A principal função dos comandantes esportivos dos municípios é promover competições. Outra, também importante, é participar das competições regionais e estaduais, ou seja, o dirigente não pode dar “sossego” a quem gosta de esporte; também é fundamental o bom relacionamento com outros desportistas, quer seja do seu ou de outras cidades.
Avelino Nack, 60 anos, diretor da Comissão Municipal de Esportes (CME) de Rio Fortuna, tem todas estas qualidades. Desde que assumiu a direção da CME em fevereiro de 2021, tem seu trabalho reconhecido, em Rio Fortuna e também regionalmente. Prova disso foi o convite a continuar à frente da principal entidade esportiva do Município a partir de janeiro de 2025, após a troca no comando do Executivo.
Rio Fortuna vem sendo presença certa em quase todas as competições da Fesporte, incluindo o Jesc, a Olesc, o Moleque Bom de Bola; até nos Jasc o Município teve sua bandeira hasteada em função da participação num esporte nada tradicional na região, o Tiro ao Prato. Também é “figura carimbada” em competições regionais realizadas pelo Instituto Adesc, tanto na base quanto no adulto.
Na relação de campeonatos realizados, estão o Municipal de Futebol de Campo, Municipal de Futsal Feminino, Taça Indústria e Comércio, Integração do Meio Rural de Futsal, Municipal de Suíço, Interfamílias de Futsal, Municipal Veteranos de Futsal e Municipal de Voleibol, sempre no ritmo de termina um, o outro já está organizado e a bola continua rolando.
Além de todos estes campeonatos, as crianças e jovens de Rio Fortuna têm as escolinhas de base comandadas pelos professores John Warmeling e o Avelino; o futsal masculino por Rogério Medeiros; o futsal feminino pelos dois mais experientes da equipe, juntos com a Kelly Roecker Warmling; o futsal de base Sub -7, 9 e Sub-11 masculino por Eduardo Roecker; a base do futsal Sub-13 e 15, e também a Olesc e os Joguinhos masculino, por Thomaz Rieg Zica, que trabalha com vôlei masculino, desde a base até a terceira idade.
ENTREVISTA
Folha do Vale: Qual a sua formação no esporte e cursos que pode destacar?
Avelino: Sou provisionado na modalidade de Futsal, com cursos com carga horária de 400 horas presenciais na Universidade Federal de Santa Catarina. Participei do JOPEF, em Curitiba, Curso de Futsal com o técnico da Seleção Brasileira, na época, PC de Oliveira; sou registrado como provisionado no Conselho Regional de Educação Física (CREF/SC).
O que gostaria de ter feito neste período que está à frente do Esporte e não conseguiu?
Avelino: Olimpíadas Interbairros com as comunidades do interior e do Centro de Rio Fortuna numa mesma competição, com várias modalidades e campeonatos municipais de categorias de base.
Seu trabalho é bem avaliado, no município e fora dele. O que é possível fazer a mais?
Avelino: Com certeza, é possível fazer mais e, por esse motivo, aceitei o convite para continuar. Sei das dificuldades que terei que enfrentar, mas gosto de desafios. Agradeço à confiança depositada em mim pela próxima administração.
O que é mais difícil lidar: com os teus superiores ou com os dirigentes das equipes?
Avelino: Dificuldades sempre teremos que enfrentar e temos que trabalhar para solucionar. Temos uma equipe boa, unida, o que facilita na hora de resolver o problema, seja ele de onde vier.
O QUE DIZEM
“Conhecido por sua competência e comprometimento, ao longo de sua trajetória no comando da CME de Rio Fortuna, construiu uma sólida reputação como dirigente e parceiro de confiança. Como dirigente, Avelino demonstra uma visão ampla e clara dos objetivos a serem alcançados. Sua liderança é pautada pela ética, transparência e pela valorização das pessoas, o que fez de Rio Fortuna um grande parceiro da Fesporte. Sua abordagem amigável e cooperativa o torna uma pessoa com a qual é sempre gratificante trabalhar. Dirigente nota 1.000!”
“Nossa parceria com o Avelino é grande, desde a fundação da Adesc até hoje, mantemos um convívio de respeito mútuo. É um cara correto, o que fala está escrito e valendo. Continuando na função em Rio Fortuna, certamente, o esporte só tende a evoluir. Ele tem uma história forte, sendo respeitado no município e em toda a região”.
