Panificadora Heidemann e SP Pescados venceram os jogos eliminatórios realizados no último domingo no Ginásio Aloísio Willemann e se classificaram para as semifinais do Campeonato de Futsal da Indústria e Comércio de Rio Fortuna. A Panificadora Heidemann vai fazer uma das semifinais contra a Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos e o SP Pescados (foto) fará a outra semi contra a equipe do Laticínios Becker, jogos que acontecerão neste domingo, 9 de julho, a partir das 19h.
Muitos gols
As redes balançaram para valer nos jogos eliminatórios do Indústria e Comércio de Rio Fortuna. Nos dois jogos, 26 gols. A torcida da Panificadora Heidemann sofreu menos, pois viu seu time vencer o Agro Rural/Wiggers com certa folga, 9 a 4, mas a do SP Pescados não teve refresco, pois a sua equipe fez duelo equilibrado contra o Serra Geral/Alfa Sat, vencido pelo apertado placar de 7 a 6. Destaques para Braian (foto) e Michel Kappa, que juntos fizeram 7 gols na vitória da Panificador Heidemann; e no SP Pescados os destaques foram o Vitor, com 4 gols e o goleiro Charles, fez um gol e foi um paredão para o adversário. Com a derrota do Serra Geral, o técnico Luiz Castilho, aniversariante da semana, se despediu da competição.
Interfamílias de SRL
Quatro jogos abriram a edição 2023 do Interfamílias de Futsal de Santa Rosa de Lima. O palco foi o Ginásio Edson Bez Filho e no jogo de abertura a Família Feldhaus venceu a Melo por 8 a 4; no jogo seguinte a vitória do Roecker/Schueroff sobre a Willemann por 6 a 1; depois a Família Assing venceu a Oenning/May por 5 a 3 e no jogo de fundo a Defrein venceu a Kuhnen/Feldhaus por 3 a 1. Com 4 gols, Hialison, da família Feldhaus, foi o artilheiro da rodada.
Próximos jogos
O Interfamílias de Futsal de Santa Rosa de Lima segue nesta sexta-feira, 7 de julho, com dois jogos no Ginásio Edson Bez Filho. As 20h30min jogam Melo/Mendes X Hermesmeyer/Santos e as 21h30min entram em quadra Assing/Bonetti X Feldhaus. Depois, somente no dia 15 a bola vai voltar a rolar.
Interfamílias de Gravatal
A Família Silva começou muito bem sua caminhada em busca do bicampeonato do Interfamílias de Futsal de Gravatal 2023. No jogo de abertura da competição, com dois gols de Jean e mais dois de Ronaldo, venceu a Beckhauser por 4 a 2. No outro jogo da 1ª rodada, a Família Santana foi derrotada pela Torres por 2 a 4. Henrique (foto) foi o destaque com 3 gols. Os jogos aconteceram no Ginásio Valentim Kindermann, que recebe na noite desta sexta-feira mais três jogos. As 19h30min jogam Fernandes X Correa, segue com Rodrigues X Machado e finaliza com o jogo entre Kindermann X De Bona.
Rodada de terça
O Interfamílias de Gravatal teve sequência na última terça-feira, quando mais seis famílias estrearam na competição. Repetindo os placares da primeira rodada, a Família Mendes (foto) venceu a De Bona por 4 a 2; com 4 gols de Gustavo, a Medeiros venceu a Aguiar por 7 a 4; e, numa noite pouco inspirada do ala Juquinha, a família Correa foi derrotada pela Neves por 3 a 5.
Jogo Beneficente
No próximo dia 12 de julho o Estádio Silvio Zapellini, em Gravatal, vai receber o duelo entre Amigos do Pitoko X Amigos do Betinho, partida que se repetirá no dia 19, dai em Braço do Norte, no Estádio Lauro Koch. As equipes estão sendo montadas e pelo regulamento cada jogador terá que doar uma sexta básica. O time dos Amigos do Betinho está sendo guardado a sete chaves, mas o Pitoko não escondeu a sua e o técnico Mursa promete divulgar a escalação meia hora antes do jogo.
Amigos do Pitoko
O técnico Mursa convocou para o jogo de ida da próxima quarta-feira os seguintes jogadores: Rafael Pitoko, Evandro, Gil, Alexandre, Fill, Juquinha, Mano, Adriano, Deyvid, Cris (goleiro), Mateus, Paulo, Joelson, Rody, Mazinho, Brugudu, Digo, Zezé, Berola e Geada. Na Comissão técnica: Mursa, Rogério e Matheus. Após o duelo, que promete muitas “emoções”, será servido um delicioso churrasco ao som da dupla sensação Adilson/Heron.
Jesc – Atletismo
Alunos das escolas de Braço do Norte e São Ludgero brilharam na disputa da Fase Estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina – Jesc 15 a 17 anos que está acontecendo em Timbó. Foram várias medalhas conquistadas, com destaques para as três medalhas de ouro, duas conquistadas pela atleta Yasmin Sckhardt (foto) no Lançamento de Disco e Arremesso de Peso 3kg e mais por Kauan Vicente (foto), no Salto em Distância. Yasmin e Kauan representaram a Escola Conego Nicolau Gesing, de Braço do Norte e são atletas tr4einados pelo Professor Vitinho. Pedro Leite Costa (foto), também foi medalha de ouro no Salto em Altura, representando a EEB São Ludgero. Pedro é treinado pelo Professor Jemerson e com o resultado ele assumiu a liderança no ranking nacional.
Jesc – Coletivas
Finalizado o Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Artística, Taewondo, Tênis de Mesa (onde Braço do Norte foi representado pela atleta Daiane Jochen Soethe, aluna da EEB Werner Knabben), Vôlei de Praia, Wrestiling (???) e Xadrez, Timbó recebeu as delegações das outras modalidades dos Jesc 15 a 17 anos. Da região do Vale, apenas o Futsal Feminino de Braço do Norte está presente. A Competição vai até o dia 7 de julho.
Abrax
Fiquei umas semanas sem notícias da Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax, mas vamos atualizar as atividades realizadas e que vão acontecer. Uma forma de divulgar o trabalho que vem sendo feito pela entidade foi participar do Dia do Cooperativismo, evento promovido pela Cerbranorte. Como em outras edições, foi instalado na praça da Igreja o Tabuleiro Gigante, que atraiu pessoas que jogam xadrez e muitos curiosos. A direção da Abrax tem programado para este mês, dia 22, a 2ª Etapa do Circuito do Xadrez Rápido, evento que na primeira edição reuniu mais de 70 enxadristas.
Abrax 2
A Abrax no último final de semana esteve em Araranguá para participar da 3ª Etapa do Circuito de Xadrez Rápido, promovido pelo Clube de Xadrez da cidade de Araranguá, evento que reuniu enxadristas dos municípios de Sombrio, Araranguá, Criciúma e Braço do Norte. Neste evento Daniela Wessling foi destaque na Sub-16 - ABS; Miguel Michels foi 3º no Sub-16 - ABS; Augusto Boeing Beckhauser foi 3º no Sub-12 Escolar; e Nicolas Waterkemper foi 4º no Sub-12 Escolar. Em setembro a Abrax vai participar da Olesc e está confirmado a 6ª Etapa do Circuito Catarinense de Xadrez Rápido para Braço do Norte, evento fortíssimo, podendo chegar a reunir mais de 220 atletas. Parabéns ao Presidente Lúcio e todos os demais membros da Abrax.
Karatê de SL
Em maio a Confederação Brasileira de Karatê-Do realizou em São Ludgero a Seletiva Nacional de Karatê, evento que escolheu atletas para fazer parte da Seleção Brasileira de 2023. Agora a Confederação divulgou a relação de caratecas convocados para disputar a Copa Europeia Kids e Children, que acontecerá em Catania, Itália, de 13 a 15 de outubro. Entre os convocados estão 7 atletas da Associação Sãoludgerense de Karatê, Alice Duessmann, Sub-14, Vitória Freitas, Sub-10, Heitor Freitas, Sub-8, Théo Custódio, Sub-10, Kevin Duarte, Sub-14, Iuri Nascimento, Sub-8 e Miguel Silva, Sub-8. Parabéns ao trabalho do professor Júlio.
