Segunda-feira, 15 de abril de 2024
Braço do Norte
25 °C
20 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
25 °C
20 °C

COLUNISTAS

Municipal de GP

12/04/2024 17h39 | Atualizada em 12/04/2024 17h39 | Por: Antônio Faust

Os estádios do Aiurê FC e do Nacional do Rio do Meio vão receber os jogos do Municipal de Futebol de Grão-Pará edição 2024, que vai prestar uma justa homenagem ao Mucio Squizatto (em memória). Serão cinco times – Aiurê, Nacional, Flor da Serra, BMG/Multinox e Paula Ramos – com bola rolando a partir do dia 5 de maio, no Distrito do Aiurê. Somente com jogadores da casa, só a categoria titular e cada rodada terá dois jogos no mesmo local, iniciando as 13h30min. SER Aiurê X Multinox abrem a competição e Nacional X Flor da Serra fecham a primeira rodada. 

Torneio de Laço

O CTG Fronteira do Corvo Branco, localizado na saída de GP em direção a BN, recebeu neste fim de semana a terceira etapa do Campeonato Municipal de Laço de Grão-Pará. A competição acontece em seis categorias, com destaque para a Categoria Seleção, onde teremos a definição do melhor Piquete. São mais de 120 laçadores, compondo 10 Piquetes, entre eles o Amazonas do Laço, que conta com trinta jovens/mulheres mostrando suas habilidades no esporte.

Estadual Feminino

A Federação Catarinense de Futsal realizou no último sábado, 6, o Congresso técnico das competições femininas que serão realizadas em 2024. E Braço do Norte, numa parceria com Forquilhinha, vai participar em três categorias, no Sub-12, 14 e 16. A Federação vive um momento de renovação e suas competições aumentaram substancialmente em participação. São 41 equipes inscritas para os campeonatos deste ano. Só no Sub-16 são 14 equipes na briga pelo título. 

Semifinais em GP

Nesta sexta-feira, 12, dois bons jogos vão definir os finalistas do Interempresas de Futsal de Grão-Pará. Dos vencedores de Cabanha Kuntz/3M Instalações Elétricas (foto) X Dedis Di João/Dedis Bar (foto) sairá um dos classificados, num confronto indefinido; e no outro duelo das semifinais, o Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria é favorito no confronto contra o BMG. A bola rola a partir das 19h45min.



Tendência

No último domingo estava acompanhando a rodada do Torneio de Laço de Grão-Pará e fui para casa acompanhar o jogo do 7 de Setembro nestas TVs por streaming. Procurei e não achei, depois vi no grupo da equipe braçonortense que não haveria transmissão, que o Metro não permitiu. Não é minha opinião, esta é uma tendência; o fato é que o amador está virando profissional, ou melhor, em muitas competições já tem cara e gastos que lembram o profissional e estamos caminhando para que times, CMEs, Ligas e entidades esportivas, promotoras dos eventos, vão querer cobrar o direito de transmissão para se manter, ou para baratear os custos. Um exemplo: no Municipal de Futebol de Tubarão 2024 a Liga Tubaronense acertou a exclusividade com uma das TVs do município. 

Na onda

Escrevi a notinha acima na terça e na quarta vi no grupo de WhatsApp do Amigos do 7 de Setembro que havia sido criada a TV_7 para transmissão dos jogos da equipe e já vai estar atuando no jogo deste sábado frente ao Metropolitano. Entrei então em contato com o Misso para saber mais do assunto, ele me informou que foi estipulado uma taxa para transmissão e que até aquele momento só a TV_7 estava habilitada. Só para deixar claro, isto foi na quarta-feira, pode ter havido mudança.  

Todos ao Lauro Koch

Os dois jogos que vão definir os finalistas da Copa Sul dos Campeões 2024 acontecem neste sábado. Içara e RB Palhoça se enfrentam no Módulo Esportivo de Içara, as 15h e a equipe da casa precisa de dois gols de diferença para levar as penalidades, ou três para ficar com a vaga. No Estádio Lauro Koch, as 16h30min, o 7 de Setembro recebe o Metropolitano, quem vencer fica com a vaga e o empate por qualquer placar leva a decisão as penalidades. O torcedor de Braço do Norte está sendo convocado para lotar o Estádio Lauro Koch, pois este é um detalhe que pode fazer diferença num confronto tão indefinido.



O que muda?

Classificando o 7, qual o adversário que seria melhor enfrentar na final, o Içara que sempre foi apontado como um dos favoritos ao título? Ou o RB Palhoça? A equipe da Palhoça vem “comendo quieto”, passando fase e chegando a esta decisão de vaga sem tomar nenhum gol em 5 jogos, com três vitórias jogando em casa e dois empates jogando como visitante. O que muda para o 7? Se for o Içara, o 7 decide fora de casa e se for o RB Palhoça, a decisão será no Lauro Koch. 

Dor de cabeça

Tenho certeza que estas últimas três rodadas da Copa Sul dos Campeões vão provocar muita dor de cabeça aos dirigentes das competições municipais. Coincidindo datas, o que fazer? Perder um atacante da qualidade do Foguinho, ou arriscar jogar sem ele e ver o que vai dar. Este é só um exemplo de muitos, certamente. Em alguns casos, como no Municipal de Futebol de Gravatal, não tem o que pensar, a mudança é necessária, pois não tem uma outra chance, os quatro jogos serão decisivos. Nesta linha, o Grêmio já decidiu trocar três dos seus jogadores que atuam pelo Içara e o Foguinho é um deles. 

Municipal de SL

Rodada importante do Municipal de São Ludgero neste fim de semana, decisivas para alguns, nem tanto para outros times. Começa no sábado, 16h15min, no Estádio Alberto Warmeling, onde o União recebe e precisa vencer o EC Mar Grosso para se manter vivo; é provável que o Azulão tenha desfalques, não só dos estrangeiros, como de jogadores da casa que estão com outros compromissos. Lembrando que se vencer o Mar Grosso vai a 10 pontos e dorme na liderança; ainda no sábado, no Estádio Juventino De Bona, 20h15min, jogam Serrinha X Taipa, times empatados na tabela com 3 pontos; e no domingo, jogando em casa, 16h15min, o Ponte Baixa FC tem o difícil compromisso frente ao Encosta do Sol e como a Copa Sul é no sábado, salvo contusões, ambos devem atuar com força máxima. Vencendo a Ponte garante vaga nas semi; vencendo a equipe do técnico Ganda vai 9 pontos, mesma pontuação do adversário.  

Municipal de Rio Fortuna

Dois jogos vão definir os finalistas do Municipal de Futebol de Rio Fortuna, que tem em disputa a Taça Celito May. Ambos vão acontecer no domingo, no Estádio do Florestal, local escolhido pelo Bragantino, equipe de melhor campanha na primeira fase. As 14h30min, um clássico, Barrinha X Florestal, que se enfrentaram no último domingo e empataram em 3 a 3; e as 16h30min, Bragantino X Seca Copo entram em campo para definição do outro finalista; na fase de classificação deu Bragantino, 1 a 0.