A caminhada rumo ao título do Campeonato Estadual Sub-16 da Associação Desportiva e Cultural Cobra (ADEC) terminou com a derrota para o ABUT/Monte Alegre/FME Camboriú. Depois de vencer em casa por 5 a 4, a derrota por 6 a 3 fora de casa eliminou a equipe braçonortense. Nilson Bonfim, dirigente e membro da comissão técnica da ADEC, no insta da entidade, agradeceu a todos que tornaram possível a participação da equipe na competição, destacando o aprendizado, a dedicação e a superação dos jovens atletas. Em tempo: o ala Igor ainda lidera a artilharia do campeonato com folga, 27 gols contra 23 do segundo colocado.
Na hora da picanha
Estou escrevendo esta Coluna com algumas opiniões e informações sem saber se vocês vão ler até a data dos eventos esportivos do próximo fim de semana, dois em especial, a Final do Aberto de Futsal de Grão-Pará e a Final do Regional da Liga Verde Vale. Imperdíveis! Acompanhei as competições desde o início, vi a maioria dos jogos, mas não poderei estar presente na hora de “comer a picanha”, pois não estarei na região no fim de semana. Um conselho: não percam, pois tenho certeza que serão duas grandes finais.
Um pequeno susto
Na sexta, 22 de novembro, aconteceu a final do Interempresas em Gravatal e as semifinais do Aberto em Grão-Pará. Como não dava para ir nos dois eventos por coincidência de horários, optei por ir na final na Cidade das Águas Termais. Do ginásio em Grão-Pará, o Vandinho me passava os resultados e achei normal quando informou a vitória do Cabanha Kuntz/Infotec e me surpreendi com o que fez o Insanos BN, com desfalques importantes, endurecendo e muito a perda da vaga na final para o forte time da CME de São Ludgero/Galo Doido/Willemann Ferramentas.
Final em Gravatal
Farmay/GP Sinalização e Agropecuária Gravatal/Freitag/Confia Automóveis fizeram uma final agradável em 22 de novembro. Tirando os torcedores da Farmay, por motivos óbvios, quem foi ao ginásio, certamente, saiu contente com o que viu, desde a abertura organizada pela CME de Gravatal até o apito final dos árbitros, quando o Freitag, pelo segundo ano consecutivo, ficou com a taça da competição.
Sobre o Jogo
A decisão em Gravatal teve dois protagonistas e um deles recebeu o Troféu Destaque da Final, o “estrangeiro” Caio Junior. Se não fosse ele, caso fosse Farmay a campeã, o troféu, certamente, iria para o Dito. Jogou muito o garoto de Armazém! Fez de tudo no jogo; foi fixo, ala, marcou e fez gol, desarmou e foi garçom, enfim, uma atuação impecável. O Caio Junior não fez no primeiro tempo o que se esperava dele, ser o protagonista, mas no segundo, quando resolveu jogar, foi o “cara”. Decidiu o campeonato com três golaços.
Faltou pra Farmay
Não vou destacar os jogadores que saíram do banco, pois todos que entraram, nos dois times, não comprometeram e nem foram a causa de uma mudança de rumo na partida. Sobre o Dito já falei, sobre o Caique, fez uma excelente dupla com seu conterrâneo, Dito; o Léo May fez o que se espera dele, um jogador aplicado taticamente, que faz aquilo que seu chefe (técnico) pede; na minha visão, faltou um pouco do Renato, que foi importantíssimo na campanha do time, afinal, foi o artilheiro da competição, mas na decisão foi bem marcado e não contabilizou nenhum lance que merecesse destaque a favor do seu time. O goleiro Lito fez defesas importantes e os gols foram indefensáveis.
Nos dois inícios de tempos, o Freitag entrou em quadra desarrumado. Sem explicação, o Fill que é um pivô dos melhores na região, queria atuar de fixo e, com isso, confundia toda a qualidade na saída de bola, desconcertando o Caio Junior, Ratinho e o Mith. Tanto é verdade que foram nestes períodos que o adversário se deu melhor em quadra. Corrigido isto, no geral, o time foi melhor e o título ficou em boas mãos. O Ratinho foi bem no jogo, fez uma boa dupla com o Fill, quando na sua função, e o Mith foi um bom “operário”. Quanto ao goleiro Mala, dizer o quê? É um monstro no gol, apesar de, em alguns momentos, deixar seu torcedor com o coração na mão. Parabéns ao técnico Alisson Arent!
Destaques
No fim do jogo, além dos troféus de campeão e vice, a CME de Gravatal, que foi a organizadora do campeonato em conjunto com o Instituto Adesc, divulgou a relação dos destaques da competição. Alisson (Milan) foi o Jogador Revelação, Dener (Grêmio) o Goleiro Menos Vazado, Renato (Farmay) o Artilheiro com 10 gols, Ratinho (Freitag) o Melhor Jogador e Caio Junior o Destaque da Final.
