Placar “Oxo”
Lembrando o locutor Walter Abrahão, que criou a expressão “Oxo” para designar um jogo sem abertura de placar, foi desta forma que terminou o duelo de ida da decisão do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol. Morro do Boi e 7 de setembro ficaram no 0 a 0 e a definição está adiada para o próximo sábado, no Estádio Lauro Koch, em Braço do Norte. Foi uma partida que teve um time dominante na maior parte do tempo, o 7, um personagem principal, o goleiro Ricardo, do Morro do Boi, e uma polêmica que serviu para esquentar o diálogo pós jogo.
Quem foi melhor?
Com receio de uma possível chuva, assisti todo o jogo no coberto próximo aos vestiários. No segundo tempo ao lado do Taffarel, preparador físico do 7 de Setembro. Havíamos comentado lances da etapa inicial, alguns lances que vinham acontecendo no segundo tempo, quando perguntei para ele: Taffarel, qual a proposta que vem dando certo, a do Cesar, ou do Lessa? Ele pensou um pouco e ficou na dúvida, talvez não entendo bem onde eu queria chegar.
Propostas
Pra mim a proposta que deu mais certo foi a do técnico do Morro do Boi, o Cesar Wensing. Qual era a proposta do time de Armazém? Segurar o adversário, não tomar gols e seguir vivo para o jogo da volta. A principal era esta, claro que ele deve ter pensado em, se possível, numa escapada fazer o gol, o que seria o paraíso. Não aconteceu, ficou bom o empate e agora tem o jogo da volta, onde vai ter que arriscar um pouco mais, ou não. Certamente no próximo jogo, caso o gol teme em não sair, a pressão sobre os jogadores do 7 vai aumentar, aumentando também a possibilidade de erros que podem ser aproveitados pelo “Morrinho”. E se não der, o placar “Oxo” não está descartado.
Acredito, que satisfeito
O fato de não ter voltado para Braço do Norte com a vitória, apesar das chances criadas, acredito que não tenha deixado o técnico Fernando Lessa descontente, pelo contrário, com o empate e com o fato de decidir em casa, num gramado melhor, no papel as chances do 7 ficar com a Taça Rui Celso Heidemann, o Bila, aumentaram. E na última conversa que tive com ele deixou claro que a intenção seria vencer, mas não ficaria triste com o empate.
Sobre o jogo
O 7 de Setembro mandou no jogo nos primeiros 20min. Criou as melhores chances quando o Lukinhas saia da esquerda e se juntava ao Papagaio na direita e assim começaram a fazer do goleiro Ricardo o personagem do jogo. Nesse período os jogadores do Morro do Boi, para sair da pressão, buscavam o centroavante Fil, que ganhou algumas bolas dos zagueiros, hora o Renato, hora o Célito, só que não aparecia ninguém para tabelar com ele. O Gustavo, muito recuado e preocupado em fechar a lateral. Dos 20min em diante, o jogo deu uma equilibrada e o Morro até teve dois contra-ataques armados, ambos com o meia Messias, mas ele se atrapalhou na hora de dominar a bola. Somente no fim do primeiro tempo o 7 exigiu novas defesas do Ricardo.
Etapa final
Como era esperado, o técnico Cesar começou o segundo tempo com Dyodyou no lugar do Fio, o cara do X1, que poderia num lance resolver o problema de gol da equipe. Só que o técnico Lessa já sabia disso e seus jogadores estavam alertados. Então, ele não brilhou. O 7 teve duas chances claras de gols na etapa final, as duas com o Lukinhas, com dois milagres do Ricardo. Faltou para o 7 um pouco mais do Luan, do Ortigosa e usar mais o lado direito da defesa do Morrinho, o mais vulnerável. Como destaque na equipe braçonortense, certamente o Wesley, como joga! E preocupa, pois terminou o jogo sendo carregado até o vestiário.
Polêmica
Já nos acréscimos, Renato lançou na área, acho que foi o Ortigoza quem desviou, a bola deu uma segurada num local dá grande área onde havia uma concentração maior de água, deu uma segurada, o Vaninho passou pelo Ricardo e fez o gol. Naquele momento, além do Taffarel, o Messias estava com a gente. Antes da bola chegar na rede, ele viu a bandeira levantada. Pedi o lance para o Terrinha (Rádio Cidade Amiga), também acompanhei na hora pelo celular do Taffarel e em casa na Top TV. Não vou ser leviano e pelas imagens afirmar que houve erro do auxiliar, ele estava na linha, as câmeras não. A Top TV tinha uma câmera que poderia auxiliar na definição de impedimento, ou não, mas já estava deligada. Numa foto que está circulando nas redes sociais, a impressão é de gol legal, mas teria que saber se foi no “frame” exato. Enfim, lance polêmico, que pode virar em nada dependendo do resultado do próximo sábado.
