Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Braço do Norte
30 °C
17 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
30 °C
17 °C

COLUNISTAS

Final 40tão

22/06/2023 11h11 | Atualizada em 22/06/2023 11h11 | Por: Antônio Faust

O técnico Massarico, comandante da CME de Armazém, antes da final do 6º Regional de Futsal Veteranos falou uma frase interessante: - Se não vier o título, sabemos que não será por falta de vontade e garra, mas será pelo adversário, que fez por merecer. Perfeito! Realmente, a CME de Armazém propôs o jogo e tentou de todas as formas o gol, mas bem armado na parte defensiva, com grandes atuações do goleiro Charles, do fixo Xande, do ala Ganso e nos contra-ataques com o “velhinho” Peleco deu muito trabalho a equipe da Cidade Amiga. A CME de Santa Rosa foi campeã porque mereceu o placar de 3 a 1.

Maicon

Deixei o Maicon de propósito fora da notinha anterior, pois ele merece uma menção honrosa. Acompanho suas atuações a vários anos, quando ainda fazia dupla com o Kathior no Regional Adulto (próximo ano volta a atuar juntos no 40tão). Nunca vi ele jogar mal. Não abre a boca para reclamar, não faz falta violenta, comemorou muitas vitórias e quando perdeu soube aceitar, enfim, é um jogador que todo treinador ia querer no seu time. Sorte da técnica Ana Maria que ele jogou no seu.

Nelsinho sendo...

Nelsinho. O goleiro da CME de Armazém tem este perfil. Fora das quatro linhas um cara de coração enorme e com ele em quadra, ou no campo, podemos esperar de tudo, sempre teve o temperamento explosivo. Na final de sexta, não sei se chegou tarde, mas não participou do aquecimento do time e talvez por isso tenha falhado nos dois primeiros gols da CME de Santa Rosa de Lima. Não tenho como julgar se no lance da expulsão a falta era para cartão vermelho, o juiz entendeu assim. Mas a reação foi exagerada e certamente o que aconteceu influenciou na atuação dos árbitros no jogo seguinte.

Final Adulto

Uma decisão que vai ficar na história do campeonato, por vários motivos. Foi um grande jogo quando teve bola rolando, disputado lance a lance, com gols bonitos, jogadores que fizeram a diferença, no geral a CME de Armazém jogou mais, mas tinha que terminar assim, nos pênaltis e com um placar que dificilmente veremos novamente. Também teve a parte da arbitragem, o excesso na torcida, falhas na organização, enfim, rendeu e vai render muitos comentários e também servirá de aprendizagem. Parabéns a CME de São Ludgero!

Sobre a arbitragem

Os comentários que escutei e li depois do jogo foi que os árbitros eram despreparados, então conversei com o Cal, responsável pela arbitragem no Instituto Adesc. “Despreparados não. O Robson é da Confederação Brasileira de Futebol de Salão – CBFS, fez vários jogos da Liga Nacional, na última semana apitou Magnus X Joinville na Copa do Brasil; o Ailton é da Federação Catarinense de Futsal, atua na Primeira Divisão e faz jogos da Série Ouro do Estado. Então, despreparados não eram, mas concordo que em alguns lances poderiam ter conduzido melhor”. 

Sobre a arbitragem 2

Vou citar dois grandes erros na arbitragem das finais do Instituto Adesc. Primeiro do lado da organização, que foi o de escalar a mesma dupla nas duas finais. O que aconteceu no primeiro jogo certamente abalou o emocional dos árbitros no segundo. Para mim, entre os muitos questionamentos sobre a parte técnica dos árbitros, o erro maior foi o cartão dado, ou cartões amarelos que deveriam ser dados, ao Luciano. No primeiro lance, aos 2min, foi claro que o juiz deu para ele e no segundo tempo, quando deu o segundo, teria que ter expulsado. O Luciano foi o melhor jogador de linha da CME de São Ludgero, o único que conseguiu marcar o Dito e por isso a CME de Armazém foi prejudicada.