Final Verde Vale
Não sei se vou escrever alguma besteira, mas a frase dita pelo técnico Vanderlei Luxemburgo cai como uma luva para o primeiro jogo da decisão da Liga Verde Vale. “O medo de perder tira a vontade de ganhar”. Não acho que foi para tanto, que havia medo, pois as substituições feitas pelos técnicos - Leandro do Municipal e Lessa do 7 de Setembro - foram ofensivas, mas que ambos tinham como primeiro objetivo não tomar gol, tenho certeza. O jogo teve apenas um escanteio, no começo do segundo tempo para o 7, e isso mostra que faltou profundidade nas duas equipes.
Mais ousado
O 7 de Setembro, mesmo jogando fora, criou boas oportunidades e, se tivesse que haver um vencedor, seria a equipe de Braço do Norte. Vejo o meio campo do Municipal muito longe do André França, precisa fazer o centroavante participar mais do jogo; outra falha é pelo lado esquerdo, onde o bom lateral Dariel precisa, além da sua função oficial, ser também um atacante. É verdade que a melhor chance do Municipal foi com ele. Vamos ver o que o técnico Leandro preparou para a decisão deste sábado. Tem uma coisa que o Bila me falou que me vem à mente de vez enquanto, mas só vou revelar após o segundo jogo.
Vantagem?
O empate em Rio Fortuna foi melhor para o 7 de Setembro, não tenho dúvidas nenhuma disso. Jogar em casa, num campo maior, onde o time treina semanalmente, um elenco com investimento muito maior que o adversário, com torcida maior, é uma vantagem considerável. Lembrando que Fernando Lessa vai poder contar, se quiser, com a volta do Dionata Gaúcho e dos laterais Ceará e Danilo. A torcida do 7 está preparando uma grande festa para recepcionar o time.
JASC
Ainda não tive tempo de pesquisar toda a participação do Vale nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC 2024), que teve a cidade de Concórdia como anfitriã, mas duas boas notícias: a prata conseguida pela Bocha Masculina de São Ludgero e o Bronze da Letícia Cardoso (foto) no Karatê para Braço do Norte.
Joguinhos abertos
Rafael Vanz Borges, presidente da Federação de Bocha de Santa Catarina (Febosc), não cansa de comemorar a inclusão da modalidade nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina para 2025. Além da conquista coletiva, pois todos os amantes da modalidade saem ganhando, existe a luta de um apaixonado deste esporte chamado bocha. Um campeão catarinense, brasileiro e mundial, que dedicou muitos anos de sua vida, como atleta e dirigente, para o engrandecimento da modalidade. Parabéns, amigo!
Suíço de GP
Mercado Corvo Branco e Ave Serra Transbonetti vão fazer a final do Campeonato de Futebol Suíço de Grão-Pará edição 2024. A definição ocorreu nesta última terça-feira, 26, no Campo do Dedi’s, na comunidade do São Camilo. O Mercado Corvo Branco eliminou o Borussia FC, após um primeiro tempo onde qualquer equipe poderia ter saído em vantagem, mas no segundo, com Klismann decidiu, fechando o placar em 4 a 1, e “salvando” a pele do técnico Ganda. No outro confronto, o time da casa, o Dedi’s Bar Di João, só começou melhor a partida, depois o Ave Serra tomou conta e, com justiça, fez 5 a 2, com destaque para o meia Robson, que fez um hat-trick, com direito a pedir música na SDP Live, que estava na transmissão do jogo. Evangélico, pediu a música Grandes Coisas, de Fernandinho. A decisão será no próximo sábado, na comunidade de Capivaras Alta, no Bar do Pitita.
Fico pensando
Por que no futebol ou futsal amador, em qualquer campeonato, de qualquer município, o jogo se marca para as 19h45min, mas só começa às 20h? Está nos regulamentos a tolerância de 15min e por que isso? O certo é fazer igual a missa, marca para às 19h e começa as 19h.
Campeã Mundial
A atleta Natiely Cavalheiro brilhou na competição mundial no Chile, trazendo para casa o 1º lugar no Mastro Pendular Categoria Profissional e o 2º lugar no Tecido Acrobático Profissional. Descreveu a experiência como “incrível e única”, destacando a emoção de competir contra atletas de alto nível: uma boliviana, uma mexicana e uma brasileira fortíssima. Parabéns pela dedicação e por elevar o nome do Brasil ao pódio!