Municipal de Gravatal

A reta de chegada da fase de classificação do Municipal de Futebol de Gravatal ficou emocionante. Só o Termas joga para cumprir tabela, as outras sete equipes entram em campo para jogos de vida ou morte. Começando na sexta, no Estádio Silvio Zappelini, com o jogaço entre Grêmio Gravatalense X Canoas. A equipe do técnico Alison Arent lidera o Grupo A com 6 pontos e joga pelo empate; mas se perder, o Canoas também vai a 6 pontos. O Grupo A será completado no domingo, também no Estádio Silvio Zappelini, 16h e se vencer o Termas, o Indaial também vai a 6 pontos. Neste caso, as duas vagas serão definidas, na ordem, pelo saldo de gols e hoje o Grêmio tem 2 de saldo, Canoas e Indaial estão com saldo 0; o critério seguinte é de gols sofridos. 

Municipal de Gravatal 2

O equilíbrio no Grupo B do Municipal de Futebol de Gravatal impressiona. Nos quatro jogos, apenas uma vitória, do 15 de Abril sobre o Ilhota. No sábado no Estádio Silvio Zappelini, as 20h, jogam Cambuim X Ilhota; para o Cambuim, a vitória classifica, um empate pode interessar, dependendo do resultado do outro jogo da chave; o Ilhota precisa vencer e fazer saldo; no domingo, 10h, no Estádio da SERI, o 15 de Abril joga como mandante contra a SER SERI e garante vaga vencendo, ou empatando; a SERI precisa vencer. 

Verde Vale Cup

Nesta sexta, 12, vai ser dada a largada para mais dois campeonatos sob a chancela da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF, que terá como palco dos jogos a Arena L10, em Braço do Norte. As 19h30min, pela Verde Vale Cup de Fut7 Livre Feminino, jogam L2T X Independente; e as 20h30min, pela Verde Vale Cup de Fut7 Livre Masculino, jogam Seven/Sul Escavações X Quinta Light e as 21h30min Sergipe X CME de Lauro Muller. 

40Tão Fut7

Atualizando a competição dos “velhinhos” que está acontecendo na Arena L10, em Braço do Norte, promovida pela Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF. São cinco times na disputa e já aconteceram 7 partidas; Galátikus/MSA, CME de Armazém, Lendas FC e Próspera lideram com 3 pontos e o Lotus ainda não pontuou. Os próximos jogos acontecem no dia 17 de abril, quarta-feira, 20h30min, jogam Próspera X CME de Armazém e as 21h30min se enfrentam Lendas FC (foto) X Galátikus/MAS.



50Tão Fut7

Atualizando a competição dos “velhinhos” que está acontecendo na Arena L10, em Braço do Norte, promovida pela Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF. São quatro times na briga pelo título e já foram realizadas quatro partidas. A liderança é da CME de Armazém (foto) lidera com 6 pontos, GL Esportes/Mano Entulhos, do artilheiro Abel “Louco”, tem 4, Sertão do Rio Bonito 1 ponto e CME de Lauro Muller ainda não pontuou. A próxima rodada será somente no dia 8 de maio, com o confronto entre Sertão do Rio Bonito X GL Esportes/Mano Entulhos. 



Adec – Estadual

A diretoria da Associação Desportiva Cobra – Adec, em conjunto com a CME de Braço do Norte, vão fazer na noite desta sexta-feira a apresentação oficial dos atletas que irão representar o município no Estadual de Futsal na Categoria Sub-16. O evento servirá também para entrega dos uniformes, apresentação dos patrocinadores e vai acontecer a partir das 19h30min no Pesque e Pague Borgert. Vai ser uma competição longa, pois na primeira fase são treze equipes jogando entre si (chave única).



Karatê

Uma delegação com sete atletas partiu de Braço do Norte rumo a Joinville para participar da etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Karatê, evento que começou nesta quinta, 11, no Ginásio da Univille. A disputa vale vaga para compor a Seleção Brasileira de Karatê e vaga na final do Campeonato Brasileiro. Sob o comando do técnico Kall, seguiram para a Manchester Catarinense os atletas Nícolas Blasius, Natália Boeing, Adelmo Mendes, Yuri Martimiano, Helena De Bona, Gabriel Lunelli e Leticia “San” Cardoso.

 



Voleibol de Areia

A Comissão Municipal de Esportes – CME – de São Ludgero, através do Professor Amarildo Gomes está realizando o Campeonato Municipal de Voleibol “Quarteto Masculino” 2024. São seis equipes na disputa pelo título e já aconteceram 9 jogos. A liderança é da Becker Home Dekor (foto) com 6 pontos, seguido por Bruning Móveis, Ateky e Peso Pesado, todos com 5 pontos, o Vestebem tem 4 e o AN Serviços 2 pontos. A próxima rodada será no dia 15 de abril, começando às 19h15min; Peso Pesado X NA Serviços abrem a rodada, depois jogam Ateky X Bruning Móveis e encerra com o duelo entre Becker Home Dekor X Veste Bem.


 

Empates em RF

04/04/2024 22h52 | Atualizada em 04/04/2024 22h52 | Por: Antônio Faust

Os dois jogos da 4ª rodada do Municipal de Futebol de Rio Fortuna, realizados no último domingo, 31, no Estádio do Barrinha, terminaram empatados e deixaram um clima de suspense para a última rodada da fase de classificação. Jogando em casa, a Associação Barrinha ficou no 0 a 0 com o Bragantino e no duelo dos desesperados, Seca Copo e Ceará empataram em 2 a 2, gols de André Diamante e Sander para o Seca Copo (foto) e o garoto grão-paraense, Caio, fez os dois gols do Ceará; com o resultado as equipes somaram seus primeiros pontos na competição e foi melhor para o Seca Copo, que se manteve no G4 e só não fica com a vaga se tomar 5 gols na última rodada.



Classificação e rodada

A questão de saber quem vai continuar na disputa pela Taça Celito May está praticamente resolvido. Associação Barrinha e AER Bragantino, líderes com 7 pontos, Florestal, na terceira posição com 6 pontos e o Seca Copa com 1 ponto fecham o G4; também com 1 ponto, o Ceará encerrou sua participação. No próximo domingo, Florestal X Barrinha jogam às 15h30min; Bragantino X Ceará as 17h30min e, os dois jogos no Estádio do Florestal, servirão para definição dos confrontos das semifinais.

Municipal de Gravatal

Após a “parada técnica” em função do Feriado da Páscoa, neste fim de semana estarão de volta as emoções do Municipal de Futebol de Gravatal. Rodada cheia, começando na sexta-feira, 20h, com o clássico Termas (foto) X Grêmio Gravatalense, jogo que no passado era considerado no município como um Ferro-Luz, tanto era a rivalidade entre as torcidas. No sábado, 20h, o pressionado Indaial vai para cima do atual campeão, o Canoas; e no domingo mais dois jogos, as 10h, a SERI recebe o Ilhota e as 16h o surpreendente 15 de Abril terá pela frente o Cambuim, outra equipe que fez uma boa estreia empatando com a SERI fora de casa. Quanto ao local das partidas, SERI X Ilhota jogam no Estádio da SERI e os outros três jogos serão no Estádio Municipal Silvio Zappelini.



Municipal de SL

Primeiro vamos aos jogos que farão parte da 4ª rodada do Municipal de Futebol de São Ludgero neste fim de semana. Importante, pois passaremos da metade da tabela e a corda começa a apertar no pescoço de algumas equipes. No sábado, 16h15min, no Estádio Henrique Waterkemper, a SER Taipa recebe o União EC; ainda no sábado, 20h15min, no Estádio Municipal Alberto Warmeling, a AA Encosta do Sol recebe o Serrinha EC; e no domingo, 16h15min, no Estádio AEC Mar Grosso, o EC Mar Grosso duela contra a AA Bom Retiro. 