Morro do Boi
Atual campeão, o Morro do Boi está montado para o jogo de abertura do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF, que será contra o América, de Braço do Norte, dia 5 de agosto. O presidente da equipe da Cidade Amiga, Valdinei Silvano, me passou a relação dos contratados, começando pelo goleiro: Ricardo (por enquanto, só ele); zagueiros: Rafael Soares, Biguá e Tiago Wensing; Laterais: Mael, Leandrinho, Zé e Osvaldo; volantes: Helton Serrano, Messias, Salesio, Eduardo, Jorge e Tiago Paranaguá; meias: Dudu, Vinícius (ex-profissional), Gustavo (ex-profissional); atacantes Digo, Joujou e Fio.
Atlético Grão-Pará
O Atlético Grão-Pará, clube fundado a pouco tempo e estreante na Liga Verde Vale, montou um bom time para disputa. Encarregado de montar o elenco, Dirceu Mendes considera que o Atlético vai brigar na parte de cima da tabela. “Tirando o 7 de Setembro, que me parece o favorito, acho que temos elenco para brigar, pelo menos, para estar nas semifinais e quem sabe chegar a decisão”, projeta Dirceu. Sobre o local de mando dos jogos, pode ser no Aiurê, ou no Rio do Meio.
Elenco por região
Dirceu, que vive no meio de boleiros, me passou os contratados do Atlético Grão-Pará por região. De Grão-Pará: Café, Rodriguinho, Klismann, Kauan, Eduardo, Maninho, Nicolas (goleiro) e Gilson; de Braço do Norte: Lessinha, Escova, Geraldinho, Matheus Padaria, Davi, Dariel e Vitinho Sergipano; de Tubarão: Juninho Perninha e Rodrigo Kinhão; de Garopaba: Jardel, Carlão, Bodinho e Iando (goleiro); Laguna: Pepe (atacante); de Urussanga: Adavilson. Para comandar esta galera o experiente técnico Mão. A estreia será em casa frente a CME/SER São Ludgero/Serrinha.
Semi em Grão-Pará
Dono da melhor campanha na primeira fase, o Aiurê FC recebe em seu estádio, no Distrito do Aiurê, a rodada das semifinais do Municipal de Futebol de Grão-Pará neste domingo, 9. As 13h30min começa o primeiro jogo, envolvendo as equipes do Nacional X Atlético São João, equipes que se enfrentaram no domingo passado e empataram em 3 a 3. No jogo de fundo, marcado para as 15h30min, jogam Aiurê FC X Stang FC. É jogo único, empatando no tempo normal, disputa da vaga nas penalidades. Os vencedores farão a final, também em jogo único, na casa do que tiver a melhor campanha.
Caio
O garoto Caio saiu de campo carregado e aos prantos no último domingo, quando jogava pelo Atlético São João contra o Nacional. Num choque casual com o goleiro Paulinho, no gramado ele ficou e de lá foi levado até um médico para avaliação da gravidade da contusão. Graças a Deus, nada grave, apenas uma torção, contusão chata, mas que não deve afastar a jovem promessa grão-paraense por muitos dias do futebol e futsal.
Fut7 na Arena L10
Definidos os semifinalistas do 2ª Copa Regional L10 de Fut7. Na última segunda-feira, o Floresta (foto), que na primeira fase foi quarto colocado na chave B somando apenas 3 pontos, se reforçou na reta final e eliminou o RBN, até então invicto e com 100% de aproveitamento. Dois destaques na partida, Weslei e o goleiro Dener. No outro jogo das quartas de final, o PSI venceu a 5ª Light por 4 a 3. Na quarta-feira no complemento das quartas, com Madureira 3 a 3 Varginha, com o Madureira se classificando por ter a melhor campanha e Gatorads 5 a 4
Semifinais
Thiago “Delega” Machado, organizador da Copa L10, repassou a sequência do campeonato. No dia 12, próxima quarta-feira, acontecerá a semifinal do Feminino, entre Independente X Nova Orleans e RBN x Santa Rosa de Lima, e no dia 14, sexta-feira, as semifinais do masculino, com os jogos entre Madureira X PSI e Floresta X Gatorads e no dia 21 as duas finais, tudo em jogo único.
Interfamílias de GP
Num jogo equilibrado, a Família Michels (foto) foi comandando o placar e no final acabou vencendo a Família Marques por 6 a 5 na última quarta-feira, jogo válido pela 6ª rodada do Interfamílias de Futsal de Grão-Pará. Destaques para a dupla Rafael e Vitor, que juntos fizeram 4 gols para a Michels. No outro jogo da rodada, a Família Ascari, atual vice-campeã, venceu a Pereira por 6 a 3. Destaque para o camisa 10 Valdinei, autor de 3 gols.
Sequência
O Ginásio Pedro Ivo recebe na noite desta sexta-feira mais dois jogos do Interfamílias, começando as 19h45min com Oenning X Antonello e depois jogam Silva X Meurer. Na quarta, também as 19h45min, vão jogar Ascari X Michels e Della Giustina X Pereira. A classificação, na Chave A, Silva tem 6 pontos, Oenning e Meurer 4, Antonello 3 e a Família Amador 0 ponto; na Chave B a liderança é dividida pelas famílias Della Giustina e Pereira com 6 pontos, Michels e Ascari estão com 3 e Marques 0 ponto.
Aberto de Lauro Müller
O técnico Buda está feliz com a campanha de seu time, a Associação RBN/Braço do Norte, no Aberto de Futsal de Lauro Müller. Nesta última quarta-feira venceu o Farroupilha por 4 a 2, somando até agora duas vitórias e um empate na competição. O adversário da próxima quarta-feira, 12 é o Branco/Sumaré. Vencendo, o RBN termina a fase na liderança da Chave A.
Letícia San
A esperada medalha não veio, mas ser a 5ª melhor do mundo em sua categoria não pode ser considerado um mau resultado para a carateca Letícia de Souza Cardoso. Na disputa do Youth League em Porec, Croácia, ela só foi superada por atletas da Espanha, Egito, França e Itália. Não deu desta vez, vida que segue. Outras oportunidades virão e certamente a Letícia ainda dará muito orgulho aos braçonortenses, catarinenses e brasileiros.
Com prêmio por serem as melhores equipes em seus grupos, Laticínios Becker, líder da Chave A e Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos, líder da Chave B, terão uma rodada de folga no Campeonato da Indústria e Comércio de Rio Fortuna. Na rodada do último domingo, o Laticínios Becker, com três gols de Guilherme (foto), destaque da partida, mais Hemerson e Heraldo, venceu o Agro Rural Wiggers por 5 a 3 e a Madeireira Ricken ficou no empate em 3 a 3 com o Laticínios Bloemer.
Eliminatórias
No próximo domingo vamos conhecer os adversários do Laticínios Becker e Madeireira Ricken nas semifinais do Indústria e Comércio. Em jogo único, com início às 19h, no Ginásio Aloísio Willemann, o vencedor de Agro Rural/Wiggers X Panificadora Heidemann estará nas semifinais e no outro confronto eliminatório, marcado para as 20h, vão jogar Serra Geral/Alfa Sat X SP Pescados.
Joguinhos
O sonho de disputar a Fase Estadual dos Joguinhos Abertos acabou no último sábado para a garotada do futsal masculino de Grão-Pará, derrotado por Braço do Norte por 6 a 2, após ter empatado com Siderópolis em 4 a 4 e goleado Garopaba por 7 a 2. Mas Braço do Norte atingiu o objetivo. Iniciou a disputa do Regional perdendo para Siderópolis, mas depois engatou uma sequência de três vitórias contra Garopaba, Grão-Pará e Antonio Carlos, nas semifinais, após empate em 3 a 3 no tempo, perdeu nas penalidades para São José por 5 a 3 e na disputa do terceiro lugar venceu Imbituba por 7 a 6. Classificados no Futsal Masculino dos Jogos Regionais realizado em Sombrio, de 22 a 26 de junho, São José, Siderópolis e Braço do Norte, do técnico Luiz Fernando.
Futsal Feminino – Joguinhos
O Vale teve ainda mais um representante entre as sete modalidades em disputa no Regional em Sombrio, o Futsal Feminino de Braço do Norte. Sob o comando do Professor Edenilson, as jovens braçonortenses venceram Laguna por 3 a 2, perderam para as donas da casa por 3 a 0, nas semifinais e nas disputas do terceiro lugar mais duas derrotas, para São José por 3 a 2 e Florianópolis por 7 a 4, ficando na quarta posição. Classificaram no Futsal Feminino São José, Sombrio e Florianópolis.