Esta reta de chegada de fim de ano promete ser das mais emocionantes. Como exemplo, temos as semifinais e finais do Regional da Liga Verde Vale, semifinais e finais do Interempresas em Gravatal e as semifinais e finais do Aberto de Futsal de Grão-Pará. Só estes três campeonatos já são motivos para animar o torcedor da região, mas também temos a chegada do Integração do Meio Rural e o início do Interfamílias de Rio Fortuna, Coroa Bom de Bola e Suíço de São Ludgero, Suíço de Grão-Pará, o Municipal de Futsal de Armazém, Aberto de Futsal de SRL... enfim, haja coração!
Aberto de GP
Nesta sexta-feira, 8 de novembro, teremos os jogos das semifinais falsas do Aberto de Futsal de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Restaurante Silva. Podem ter certeza, serão dois grandes jogos. A.P.F.C. X Time do Ano e Insanos X Paneteria Di João. O A.P.F.C, do goleiro Alexandre, do garoto Igor, da galera de SRL e Anitápolis (Fê, Vitinho, Petry), do Alan Ceará, do Ismael, do Lucas Becker, enfim, um bom time, que, na primeira fase, ficou com a segunda colocação da chave, fazendo um jogo muito seguro contra o bom time da Paneteria Di João. O Time do Ano (foto), que tem como maiores destaques o Caco e o Papagaio, fez um jogaço contra o Insanos BN e só não ganhou a partida, o que teria mudado os confrontos, porque o técnico Cleder “Gaúcho” Bartz tirou o goleiro linha da cartola e, em poucos minutos, conseguiu a virada. Acho que o A.P.F.C. vai passar neste confronto.
Final esperada
Mas o Aberto de Futsal de Grão-Pará tem dois times, certamente, acima da média. A CME de São Ludgero/Galo Doido/Willemann Ferramentas reuniu o que tinha de melhor na região. Um elenco estrelado, começando pela dupla de goleiros, jovens promessas do futsal local, Nícolas e Édrio, junto com o Kappa, Adavilson, Vaninho, Jardel (foto), Gava, Juninho, Pakito, Bressan, Belo, Xapa, Murilo Machadinho, Guilherme, Marcelinho, os garotos Gabriel (filho do Mores) e Ronaldo (filho do Gilson), todos sob o comando dos experientes Ganda e Gilson. Este time, até a última sexta-feira, era considerado o favorito.
Final esperada 2
Existe uma comoção popular para que a final seja o Galo Doido X Cabanha Kuntz/Infotec. Os últimos reforços que chegaram ao Cabanha Kuntz colocaram a equipe no nível, ou até acima, do adversário. Todos desejam ver este duelo. Da minha parte, só lamento a final não ser em dois jogos. O Cabanha do goleiro Careca (foto), do Saraiva, Da Rosa (muito bom jogador), Tavinho, Ruanzinho, Neto, João Paulo, Vinícius, Jefinho, Kauã, Morgan, Alisson e Leandrinho, sob o comando do jovem técnico Pedro Becker. Se antes existia um favorito, não é mais o caso. Me desculpem os outros times, mas também faço parte dos que querem ver a final entre Galo Doido X Cabanha Kuntz.
Meio Rural de RF
As semifinais do Campeonato Integração do Meio Rural de Rio Fortuna foram de perder o fôlego. No fim, passaram Rio Bravo Baixo e Rio Otília, as duas melhores da fase de classificação. O Rio Bravo Baixo eliminou o Bracinho nas penalidades, após empate em 4 a 4 no tempo normal e o Rio Otília venceu o Rio dos Bugres por 4 a 3. A final vai acontecer nesta sexta-feira, 8 de novembro, no Ginásio Aloísio Willemann.
Outra Semifinal falsa
Insanos BN e Paneteria Di João certamente seriam finalistas em muitos campeonatos pela região, com chances de ficar com a Taça. Só ver os destaques do Insanos (foto): o goleiro Lito, Dito, Turuca, Ganso, Juninho (LM), Fill, Renato, os jovens Murilo Volpato, Patrick e Henrique, um timaço, que terá pela frente jogadores bastante conhecidos na região, casos do Geraldinho, Matheus Padaria, Klismann, Ryan Lima, Vitinho, Samuel Carboni, Caio, Ivan, Negueba e tantos outros. Nesta sexta, 8 de novembro, todos os caminhos levam ao Ginásio Pedro Ivo e quem não for, certamente, deixará de ver dois grandes jogos.