Palpitômetro 

Os números do campeonato, somados ao que já vi das equipes em campo, no momento acho difícil não termos nas semifinais as equipes da Ponte Baixa, Mar Grosso e Bom Retiro. As três equipes brigando pela liderança, mas com o Mar Grosso sendo favorito a ficar em primeiro lugar. A quarta vaga começará a ser encaminhada neste fim de semana no duelo entre Encosta do Sol X Serrinha, principalmente em caso de vitória da equipe do técnico Poxoxo, que tem um jogo a menos que a equipe do seu conterrâneo, o Ganda. Não se pode desprezar a tradição da Taipa, que vem de duas derrotas, vencendo o União se mantém viva na busca pela quarta vaga.

Liderança da Ponte

Diante do Serrinha fragilizado pelos desfalques, o Ponte Baixa FC fez a parte dele, goleou e se manteve na liderança isolada do Municipal de Futebol de São Ludgero. Jogo mesmo só no primeiro tempo, quando a equipe da casa foi para o intervalo perdendo por 0 a 2, mas criou algumas boas chances de balançar a rede, principalmente com o camisa 9 Kassiano. Estava perto e ouvi parte da preleção do técnico Poxoxo no intervalo, quando tentou motivar a equipe, pediu mais “pegada” e tentou adiantar as linhas de marcação, coisa que não aconteceu. A Ponte, que no primeiro tempo mostrou fragilidade na defesa, no segundo só relaxou quando a partida já estava em 0 a 4. 

Estrangeiros

Até a terceira rodada a direção da Ponte tem sido perfeita na questão dos seus estrangeiros. Salvo contusão, ou jogos que batam com confrontos da Copa Sul, os cinco que jogaram no último domingo contra o Serrinha devem ser mantidos - Douglas Morh, Léo, Xarope, Renan Bressan e Lukinha. Dos cinco, vale um puxão de orelha do técnico Afonso Boeing no Xarope; ótimo jogador, mas está prendendo muito a bola. É sua característica e deve mantê-la, mas tem hora que precisa fazer a bola correr.  

Dilema

Com a derrota para a Ponte, o Serrinha tem um duelo decisivo neste sábado contra o Encosta do Sol e o que aconteceu no jogo do último domingo não pode se repetir. Não tem como enfrentar os adversários sem os estrangeiros, ou a maioria deles. Sem três (Andrei, Shaider e João Simon) e atuações muito abaixo do Rafa e Lalau, foi presa fácil para o Rubro Negro. A informação é que o Andrei volta neste fim de semana, mas tem jogo no domingo pela Copa Sul, será que vai arriscar jogar no sábado? Enfim, até a direção do Serrinha se reuniu nesta quinta para tomar sua decisão.



Nada satisfeito

O técnico Afonso Boeing, junto com o jogador/auxiliar Gilson, não estavam nada satisfeitos com a atuação defensiva da Ponte no primeiro tempo contra o Serrinha. E com razão, pois eram muitas ligações diretas, o fragilizado adversário criou, pelo menos, três boas chances de balançar a rede e tomar um gol poderia dar um ânimo desnecessário ao adversário. No segundo tempo foi diferente, primeiro a equipe garantiu a vitória, depois era normal cair o ritmo.

Verde Vale Cup

Sob a chancela da Liga Amadora Verde Vale de Futebol - LAVVF, em parceria com a Arena L10, estão acontecendo dois campeonatos para “velhinhos”, o Verde Vale Cup 40tão e 50tão de Fut7. A bola rolou pela primeira vez no último dia 27 de março e teve prosseguimento nesta quarta-feira, 3 de abril e os resultados mostram um grande equilíbrio de forças nas duas competições. São cinco times disputando o 40Tão e quatro na disputa pelo título do 50Tão. Resultados do 40Tão: CME de Armazém 2 a 3 Galátikus/MSA e Lendas FC 4 a 2 Lotus; resultados do 50Tão: CME de Armazém 4 a 3 Sertão do Rio Bonito e GL Esportes/Manos Entulhos 1 a 0 CME de Lauro Muller.



Verde Vale Cup 2

A Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF – tem ainda mais dois campeonatos com datas marcadas para que a bola role, 12 de abril. O Adulto Livre Masculino de Fut7, com 10 equipes: na Chave A estão Varginha, Gatorads, Sergipe e Atlético BN; na Chave B Inter de Sergipe, CME de Armazém e CME de Lauro Muller; e na Chave C Real Brasil, Seven Roanna e 5ª Light. O Adulto Livre Feminino de Fut7 com 6 equipes: RBN FC, Nova Orleans FC, Caeté EC, Associação Futebol L2T, Shark Girls e Independente.

Taekwondo – Nova sede

O Centro de Treinamento de Taekwondo Kaio Simão – KSTKD –  está com nova sede em Braço do Norte. O novo Dojon fica localizado na Rua Vereador Severiano Francisco Sombrio, 819, um local mais amplo para melhor atender os praticantes da modalidade. A inauguração aconteceu recentemente e os treinamentos, com professores especializados, estão a todo vapor, atendendo turmas baby, kids, juvenil e adulto. Os novos interessados podem marcar aulas experimental e decidir em praticar, ou não, a modalidade. A academia KSTKD funciona também em São Ludgero. 



Interempresas de GP

O Interempresas de Futsal de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Demay, continua nesta sexta-feira com a realização da última rodada da fase de classificação, quando serão definidos os classificados e confrontos das semifinais. Em quinto lugar na tabela, o Ave Serra/Transbonetti respira, mas dificilmente sobrevive na competição. Além de vencer um compromisso difícil, ainda precisa melhorar bastante seu saldo de gols, ou então o BMG, hoje o quarto colocado, piorar seu saldo. Deveremos mesmo ter nas semifinais as equipes do Cabanha Kuntz/3M instalações Elétricas, 12 pontos, Dedis Di João/Dedis Bar, 12 pontos e folga na rodada, Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria, 12 pontos e BMG, 10 pontos. O Ave Serra/Transbonetti tem 7 pontos.

Jogo animado

Na rodada da última sexta-feira do Interempresas de Futsal de Grão-Pará tivemos três jogos, com muitos gols e o mais animado deles foi o que menos vezes balançou as redes. O empate em 2 a 2 entre BMG e Ave Serra/Transbonetti foi um confronto agradável e interessante de se ver. O jogo era de vida ou morte para ambos os times, principalmente para o Ave Serra e assim como as empresas se situam lado a lado (para chegar na BMG passa pela Ave Serra), as torcidas também se colocaram praticamente juntas, cada uma torcendo livremente para seu time, com muita educação, diga-se de passagem. Outra semelhança: todos os jogadores são nordestinos.  

Jogos de hoje

O primeiro jogo da Taça Demay, no Ginásio Pedro Ivo, já pode definir os classificados, bastando que o Mercado Corvo Branco/Marcenaria C&A Marcenaria, que ainda sonha com a liderança, vença, ou empate, com o Ave Serra/Transbonetti, partida marcada para as 19h30min. No segundo jogo da noite, BMG Sala de Corte X Barbearia Edy20 jogam para cumprir tabela e encerrando a primeira fase, um duelo dos melhores entre BMG X Cabanha Kuntz/3M Instalações Elétricas, o primeiro ainda podendo ficar com a segunda colocação e o segundo brigando pela liderança. 

