Mais importante do que ter terminado bem a competição, decidido dentro das quatro linhas, sem confusão ou contestação, foi a volta da disputa do Municipal de Futebol de Grão-Pará, provavelmente no próximo ano com mais equipes. Também já se pode começar a pensar na melhora da qualidade técnica, com a liberação de dois a três estrangeiros e até o aumento do “limite” do município, com a possibilidade da inscrição de jogadores de comunidades vizinhas, por exemplo. Para começar, foi bom! As taças de campeão e vice foram entregues aos merecedores na presença de autoridades, dirigentes da CME e familiares do homenageado, Elpídio Kulkamp (em memória).
É tetra!
O título ficou em boas mãos, ou nas mãos de quem mais se preparou para a competição na formação do plantel. O Aiurê FC era apontado pela maioria como favorito ao título e confirmou o favoritismo vencendo por 2 a 0, numa vitória tranquila. O técnico Ganda não fugiu as suas convicções, manteve 4-4-2, deixando a defesa mais protegida, se dando ao luxo de deixar no banco o atacante Rian. Certamente, se fosse necessário, mudaria para o 4-3-3. Esta foi a quarta conquista municipal da equipe do Distrito. ]
Fez o possível
O técnico Coca Perin fez o possível com o que tinha nas mãos. Quatro na linha defensiva, povoou o meio campo, na frente somente o atacante Bruno, um bom jogador por sinal, com o meia Eduardo procurando abastecer o atacante. Certamente o pensamento era dar a bola para o adversário no início e aos poucos ir soltando o time. Deu azar que tomou o gol cedo demais e para propor o jogo tinha poucos recursos. Para registro, o Nacional tem seis títulos municipais e já disputou quinze finais.
Bicampeão!
Na segunda edição do Regional L10 de Fut-7 Masculino o destino da taça foi o mesmo da primeira, o Madureira, bicampeão da competição. Na última sexta-feira, com autoridade, a equipe comandada pela dupla Leandro e Alan Santana, venceu o rival Floresta por 5 a 2. Mais entrosado e eficiente nos contra-ataques, o Madureira tomou as rédeas da partida e com atuações destacadas de Soares, Alan Ceará (melhor da final), Lukinhas e Lekinho, construiu o folgado marcador. O goleador do campeonato foi o Pim, do Gatorads e o goleiro menos vazado o Macarrão, do PSI.
Campeão no Feminino
Com direito a virada com o gol do título anotados nos últimos minutos, o Nova Orleans venceu o RBN por 2 a 1 e sagrou-se campeão da 2ª Copa Regional L10 de Fut7 Feminino. O time comandado pelo “lesionado” Cemá Fernandes, além da taça de campeão, teve a goleira Claudineia como destaque da final e que menos tomou gol na competição. A Mariani, do RBN, foi artilheira com 6 gols.
Regional da LAVVF
No site da Liga Amadora Verde Vale de Futebol já consta os jogos da primeira rodada com datas, horários, confrontos e locais, que ainda podem sofrer alterações. Conforme ficou definido em reunião, o jogo de abertura será no próximo dia 5 de agosto, com o atual campeão, o Morro do Boi, recebendo no Estádio Paulo Wensing, em Armazém, o América FC, de Braço do Norte, partida que acontecerá as 15h30min.
Demais jogos
Após o jogo de abertura, a bola só vai voltar a rolar no dia 12 de agosto, com o clássico SER União X AER Municipal, partida que também acontecerá no Estádio Paulo Wensing, as 15h30min. Morro do Boi X América e União X Municipal são jogos do Grupo A, que ainda tem o EC Mar Grosso, que só jogará no dia 19. Pelo Grupo B, no dia 12, vão jogar 7 de Setembro X CME de Gravatal/Indaial, jogo no Estádio Lauro Koch, Atlético Grão-Pará X CME/SER São Ludgero/Serrinha, este jogo ainda sem local definido e SER Santa Rosa de Lima X São José, em Santa Rosa de Lima, os três jogos marcados para as 15h30min.
