheiral (Alcides, Papagaio e Douglinhas), líder da chave B, disputa a outra vaga contra o Frigorífico Braçonortense (Lukinhas e Alisson). A bola vai rolar a partir das 19h30min. 

Suíço de RF

Com três jogos e 26 gols anotados, aconteceu na noite da última terça-feira a segunda rodada do Municipal de Futebol Suíço de Rio Fortuna. No primeiro jogo, vitória do Alfa Sat/Serra Geral sobre a SER Figueira, 6 a 3; no jogo seguinte nova vitória do Peladeiros, 7 a 4 sobre o Barrinha e no último jogo a vitória do estreante RB São Mauricio sobre o Agro Rural, 4 a 2. Na próxima terça-feira, no Campo Sintético Rocha Esportes, pela 3ª rodada, a partir das 19h, vão jogar Boleiros X Alfa Sat/Serra Geral, depois Rufas City X Quinta Show e no terceiro jogo se enfrentam Barrinha X RB São Maurício. 

Suíço de GP

O Bugius FC conseguiu uma importante vitória no último sábado na rodada do Municipal de Futebol Suíço de Grão-Pará. Venceu o líder da Chave A, o Atlético São João (9 pontos), por 4 a 2 e se manteve no segundo lugar (7 pontos), mas com um jogo a menos que o adversário. No outro jogo da chave, o ANP FC (4 pontos) trucidou o Arsenal FC (0 ponto) por 18 a 1. Os jogos da Chave B, que seriam realizados no último domingo, 24 de setembro, foram cancelados em função do mau tempo. O campeonato segue neste sábado com os jogos entre Borussia FC X Dedis Di João e Deck 06 FC X Mercado Corvo Branco/Granjas DG. Os jogos serão no Campo do Cleber, com início às 15h. 

Coroa Bom de Bola

A 19ª edição do campeonato de futebol suíço Coroa Bom de Bola começa nesta sexta-feira, 29 de setembro, com seis times na luta pelo título. Jogam entre si na primeira fase, turno único, classificando quatro para as semifinais. A missão dos cinco adversários é parar o Galvane, o papa-títulos da competição. Em disputa estará a Taça Joel Miguel Gonzaga Junior. A tabela da rodada de abertura, com três jogos, tendo como palco a Associação Galvane, marca o primeiro jogo, as 19h30min, Galvane X Sicoob, em seguida Apec X Lotus, do técnico Batata e no jogo de fundo teremos ABA X Barra do Norte. 

Bronze na Olesc

A garota Naiara Voss Boeing fez história nas Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina – Olesc, conquistando na competição para Braço do Norte a primeira medalha na modalidade de Xadrez Rápido. Naiara é atleta da Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax, que ainda busca medalhas na Olesc na modalidade de Xadrez Clássico. A Fase Estadual da Olesc começou na última terça-feira, 26, em Florianópolis e vai até o dia 3 de outubro.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!