Copa Sul dos Campeões

Caso alteração de última hora, no Site da Liga Urussanguense de Desporto – LDU – é possível ver a tabla das semifinais da Copa Sul dos Campeões 2024. Neste sábado, 6, no Estádio Rio Bonito, as 15h30min, o RB Palhoça recebe Içara e voltam a se enfrentar no dia 13 de abril no Módulo Esportivo de Içara; e o Metropolitano recebe o 7 de Setembro neste domingo, 15h30min, no Estádio Darci Marini, em Nova Veneza e fazem o jogo da volta no dia 13 no Estádio Lauro Koch, em Braço do Norte. 



“Deixa o 7 passar”

Após as eliminações do RBN/União e Morro do Boi, resta o 7 de Setembro como representante da região e da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF – na edição 2024 da Copa Sul dos Campeões. Hora das semifinais e pela frente um adversário difícil de ser batido, mas não impossível. Geralmente se diz quando um time é inferior que são onze contra onze, isto tentando dar esperança ao torcedor do time mais fraco. Não é o caso, pois o 7 não é inferior ao Metropolitano em termos de elenco e pode encarar o adversário de frente, mas com o devido respeito. O que não pode acontecer no jogo deste domingo em Nova Veneza é ser derrotado por um placar que fique difícil de reverter em casa, como aconteceu no ano passado contra o Içara. Na onda da sua charanga: “Deixa o 7 passar”. 

Paciência

Estava vendo o jogo do time braçonortense contra o Itapirubá e pensava preocupado: O 7 hoje não está tão dominante como vinha sendo nos outros jogos em casa. Só que em seguida caiu a ficha. Claro que não vai ser sempre da mesma forma, afinal a competição vai afunilando e os adversários sendo mais difícil de ser batido. Normal e o torcedor também precisa entender isso e é nas horas difíceis que o time precisa do apoio. A equipe tem uma comissão técnica que entende de futebol, o elenco é superqualificado e se não der certo é porque não era pra dar.

Municipal de RF

28/03/2024 08h45 | Atualizada em 28/03/2024 08h46 | Por: Antônio Faust

Como eu imprimi a tabela do Municipal de Futebol de Rio Fortuna, segui a data que estava nela e não cheguei a entrar no Site da Liga Verde Vale para saber da mudança de data da quarta rodada. Os jogos que eram para ter acontecido no último sábado, 23, passaram para o próximo domingo, 31. No Estádio da Associação Barrinha, as 13h30min, num confronto direto por vaga, jogam Seca Copo X Ceará; e no mesmo local, as 15h30mnin, um bom jogo entre Barrinha EC X Bragantino, confronto de invictos, onde o vencedor dará um grande passo a ser o líder da fase. Em disputa a Taça Celito May. 

Decisão na Barra

Fechou com chave de ouro mais uma edição do Campeonato de Futsal da Quaresma, competição organizada para Associação Barrinha, em conjunto com o Instituto Adesc. O SAV Varginha/DME de Anitápolis valorizou a conquista do Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção lutando até o minuto final pelo terceiro lugar. Não deu, no final, vitória do Laticínios Bloemer por 9 a 8. Como prêmio de consolo, com os 4 gols que fez na partida, Petry ficou com o título de artilheiro da competição e Geraldinho, que também fez 4 gols, foi o destaque da partida.



Madeireira Campeã!

No contesto do campeonato, sem dúvida a Madeireira Boeing é a legítima campeã da 9ª edição do Campeonato da Quaresma. Teve um tropeço em toda a competição, num jogo onde teve vários desfalques e por isso acabou a fase de classificação na segunda posição, atrás do seu adversário da final, o Serra Geral/Laticínios Becker. Sobre o jogo decisivo, com muito equilíbrio, a desatenção dos 40seg, entre o primeiro e o segundo gol (Dito e Caco), determinaram a vitória da Madeireira Boeing. Depois, as chances de gols eram para os dois lados, com o Mala e o Prá fazendo grandes defesas. Não posso deixar de destacar a atuação do Kathior; dos jogadores de linha, junto com o Dito, o “velhinho” foi quem mais minutagem teve na partida, deu uma assistência e fez um dos três gols na vitória da Madeireira por 3 a 2. 



Destaques individuais

O Petry (SAV Varginha) foi o artilheiro do campeonato com 12 gols; Diego Prá (Serra Geral) o goleiro menos vazado com 15 gols; e o Turuca (Madeireira Boeing) foi o jogador revelação do campeonato. Na classificação geral o Eder Marmoraria ficou com o 6º lugar; Thunder Futsal com o 5º lugar; SAV Varginha foi o 4º colocado; Laticínios Bloemer o 3º colocado; Serra Geral o 2º colocado; e o grande campeão foi a Madeireira Boeing.



Festa conjugada

O Campeonato da Quaresma é uma festa conjugada, entre organização, dirigentes, equipes, torcedores e curiosos. O Salão Comunitário de Barra do Rio Chapéu fica lotado, com muitos casais e seus filhos, que curtem a competição do início ao fim. Terminou e já deixa saudades. O clima no salão é contagiante. Desta vez levei comigo o colega de imprensa Rodolfo Devilla, que queria conhecer a competição e ficou impressionado, tanto com o nível das equipes, como a presença do público. Registros de grupos de mulheres e amigos pós jogo.



Adulto e Veterano Adesc

No próximo dia 4 de abril, quinta-feira, o Ginásio Lino Philippi, em São Ludgero, recebe os jogos de abertura do Regional de Futsal Adulto e Veteranos do Instituto Adesc. Frente a frente, nas duas categorias, vão estar a CME de São Ludgero X DME de Orleans. Os “velhinhos” entram em quadra as 20h e a missão será de desbancar a CME de Santa Rosa de Lima, bicampeã da categoria; e na sequência o jogo da categoria Adulto, com a equipe da casa defendendo o título conquistado sobre a CME de Armazém em 2023, numa final com muitas polêmicas. 

Raio X

O Regional Adulto do Instituto Adesc edição 2024 vai contar com a participação de 9 equipes, divididas em duas chaves. No Grupo A estão as CMEs de Armazém, Rio Fortuna e São Ludgero, mais a DME de Orleans e Braço do Norte; no Grupo B estão as CMEs de Grão-Pará, São Martinho, Gravatal e Santa Rosa de Lima. Na primeira fase classificam os dois primeiros colocados para as semifinais e mais dois por chave para o cruzamento.  A mesma divisão de chaves e regulamento vale para o Veteranos. 

Municipal de Gravatal

Bastante equilíbrio nos quatro jogos da rodada de abertura do Municipal de Futebol de Gravatal, que tem em disputa a Taça Roger Batista Marcon Cardoso. Total de três gols, com média de menos de um por partida. Incrível. Na sexta-feira, aos 39min do primeiro tempo, num lance que gerou reclamação, Foguinho fez o gol da vitória do Grêmio Gravatalense sobre o Indaial por 1 a 0. Resultado importante para o tricolor. 

