Projeto Remexa-se inicia nova fase e convida comunidade para manhã de saúde e qualidade de vida em Braço do Norte
Programa, que há mais de 20 anos incentiva hábitos saudáveis no município, reúne atualmente 459 participantes distribuídos em 12 grupos
Com mais de duas décadas promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida por meio da atividade física, o Projeto Remexa-se inicia uma nova fase em Braço do Norte. Para marcar esse momento, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 13 de junho, das 8h às 12h, na Praça Padre Roher, uma grande ação aberta à comunidade.
Mais do que comemorar a trajetória do programa, o evento apresentará uma proposta renovada para o Remexa-se, que passa por um processo de reestruturação com o objetivo de ampliar sua atuação e fortalecer as ações de promoção da saúde preventiva no município.
O projeto tornou-se ao passar dos anos uma referência em qualidade de vida, incentivando a prática regular de exercícios físicos e a adoção de hábitos saudáveis. Atualmente, o Remexa-se reúne 459 participantes matriculados em 12 grupos ativos, distribuídos em diferentes bairros e comunidades de Braço do Norte.
As atividades são oferecidas gratuitamente e contam com orientação de profissionais capacitados, promovendo não apenas benefícios físicos, mas também integração social, fortalecimento dos vínculos comunitários e melhoria da saúde mental dos participantes.
Durante a programação deste sábado, a população poderá participar de um aulão especial do Remexa-se, além de acompanhar apresentações culturais e vivenciar práticas integrativas. O evento também oferecerá vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações em saúde e distribuição gratuita de mudas de árvores nativas.
A ação contará ainda com a participação de diversos parceiros, entre eles o Centro de Especialidades em Práticas Integrativas (CESPI), a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNBAMA) e a Infantaria da Dança.
O secretário municipal de Saúde, Sérgio Arent, ressalta que o encontro será uma oportunidade para aproximar ainda mais os serviços públicos da comunidade.
“Queremos reunir nossos participantes, suas famílias e toda a comunidade em uma manhã especial de cuidado, prevenção e integração. Além de celebrar a trajetória do Remexa-se, estamos apresentando uma nova proposta para o projeto, com ainda mais atenção à promoção da saúde e ao bem-estar da população”, destaca.
A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. Quem desejar integrar um dos grupos do Remexa-se pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima ou buscar informações diretamente nos locais onde as atividades são realizadas.
Ao longo de sua história, o projeto consolidou-se como uma importante ferramenta de promoção da saúde preventiva em Braço do Norte, demonstrando que a prática regular de atividades físicas, aliada ao convívio social e à orientação profissional, contribui para reduzir fatores de risco, melhorar a qualidade de vida e estimular o envelhecimento ativo da população.