Fala Adelmo...

“Sobre a arbitragem não vou falar. Cada um faz o seu papel, se eles erraram, ou acertaram foram eles, não fui eu. Sobre o jogo, eu sabia que estava jogando contra uma equipe fortíssima. Com a vinda do Cid reforçou ainda mais o conjunto, mas confiei na minha equipe. Quando abriram dois gols de diferença botei um quarteto mais leve em quadra e conseguimos o empate. Méritos dos meninos que se empenharam, se dedicaram e compraram a minha ideia. Foi certamente uma final das mais emocionantes, das mais demoradas, com adrenalina e pressão no limite. Um jogo que dificilmente será esquecido”.  

Fala Terrinha...

“Foi um jogo bem disputado dentro das quatro linhas. O campeonato é assim mesmo, na hora que estávamos vencendo por 4 a 2 pedi para não fazer faltas, acabamos fazendo e perdemos três tiros livres. Nos minutos finais o Dener fez a diferença, com defesas milagrosas em finalizações do Cid e Caique. Erramos contra-ataques, coisa que não perdíamos durante o campeonato. Nos pênaltis é loteria. Jogadores meus que nem vinham atuando converteram em gols, o Dito perdeu”. 

Fala Terrinha

Na parte da arbitragem teve bastante reclamações do Terrinha, vou citar algumas. “Nas cobranças de pênaltis um jogador deles levou amarelo, já tinha levado, nesse caso não poderia bater mais e bateu. Durante o jogo fizemos um gol, um dos juízes deu, o outro longe do lance anulou. Teve o lance dos cartões, enfim, a Adesc errou em botar os mesmos árbitros nas duas decisões”, e completa: “Dentro das quartos linhas é assim mesmo, decisão é pau, o bicho pega e pronto. Sorte dos árbitros que o a decisão terminou nas penalidades”. Teve mais reclamações do Terrinha, que concordo com ele e vou levar para a direção da Adesc. 

Finalizando

Também quero fazer alguns comentários sobre o lado bom da partida, a atuação dos jogadores. Do lado de São Ludgero vou destacar o conjunto, mas menções honrosas para o Dener, que garantiu o empate, principalmente nos cinco minutos finais, quando só deu CME de Armazém. O Guga, que defendeu dois tiros livres e teve sorte no chute que pegou na trave e o Luciano, como correu e se dedicou na marcação. Do lado da CME de Armazém, o Mala teve bem, Leandrinho, Grilo e Cid, deram conta do recado, mas sem dúvida o Dito e Caique foram os melhores. Se nota quando um jogador está bem fisicamente e tecnicamente, pois a confiança cresce e se torna praticamente imparável. É o caso dos dois. 

Homenageado

Bastante conhecido na região do Vale por seu trabalho ligado ao esporte, principalmente narrando jogos pela Rádio Verde Vale, Jota Custódio foi homenageado durante um jogo do campeonato de futsal de Imbituba, no Ginásio Olivar Francisco. Num troféu, o reconhecimento pelos seus 38 anos de trabalho como narrador e foi eleito o melhor da função na região. No ginásio com mais de 1.500 pessoas, foi aplaudido de pé. Presença também do Prefeito Rosenvaldo da Silva Junior. Jota hoje trabalha na Rádio Foco Livre. Parabéns Amigo, você merece o reconhecimento!

Diretoria do Palmeiras

Planejando a volta as atividades em 2024, o Palmeiras do Rio Cachorrinhos vem cumprindo as etapas iniciais. A primeira, lógico, é a montagem da diretoria, empossada nesta quinta-feira, 22. Como Presidente o eterno Senhor Luiz Michels, de Vice o André Schlickmann, 1º Secretário o Stélio Michels, 2º Secretário Alex de Bona Schepers, 1ª Tesoureira Helena Vandresen Michels e 2º Tesoureiro Rodrigo Lembeck Alberton.   