Municipal de Gravatal 1

No jogo de sábado à tarde, a garotada do 15 de Abril, com um gol do Lukinhas, surpreendeu o Ilhota FC fazendo 1 a 0 e no jogo da noite, o mandante foi o Cambuim, mas quem jogou em casa foi a SERI, jogo que terminou em 0 a 0. E no domingo, na estreia do atual Campeão, o Canoas fez o dever de casa ao bater o Termas por 1 a 0, gol do Fil no primeiro tempo. Tirando o jogo na SERI, pois a súmula ainda não está no Site da Liga Verde Vale, nos outros três jogos foram distribuídos 18 cartões amarelos e 5 vermelhos, ou seja, não foi uma rodada tranquila para a arbitragem. Este fim de semana, para que todos possam cumprir com suas obrigações religiosas, não haverá rodada em Gravatal. 

Estreia do campeão

Ainda não conhecia Várzea das Canoas, apesar dos vários convites feitos pelo técnico Zezé Vieira no ano passado e aproveitei a folga na manhã do último domingo para ver a estreia do Canoas X Termas, no Estádio Manoel Cardoso Aguiar. O placar de 1 a 0 a favor do Canoas ficou de bom tamanho, até poderia ter sido maior. Destaco as atuações do meia/volante Maduro e do atacante Fil, os melhores em campo. Ao contrário do adversário, que manteve a base de 2023 e ainda se reforçou, o Termas mostrou ser uma equipe desentrosada e viveu dos lampejos do seu camisa 11 Thiago Amado.



Municipal de São Ludgero

Ao contrário do que aconteceu em Gravatal, em São Ludgero as redes balançaram para valer. Nos três jogos da segunda rodada, 13 gols, média superior a 4 gols por partida. No sábado à tarde, Renan Bressan estreou e fez dois gols na goleada da Ponte Baixa sobre o União EC por 7 a 0, resultado que deixa o rubro-negro na liderança; no sábado à noite, no Estádio Municipal, o visitante Bom Retiro se recuperou da derrota na estreia ao vencer por 0 a 3, resultado que ascendeu o sinal de alerta na equipe do Centro. Dito, Michel Becker e Felipe fizeram os gols da equipe do técnico Tom. 

Segue atropelando

A SER Taipa estreou no campeonato em casa e como adversário o EC Mar Grosso. Estas equipes decidiram o campeonato de 2022, na decisão mais polêmica da competição e na oportunidade deu Mar Grosso; em 2023, na abertura do campeonato, o Mar Grosso recebeu a Taipa, que carimbou a faixa do Azulão metendo 0 a 3. E neste domingo veio o troco. Em pleno Estádio Henrique Waterkemper, a Taipa foi derrotada por 0 a 3, gols do Ortigosa, Marcelinho e Everton Boff. A equipe do técnico Zizo segue atropelando quem cruza pelo caminho. 

Novo líder

O torcedor do Ponte Baixa FC olha para tabela do campeonato de São Ludgero e nem acredita. Após três anos, novamente é possível ver a equipe na liderança da categoria titular. O problema é que na rodada deste fim de semana o rubro-negro vai ter que ir até a comunidade da Serrinha para enfrentar o time da casa e nos últimos confrontos entre as duas equipes os resultados não tem sido nada bom. Como Serrinha X Ponte Baixa jogam no domingo e o 7 no sábado, é possível que a equipe do técnico Afonso Boeing possa contar com o Renan Bressan e Lukinhas. 

Rodada

O EC Mar Grosso tem a mesma pontuação da Ponte no Municipal de São Ludgero, 6 pontos., perdendo a liderança nos critérios. O Azulão folga na rodada. No sábado, no Estádio Alberto Warmeling, com aspirantes as 14h15min e titulares as 16h15min, jogam União EC X Encosta do Sol; ainda no sábado, aspirantes as 18h15min e titulares as 20h15min, no Estádio Felipão, Bom Retiro X Taipa; e fechando a terceira rodada, no domingo, aspirantes as 14h15min e titulares as 16h15min, no Estádio Juventino De Bona, jogam Serrinha, do técnico Poxoxo, e Ponte Baixa. 

Copa Sul dos Campeões

Neste sábado, 30, vamos conhecer os semifinalistas da edição 2024 da Copa Sul dos Campeões, com os quatro jogos acontecendo no mesmo horário, 15h. No Módulo Esportivo de Içara, o Içara recebe o Vila Nova (ida deu Içara, 2 a 1); no Estádio Darci Marini, em Nova Veneza, jogam Metropolitano x Morro do Boi (ida 0 a 0); no Estádio Rio Bonito, em Morrinhos do Sul, o Palhoça recebe o Gatorads (ida 0 a 0); e no Estádio Lauro Koch, Braço do Norte, o 7 de Setembro joga pelo empate contra o Itapirubá (ida deu o time braçonortense, 2 a 1).  

Regulamento

O regulamento da Copa Sul dos Campeões define como critério de classificação nesta segunda fase a pontuação e depois saldo de gols. Em caso de empate nos dois critérios, disputas em penalidades. Até aí tudo certo. Mas para definição dos mandos dos jogos da volta na sequencia está confuso. No regulamento, quando fala do mando da IV Fase define: Será mandatária da partida de volta à equipe que conquistar o maior número de pontos ganhos nas três primeiras fases. Depois, no Art-17, define: Para a obtenção de melhor índice técnico, para definição das equipes que terão os mandos de campo das partidas de volta na segunda, terceira e quarta fases, aplicar-se-á, na ordem, os seguintes critérios: 1º) Maior número de pontos ganhos em todas as fases já disputadas; 2º) Melhor saldo de gols em todas as fases já disputadas; 3º Maior números de gols marcados em todas as fase já disputadas; 4º) Menor número gols sofridos em todas as fases já disputadas; 5º) Menor número de cartões vermelhos em todas as fases já disputadas; 6º) Sorteio Público. 

Entendi errado

No dia do sorteio da segunda fase da Copa Sul dos Campeões, realizado na sede da Liga Urussanguense de Desporto – LUD, foi apresentado um chaveamento e entendi que valeria para a terceira fase. Não será assim, conforme o regulamento, continua valendo os pontos das duas fases para definição dos confrontos e mando de campo do segundo jogo.  

Morro do Boi

Fui no último sábado até Armazém para ver o confronto entre Morro do Boi 0 a 0 Metropolitano com uma expectativa e me decepcionei. Nem tanto pelo que jogou o Morro do Boi, mas pelo que não jogou o Metropolitano, uma equipe que nem de longe justificou a fama que tem. O técnico Valdinei Silvano armou sua equipe com o objetivo de não deixar o adversário tomar conta da partida; segurou os dois volantes (Serrano e Messias), o lateral Mael guardou posição e deu liberdade para o lateral Massari, pelo lado esquerdo, junto com Dudu e Xarope, para tentar criar algo ofensivamente e não funcionou porque o Xarope não estava numa tarde inspirada. Messias e Dudu jogaram demais! A exagerada expulsão do Messias, junto com o Lalau, vai prejudicar o time da Cidade Amiga no jogo deste sábado.



Ricardo

O goleiro Ricardo entrou em campo no último fim de semana em três partidas e sem tomar gol. Jogou no sábado à tarde pelo Morro do Boi, no sábado à noite pelo Bom Retiro e no domingo pelo Canoas. Não fui no jogo em São Ludgero, frente ao Encosta do Sol, mas segundo ele mesmo, não teve que trabalhar muito para sair zerado na partida. Dois destes jogos estive presente e defesa “padrão Ricardo” só uma, a cabeçada do atacante do Metropolitano, quando ele garantiu o empate já no final da partida.