Atlético Grão-Pará
No site da Liga Verde Vale o Atlético Grão-Pará joga contra a SER São Ludgero/Serrinha no Distrito do Aiurê, mas 99% que a partida vai acontecer no Estádio Perinzão, na comunidade do Rio do Meio. A diretoria corre atrás da liberação do local e a expectativa é que logo possa estar tudo certo. O Atlético pleiteou e conseguiu junto prefeitura de Grão-Pará o pagamento da taxa de inscrição do Regional.
7 de Setembro
O 7 de Setembro, um dos três representantes de Braço do Norte no Regional da Verde Vale (os outros são o América e São José), começa a disputa com o peso do favoritismo. Um “fardo” que a diretoria está se preparando para carregar. O qualificado elenco tem os goleiros: Júlio Cesar, Hiago e Leo; laterais: Ceará, Ricardinho e Douglinhas; zagueiros: Renato, Jorge e Celito; volantes: Borracha, Weslei e Jackson Garopaba (substituto do Ramon Fraga, cortado por lesão); meias: Luan, Brayan e Max; atacantes: Ortigossa, Vaninho, Papagaio, Matheus Laguna, Felipinho e Luquinha. O time segue treinando uma vez por semana sob o comando do Lessa e Duda Cachopa. Para testar o time, merece destaque o amistoso que vai acontecer no dia 4 de agosto, sexta-feira, contra o Metropolitano.
SER Santa Rosa de Lima
O belo Estádio Flávio José Dutra vai receber os jogos da SER Santa Rosa de Lima no Regional da Liga Verde Vale de Futebol. O time vai ser comandado pelo técnico Hamilton, que já comandou o Varginha, e pelo auxiliar Fabricio Schmitz. No elenco os goleiros: Ruani, Gustavo Pires e Alexandre Pereira; zagueiros: Lucas Tomaz, André Diamante, Marcus Vinicius, Jean e Ronaldo; laterais: Gui Cardoso, Ismael, Mauricio e Murillo (Anitápolis); volantes/meias: Pelezinho (TB), Higor (Anitápolis), Maicon, Fê, Hialison e Lucas (SL); atacantes: Eduardo (Anitápolis), Danilo (SRL), Luiz Gustavo (SRL) e Rômulo (ORL).
Meio Rural em RF
Com três gols do garoto Igor, dois do Romário e um do Éricles, o Barrinha atropelou o Rio Otília na rodada de abertura do Campeonato de Futsal Integração do Meio Rural de Rio Fortuna edição 2023. Além do 6 a 0 do Barrinha (foto), a rodada realizada no último domingo teve ainda a vitória do São Maurício sobre o Rio Claro por 6 a 3. Edson (4), Arthur e Luiz Fernando fizeram os gols do São Maurício. O campeonato para neste fim de semana devido a pintura da quadra do Ginásio Aloisio Willemann, voltando normalmente dias 04 e 06 de agosto.
Campeões da Bocha
Os “velhinhos” da Cidade dos Esportes dominaram a Taça Ouro Máster de Bocha (acima de 50 anos), competição realizada no último final de semana, com jogos nos pavilhões de bocha de São Ludgero e Braço do Norte. Na categoria por equipe, os bochófilos Lalo, Jucimar, Gerson e Abelha formando a equipe A da CME de São Ludgero levantaram a taça de campeão, com Pinheiro Preto em segundo e Idemar, Lebre, Jack, Sarnapim e Marcos, da CME de São Ludgero B ficando com a terceira colocação.
Outras categorias
Os anfitriões dominaram todas as categorias em disputa na Taça Ouro Máster de Bocha. Lalo ficou com o título de Melhor Individual; a dupla Jucimar e Gerson foram os melhores da categoria; e no trio os melhores foram o Abelha, Gerson e Jucimar, todos representando a CME de São Ludgero. A competição teve a organização da Federação Catarinense de Bocha e Bolão, na pessoa do responsável pelas competições, Rafael Vanz Borges, e apoio do município de São Ludgero.