CME de Armazém

Encerrada a participação do Regional da Adesc, a CME de Armazém terá que esquecer a perda do título, virar a chave e focar em outra competição, o Regional Adulto de Futsal 2023 promovido pela Liga Urussanguense de Desporto – LUD. O primeiro desafio já foi nesta quinta-feira, quando foi até o Ginásio do Rio Bonito enfrentar a Associação RBN/Braço do Norte. Nesta competição o técnico Terrinha não contará com o goleiro Mala, mas terá no seu lugar o Dener, campeão pela CME de São Ludgero e mais o reforço do gaúcho Gui Fonseca e Lukinha (Gravatal). No restante, o mesmo elenco vice-campeão na Adesc.

Regional LUD

São oito equipes na briga pelo título do Regional Adulto de Futsal da Liga Desportiva Urussanguense – LUD. No Grupo A estão ADR Nova Veneza, FME Siderópolis, FME Morro da Fumaça e DME Urussanga (atual campeã); no Grupo B a Associação RBN/Braço do Norte, CME de Armazém, Exército EC (Imbituba) e CME de São Martinho. 

Futsal em alta

O Futsal vai estar em alta nos próximos meses na Região Sul. Três campeonatos vão prender a atenção do torcedor. O Aberto de Futsal de Lauro Müller, que começou no dia 17 com 12 times na briga pelo título; o Aberto de Futsal da LUD, com 8 times, com bola rolando a partir do dia 21; o Aberto de Futsal de Orleans, com 8 times, com promoção da DME de Orleans, iniciado no dia 20, também com 8 times disputando o título. 

Aberto de LM

Eliminado nas semifinais do Regional do Instituto Adesc, a Associação RBN/Braço do Norte estará envolvida em dois desafios nos próximos meses. Além da participação no Regional da LUD, a equipe braçonortense iniciou na quarta-feira a busca pelo título no Aberto de Futsal de Lauro Müller. O técnico Jorge “Buda” Cordeiro (foto), que só será o comandante na competição em Lauro Müller, contará no elenco com André Ângelo, Ganso, Renato, Ceará, Diego Prá, Patrick Gesser, Geraldinho, Henrique, Jauhad, Jefinho, Leandrinho, Luciano, Marcelinho, Murilo, Papagaio, Reka e Rodriguinho. No jogo de estreia, realizado na última quarta-feira, o RBN venceu São Joaquim por 6 a 3.

Indústria e Comércio

Faltando uma rodada para o término da fase de classificação do Campeonato da Indústria e Comércio de Futsal de Rio Fortuna, já temos os classificados da Chave A e uma vaga em disputa na chave B. Com 9 pontos, o Laticínios Bloemer precisa de um empate para garantir a primeira posição no lado A, com 6 pontos cada Agro Rural/Wiggers (foto) e SP pescados completam a lista de classificados. Com 1 ponto a Pro Info joga para cumprir tabela na última rodada e também com um ponto, mas sem jogo para fazer, a Madeireira Boeing já se despediu do campeonato.

Chave B

No lado B do Indústria e Comércio de Rio Fortuna três equipes dividem a liderança com 4 pontos, Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos, que ainda tem um jogo para fazer, e Serra Geral/Alfa Sat e Panificadora Heidemann, que não jogam mais nesta fase; com 1 ponto e de olho em uma das vagas, está o Laticínios Bloemer, que se vencer a Ricken, também chega a 4 pontos e então, se acontecer, as vagas serão definidas nos critérios técnicos e vou deixar para o Avelino fazer as contas. 