 

7 de Setembro

Novamente a apresentação do 7 de Setembro não foi de encher os olhos, mas a vitória sobre o Itapirubá foi muito importante. Primeiro porque mantém a equipe com chances de ter a melhor campanha; segundo porque ultrapassou o Metropolitano na pontuação geral e, caso se enfrentem nas semifinais, o segundo jogo será em Braço do Norte. A torcida da equipe braçonortense tem um sério compromisso neste sábado, comparecer e ser o 12º jogador, coisa que não fez no último jogo no Estádio Lauro Koch.  

Dedo do técnico

Depois dos dois primeiros jogos, quando a equipe fez um primeiro tempo muito bom e nem de longe repetiu a atuação no segundo, o técnico Fernando Lessa resolveu exigir um esforço maior da sua principal estrela, o meia Renan Bressan. A atuação dele contra o Itapirubá não foi das melhores, mas manter ele em campo foi decisivo, pois quando tudo indicava que o alvirrubro voltaria para casa com 1 ponto na bagagem, veio a falta e o craque garantiu os três pontos. (Crédito Miranda Fotos)



Interempresas de GP

No Interempresas de Futsal de Grão-Pará, na última sexta-feira, um resultado inexplicável: a derrota do até então invicto Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria para o BMG por 1 a 7. Nem tanto a derrota, acontece, mas o placar ninguém imaginava. A rodada teve ainda a vitória do Ave Serra/Transbonetti sobre o Sala de Cortes BMG por 6 a 1 e em outro placar não esperado, o Cabanha Kuntz/3M Instalações Elétricas fez 6 a 1 no Dedis Di João/Dedis Bar. O Mercado Corvo branco ainda lidera com 12 pontos; Cabanha Kuntz, BMG e Dedis Di João estão com 9 e ainda na briga por vaga está o Ave Serra, com 6 pontos. Barbearia Edy20 e BMG sala de Cortes ainda não pontuaram.

 

Rodada nesta quinta

O Interempresas de GP segue nesta quinta-feira,28, no Ginásio Pedro Ivo com a realização da 7ª rodada. As 19h30min jogam Barbearia Edy20 X Dedis Di João; em seguida, valendo vaga, Ave Serra/Transbonetti X BMG; e no terceiro jogo da noite se enfrentam Cabanha Kuntz X BMG Sala de Cortes. Em disputa está a Taça Demay.

Beach Soccer

22/03/2024 08h23 | Atualizada em 22/03/2024 08h26 | Por: Antônio Faust

Divina Providência e Amigos do Nordeste vão fazer a final da edição 2024 do Campeonato de Beach Soccer de São Ludgero no dia 28 de março, próxima quinta-feira. A definição dos finalistas aconteceu no dia 13, com o Amigos do Nordeste eliminando a Associação 1327 nas penalidades, após empate em 4 a 4 no tempo normal e o Divina Providência bateu o Resenha FC por 6 a 4. Os perdedores disputam o 3º lugar a partir das 19h30min e na sequência a grande final. O palco dos jogos será a quadra de areia do Bairro Divina Providência. O Ivan, craque na modalidade, é o artilheiro com 14 gols.

Copa Sul dos Campeões

Números da primeira fase da Copa Sul dos Campeões. Nos trinta jogos foram anotados 60 gols e os ataques mais positivos foram do Içara e Metropolitano, ambos com 10 gols; o ataque menos positivo é o do RB Palhoça, que anotou apenas 1 gol. A equipe de Palhoça também tem a defesa menos vazada, com 0 gol tomado e logo a seguir vem o 7 de Setembro com 1 gol sofrido. Com relação ao saldo de gols, os dois representantes da LARM – Metropolitano e Içara – terminaram empatados com 8 gols. 

Morro do Boi

A virada sofrida pelo Morro do Boi diante do Gatorads colocou a equipe da Cidade Amiga no Pote 2 no sorteio da Copa Sul dos Campeões. Se tivesse mantido o placar do primeiro tempo, quando vencia por 0 a 2, quem teria ido para o Pote 2 seria o RB Palhoça. E nada é tão ruim que não possa piorar; no sorteio mais uma “carne de pescoço” pela frente, o Metropolitano, o que faz da vitória em casa uma obrigação, para depois ir com mais tranquilidade para o jogo da volta no Caravaggio. 

Todos ao Paulo Wensing

Morro do Boi X Metropolitano se enfrentam neste sábado, 15h, no Estádio Paulo Wensing e o incentivo do torcedor, não só do Morro do Boi, como de todos os amantes do esporte da Cidade Amiga, será importantíssimo. A equipe do técnico Valdinei Silvano não leva sorte no sorteio. É o PSG Na Champions. Na primeira fase já pegou uma chave complicada, tanto que os três times empataram em quase tudo e o Morro só seguiu na competição em função de um cartão vermelho que o Turvo levou. 

7 de Setembro

A missão do 7 de Setembro é bem menos complicada do que seu colega de Liga, o Morro do Boi. O sorteio colocou no caminho o Itapirubá, que na primeira fase fez o dever de casa, vencendo o São José, representante da LUD e como visitante perdeu para o RB Palhoça.  Em condições normais o 7 avança e provavelmente para enfrentar o Içara, aí sim um confronto para abalar as estruturas do Lauro Koch. A diretoria do 7 colocou à disposição um ônibus para o torcedor que quiser ir a Itapirubá. 

Municipal de SL

Rodada cheia do Municipal de Futebol de São Ludgero neste fim de semana. Começando no sábado, com aspirantes as 14h15min e titulares as 16h15min, no Estádio Alexandre De Pieri, o Ponte Baixa FC recebe o União EC; ainda no sábado, com aspirantes as 18h15min e titulares as 20h15min, no Estádio Municipal, num confronto onde ambos buscam recuperação, jogam Encosta do Sol X Bom Retiro; e no domingo, com aspirantes as 14h15min e titulares as 16h15min, a estreia da Taipa recebendo o EC Mar Grosso no Estádio Henrique Waterkemper. Em disputa a Taça Benicio Warmeling. 

Municipal de RF

Chegamos a quarta rodada do Municipal de Futebol de Rio Fortuna e estamos com duas situações para resolver. Uma delas é a posição na tabela, que vai definir os confrontos da fase semifinal, mas a resposta para esta situação somente teremos na última rodada. E a outra definição é sobre o último classificado. A segunda opção será definida nesse sábado, 23, no Estádio da Associação Barrinha, as 13h30min, num confronto direto entre Seca Copo X Ceará, quem vencer este duelo estará nas semifinais e com chances de levantar a Taça Celito May. Também neste sábado, no mesmo local, as 15h30mnin, um bom jogo entre Barrinha EC X Bragantino, confronto de invictos, onde o vencedor dará um grande passo a ser o líder da fase. 

Municipal de Gravatal

Nos últimos dias estive algumas vezes em Gravatal e deu para perceber uma grande motivação para a edição 2024 do Municipal de Futebol, que terá em disputa a Taça Roger Batista Marcon Cardoso. O campeonato terá oito equipes, divididas em duas chaves e, sem dúvida, o ”grupo da morte” é a Chave A. Nela está o Canoas, atual campeão, ainda mais forte que 2023; o Termas e sua tradição; o Indaial com sua fanática torcida; e o Grêmio Gravatalense, que investiu pesado na contração de estrangeiros. Na Chave B, dois times tradicionais, Ilhota e Seri, e dois novatos, o 15 de Abril e o Cambuim. 