Interfamílias
Treze equipes se inscreveram para a disputa do Interfamílias de Futsal de Rio Fortuna. A Bola rolou no último domingo, 3, com três jogos, começando pela vitória da Família Moraes/Ricken sobre a Duessmann por 5 a 3; a Família Lembeck/May venceu a Wagner/Souza por 2 a 0; e a Família Santos goleou a Willemann/Boeing por 7 a 2. Participam ainda as Famílias Preis/Schuelter, Nack/Feldhaus, Schuelter/Schueroff, Schueroff/Roecker, Ballmann/Effiting, Flausino/Hemkemeier e Warmeling.
Interempresas de Gravatal
Uma das semifinais, já confirmada, do Campeonato de Futsal Interempresas de Gravatal Masculino, está sendo vista como a possível final. Atual campeão, a Agropecuária Gravatal/Freitag/Confia Automóveis (foto) vai enfrentar o Grêmio, com certeza, os dois melhores elencos da competição. Coisa do regulamento. Na outra semifinal, o atual vice-campeão, Farmay/GP Sinalização, deve confirmar o primeiro lugar e vai enfrentar, possivelmente, o Amélia Uniformes nas semifinais.
Interempresas Feminino
O Interempresas Feminino de Gravatal está sendo disputado por 4 equipes, que se enfrentam em turno único e, na primeira fase, os pontos somados servem apenas para definição dos confrontos das semifinais, quando, daí sim, com as equipes reforçadas, os jogos serão para valer. O Caeté e Galo Doido surgem como principais candidatos ao título.
Liga Verde Vale
Preparem-se para fortes emoções nos jogos das semifinais do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol (LAVVF). Não esperem facilidade em nenhum confronto. Morro do Boi X AER Municipal não tem favorito, mesmo com a equipe de Armazém fazendo o jogo da volta em casa e não tenho dúvidas que a AA União vai vender bem caro a vaga para o 7 de Setembro, apesar do favoritismo da equipe colorada. Jogando no Estádio Pedro Dutra, o União pode fazer o dever de casa e chegar inteiro para a decisão no Lauro Koch.
Campanha do 7
Os 12 pontos somados pelo 7 de Setembro na primeira fase do Regional da LAVVF não foi espanto pra ninguém. Quem poderia ter tirado ponto, ou pontos, era o Municipal, principalmente no jogo que fez em casa, quando saiu na frente, mas tomou o empate e a virada com muitas falhas, principalmente nas bolas aéreas. No jogo de sábado, 2 de novembro, o 7 não correu perigo; o ataque do Municipal, quando conseguia pegar na bola, estava muito longe do gol, e as finalizações quase nada de perigo levaram à meta defendida pelo goleiro Júlio. Para vencer o 7 de Setembro, precisa se defender bem, mas, principalmente, ter coragem e pressionar na saída de bola. Pode ser suicídio, mas não tem outro jeito, você precisa respeitar, mas não pode temer.
Deixaram chegar, agora...
O Mercado Corvo Branco, ou Aiure FC, como queiram, vem se destacando nas competições em Grão-Pará. Quer seja no Futebol de Campo, Suíço ou Futsal. No Suíço é o atual campeão e estava quase fora da disputa pelo título, mas venceu a última partida da fase de classificação, com atuação destacada do ala Laipa. Assim, se classificou para o mata-mata. O técnico Ganda avisou: “deixaram chegar, agora estamos na briga”.
Criciúma recebeu, no período entre 25 e 29 de setembro, a Etapa Regional Sul dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que tem a Etapa Estadual marcada para novembro, em Concórdia. Uma fraca participação do Vale, tanto em números de municípios como nas modalidades. Para comemorar, apenas a classificação da Bocha de Braço do Norte, terceiro colocado, que poderia ter sido segundo se tivesse vencido o trio contra Florianópolis. Quero agradecer ao Clodoaldo Damasceno Paz (à direita na foto) e ao Nico, integradores esportivos da Fesporte, por me abastecem com informações durante as competições organizadas pela entidade responsável pelo esporte no Estado.
Dentro do esperado
O Futsal Feminino e Masculino e o Voleibol Feminino foram as modalidades que tivemos representantes em Criciúma. Braço do Norte foi o Município que nos representou no Futsal Feminino e Voleibol Feminino e as duas equipes voltaram para casa sem nenhuma vitória. No Futsal Masculino, Grão-Pará, após muito tempo sem disputar a competição, teve azar no sorteio das chaves, quando pegou como adversários Florianópolis e Tubarão, as melhores da competição, e Bom Retiro, única vitória do time grão-paraense, que levou para disputa uma equipe com a gurizada da casa, mesclada com os experientes Kappa e o pivô Juninho, mais Marcelinho e Braian.