Fesporte
Devido ao atraso na indicação do presidente da Fundação Catarinense de Desporto – Fesporte, houve atraso no início das competições e agora toda semana tem programação. Na nossa região, os Integradores, Clodoaldo e Geovani “Nico”, se desdobram para dar conta de cumprir com o calendário. No último final semana terminou o Regional dos Joguinhos em Turvo e neste, em Timbó, já tem a Fase Estadual dos JESC 15 a 17 anos. Haja fôlego!
Fut7 Arena L10 – Feminino
No dia 12 de julho vamos conhecer as finalistas da 2ª Copa Regional L10 de Fut7 feminino. Classificaram para as semifinais, na Chave A, as equipes do Madureira FC e Independente e na Chave B, Santa Rosa de Lima e RBN. O Independente vai enfrentar o Nova Orleans (foto), do técnico Cemá Fernandes e o RBN terá pela frente o Santa Rosa de Lima.
Fut7 Arena L10 – Masculino
Com os resultados da última quarta-feira, foi concluída a Fase de Classificação da 2ª Copa Regional L10 de Fut7 no masculino. O Madureira ficou com a melhor campanha da Chave A e na chave B a melhor campanha, com 100% de aproveitamento, é do RBN (foto). Nas quartas de final, que começa na próxima segunda-feira, 3 de julho, se enfrentarão PSI X 5ª Light, RBN X Floresta e na quarta-feira, 5 de julho, jogam Madureira X Varginha e Gatorads X Insanos.
Final em Imbituba
A final do Citadino de Futsal de Imbituba está quente. Nas semifinais superlotação no Ginásio Olivar Francisco e confusão nas arquibancadas, o que provocou uma limitação na venda de ingressos para os jogos decisivos. O jogo de ida será nesta sexta-feira, 30, entre Villa Futsal, que tem no elenco o ala Kappa, enfrentando o NB Futsal, dos alas Hudson e Saraiva. A partida pode ser vista ou ouvida pelo site da rádio Foco Livre, na voz de Jota Custódio.
Agenda lotada
O gaúcho Saraiva bem que poderia se mudar para o sul catarinense, ficaria bem mais tranquilo para ele. No momento, que sei, Saraiva está disputando campeonatos em Rio Fortuna, Orleans e Imbituba.
Sai zica
No momento, na verdade a muitos anos, ser torcedor do Vasco não está nada fácil. Meu neto, Davi, está pensando em trocar de time, diz ele que já são 11 anos sofrendo, não aguenta mais. Me solidarizei com ele, pois ser santista também está sendo um tormento. Na última quarta o adversário do Vasco foi o Cuiabá, jogo de seis pontos e o Pitoco, vereador em Gravatal, se enrolou na bandeira, se garrou a bíblia e rezou. No fim a alegria, goleada por 1 a 0, gol em uma penalidade mandraque, mas nesta hora o que vier de bom é lucro.
Interfamílias de Gravatal
A bola vai rolar nesta sexta-feira, 30, no Ginásio Valentim Kindermann na primeira rodada do Interfamílias de Futsal de Gravatal. São 14 equipes na briga pelo título, divididas em três chaves, com a família Silva brigando pelo bicampeonato e as outras tentarão impedir. Silva X Beckhauser abrem a competição, jogo marcado para as 20h e na sequencia vão jogar Santana X Torres. Na terça-feira, 4 de julho, as 19h30min, jogam De Bona X Mendes, depois Medeiros X Aguiar e encerra a rodada com o jogo entre Neves X Correa.
Interfamílias de SRL
Em Santa Rosa de Lima também teremos bola rolando pelo Interfamílias de Futsal 2023. Serão 9 famílias, divididas em duas chaves, lutando pelo título. No domingo, 2 de julho, no Ginásio Edson Bez Filho, a partir das 18h30min, serão 4 jogos em sequência, começando com Feldhaus X Melo/Mendes, depois Willemann X Roecker/Shueroff, segue com Assing/Bonetti X Oenning/May e finaliza com o confronto entre Kuhnen/Feldhaus X Defrein.
Municipal de GP
Neste domingo vamos ficar sabendo os confrontos das semifinais do Municipal de Futebol de Grão-Pará. Dois jogos vão acontecer no Estádio Perinzão, na comunidade do Rio do Meio. As 13h30min jogam SER Aiurê X Paula Ramos e na sequência o Nacional, equipe da casa, enfrenta o Atlético São João. O Nacional lidera com 7 pontos, seguido do Aiurê e Atlético São João com 6 pontos, o Stang FC, que não joga na rodada, mas já está classificado, tem 4 pontos e o Paula Ramos, eliminado, está com 0 ponto.
Chances
O Nacional depende apenas de si para ser o primeiro colocado da fase e ficar com a vantagem de decidir a vaga em casa. Mas o adversário, o Atlético São João, tem um bom time, melhorou o entrosamento com os três jogos que fez até aqui e também tem esperança de chegar em primeiro. O Aiurê joga como favorito contra o Paula Ramos; vencendo fica na torcida por um tropeço do Nacional. Esta é a 19ª edição do campeonato, que tem em disputa a Taça Elpídio Kulkamp.
Karatê de SL
A Fundação Municipal de Criciúma – FME – realizou no último sábado, 24, o 2º Torneio de Integração de Karatê, evento que tem como base um projeto social da Prefeitura local. Competiram mais de 100 caratecas com idades entre 6 e 9 anos, a maioria do município sede, mais os convidados de São Ludgero e Treze de Maio. A delegação da Cidade dos Esportes, comandada pelo Professor Júlio Cesar de Jesus, teve 7 atletas, que trouxeram para o município seis medalhas, duas de prata e quatro de bronze. “Agradeço aos pais pelo incentivo e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes/Comissão Municipal de Esportes pelo apoio e parceria”, destaca o professor.
Regional da Verde Vale
Tenho em mãos toda a tabela do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF, com a sequência dos jogos, mas ainda sem datas definidas. Segundo o Presidente Anoir Boeger, as equipes terão até a última sexta-feira que antecede a primeira rodada para regularizar a inscrição do atleta e para inclusão de novos nomes o prazo é até a quarta rodada da competição.
Mar Grosso na Liga
Faltando pouco mais de um mês para o Início do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF, das 12 equipes inscritas, algumas seguem montando seus elencos, enquanto outras estão com plantel pronto para a estreia. O EC Mar Grosso vai manter a fórmula que deu certo no Municipal de São Ludgero, onde conquistou o bicampeonato. A base será com os mesmos jogadores da casa, com duas baixas e mais cinco estrangeiros. Destes, segundo o técnico Zizo, três são da região de Garopaba, um de Pedras Grandes e outro de Nova Veneza. Dia 8 de julho haverá um amistoso e aí sim, com todos assinados e inscritos, sai a relação completa do elenco. A estreia será contra a CME de Lauro Muller.
Serrinha na Liga
A CME/SER São Ludgero/Serrinha também se prepara para o Regional da Verde Vale. Na próxima semana sai um amistoso de preparação, quando haverá uma avaliação do elenco pelo técnico Darci Brugnara e se necessário, novas contratações. Na parceira montada, a SER São Ludgero e a CME ajudam nas despesas, enquanto que a formação do time ficou a cargo dos dirigentes da Serrinha. Alguns jogos como mandante vão acontecer na comunidade da Serrinha e outros no Reinaldão. A estreia será em contra a Associação Grão-Pará.
Futsal em Orleans
Até o momento, como previsto, MG Futsal, na Chave A e Novo Rio, na Chave B, lideram o Aberto de Futsal de Orleans com 6 pontos. O MG Futsal, de Vaninho, Gava e Chapa, teve dificuldades para vencer os dois jogos, fez 5 a 3 na ABF e 6 a 5 no PM Futsal, enquanto que o atual campeão, o Novo Rio (Saraiva, Bichinho e Lukinha) conseguiu duas goleadas, fez 7 a 1 no Gurizada e 9 a 0 no WWR Agro.