Interfamílias de SRL
Estão definidas as quatro equipes que vão seguir na disputa pelo título do Interfamílias de Futsal de Santa Rosa de Lima 2023. Na Chave A estão classificados Feldhaus (foto) e Assing/Bonetti e na Chave B Roecker/Schueroff em primeiro e Defrein em segundo. Neste sábado, 29, três jogos vão fechar a fase de classificação, mas só um deles poderá mudar a ordem dos adversários nas semifinais. A família Assing/Bonetti joga contra a Melo/Mendes, jogo marcado para as 19h30min, no Ginásio Edson Bez Filho, se não perder será a líder chave A e vai jogar contra o segundo da B (Defrein).
Feijoada na Ponte
O Ponte Baixa FC se prepara para disputa da edição 2024 do Municipal de Futebol de São Ludgero e desta vez montando um time para brigar pelo título. Se vai ser campeão, saberemos no futuro. A diretoria do time, como é de praxe, realiza durante o ano duas promoções, uma é a feijoada e a outra polenta com galinha. No último domingo foi a vez da feijoada e foram vendidos mais de 500 ingressos, lotando o salão da comunidade. Parabéns a toda diretoria e todas as guerreiras que deram conta de preparar a feijoada.
Xadrez em BN
A Associação Braçonortense do Xadrez – Abrax segue cumprindo seu calendário de competições, mas o grande evento do ano está bem próximo. No último sábado, 22, aconteceu o 2ª Etapa do Circuito Braçonortense de Xadrez Rápido, competição que teve a participação de 46 atletas das cidades de Criciúma, Sombrio, Cocal do Sul e Braço do Norte. O torneio contou com duas divisões, Superior (Absoluto e Sub-18) e Escolar (Sub-8 - 10 - 12 e 14). Destaque para Miguel Michels da Silva, campeão na Categoria Absoluto e U18.
Xadrez em BN 2
O grande evento do ano do xadrez em Braço do Norte vai acontecer no dia 12 de agosto. Vem aí a 6ª Etapa do CCXR Fort Atacadista, Circuito reativado ano passado e neste ano já conta com a participação de mais de 770 atletas do Estado inteiro. Serão R$ 3.000,00 em prêmios, nas categorias Absoluto, Escolar, Deficiente Visual e Deficiente Físico. No evento está confirmado a participação de Kathiê Librelato (foto), natural de Içara, tricampeã brasileira sub-20 e campeã catarinense. Em 2018, foi campeã do Campeonato Sul-Americano sub-20, além de outros títulos importantes. Conquistou a titulação de Mestre Internacional Feminina (WIM).
Interfamílias de Gravatal
Faltando uma rodada para o término da fase de classificação, estão confirmados na próxima fase as famílias: na Chave A – Silva, Mendes e Beckhauser; na Chave B uma das vagas é do Medeiros e a outra será definida nesta sexta-feira no confronto entre Machado X Aguiar; e na Chave C as famílias Correa e Neves estão garantidas e a última vaga está entre Fernandes e Torres. A Família Kindermann (foto), do amigo Geraldo, se despediu da competição na última terça-feira.
Jogos desta sexta
Três jogos movimentam o Campeonato Interfamílias de Gravatal nesta sexta-feira, todos importantes para a sequência da competição. Logo no primeiro jogo, no Ginásio Valentim Kindermann, as 19h30min, se enfrentam Aguiar e Machado e quem vencer segue na competição, com a Família Machado jogando pelo empate. Em seguida jogam Mendes X Beckhauser, se vencer a Mendes ultrapassa a Silva e fica com o primeiro lugar; se vencer a Beckhauser passa para o segundo lugar, ultrapassando a família adversária. Fechando a rodada e de olho no primeiro lugar, a Neves enfrenta Torres; em caso de vitória, ou empate, a Neves tira o primeiro lugar da família Correa; a Torres só se classifica se vencer.