Coroa bom de bola
Já está rolando a 20ª edição do Campeonato de Futebol Suíço Coroa Bom de Bola de São Ludgero, que neste ano presta uma justa homenagem ao eterno amigo Hilário Gesing, com quem tive o grande prazer de jogar contra nos campeonatos em Grão-Pará, onde ele foi gerente da Cooperativa Agropecuária. Naquele tempo, a bola era aquela pesada e bem menor que a de hoje. Quando o Hilário se preparava para chutar, o negócio era sair da frente e deixar o goleiro resolver a parada. E o campeonato dos “velhinhos” começou quente, com a reedição do confronto final de 2023 e com o carimbo da faixa do multicampeão Galvane pelo Sicoob (foto), que venceu por 1 a 2. Nos outros dois jogos, ABA e Lotus empataram em 1 a 1 e o Barra do Norte venceu o L7ions (assim mesmo) por 3 a 0.
Interempresas do Gravatal
Vai começar o Campeonato de Futsal Interempresas de Gravatal. No dia 11 de outubro, a bola rola no naipe masculino, com oito equipes disputando o título e o feminino começa no dia 15, com a participação de quatro equipes. O regulamento permite a participação de dois estrangeiros de linha e mais o goleiro. Na modalidade, certamente o Interempresas é a mais forte competição organizada pela CME local e peguei informações sobre algumas equipes, que provavelmente estarão na briga pelo título no masculino. O atual campeão é o Freitag, que neste ano vai contar com o goleiro Mala, Belo e Jardel como estrangeiros e ainda tem, entre outros, o Fill, Mith, Baiano, Rato e Juninho Marega como jogadores da casa. Será que vem o bicampeonato?
Adversários
Um dos adversários que montou o elenco para impedir o bicampeonato do Freitag é o Grêmio, que terá o Delega de técnico, auxiliado pelo Gean. O elenco da casa é forte: goleiro Iuri, Deyvid “Diabo Louro”, Lucas Lima, Valdeir, Vini, Igor Gravatal, Kelvin, Jean Marcelo, Toró, Otávio, Marcelo e os estrangeiros Denner (goleiro), Maico (São Bento do Sul) e Kappa. A Farmay tem o goleiro Lito, o experiente Renato, Igor, Léo e o Pulginha; de fora, está fechado com o Dito e o outro, provavelmente, será o Tavinho. O Dione Motos vai contar com os estrangeiros Geraldinho e Ruanzinho, e tem uma base da casa entrosada por atuarem juntos no Interfamílias. Destaques para o Léo (goleiro) e Vinícius.
Liga Verde Vale
Nas duas primeiras rodadas do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol (LAVVF), nenhuma surpresa: três vitórias dos mandantes e uma de visitante. Perguntei para o presidente Misso Chagas se o 7 de Setembro é a equipe a ser batida no campeonato e ele achou que não é para tanto. Mas é. O 7 é o time a ser batido pelo seu elenco, com certeza acima dos outros, pelo seu técnico Fernando Lessa, com experiência no futebol profissional e amador, e pela sua torcida, pois a direção está conseguindo o engajamento dos torcedores. Mas, então, já é campeão? Claro que não! Uma frase “nova”: futebol é uma caixinha de surpresa. O certo é que todos querem ganhar do 7 e, se alguém conseguir, vai ter história para contar para os netinhos.
Caminhadas
Nos dias 27 e 28 de setembro, estivemos fazendo nossa caminhada do mês. O trajeto: Braço do Norte até a comunidade de São Luiz, em São Martinho, onde visitamos a Capela do Martírio da Beata Albertina. Na primeira parte, saímos de Braço do Norte com quatro caminhantes, um carro de apoio e fomos até a comunidade de Rio Carolina, via Pinheiral, onde fizemos o pernoite, precedido da missa rezada pelos padres Aloísio Jocken e Nilo Buss e uma janta preparada pela comunidade, a quem agradecemos pela recepção. No sábado, o grupo aumentou e, por volta das 11 horas, todos estavam no destino, onde novamente aconteceu um breve momento de oração. Esta foi a 14ª caminhada que tem como objetivo a santificação da Albertina.