Interfamílias GP
Dois jogos, válidos pela quarta rodada, movimentaram o Interfamílias de Futsal de Grão-Pará na última quarta-feira, 28, com um público razoável no Ginásio Pedro Ivo. No primeiro jogo, bem melhor no primeiro tempo, a família Oenning abriu 2 a 0 no primeiro tempo, aumentou para três no segundo, levou um calor no final da partida quando a família Amador diminuiu para 3 a 1, mas definiu a vitória com dois gols de João Vitor. Final, Oenning 5 a 1 Amador. No outro jogo, a família Meurer virou o primeiro tempo vencendo por 1 a 0, mas no segundo a Antonello virou para 2 a 3.
Próximos jogos
O Interfamílias de Futsal de Grão-Pará segue nesta sexta com mais dois jogos no Ginásio Pedro Ivo. As 20h jogam Ascari X Della Giustina e as 21h Marques (foto) X Pereira. Na próxima quarta-feira, as 20h jogam Michels X Marques e as 21h Pereira X Ascari. A liderança da chave A é da Família Silva com 6 pontos, seguido de Oenning e Meurer com 4 pontos; na Chave B a liderança é dividida pelas famílias Pereira e Silva com 3 pontos.
Letícia San
A previsão para que a Leticia San inicie a disputa por uma medalha no Youth League, em Porec, Croácia, nesta sexta-feira, 30, é as 9h15min, ou seja, 4h15min no Brasil e se tudo correr bem ela estará disputando o título as 19h em Porec, 14h no horário de Brasília. Ficamos na torcida e vou informando na medida que as notícias vão chegando. Hoje iniciou a categoria Sub-21 e a Leticia vai competir no Sub-17.
O técnico Massarico, comandante da CME de Armazém, antes da final do 6º Regional de Futsal Veteranos falou uma frase interessante: - Se não vier o título, sabemos que não será por falta de vontade e garra, mas será pelo adversário, que fez por merecer. Perfeito! Realmente, a CME de Armazém propôs o jogo e tentou de todas as formas o gol, mas bem armado na parte defensiva, com grandes atuações do goleiro Charles, do fixo Xande, do ala Ganso e nos contra-ataques com o “velhinho” Peleco deu muito trabalho a equipe da Cidade Amiga. A CME de Santa Rosa foi campeã porque mereceu o placar de 3 a 1.
Maicon
Deixei o Maicon de propósito fora da notinha anterior, pois ele merece uma menção honrosa. Acompanho suas atuações a vários anos, quando ainda fazia dupla com o Kathior no Regional Adulto (próximo ano volta a atuar juntos no 40tão). Nunca vi ele jogar mal. Não abre a boca para reclamar, não faz falta violenta, comemorou muitas vitórias e quando perdeu soube aceitar, enfim, é um jogador que todo treinador ia querer no seu time. Sorte da técnica Ana Maria que ele jogou no seu.
Nelsinho sendo...
Nelsinho. O goleiro da CME de Armazém tem este perfil. Fora das quatro linhas um cara de coração enorme e com ele em quadra, ou no campo, podemos esperar de tudo, sempre teve o temperamento explosivo. Na final de sexta, não sei se chegou tarde, mas não participou do aquecimento do time e talvez por isso tenha falhado nos dois primeiros gols da CME de Santa Rosa de Lima. Não tenho como julgar se no lance da expulsão a falta era para cartão vermelho, o juiz entendeu assim. Mas a reação foi exagerada e certamente o que aconteceu influenciou na atuação dos árbitros no jogo seguinte.
Final Adulto
Uma decisão que vai ficar na história do campeonato, por vários motivos. Foi um grande jogo quando teve bola rolando, disputado lance a lance, com gols bonitos, jogadores que fizeram a diferença, no geral a CME de Armazém jogou mais, mas tinha que terminar assim, nos pênaltis e com um placar que dificilmente veremos novamente. Também teve a parte da arbitragem, o excesso na torcida, falhas na organização, enfim, rendeu e vai render muitos comentários e também servirá de aprendizagem. Parabéns a CME de São Ludgero!
Sobre a arbitragem
Os comentários que escutei e li depois do jogo foi que os árbitros eram despreparados, então conversei com o Cal, responsável pela arbitragem no Instituto Adesc. “Despreparados não. O Robson é da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – CBFS, fez vários jogos da Liga Nacional, na última semana apitou Magnus X Joinville na Copa do Brasil; o Ailton é da Federação Catarinense de Futsal, atua na Primeira Divisão e faz jogos da Série Ouro do Estado. Então, despreparados não eram, mas concordo que em alguns lances poderiam ter conduzido melhor”.
Sobre a arbitragem 2
Vou citar dois grandes erros na arbitragem das finais do Instituto Adesc. Primeiro do lado da organização, que foi o de escalar a mesma dupla nas duas finais. O que aconteceu no primeiro jogo certamente abalou o emocional dos árbitros no segundo. Para mim, entre os muitos questionamentos sobre a parte técnica dos árbitros, o erro maior foi o cartão dado, ou cartões amarelos que deveriam ser dados, ao Luciano. No primeiro lance, aos 2min, foi claro que o juiz deu para ele e no segundo tempo, quando deu o segundo, teria que ter expulsado. O Luciano foi o melhor jogador de linha da CME de São Ludgero, o único que conseguiu marcar o Dito e por isso a CME de Armazém foi prejudicada.
Fala Adelmo...
“Sobre a arbitragem não vou falar. Cada um faz o seu papel, se eles erraram, ou acertaram foram eles, não fui eu. Sobre o jogo, eu sabia que estava jogando contra uma equipe fortíssima. Com a vinda do Cid reforçou ainda mais o conjunto, mas confiei na minha equipe. Quando abriram dois gols de diferença botei um quarteto mais leve em quadra e conseguimos o empate. Méritos dos meninos que se empenharam, se dedicaram e compraram a minha ideia. Foi certamente uma final das mais emocionantes, das mais demoradas, com adrenalina e pressão no limite. Um jogo que dificilmente será esquecido”.
Fala Terrinha...
“Foi um jogo bem disputado dentro das quatro linhas. O campeonato é assim mesmo, na hora que estávamos vencendo por 4 a 2 pedi para não fazer faltas, acabamos fazendo e perdemos três tiros livres. Nos minutos finais o Dener fez a diferença, com defesas milagrosas em finalizações do Cid e Caique. Erramos contra-ataques, coisa que não perdíamos durante o campeonato. Nos pênaltis é loteria. Jogadores meus que nem vinham atuando converteram em gols, o Dito perdeu”.
Fala Terrinha
Na parte da arbitragem teve bastante reclamações do Terrinha, vou citar algumas. “Nas cobranças de pênaltis um jogador deles levou amarelo, já tinha levado, nesse caso não poderia bater mais e bateu. Durante o jogo fizemos um gol, um dos juízes deu, o outro longe do lance anulou. Teve o lance dos cartões, enfim, a Adesc errou em botar os mesmos árbitros nas duas decisões”, e completa: “Dentro das quartos linhas é assim mesmo, decisão é pau, o bicho pega e pronto. Sorte dos árbitros que o a decisão terminou nas penalidades”. Teve mais reclamações do Terrinha, que concordo com ele e vou levar para a direção da Adesc.
Finalizando
Também quero fazer alguns comentários sobre o lado bom da partida, a atuação dos jogadores. Do lado de São Ludgero vou destacar o conjunto, mas menções honrosas para o Dener, que garantiu o empate, principalmente nos cinco minutos finais, quando só deu CME de Armazém. O Guga, que defendeu dois tiros livres e teve sorte no chute que pegou na trave e o Luciano, como correu e se dedicou na marcação. Do lado da CME de Armazém, o Mala teve bem, Leandrinho, Grilo e Cid, deram conta do recado, mas sem dúvida o Dito e Caique foram os melhores. Se nota quando um jogador está bem fisicamente e tecnicamente, pois a confiança cresce e se torna praticamente imparável. É o caso dos dois.
Homenageado
Bastante conhecido na região do Vale por seu trabalho ligado ao esporte, principalmente narrando jogos pela Rádio Verde Vale, Jota Custódio foi homenageado durante um jogo do campeonato de futsal de Imbituba, no Ginásio Olivar Francisco. Num troféu, o reconhecimento pelos seus 38 anos de trabalho como narrador e foi eleito o melhor da função na região. No ginásio com mais de 1.500 pessoas, foi aplaudido de pé. Presença também do Prefeito Rosenvaldo da Silva Junior. Jota hoje trabalha na Rádio Foco Livre. Parabéns Amigo, você merece o reconhecimento!