Rodada completa

E o Municipal de Gravatal começa com rodada completa, quatro jogos, começando nesta sexta-feira, 22, no Estádio Silvio Zappelini, onde o Grêmio, do técnico Alisson May e dos estrangeiros Passarela, Cleiton, Shaider, Foguinho, Lalau e Beto Cachoeira, enfrenta o Indaial; no sábado, 23, dois jogos, um no Estádio Silvio Zappelini, onde vão jogar Ilhota X 15 de Abril e o outro no Estádio da SERI, onde o Cambuim será o “falso” dono da casa no duelo frente a  Sociedade Esportiva e Recreativa Ipiranga; no domingo, 24, com todas as pompas, o técnico Zezé Vieira, atual campeão, dirige o Canoas no duelo frente ao Termas, jogo marcado para o Estádio Manoel Cardoso Aguiar, as 10h. 

Campeonato da Quaresma

Após cinco rodadas, chega o momento de conhecermos mais um campeão, aquele que vai escrever seu nome na galeria do Campeonato da Quaresma, competição que tem na organização a Associação Barrinha e como palco de disputa o Salão Comunitário de Barra do Rio Chapéu, Rio Fortuna. Pelo terceiro lugar da nona edição estão Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção X SAV Varginha/DME de Anitápolis e na grande final, num confronto gigante, Serra Geral/Laticínios Becker X Madeireira Boeing. A bola vai rolar a partir das 19h45min.



Léo Gazola

Os grandes momentos do nosso amador foram e estão sendo registrados no Caderno de Esportes da Folha do Vale. Durante anos a cobertura feita no esporte amador regional foi exemplar, atingindo todas as modalidades praticadas no Vale. De vez enquanto encontramos desportistas que por aqui passaram e reconhecem o trabalho feito. Esta semana, no meu Instagram, elogios do Leonardo “Léo” Gazola”, jogador que foi para o profissional em função de suas atuações como atacante no Continental, Termas e Seri, depois foi fazer a base no Criciúma e se profissionalizou no Avaí, encerrando a carreira jogando o Catarinense pelo Concórdia, em 2011. Hoje ele mora em Florianópolis e continua por dentro do que acontece no nosso amador acompanhando a Coluna e matérias postadas na Folha. 

Interempresas de GP

Mais três jogos movimentam o Interempresas de Futsal de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Demay, nesta sexta-feira, 22. As 19h30min jogam BMG X Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria, em seguida, no melhor jogo da noite, Dedis Di João/Dedis Bar X Cabanha Kuntz/3M Instalações (foto) e BMG Sala de Cortes X Ave Serra/Transbonetti fazem o último jogo da rodada. O imparável Mercado Corvo Branco, do técnico Ganda, lidera com 12 pontos, em segundo o Dedis Di João com 9, seguem Cabanha Kuntz e BMG com 6 pontos, Ave Serra tem 3 e ainda sem pontuar Barbearia Edy20 e BMG Sala de Cortes com 0 ponto.



Regionais adultos Adesc

Dia 4 de Abril a bola vai rolar para mais uma edição do Regional de Futsal Adulto Masculino do Instituto Adesc. A competição, em sua 14ª edição, vai contar com 9 equipes, divididas em duas chaves. No mesmo dia começa a 8ª edição do Regional de Futsal Veteranos da Adesc, também com 9 equipes, divididas em duas chaves. As duas tabelas estão disponíveis no site do Instituto Adesc. 

Almoço festivo

A Associação Barrinha vem realizando nos últimos anos um almoço festivo em homenagens as mulheres, uma ação mais do que merecida as guerreiras que nos aturam durante estes anos. Neste ano, o evento, realizado na sede da entidade, aconteceu no último domingo,17, e novamente com muito sucesso. No registro, as mulheres presentes.

 
 

Municipal de RF

15/03/2024 11h25 | Atualizada em 15/03/2024 11h25 | Por: Antônio Faust

Fechada a segunda rodada do Municipal de Futebol de Rio Fortuna começa a ficar claro que a disputa pela Taça Celito May vai ficar entre as equipes da Associação Barrinha, Florestal e Bragantino. Na rodada do último domingo, na sua estreia no campeonato, fora de casa o Bragantino (foto), com um gol isolado do Reka, aos 44min do primeiro tempo, bateu o Florestal por 1 a 0; e no outro jogo da rodada, o Barrinha goleou o Ceará por 5 a 2. Celso, Felipe, Joelson e Gustavo (2) marcaram para o Barrinha, Petry e Diego para o Ceará. Os dois jogos aconteceram no Estádio do Florestal. 



Próxima rodada

A caravana do Municipal de Futebol de Rio Fortuna segue neste domingo para a comunidade do Rio Café e no Estádio do Cafezinho vai acontecer a terceira rodada. Com início marcado para as 13h30min vão jogar Ceará X Bragantino e as 15h30min Seca Copo X Florestal. De folga na rodada, o Barrinha lidera com 6 pontos, seguido de Bragantino e Florestal com 3 e Ceará e Seca Copa ainda não pontuaram. 

Municipal de SL

Respeitando a comunidade do Mar Grosso, que tem festa programada para este fim de semana, somente um jogo será realizado pelo Municipal de Futebol de São Ludgero, que tem em disputa a Taça Benício Warmeling. Neste sábado, dia 16, no Estádio EC Mar Grosso, vamos ver as estreias de União EC X Serrinha. Sobre o União vou dizer o que me dizem quando pergunto da equipe: - Não sei, é um pessoal do Nordeste. Quem sabe, uma surpresa positiva. Sobre o Serrinha, que vai contar com a estreia do grande amigo Poxoxo como técnico, certamente vai estar na briga pelo título. Na lista de estrangeiros estão o meia Andrei, o zagueiro Shaider, o gaúcho Rafinha, volante, que já foi campeão em São Ludgero atuando ao lado do Poxoxo no Ponte Baixa FC, mias o Lalau e João Simon. O goleiro Ruani, Anderson, Murilo, Kaciano, Adelmo, Levi e Bebê, alguns nomes da casa.

Imbatível?

É inegável, que a princípio, seis times estão na briga pela Taça Benício Warmeling, mas também é inegável que o EC Mar Grosso (foto) está um degrau acima de Encosta do Sol, Taipa, Ponte Baixa, Serrinha e Bom Retiro. Atual bicampeão, ao vencer o Encosta do Sol no jogo de abertura do campeonato por 1 a 0, o Azulão somou seus primeiros três pontos. Foi um primeiro tempo equilibrado e o segundo tempo superior da equipe do técnico Zizo, merecedor do placar. Imbatível, claro que não, mas quem se habilita a parar o Axulão?



O campeão voltou?

Depois de três anos fazendo número na competição, o Ponte Baixa FC (foto) resolveu voltar a ser protagonista no Municipal de Futebol de São Ludgero. Vai ser campeão? O tempo dirá. Mas a vitória sobre o Bom Retiro, da forma como foi, com um homem a menos parte do primeiro e todo o segundo tempo, deixou seu torcedor esperançoso. Autor do gol, o atacante de lado, Raul, deve ter deixado uma pulga atrás da orelha dos dirigentes sobre sua continuação no elenco, ou não. A princípio ele seria substituído pelo Lukinhas, que também fez gol pelo 7 no fim de semana. O próximo jogo da equipe no campeonato será no dia 23, à tarde, e poderemos ter jogo do 7, caso classifique, neste mesmo dia pela Copa Sul e neste caso a dúvida seguirá para a rodada seguinte.