União, campeão!
A Associação Atlética União, de Braço do Norte, conquistou no último sábado, 22, o título do Regional de Futebol Adulto da Liga Urussanguense de Desportos – LUD, competição que contou com a participação de dez equipes. O União fez parte da Chave A e terminou a fase de classificação na primeira posição, com vitórias sobre Jaguaruna, São Domingos e Nova Orleans, empatando com o Caeté/CME de Gravatal. Nesta fase marcou 10 gols e tomou apenas 1 gol. Nas semifinais voltou a vencer Jaguaruna (3 a 2) e fez a decisão contra o São Domingos (Armazém), quando empatou em 1 a 1 no tempo normal, gol do Caco e nas penalidades, após duas defesas do Costela, Higor Ganso fechou a conta e o União soltou o grito de campeão.
Os campeões
A final do Regional da LUD aconteceu no Estádio Silvio Zapelini, campo neutro. Na foto, em pé: Adilson Ferreira, Anderson Merencio (Índio), Jean Longuinho, Gustavo " Costela", Helton, Rodrigo, Murilo, Henrique, Davi, Rafa Berto, Dener Brandão, Renato, Rober, leria e Diego. Agachados: Matheus, Dariel, Marcelinho, Vambaster, Caco, Higor "Ganso", Alan "Ceará", Jonas Lessa, Rodriguinho, Evandro, Alexandro " Papagaio", Gustavo "Escova", Leonardo, Rafael Borghet e André Volpato.
Joguinhos em Curitibanos
A Fase Estadual dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que está acontecendo em Curitibanos, com o atletismo sendo realizado na pista em Timbó, vai até o dia 29 de julho, próximo sábado. Já tivemos boas notícias no Karatê, Atletismo e Taekwondo, com pódios para atletas que estão representando Braço do Norte. Na próxima edição atualizamos toda a lista, com a relação dos medalhistas.
Vôlei misto
O Municipal de Voleibol Misto de Braço do Norte, promoção da CME local, está em andamento desde o dia 25 de junho, com sete times envolvidos na disputa pelo título. Os jogos estão sendo realizados aos domingos no Ginásio Jordão Manoel Santana, no Travessão. O Vôlei Mix, com 9 pontos, lidera a competição, seguido de Conexão GVT Jagua/RBN com 7, DWF Sistemas está com 6 pontos, Proinfo Vôlei com 5, Atravessados 5 (foto), Unidos Voleibol com 3 e na última posição o The Wolf com 1 ponto. No dia 5 de agosto acontecerá a 5ª rodada.
“Cria” da L10
Natural de São Ludgero, filho do casal Aluízio e Giseli, sobrinho do zagueiro Adelmo, hoje com 17 anos, o goleiro Gustavo Hobold é “cria” da Arena L10, do treinador Fernando Lessa. Ele é o mais novo contratado do Athletico Paranaense. O jovem goleiro iniciou os trabalhos com 11 anos na L10 em Braço do Norte. Com 14, foi encaminhado ao clube Azuriz, do Oeste paranaense, onde permaneceu até então. Na última segunda feira Hobold assinou contrato com um dos maiores clubes do Brasil. Quem conhece a família Hobold já sabe que uma das qualidades exigida para a posição o Gustavo tem, à altura, e chegou ao clube que tem revelado grandes nomes para a posição. Sucesso Gustavo!
Interfamílias de GP
As famílias Silva e Ascari (foto) estão com vagas asseguradas nas semifinais do Interfamílias de Futsal de Grão-Pará. Os adversários vão ser definidos na noite desta sexta-feira no Ginásio Pedro Ivo. Em confronto único, quem vencer de Oenning X Della Giustina e Pereira X Meurer passa para as semifinais, que acontecem na próxima semana. A decepção deste ano foi a Família Marques. Um time com Lala e Dimas não pode se despedir do campeonato sem somar um ponto em 4 jogos.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312