Diretoria do Palmeiras
Planejando a volta as atividades em 2024, o Palmeiras do Rio Cachorrinhos vem cumprindo as etapas iniciais. A primeira, lógico, é a montagem da diretoria, empossada nesta quinta-feira, 22. Como Presidente o eterno Senhor Luiz Michels, de Vice o André Schlickmann, 1º Secretário o Stélio Michels, 2º Secretário Alex de Bona Schepers, 1ª Tesoureira Helena Vandresen Michels e 2º Tesoureiro Rodrigo Lembeck Alberton.
CME de Armazém
Encerrada a participação do Regional da Adesc, a CME de Armazém terá que esquecer a perda do título, virar a chave e focar em outra competição, o Regional Adulto de Futsal 2023 promovido pela Liga Urussanguense de Desporto – LUD. O primeiro desafio já foi nesta quinta-feira, quando foi até o Ginásio do Rio Bonito enfrentar a Associação RBN/Braço do Norte. Nesta competição o técnico Terrinha não contará com o goleiro Mala, mas terá no seu lugar o Dener, campeão pela CME de São Ludgero e mais o reforço do gaúcho Gui Fonseca e Lukinha (Gravatal). No restante, o mesmo elenco vice-campeão na Adesc.
Regional LUD
São oito equipes na briga pelo título do Regional Adulto de Futsal da Liga Desportiva Urussanguense – LUD. No Grupo A estão ADR Nova Veneza, FME Siderópolis, FME Morro da Fumaça e DME Urussanga (atual campeã); no Grupo B a Associação RBN/Braço do Norte, CME de Armazém, Exército EC (Imbituba) e CME de São Martinho.
Futsal em alta
O Futsal vai estar em alta nos próximos meses na Região Sul. Três campeonatos vão prender a atenção do torcedor. O Aberto de Futsal de Lauro Müller, que começou no dia 17 com 12 times na briga pelo título; o Aberto de Futsal da LUD, com 8 times, com bola rolando a partir do dia 21; o Aberto de Futsal de Orleans, com 8 times, com promoção da DME de Orleans, iniciado no dia 20, também com 8 times disputando o título.
Aberto de LM
Eliminado nas semifinais do Regional do Instituto Adesc, a Associação RBN/Braço do Norte estará envolvida em dois desafios nos próximos meses. Além da participação no Regional da LUD, a equipe braçonortense iniciou na quarta-feira a busca pelo título no Aberto de Futsal de Lauro Müller. O técnico Jorge “Buda” Cordeiro (foto), que só será o comandante na competição em Lauro Müller, contará no elenco com André Ângelo, Ganso, Renato, Ceará, Diego Prá, Patrick Gesser, Geraldinho, Henrique, Jauhad, Jefinho, Leandrinho, Luciano, Marcelinho, Murilo, Papagaio, Reka e Rodriguinho. No jogo de estreia, realizado na última quarta-feira, o RBN venceu São Joaquim por 6 a 3.
Indústria e Comércio
Faltando uma rodada para o término da fase de classificação do Campeonato da Indústria e Comércio de Futsal de Rio Fortuna, já temos os classificados da Chave A e uma vaga em disputa na chave B. Com 9 pontos, o Laticínios Bloemer precisa de um empate para garantir a primeira posição no lado A, com 6 pontos cada Agro Rural/Wiggers (foto) e SP pescados completam a lista de classificados. Com 1 ponto a Pro Info joga para cumprir tabela na última rodada e também com um ponto, mas sem jogo para fazer, a Madeireira Boeing já se despediu do campeonato.
Chave B
No lado B do Indústria e Comércio de Rio Fortuna três equipes dividem a liderança com 4 pontos, Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos, que ainda tem um jogo para fazer, e Serra Geral/Alfa Sat e Panificadora Heidemann, que não jogam mais nesta fase; com 1 ponto e de olho em uma das vagas, está o Laticínios Bloemer, que se vencer a Ricken, também chega a 4 pontos e então, se acontecer, as vagas serão definidas nos critérios técnicos e vou deixar para o Avelino fazer as contas.
Próxima rodada
No próximo domingo, a partir das 18h, um grande público vai estar presente no Ginásio Aloísio Willemann para acompanhar a decisiva rodada do Indústria e Comércio. As 18hs jogam Laticínios Becker X Agro Rural/Wiggers, do ala Ivandro Léo (foto); depois Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos X Laticínios Bloemer; e para encerrar o confronto entre Pro Info X SP Pescados. Kappa (Panificadora Heidemann) e Tavinho (Serra Geral/Alfa Sat) são os artilheiros com 6 gols e a defesa menos vazada é do Laticínios Becker (goleiro Prá) com apenas 4 gols sofridos.
Interfamílias de Gravatal
A bola rola dia 30 de junho na edição 2023 do Interfamílias de Futsal de Gravatal, com 14 equipes na briga pelo título. No jogo de abertura o confronto entre as famílias Silva, atual campeã, enfrentando a Família Beckhauser. Na chave A estão as famílias Mendes, Silva, De Bona, Beckhauser e Kindermann; na chave B Rodrigues, Machado, Medeiros e Aguiar; e na Chave C Neves, Santana, Fernandes, Torres e Correa. Na próxima edição informo toda a rodada.
Festival Sub-7
A garotada do Sub-7 da Adesc estava com fome de gols. Na segunda rodada do Festival do Instituto Adesc, realizada no último domingo, 18, no ginásio do Rio Bonito, Braço do Norte, nos três jogos as redes balançaram 16 vezes. A DME de Orleans fez 6 a 0 na CME de Rio Fortuna, o Braço do Norte (foto) venceu a DME de Jaguaruna por 2 a 0 e o Tubarão Futsal/ADFT venceu a Adec/Braço do Norte por 6 a 2.
Jogos interessantes
O Instituto Adesc, em campeonatos de considerados como de base, tem a categoria Sub-18, que na verdade são jogadores que já brilham em competições pelo Vale. Neste sábado, tendo como palco o Ginásio Valentim A. Kindermann, em Gravatal, acontece a segunda rodada, com os jogos começando as 14h. Abre com Tubarão Futsal/ADFT X DME de Orleans, segue com DME de Jaguaruna X CME de Grão-Pará e termina com o duelo entre CME de Gravatal X Adec/Time do Ano/Braço do Norte.
Interfamílias de GP
Atualizando os resultados do Campeonato de Futsal Interfamílias de Grão-Pará. No Grupo A jogaram Oenning (foto) 3 a 3 Meurer, Silva 4 a 2 Amador. Pela segunda rodada, realizada na última quarta-feira, 21, tivemos Antonello 4 a 6 Silva e Amador 2 a 3 Meurer e no dia 28 vão jogar Oenning X Amador e Meurer X Antonello. No Grupo B jogaram Pereira 8 a 6 Michels, Della Giustina 3 a 2 Marques e no dia 3º, pela segunda rodada, vão jogar Ascari X Della Giustina e Marques X Pereira.
Olesc – Fesporte
O futsal de Rio Fortuna, Urubicí e São Ludgero ficaram com as vagas a Etapa Regional da Olimpíada Estudantil Catarinense – Olesc. A etapa micro aconteceu de 15 a 18 de junho em Gravatal com a participação de 9 municípios. Na fase decisiva, após empate em 1 a 1, São Ludgero venceu Gravatal por 5 a 4 nas penalidades e Rio Fortuna, comandados pela dupla Avelino e John, venceu Urubicí no tempo normal por 4 a 1. A Etapa Regional da Olesc será em Morro da Fumaça, de 24 a 28 de agosto.
Taça Santa Catarina
A sãoludgerense Ingrid Schulz foi a melhor bochófila na Categoria Individual da Taça Santa Catarina de Bocha, competição realizada em Timbó no último fim de semana, sob a coordenação da Federação Catarinense de Bocha e Bolão, na pessoa de Rafael Vans Borges. Ingrid fez parte da equipe da casa. As bochófilas de Braço do Norte Zela, Celita, Rosecler, Maria Helena e Wilma, por equipe, sob o comando do técnico João Maria, ficaram na terceira posição.
O Nova Fátima venceu o Rio do Meio por 3 a 0 na decisão do Campeonato de Futsal Rural 2023 de Santa Rosa de Lima com uma campanha sem contestações. A equipe venceu os 7 jogos que fez na competição, fez 21 gols e o goleiro Prá foi o Menos Vazado com 5 gols. A final aconteceu no último sábado, 10 de junho, no Ginásio Edson Bez Filho, quando também aconteceu a decisão do terceiro lugar, com o Quedas D’ Água, do artilheiro Luiz Eduardo, vencendo o Rio dos Índios por 6 a 1.