Aberto de GP
Preparem-se, vem aí o Aberto de Futsal de Grão-Pará. A edição 2024 da competição vai contar com oito equipes, com bola rolando a partir de 16 de outubro, com os confrontos entre Cachorrada FC (GP e BN) X APFC (GP e SRL) e Cabanha Kuntz/Infotec/GP X Time do Ano/BN. A competição vai contar ainda com as equipes do Insanos/BN, Os Manos/ORL, Paneteria Di João/GP e CME São Ludgero/Galo Doido.
Suiço de GP
O Municipal de Futebol Suíço de Grão-Pará edição 2024 vai contar com oito equipes e a abertura será no dia 20, à tarde, no Distrito do Aiurê. Vão participar da competição, na Chave A, os times do Porco Demonho FC, Bugius FC, Dedis Di João e Santos FC, e na Chave B as equipes do Ave Serra, SER Aiurê FC, Capivaras FC/Bar do Pitita e Borussia GP. Tanto o Aberto de Futsal como o Suíço são competições organizadas pela Comissão Municipal de Esportes (CME).
Mundial de Karatê
A braçonortense Letícia “San” Cardoso embarcou neste 3 de outubro para Joselo, em Veneto (Itália), onde acontece o Campeonato Mundial de Karatê para atletas entre 14 e 20 anos. Letícia faz parte da delegação brasileira de 26 caratecas convocados pela Confederação Brasileira de Karatê/CBK. A competição acontece entre 6 e 13 de outubro. Para custear as despesas, foi criada uma vaquinha, que vocês podem conferir nas redes sociais dela, ou então ajudar pelo Pix 073.120.399-28. Colabore!
Futebol "moderno"
Sem dúvida nenhuma, as regras implantadas para dirigir uma partida de futebol de campo estão entre as mais antigas de todas as modalidades esportivas. Estou vendo uma partida e me pergunto: como ainda não mudaram a regra das substituições? Para que parar o jogo? O futsal está aí para provar que não precisa. Mas, na imprensa, as atualizações nas expressões são constantes e a onda neste tempo é a palavra linha. O que era “jogada nas costas” virou “entre linhas”, o que era “marcação na saída de bola” virou “subir as linhas”, o que era “bola enfiada entre os zagueiros”, agora é “quebrando as linhas”... e, assim, seguimos na linha.
Uma final inédita vai decidir quem fica com a Taça Múcio Squizatto, prêmio do campeão da edição 2024 do Municipal de Futebol de Grão-Pará. De um lado, o tradicional Aiurê FC, time com muita história no campeonato e, do outro, o novato BMG/Multinox. Como foram as equipes com as melhores campanhas na fase de classificação, chegam à decisão merecidamente. Neste sábado, feriado de 7 de setembro, a partir das 15h, saberemos quem fica com a taça.
Favorito?
Não só por ter a melhor campanha e por jogar em casa a decisão, o Aiurê FC, na minha visão, tem uma pequena vantagem. Digo isso em função do plantel e conjunto adquirido desde o ano passado, quando já foi o campeão. O técnico Ganda sabe de onde pode tirar mais do elenco que tem à disposição. O BMG é uma equipe guerreira, com um técnico experiente, o Mão, e no momento vem jogando bem mais do que no início da competição. A parte física favorece o BMG. Por isso, se vencer, não será nenhuma zebra. Como destaques, os dois centroavantes, Gilson do Aiurê FC e Makito do BMG/Multinox.
Indústria e Comércio de RF
No próximo domingo, 8, vamos conhecer os finalistas do Campeonato de Futsal da Indústria e Comércio de Rio Fortuna. Numa das semifinais, vão se enfrentar a Panificadora Heidemann/JSN Distribuidora X Serra Geral/Renaldo Automóveis; de um lado, o Kappa, do outro, o Belo. Na outra decisão de vaga, jogam Lacticínios Becker/Madeireira Ricken X SP Pescados/Transportes Hemkemeyer; de um lado, o Saraiva, do outro, o Ruanzinho.
Favoritos
Não fui a nenhuma rodada do Indústria e Comércio de Rio Fortuna, então, pedi a opinião de quem esteve presente, o Marco Antonio, que me passou que o Lacticínios Becker é favorito a uma vaga na final e também é favorito ao título; justificou pela campanha que fez na primeira fase, com quatro jogos e quatro vitórias, e tem o “invencível” Saraiva. A outra semifinal é mais equilibrada e tudo pode acontecer no confronto entre a Panificadora Heidemann e a Serra Geral (foto).