 

Melhoras, Alexandre

Desejo uma boa recuperação ao grande amigo Alexandre De Pieri, que fez uma cirurgia na última segunda-feira e as notícias, felizmente, são boas. Corajoso ele, pois seu problema era no coração e esteve no último domingo ao lado do Afonso Boeing dirigindo a Ponte Baixa frente ao Bom Retiro. Um verdadeiro teste cardíaco!

Bom Retiro

O técnico Tom deve ter deixado o Estádio Felipão preocupado com o futuro do Bom Retiro (foto). O Colorado até criou algumas boas chances, fez do goleiro adversário, Douglas Morh, o melhor em campo, mas sinceramente achei muito pouco criativo seu setor de meio campo e aqui vale a observação que o Dito havia disputado uma final num dia anterior. Outro que ficou devendo foi o Papagaio; se movimentou pelos dois lados do ataque, fez uma jogada que terminou numa ótima finalização do Ortigosa e uma sensacional defesa do Morh, mas não foi o jogador decisivo que conhecemos. Enfim, o time tende a crescer, mas preocupa. Destaque para o atacante Alex Costa.



Torneio de Verão

Foi um jogaço a decisão do 4º Torneio de Verão “Cidade das Águas” e teria sido melhor ainda se as equipes estivessem completas. No Cairu/CME de Lauro Muller a ausência do Saraiva foi compensada pela atuação fora do padrão do Jardel. Jogou muito! Já na CME de Gravatal/Galo Doido não contar com o Belo e Massarico fez muita diferença. E o que estava difícil ficou ainda pior quando o estreante técnico Luiz Castilho ficou sem o ala Caetano, diminuindo ainda mais suas opções de rodízios. Enquanto tiveram pernas, o Maico, mas principalmente o Kapa, deram uma igualada no confronto.

 

Mais elenco

O rodizio feito pelo técnico Rafael no primeiro tempo foi cansando o adversário. Até penso que ele deixou muito tempo no banco o ala Lukinhas e pivô Juninho, pois os dois quando entraram, tanto no primeiro como no segundo tempo, deram uma outra cara a equipe. O Machadinho e o Digo também foram importantes, o primeiro pela sua grande qualidade técnica e o segundo prendeu o Lucas Lima na sua marcação, evitando que o ala do Galo Doido participasse das jogadas ofensivas. Enfim, um grande jogo, com um público muito bom, decidido dentro das quatro linhas. Seria uma pena se o Instituto Adesc terminasse com esta competição, o que pode acontecer em virtude da dificuldade do recebimento dos valores das inscrições. 

Copa Sul dos Campeões

Neste fim de semana vamos conhecer as oito equipes classificadas a fase de quartas de final da Copa Sul dos Campeões. Até aqui, fora da disputa somente o União Operária e o Vera Cruz; as outras treze equipes ainda sonham com as vagas. Ficamos na torcida pelo Morro do Boi, que vai no domingo a Tubarão enfrentar o Gatorads, o RBN/União que recebe no Estádio Pedro Dutra, também no domingo, o forte Metropolitano e o 7 de Setembro, neste sábado receberá o Vila Nova, que hoje lidera a chave, partida que acontecerá no Estádio Lauro Koch. Todos os jogos começam as 15h30min. 

Estreia do 7

O magro placar, 0 a 1, não reflete o que foi a atuação do 7 de Setembro no confronto em Tubarão. Segundo o auxiliar Duda Cachopa era para ter sido bem mais. “Com todo respeito ao União Operária, era para ter sido de 4 ou 5 pelo menos. O goleiro deles foi eleito o melhor em campo e o nosso não sujou o uniforme. Fizemos as seis trocas permitidas, demos menos minutagem aos jogadores que atuaram na final em Armazém e em São Ludgero. Não fizemos saldo, mas não tomamos gol, fato que pode ajudar lá na frente”. Perguntei sobre a atuação do Bressan: “O Renan Bressan foi muito bem, finalizou na trave, participou de triangulações, enfim, vai nos ajudar muito, com certeza.”, disse o Duda. 

Fernando Lessa

O técnico do 7 de Setembro também analisou positivamente a performance do time contra o União Operária. “Uma pena as oportunidades desperdiçadas, pois nos colocou na condição de ter que vencer o Vila Nova para ser o primeiro do grupo e isso é muito importante para trazermos os jogos decisivos para nossa casa e também evitar confronto mais forte na próxima fase”, relata o Lessa e cita alguns adversários que não seria legal pegar nas quartas: Metropolitano, Içara, Morro do Boi e o Turvo, que se remontou para a competição após ser derrotado em Armazém. 

São Francisco, campeão!

Campeão logo na sua primeira participação, sem perder e apenas um empate, está foi a história escrita pelos jogadores do São Francisco na edição 2024 do Municipal de Futebol de Armazém. Título mais que merecido, derrotando o Vila Nova/Ferroviário nos dois jogos da decisão, 3 a 0 e 4 a 1. Como um todo, o time foi bem, lógico que não tem como não destacar o goleiro Nelsinho, o menos vazado do campeonato, o zagueiro Célito, eleito o destaque da competição, os volantes Chuck e Eduardo Meurer, Dito, um monstro na meia cancha e as atuações dos atacantes Soares e Marcel, que nos dois jogos da decisão foram sensacionais. Quero fazer um elogio especial ao Max, que jogou, batalhou e se empenhou até o máximo de seu limite físico.



Vice, mas vivo!

Show de torcida a do Ferrinho. Reconheceu a superioridade do adversário e não parou de cantar seu refrão de incentivo ao time: “Pode perder, pode ganhar, sua torcida está aqui para te apoiar”. Não deu certo a mudança feita pelo técnico Terrinha, colocando o Glauber de volante, adiantando o Renatinho e o Jackson, com o meia Dudu e o Xarope livres para circular pelo setor ofensivo. O time ficou muito exposto na parte defensiva e logo no seu primeiro lance de ataque o São Francisco abriu a contagem. Foram cinco minutos do primeiro tempo e principalmente uns quinze do segundo que o Ferrinho foi melhor que o São Francisco, quando fez seu gol e deu para sentir preocupação nos comandados do técnico João Vieira.



Palmeirinhas, Campeão!

Quando cheguei no Estádio Paulo Wensing deu de ver boa parte do segundo tempo da final do Sub-23. A decisão foi com emoção. O Palmeirinhas vencia por 1 a 0, estava com o jogo tranquilo e desperdiçando chances de aumentar o placar. Tomou o gol de empate do São Francisco e sentiu, pois se terminasse assim teríamos a disputa do título nas penalidades e o emocional estava a favor do adversário. Até que num lance individual Josther desempatou e para completar a festa alviverde, em seguida mais um gol contra. Final, Palmeirinhas 3 a 1, campeão dos Sub-23 em Armazém.



Campeonato da quaresma

Não vou entrar nos detalhes dos números e chances de classificação das quatro equipes que ainda brigam pelo título do Campeonato da Quaresma. Tem uma matéria lançada nesta sexta no Site da Folha que trata sobre isso. A certeza é que teremos uma rodada especial, com cara de semifinal, portanto que os árbitros estejam ligados.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!