Indústria e Comércio de RF
No complemento da terceira rodada do Campeonato de Futsal da Indústria e Comércio de Rio Fortuna, a primeira goleada na competição. A dupla Saraiva e Heverton (foto), com dois gols cada, comandou a vitória do Laticínios Becker por 7 a 1 sobre o Pro Info; Guilherme, Alan e o grão-paraense Morgan completaram o placar e Cleiton fez o de honra do Pro Info. Tivemos ainda Panificadora Heidemann 4 a 4 Laticínios Bloemer, resultado que pode ter sido ruim para uma das equipes, mais à frente saberemos para quem, e Madeireira Boeing 3 a 4 SP Pescados. Com esta vitória a equipe do ala Edicardo chegou ao segundo lugar na chave A.
Classificação
Faltando seis jogos para o complemento da primeira fase, a classificação da Chave A está assim: Laticínios Becker e SP Pescados estão com 6 pontos, Agro Rural/Wiggers está com 3 e com 1 ponto Madeireira Boeing e Pro Info. Na Chave B dividem a liderança Serra Geral/Alfa Sat e Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos com 4 pontos e na sequência estão Laticínios Bloemer, do pivô Joelson (foto) e Panificadora Heidemann com 1 ponto cada.
Regulamento e rodada
O líder da chave vai direto as semi e mais dois se classificam para o jogo eliminatório. Neste domingo, 18 de junho, a partir das 19h, no Ginásio Aloísio Willemann, vão jogar SP Pescados X Laticínios Becker, depois Agro Rural/Wiggers X Madeireira Boeing e finaliza com Serra Geral/Alfa Sat X Panificadora Heidemann.
Só alegria
Destaquei na edição passada e ainda bem que não “sequei” a dupla, pelo contrário. O goleiro Diego Prá e o ala Reka levantaram mais um troféu no Futsal Rural de Santa Rosa de Lima no sábado e no domingo ajudaram o Laticínios Becker na goleada sobre o Pro Info no Indústria e Comércio de Rio Fortuna.
Jesc 15 a 17 anos - Fesporte
Urussanga sediou de 8 a 12 de junho a Etapa Regional Sul dos Jogos Escolares de Santa Catarina – JESC 15 a 17 anos. Tivemos bons resultados para Braço do Norte, como no Futsal Feminino, com o Colégio Dom Joaquim ficando na terceira posição e conquistando assim uma das vagas a Fase Estadual que acontecerá em Timbó de 29 de junho a 7 de julho. Também segue para o Estadual o Voleibol Masculino do Colégio Dehon, também terceiro colocado da modalidade.
Olesc – Fesporte
Gravatal sedia desta quinta-feira, 15 e vai até domingo, 18, a Etapa Microrregional da Olímpiada Estudantil Catarinense – Olesc. Em disputas vagas para a Etapa Regional na modalidade de Futsal Masculino, com a participação dos nove municípios. Na Chave A Bom Jardim da Serra, Tubarão e Gravatal, na Chave B São Ludgero, Rio Rufino e São Joaquim e na Chave C Rio Fortuna, Urubicí e Braço do Norte.
Canoas, Campeão!
Não tem como questionar o título de um time que termina a competição invicto e goleando o Ilhota por 5 a 1, depois de sair atrás no marcador. Vi o que deu do jogo através do link da transmissão feita pela Rádio Porto Gravatá, narração de Jucemar Zanelato, comentários do Edimar e reportagens do Marcelo “Karça” e Giovani. A diferença no que fizeram em campo não foi para o placar elástico, mas o técnico Zezé soube usar o que tinha de melhor, seu lado esquerdo, com Douglinhas e Pim e por ali o Canoas foi construindo a história do título que não conseguia desde 1997, quando venceu o Caeté na final.
Sai zica!
Recentemente o técnico Zezé chegou a duas finais e perdeu. Foi assim no ano passado, quando perdeu a decisão do Regional da Liga Verde Vale dirigindo o 7 de Setembro para o Morro do Boi e neste ano foi vice em São Ludgero como auxiliar na equipe do Encosta do Sol. Na modalidade de futebol de campo foram cinco anos sem conquista, a última foi com Palmeirinhas de Armazém, na Liga Tubaronense, primeiro campeonato que o zagueiro Baiano jogou em Santa Catarina. Somando os vice-campeonatos são três no Municipal de Armazém, um no Municipal de São Ludgero, um na LTF dirigindo o Ferroviário de Armazém, mais os pelo Encosta e 7.
O mais especial!
“Estou feliz demais Kula! Deus faz tudo certo, depois de algumas finais perdidas, me deu essa graça de levantar o troféu na cidade que eu amo e na comunidade que eu nasci. Fazer a comunidade reviver tudo novamente, uma torcida apaixonada, rapaz eu nem sei o que te dizer”, comemora Zezé e finaliza: - Entre futsal e campo ganhei bastante, mas esse, com certeza, pelo contexto, foi o mais especial.
Relação de títulos
A história do Zezé como técnico, ou auxiliar, é vasta. Antes desta seca de títulos, levantou vários troféus na modalidade de Futebol de Campo. Na liga Verde Vale, com o Termas em 2009 e com a CME de Braço do Norte em 2016; com o Palmeirinhas em 2018 no Municipal de Armazém e agora com o Canoas em Gravatal. “Meu amigo, sempre procurei fazer tudo certo. Estudo, me preparo, tento ajudar meus atletas com boas informações. Não estava acontecendo, mas sabia que iria chegar a hora e seria da melhor maneira. E foi. Estou muito feliz e emocionado! Se parar hoje estou satisfeito com tudo que aconteceu comigo no amador”, relata Zezé, mas ele sabe que não vai parar. Decepções virão, mas com trabalho, certamente o sucesso será maior.
Seleção do campeonato
A CME de Gravatal divulgou a Seleção do Municipal de Futebol 2023. Começando pelo goleiro: Rafa Cocal (Ilhota); lateral esquerdo: Douglinhas (Canoas) (foto); lateral direito Bolinho (Ilhota); zagueiros: Renato (Ilhota) e Baiano (Canoas); volantes: Pedro (Seri) e Jef (Ilhota); meio campo: Maninho (Canoas); e o trio de atacantes: Rosales (Canoas), Pim (Canoas) e Vinícius Urbano (Seri).
Municipal de GP
Com a derrota para o Stang FC, o Paula Ramos terminou a segunda rodada do Municipal de Futebol de Grão-Pará na lanterna. O Stang vinha de duas goleadas, mas vencer a equipe da comunidade do Rio Pequeno, pelo menos para mim, não foi surpresa. O Paula Ramos (foto) paga por ter sido a última equipe a confirmar presença no campeonato e por isso não teve muitas escolhas na montagem do seu elenco. Joga pela sobrevivência no próximo domingo contra a boa equipe do Atlético São João, que não terá o seu goleador Caio. Na última rodada o Paula Ramos enfrenta o Aiurê, compromisso bem mais complicado.
Situação
Além de Atlético São João X Paula Ramos, neste domingo teremos o confronto entre Stang FC X Nacional. A rodada está confirmada para o Distrito do Aiurê, apesar da equipe da casa estar de folga. Sem tropeço inesperado, Nacional e Aiurê, com 6 pontos, seguirão as semifinais e pelas outras duas vagas vão brigar Atlético São João e Stang FC, com 3 pontos e Paula Ramos, que ainda não pontuou.
Melhor defesa...
Vamos ter na final do Regional Adulto do Instituto Adesc um confronto entre a melhor defesa do campeonato, da CME de São Ludgero, contra o melhor ataque, da CME de Armazém. Então, será que a melhor defesa é o ataque? Saberemos nesta sexta, no Ginásio da Afai, a partir das 21h. Confronto de dois técnicos experientes, Adelmo (SL) versus Terrinha (AMZ). Um grande jogo, certamente, e vale uma invasão as arquibancadas do ginásio.