Bocha nos Joguinhos
O projeto para que a bocha, segunda modalidade esportiva mais praticada no Estado, seja incluída nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina já está na Fesporte. Rafael Vans Borges, presidente da Federação de Bocha de Santa Catarina – Febosc, conseguiu ultrapassar a primeira barreira, que é a parte documental, já aprovada pelo Conselho Estadual de Desporto, órgão responsável pelos regulamentos. Agora o projeto vai para as mãos do Departamento Técnico da Fesporte, onde vão ser analisadas a viabilidade financeira e técnica. Sobre isso, o Rafael também já se manifestou provando que a inclusão nos Joguinhos será três vezes mais viável financeiramente do que a modalidade nos Jogos Abertos. Enfim, é uma batalha que terá que ser superada passo a passo, mas pelo que senti do presidente, a chance de vitória é real.
Liga Amadora Verde Vale
No próximo dia 21 de setembro, a bola vai rolar para mais uma edição do Regional da Liga Amadora Verde Vale de Futebol – LAVVF. Somente seis equipes confirmaram participação e foram divididas em duas chaves, jogando entre si em turno e returno. Na Chave A, estão o 7 de Setembro, Santa Rosa de Lima e Municipal e, na Chave B, o Morro do Boi (Armazém), União de Braço do Norte e Palmeirinhas de Armazém. O jogo de abertura será entre 7 de Setembro X Santa Rosa de Lima.
7 de Setembro
O atual campeão, 7 de Setembro, será o time a ser batido. O elenco está montado e conta com os goleiros Júlio, Guilherme, Léo e Luidi; os laterais direitos Ceará e Maihcon Matias; os laterais esquerdos Ricardinho e Douglinhas; os zagueiros Célito, Jorge Miguel e Richard; os volantes Jackson Garopaba, Weslley, Eduardo Meurer e Vitinho (Grão-Pará); os meias Renan Bressan, Braian e Papagaio; e os atacantes Vinicius Urbano, Ortigossa, Vaninho, Danilinho e Léo Pra. No comando técnico, o Lessa auxiliado pelo Duda Cachopa. Já foram feitos três treinos e o quarto aconteceu nesta quarta-feira, 4, no Estádio Domingos Silveira Gonzales, contra o Clube Atlético Tubarão.
Morro do Boi e Municipal
O Morro do Boi e a AER Municipal trabalham na montagem de seus elencos, mas ambos ainda não definiram seus técnicos. Na equipe de Armazém, atual vice-campeã, confirmados os goleiros Ricardo e Higor Schneider; os laterais Mael e Bruninho; zagueiros Biguá e Baiano; volantes Leandro, Tchuk, Helton Serrano e Jorge; meia Leandrinho e os atacantes Fill e Caíque. Na comissão técnica, confirmados os nomes do Valdinei e Vinicius. No Municipal, a relação já conta com os goleiros Costela e Jean Marcelo; o lateral Reka e Alexandre; os zagueiros Maicão, Peu e Minhoca; os volantes Douglas e Neném; os meias Ivan Campos e Dito; e os atacantes Caco, Igor, Luiz Fernando e Pim.
Feijoada do Mensaleiros
A tradicional Feijoada do Mensaleiros foi realizada no último domingo, 1, e, como sempre, foi sucesso. O evento tem cunho beneficente, com os associados e convidados doando material de limpeza, que são repassados à APAE de Braço do Norte. Em nome dos associados, os agradecimentos ao Calinho Contador (Maionese), pela doação dos ingredientes, ao “motorista” da feijoada, o Juquinha, e ao casal anfitrião, Genésio e Leonice (GL Esportes).
Entrega na Apae
Na última terça-feira, os associados do Mensaleiros, Calinho e Marcelão, estiveram na APAE de Braço do Norte entregando o que foi arrecadado na feijoada.
Interempresas Gravatal
A edição 2024 do Interempresas de Futsal de Gravatal vai contar com 8 equipes, com bola rolando a partir da próxima quarta-feira, dia 11. Foram feitas duas chaves de quatro times, jogando uma contra a outra. Na Chave A, estão Farmay, Amigos do Franciel, Amélia Uniformes e Milan; na Chave B, estão Freitag, Lenke, Grêmio e Jhony Motos. Na rodada de abertura, vão jogar Freitag X Amigos do Franciel e Farmay X Lenke.
Interempresas de BN
A primeira fase do Interempresas de Futsal de Braço do Norte chegou à fase decisiva. Das 16 equipes participantes, 8 vão seguir na briga pelo título. Na última terça-feira, aconteceu a definição da Chave A, classificando-se Prefeitura (foto) e Áurea Alimentos. Nesta sexta, 6, é a vez de conhecermos os dois classificados da Chave B. Já nos dias 10 e 13, saberemos quem seguirá nas Chaves C e D.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312