Razão maior
No fim do jogo em Armazém aconteceu um entrevero entre torcedores, com jogador. Espero que não haja consequências para o jogo da volta. Durante a pandemia vivemos um período onde a presença de torcidas não era permitida e vimos como o futebol ficou chato. A torcida do Morro do Boi é apaixonada pelo seu time e a do 7 de Setembro da mesma forma e com sua charanga anima o ambiente. Todos têm o direito de torcer e o respeito deve ser recíproco. Que tenhamos um bom público no próximo sábado no Lauro Koch, que vença o melhor e a torcida vencedora tenha possa comorar sem problemas.
Aberto de SRL
Quatro jogos deram início ao Campeonato Aberto de Futsal de Santa Rosa de Lima no último sábado. A CME de Grão-Pará (foto) venceu o Soft FC por 4 a 1, o Insanos BN fez 2 a 0 no Laticínios Bloemer, o Balneário Petry perdeu para o Laticínios Doerner por 1 a 3 e no último jogo da noite o Pro Info foi derrotado pelo SAV Varginha/DME de Anitápolis por 3 a 4. A competição segue no próximo sábado, 21, a partir das 18h30min, com mais quatro jogos no Ginásio Edson Bez de Oliveira Filho.
Roanna, Campeão!
Fechou com um grande jogo a decisão do Campeonato Interempresas do Pinheiral edição 2023. P elo placar de 5 a 4, o Roanna venceu o Frigorífico braçonortense e comemorou o título de forma invicta. Ceará, destaque do jogo com 3 gols, Geraldinho e Jardel marcaram os gols da equipe campeão, com Alisson (2), Fabricio e um contra do Josué os gols do Frigorífico. Na decisão do terceiro lugar o Frigorífico Luchtemberg venceu o Embutidos Pinheiral por 10 a 6.
Taça Cegero
As emoções da Taça Cegero continuam na noite desta terça-feira com mais três jogos no Ginásio Lino Philippi. As 19h30min jogam Bicão X Taipa, depois Associação 1327 X Galo Doido e termina com o duelo entre Consulado do Tigre X Cuzidos, duas equipes que estrearam vencendo.
Suíço de GP
Terminou no último domingo, 15, a fase de classificação do Municipal de Futebol Suíço de Grão-Pará. No resultado mais importante, o Borussia GP Venceu o Mercado Corvo Branco por 4 a 3 e ficou com a vaga direta nas semifinais, enquanto que o Mercado Corvo Branco vai fazer um dos jogos do mata-mata contra o ANP FC. A outra vaga direta na final é do Bugius FC e Atlético São João fará o outro mata-mata contra o Dedis Di João. A CME ainda não colocou em seu site o dia dos jogos, mas na sexta informo.
Interempresas do Gravatal
Dois jogos do masculino e um do feminino, deram sequência ao campeonato Interempresas de Futsal do Gravatal. No Masculino, vitórias do GP Sinalização/Farmay sobre o CTLopesJJ/Farmácia N.S. de Fátima por 6 a 4 e do Grupo Rope/Arte de Tecer sobre o Mercado Marizene por 4 a 1. No Feminino, o Galo Doido venceu o Caeté por 6 a 1. Nesta terça vão jogar, pelo Feminino, as 19h30min, Via Atual X Notus Sports e pelo Masculino Pneus Gravatal X Caeté e Lenke Automação X Freitag/Agropecuária Gravatal/SEED.
Futsal de AMZ
A bola rolou neste domingo nos campeonatos Veteranos e Feminino de Futsal de Armazém. Pela Taça Nelson Materiais de Construção, os velhinhos do Falcão FC fizeram 4 a 1 no 40Tão; e pela Taça Pontosat Internet as meninas do CDB - Carques da Bola perderam para o Vida Atina/Lands por 3 a 4 e o Aquazém/Morrinhos fez 4 a 1 no São Francisco. As competições seguem no próximo domingo, 22. Pela Taça Cresol, dois jogos vão acontecer nesta quarta no Ginásio Nelson das Neves; a partir das 19h30min jogam Morro do Boi X Palmeirinhas/Inovar e em seguida Gegê Terraplanagem X Amigos do Futsal.
Interfamílias de RF
No complemento da primeira rodada do Interfamílias de Futsal de Rio Fortuna, vitórias da Schueroff/Roecker sobre a Warmling/Roecker por 9 a 2; da Feldhaus/Preis sobre a Willemann/Lessa por 5 a 1; e da Moraes/Ricken sobre a Schueroff/Wagner por 9 a 6. A competição segue na próxima sexta no Ginásio Aloísio Willemann com o início da segunda rodada.
Voleibol de RF
Estão definidos os finalistas do Municipal de Voleibol de Rio Fortuna. No Feminino, o Vôlei Mix, que venceu o Supermercado Aline por 2 sets 1, fará a final no próximo domingo contra o Agrofata; e no masculino o Proinfo Vôlei venceu o BM Salgados/Laticínios Bloemer por 2 sets 0 e fará a decisão, também no próximo domingo, contra o Jovens Titans, que venceu o Vôlei da Quarta por 2 sets 0.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312