História
Neste formato de campeonato, com jogadores da casa, o elenco da CME de São Ludgero pode escrever pela primeira vez seus nomes na história da competição, já que a equipe em 2021 conseguiu chegar à final, mas ficou com o vice-campeonato. Ao contrário da CME de Armazém, que é a atual campeã. De qualquer forma, ambas têm experiência em decisões. Dois goleiros acostumados a levantar troféus, Dener (foto) e Mala (foto), a CME de São Ludgero com três jovens jogadores que podem fazer diferença, Gabriel, Marcelinho e Juninho e pelos lados da equipe da Cidade Amiga, a liderança do Dito, a fome de gol do Caique e a regularidade do Leandrinho. Expectativa de um grande espetáculo.
Final do 40tão
Outro jogo que promete é a final do 6º Campeonato de Futsal Veteranos do Instituto Adesc, o conhecido 40tão. A decisão será a preliminar da categoria adulta, no Ginásio da Afai, começando as 19h45min. De um lado a equipe da CME de Santa Rosa de Lima, da técnica Ana Maria, que busca o bicampeonato e fez durante a competição uma campanha de recuperação, pois por pouco não foi eliminada na primeira fase. Contra a CME de Armazém, do técnico Massarico, que fez uma campanha de regularidade, chegando a decisão com apenas uma derrota no campeonato.
Diferença?
A palavra experiência não vale para diferenciar as equipes, pois o que não falta para seus jogadores são minutos em quadra. Mas qualidade e forma física certamente fazem diferença. A CME de Santa Rosa de Lima cresceu a partir do momento que ganhou reforços, principalmente o ala Maicon (foto), artilheiro do campeonato e que promete um duelo interessante contra o goleiro Nelsinho (foto).
Liga Verde Vale
O Presidente Anoir Boeger comemora a confirmação de 12 equipes no Regional Livre da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF – edição 2023. “Depois de vários anos, finalmente tivemos uma sala cheia de dirigentes. Todos assinaram o regulamento e o que foi acordado no Congresso Técnico. O momento para mim foi prazeroso e me deixou muito feliz, mas também sei que caberá a Liga fazer com que seja um grande campeonato, o melhor de todos. Quanto ao nível técnico, depende dos dirigentes, mas tenho a convicção que todos procurarão pegar o que tem de melhor, de acordo com suas condições”, declara o Presidente.
Jorge “Buda”
A eliminação da final do Regional Adulto do Instituto Adesc foi dolorosa para o técnico Jorge “Buda” Cordeiro. Antes do jogo contra a CME de São Ludgero, estudou as possibilidades do adversário e armou sua equipe para definir a partida na etapa inicial. Realmente, a Associação RBN/Braço do Norte fez um belo primeiro tempo e poderia ter decidido, não fossem os gols perdidos. “Tivemos desfalques, pecamos nas finalizações e muitas decisões equivocadas dentro de quadra”, relata o técnico como motivos da não ida a decisão.
Novos desafios
A direção da Associação RBN divulgou nas mídias sociais uma nota lamentando a eliminação e prometendo voltar a disputar o título ano que vem. Vida que segue. Os novos desafios do RBN são o Regional de Fut7 (masculino e feminino) que está acontecendo na Arena L10, o Campeonato Aberto de Futsal de Lauro Müller e o Regional de Futsal da Liga Urussanguense. A estreia no Aberto de Lauro Müller será no dia 21 contra São Joaquim e o plantel terá de 6 a 8 jogadores que participaram da Adesc e mais algumas contratações.
Bola de Ouro
Quero parabenizar a Top TV Sports pelo evento Bola de Ouro do Campeonato de Braço do Norte 2023. Fui convidado, não pude estar presente, acompanhei parte da premiação e do evento pelo Link que o Eládio me enviou. Foram premiados os melhores de cada posição, melhores dirigentes, familiares do homenageado, enfim, pessoas que fizeram a história de sucesso do campeonato. A principal premiação foi recebida pelo goleiro Daian (Madureira), o Bola de Ouro. Sem surpresa, pois era uma premiação anunciada. Bola de Prata foi o Soares (Madureira) e Bola de Bronze o Vinícius Urbano (Rio Bonito). Foi anunciado o nome do homenageado da competição para 2024, uma justa homenagem ao Senhor Augustinho Della Giustina, o homem da bicicleta, um baluarte da equipe do União.
Mundial de Karatê
Após muitos dias de treinamentos, se aproxima a hora da carateca Leticia de Souza Cardoso pisar no tatame em busca do título mundial na categoria Junior Kata Feminino. A Youth League – Porec 2023 (Liga Juvenil) vai ser realizado na Croácia e o embarque da braçonortense acontecerá no dia 23, sexta-feira. Até o momento são 96 atletas inscritos na categoria da Leticia e na competição já são 640 equipes, com a participação de 3.159 atletas e a Academia Multiação é a única do Brasil.
Feminino L10
A chuva não impediu que a rodada desta quarta-feira, 14, da 2ª Copa Regional L10 de Fut7 acontecesse. O que aconteceu foi uma chuva de gols no Feminino, na goleada do Madureira FC sobre o Águia FF por 10 a 2. O resultado manteve viva as chances de classificação das meninas do Madureira, que assumiram a ponta da tabela no Grupo A pelo saldo de gols, mas como não joga mais nesta fase, vai ter que torcer por tropeços de Independente (Laguna) e Nova Orleans nas próximas rodadas. No momento as três equipes estão com 6 pontos. Na chave A o RBN t3m 3 pontos e Santa Rosa de Lima e Águias FF não pontuaram.
Masculino L10
No naipe masculino dois jogos movimentaram a 2ª Copa Regional L10 de Fut7 nesta quarta-feira, 14. O Insanos e Atlético Bahiano somaram seus primeiros pontos na competição e dividem a última posição na Chave A e no outro jogo o Floresta entrou na briga pela quarta posição da Chave B ao vencer o Chopp por 9 a 5. Classificação da Chave A: RBN 6 pontos, Varginha 5, PSI 4, EF Química/Pizzaria Gaúcha 4, Insanos e Atlético Bahiano 1 ponto. Chave B: Madureira 7 pontos, Gatorad’s 6, 5ª Light 5, Floresta 3 e Chopp 1 ponto.
O Campeonato de Futsal da Indústria e Comércio de Rio Fortuna, edição 2023, vem se caracterizando por dois fatos: jogos de muitos gols, mais equilibrados no placar. Prova são os resultados da segunda rodada, onde tivemos os empates entre Pro Info 2 a 2 Madeireira Boeing e Serra Geral/Alfa Sat 3 a 3 Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos (foto). Só quem venceu foi o SP Pescados, que fez 4 a 2 no Agro Rural/Wiggers. Na artilharia da competição, Marcelo (5 gols) e Caco (4 gols), ambos da Madeireira Ricken.
Próxima rodada
O Indústria e Comércio de Rio Fortuna segue no próximo domingo com mais três partidas, todas no Ginásio Aloísio Willemann, começando as 19h com um duelo de vida ou morte entre Lacticínios Bloemer X Panificadora Heidemann, equipes que ainda não pontuaram na competição. Em seguida jogam Lacticínios Becker X Pro Info e no encerramento teremos o duelo entre Madeireira Boeing X SP Pescados. Os dois últimos jogos são válidos pela Chave A, onde a classificação está mais embolada.
Decisão em SRL
A parceria entre o goleiro Prá e o ala Reka (foto) pode levantar mais um troféu neste sábado, 10 de junho, data da decisão do Campeonato de Futsal Rural de Santa Rosa de Lima. Os dois comandam o time da Nova Fátima, que na semifinal venceu o Queda D’águas por 2 a 1 e o adversário será o Rio do Meio, que bateu o Rio dos Índios por 2 a 0. A programação da rodada decisiva começa às 20hs, com a decisão do terceiro lugar entre Quedas D’água X Rio dos Índios e a final, entre Nova Fátima X Rio do Meio, começa logo em seguida, tendo como palco das partidas o Ginásio Edson Bez Filho.
Municipal de GP
O Campeonato de Futebol de Campo de Grão-Pará terá sequência neste fim de semana com mais dois jogos e com o Nacional, líder, folgando na rodada. Falando em classificação, os dois jogos são interessantes, pois no primeiro jogo, começando as 13h30min, vão se enfrentar Atlético São João X SER Aiurê FC. O vencedor deste confronto vai a 6 pontos e alcança o Nacional na liderança. No segundo jogo, marcado para as 15h30min, entre Paula Ramos (foto) X Stang FC, provavelmente estará em jogo uma das vagas nas semifinais. Ambos os jogos vão acontecer no Perinzão, no Rio do Meio.