Próxima rodada

No próximo domingo, a partir das 18h, um grande público vai estar presente no Ginásio Aloísio Willemann para acompanhar a decisiva rodada do Indústria e Comércio. As 18hs jogam Laticínios Becker X Agro Rural/Wiggers, do ala Ivandro Léo (foto); depois Madeireira Ricken/Ricken Tratamentos X Laticínios Bloemer; e para encerrar o confronto entre Pro Info X SP Pescados. Kappa (Panificadora Heidemann) e Tavinho (Serra Geral/Alfa Sat) são os artilheiros com 6 gols e a defesa menos vazada é do Laticínios Becker (goleiro Prá) com apenas 4 gols sofridos.

 

Interfamílias de Gravatal

A bola rola dia 30 de junho na edição 2023 do Interfamílias de Futsal de Gravatal, com 14 equipes na briga pelo título. No jogo de abertura o confronto entre as famílias Silva, atual campeã, enfrentando a Família Beckhauser. Na chave A estão as famílias Mendes, Silva, De Bona, Beckhauser e Kindermann; na chave B Rodrigues, Machado, Medeiros e Aguiar; e na Chave C Neves, Santana, Fernandes, Torres e Correa. Na próxima edição informo toda a rodada. 

Festival Sub-7

A garotada do Sub-7 da Adesc estava com fome de gols. Na segunda rodada do Festival do Instituto Adesc, realizada no último domingo, 18, no ginásio do Rio Bonito, Braço do Norte, nos três jogos as redes balançaram 16 vezes. A DME de Orleans fez 6 a 0 na CME de Rio Fortuna, o Braço do Norte (foto) venceu a DME de Jaguaruna por 2 a 0 e o Tubarão Futsal/ADFT venceu a Adec/Braço do Norte por 6 a 2.

Jogos interessantes

O Instituto Adesc, em campeonatos de considerados como de base, tem a categoria Sub-18, que na verdade são jogadores que já brilham em competições pelo Vale. Neste sábado, tendo como palco o Ginásio Valentim A. Kindermann, em Gravatal, acontece a segunda rodada, com os jogos começando as 14h. Abre com Tubarão Futsal/ADFT X DME de Orleans, segue com DME de Jaguaruna X CME de Grão-Pará e termina com o duelo entre CME de Gravatal X Adec/Time do Ano/Braço do Norte.  

Interfamílias de GP

Atualizando os resultados do Campeonato de Futsal Interfamílias de Grão-Pará. No Grupo A jogaram Oenning (foto) 3 a 3 Meurer, Silva 4 a 2 Amador. Pela segunda rodada, realizada na última quarta-feira, 21, tivemos Antonello 4 a 6 Silva e Amador 2 a 3 Meurer e no dia 28 vão jogar Oenning X Amador e Meurer X Antonello. No Grupo B jogaram Pereira 8 a 6 Michels, Della Giustina 3 a 2 Marques e no dia 3º, pela segunda rodada, vão jogar Ascari X Della Giustina e Marques X Pereira.

Olesc – Fesporte

O futsal de Rio Fortuna, Urubicí e São Ludgero ficaram com as vagas a Etapa Regional da Olimpíada Estudantil Catarinense – Olesc. A etapa micro aconteceu de 15 a 18 de junho em Gravatal com a participação de 9 municípios. Na fase decisiva, após empate em 1 a 1, São Ludgero venceu Gravatal por 5 a 4 nas penalidades e Rio Fortuna, comandados pela dupla Avelino e John, venceu Urubicí no tempo normal por 4 a 1. A Etapa Regional da Olesc será em Morro da Fumaça, de 24 a 28 de agosto.

 

Taça Santa Catarina

A sãoludgerense Ingrid Schulz foi a melhor bochófila na Categoria Individual da Taça Santa Catarina de Bocha, competição realizada em Timbó no último fim de semana, sob a coordenação da Federação Catarinense de Bocha e Bolão, na pessoa de Rafael Vans Borges. Ingrid fez parte da equipe da casa. As bochófilas de Braço do Norte Zela, Celita, Rosecler, Maria Helena e Wilma, por equipe, sob o comando do técnico João Maria, ficaram na terceira posição.

Antônio Faust

Kulinha

Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!