Comentário
Fui ver os dois jogos do municipal de futebol de Grão-Pará no último domingo, ambos realizados no Estádio Perinzão. É nítido que a maioria dos jogadores ainda estão se adaptando ao futebol de campo e muitos se conhecendo dentro de campo. Escutei perguntas do tipo: - Qual é o teu nome? Em que posição tu jogas? Como o campeonato é tiro curto, é possível que alguns jogadores se despeçam da competição sem se conhecerem, por isso a importância da continuidade do campeonato nos próximos anos. Parabéns aos dirigentes do Nacional. O gramado do Perinzão está perfeito!
Amarildo Gomes
O trabalho feito pelo Professor Amarildo Gomes como professor das escolinhas de voleibol feminino de São Ludgero, como Presidente da Liga Voleibol de Santa Catarina e Coordenador de Competições da Federação Catarinense de Voleibol – FCV, renderam a Moção de Aplauso na Assembleia Legislativa, por indicação do Deputado Volnei Weber. A solenidade aconteceu na Capita do Estado e contou com a presença do presidente e vice da FCV.
Futsal de Orleans
Oito equipes confirmaram presença e no dia 21 de junho começam a correr atrás da bola na busca pelo título do Aberto de Futsal de Orleans. As equipes foram divididas em duas chaves, do lado A ficaram MG Futsal, PM Futsal, ABF Bom Jardim e Urussanga e do lado B as equipes do Novo Rio, campeão de 2022, junto com WWR Agro, Falso Madrid/LEC Barbearia e Gurizada. Na primeira fase jogam entre si, dentro das chaves, classificando os dois primeiros colocados para as semifinais.
Mensaleiros
Não é a especialidade e nem o objetivo principal da equipe, mas de vez enquanto o Mensaleiros disputa partidas de futebol de campo. Neste sábado, tendo como palco a Associação Clube dos 20, em Grão-Pará, a partir das 15h30min, o Mensaleiros recebe a tradicional equipe veterana do Palmeiras do Roçado, clube com 40 anos de existência, com sede no município de São José, na Grande Florianópolis. Este é o tipo de jogo onde os “fominhas” pedem para sair.
Campeonato de CTGs
Saímos de Grão-Pará com a temperatura em 16 graus, subimos o Corvo Branco e já caiu para 12 e quando chegamos ao ginásio de Urubicí a temperatura era de 7 graus. Ainda bem que fomos prevenidos. O motivo eram as semifinais do Campeonato de Futsal entre CTGs, acontecido na última terça-feira, 6 e fomos para acompanhar o time do CTG Fronteira do Corvo Branco, que fez um jogo equilibrado contra o CTG Campestre Catarinense, do município sede. Até os minutos finais, quando perdia pelo placar mínimo, teve várias chances de empatar, mas quando tomou o segundo gol se entregou e o experiente adversário foi balançando a rede, para fechar em 5 a 0. Resta agora a disputa do terceiro lugar contra o time do CTG de Bom Jardim da Serra.
CME de São Ludgero
O calendário das tradicionais competições promovidas pela CME de São Ludgero sofreu alteração de datas em função da reforma que está acontecendo no Ginásio Lino Philippi. Na noite de terça-feira, sob o comando do Diretor de Esportes Edmilson Mores e com a presença de muitos dirigentes, foi feita a reunião para tratar da Copa Cegero, do Municipal de Suíço e do Coroa Bom de Bola e ficou assim: em julho vai começar o Municipal de Futebol Suíço Livre, previsão de 18 equipes; em setembro vai ser realizado o Coroa Bom de Bola, estimativa de seis equipes; em outubro, previsão de que as obras do Lino Philippi estejam encerradas, vai começar a Taça Cegero e já existe sete equipes confirmadas. A mudança teve aprovação unânime dos presentes na reunião.
Final em Gravatal
A direção da CME de Gravatal enviou convite para a decisão do próximo sábado. “A Prefeitura Municipal de Gravatal, através da Secretaria de Educação, Inovação, Cultura, Esporte e Lazer e também da Comissão Municipal de Esportes (CME Gravatal), convida a todos para prestigiar a grande final do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. A disputa pela Taça Jaime Manoel do Nascimento será entre Canoas e Ilhota neste sábado, dia 10 de junho, no Estádio Sílvio Zapelini, às 16h”.
Fala Zezé...
O técnico do Canoas, Zezé Vieira, viu como normal a classificação do seu adversário na decisão. “Todas as equipes eram qualificadas e com jogadores acostumados no amador. Tanto Ilhota, como a Seri, eram consideradas favoritas na competição em função da qualidade de seus jogadores. Passou a Ilhota, que já foi finalista ano passado”. Sobre a decisão ser em uma partida, preferia que fosse em jogos de ida e volta. “ Gosto de dois jogos para poder corrigir e gerar mais engajamento de torcida, patrocinadores e atletas, porém a emoção em um jogo só não pode ser desconsiderada”.
Fala Zezé 2...
Sobre o adversário: “É um time experiente e acostumado nesse tipo de competição, equipe bem montada, com jogadores de renome, atacam forte e pressionam a defesa quando não estão com a bola”. E promete muito empenho para levantar a taça. “Nosso time é unido, fechado e vamos fazer um grande jogo para presentear todo público que estará vendo essa final entre Canoas X Ilhota. Vamos lutar com as nossas forças para levar esse título para comunidade que nasci”, finaliza o técnico.
Fala Deiwit...
Fiz as mesmas perguntas ao técnico do Ilhota, o Deiwit Fidelis, mas não respondeu. Passo, então, a campanha da equipe do campeonato. Terminou a fase de classificação na primeira posição com 2 vitórias, um empate e zero derrota, marcando 8 gols e sofrendo 3. Nas semifinais eliminou a Seri com uma vitória e um empate, portando chega a decisão invicto, assim como seu adversário, o Canoas.
Vôlei de BN (Masculino)
O Voleibol de Base Masculino da CME de Braço do Norte vai muito bem, obrigado! Sob o comando do técnico Mário Henrique, neste início de ano estão participando das competições estaduais da Federação Catarinense, da Liga Voleibol e Fesporte. Todas as categorias estão em atividades, do Sub-13 ao Sub-17. Nas competições estaduais, onde só aconteceu uma etapa das três programadas, está em 4º lugar e pela Liga lidera as categorias de base. “Vencer sempre é bom, entretanto para nós o esporte tem uma função muito maior, que é fazer parte da formação das crianças e adolescentes”, explica o técnico.
Vôlei de BN (Feminino)
O Voleibol Feminino da CME de Braço do Norte vai muito bem, obrigado! Sob o comando do técnico Charles Pinter, as braçonortense já disputaram neste mês de junho o Metropolitano Adulto (foto), em Florianópolis, onde venceram as quatro partidas e terminaram na primeira posição. Ainda tem na agenda para o dia 17, pela Liga Voleibol, o Estadual Sub-13, em Tubarão e no dia 18 o Litorâneo Adulto, em Armazém. No último final de semana as equipes Sub-14 e 16 foram até Jaguaruna para disputa da Copa Sul e terminou como campeã na categoria Sub-14 e no Sub-16 foi terceira colocada.
Interfamílias de GP
Com 10 equipes confirmadas, começa no dia 14 de junho, próxima quarta-feira, o Campeonato de Futsal Interfamílias de Grão-Pará. Na Chave A estão as famílias Meurer, Amador, Silva Oenning e Antonello e na Chave B as famílias Pereira, Marques, Della Giustina, Michels e Ascari. As rodadas serão nas quartas e sextas e na rodada de abertura vão jogar Meurer X Oenning e Silva X Amador.
Semifinal Adesc
Não acompanhei a semifinal onde CME de Armazém eliminou da final o Braço do Norte, mas fui ver na última quarta-feira a decisão de vaga no Regional Adulto do Instituto Adesc entre a CME de São Ludgero e a Associação RBN/Braço do Norte. Foi um jogaço, daqueles que prendem a atenção do torcedor do minuto inicial ao final. Passou a CME de São Ludgero, como poderia ter passado o RBN. Destaco as atuações, primeiro do goleiro Dener, mas principalmente da dupla Marcelinho e Juninho, não tão efetivos na parte defensiva, mas fundamentais nos momentos que a equipe do técnico Adelmo estava precisando de gols.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312