A principal função dos comandantes esportivos dos municípios é promover competições. Outra, também importante, é participar das competições regionais e estaduais, ou seja, o dirigente não pode dar “sossego” a quem gosta de esporte; também é fundamental o bom relacionamento com outros desportistas, quer seja do seu ou de outras cidades.
Avelino Nack, 60 anos, diretor da Comissão Municipal de Esportes (CME) de Rio Fortuna, tem todas estas qualidades. Desde que assumiu a direção da CME em fevereiro de 2021, tem seu trabalho reconhecido, em Rio Fortuna e também regionalmente. Prova disso foi o convite a continuar à frente da principal entidade esportiva do Município a partir de janeiro de 2025, após a troca no comando do Executivo.
Rio Fortuna vem sendo presença certa em quase todas as competições da Fesporte, incluindo o Jesc, a Olesc, o Moleque Bom de Bola; até nos Jasc o Município teve sua bandeira hasteada em função da participação num esporte nada tradicional na região, o Tiro ao Prato. Também é “figura carimbada” em competições regionais realizadas pelo Instituto Adesc, tanto na base quanto no adulto.
Na relação de campeonatos realizados, estão o Municipal de Futebol de Campo, Municipal de Futsal Feminino, Taça Indústria e Comércio, Integração do Meio Rural de Futsal, Municipal de Suíço, Interfamílias de Futsal, Municipal Veteranos de Futsal e Municipal de Voleibol, sempre no ritmo de termina um, o outro já está organizado e a bola continua rolando.
Além de todos estes campeonatos, as crianças e jovens de Rio Fortuna têm as escolinhas de base comandadas pelos professores John Warmeling e o Avelino; o futsal masculino por Rogério Medeiros; o futsal feminino pelos dois mais experientes da equipe, juntos com a Kelly Roecker Warmling; o futsal de base Sub -7, 9 e Sub-11 masculino por Eduardo Roecker; a base do futsal Sub-13 e 15, e também a Olesc e os Joguinhos masculino, por Thomaz Rieg Zica, que trabalha com vôlei masculino, desde a base até a terceira idade.
ENTREVISTA
Folha do Vale: Qual a sua formação no esporte e cursos que pode destacar?
Avelino: Sou provisionado na modalidade de Futsal, com cursos com carga horária de 400 horas presenciais na Universidade Federal de Santa Catarina. Participei do JOPEF, em Curitiba, Curso de Futsal com o técnico da Seleção Brasileira, na época, PC de Oliveira; sou registrado como provisionado no Conselho Regional de Educação Física (CREF/SC).
O que gostaria de ter feito neste período que está à frente do Esporte e não conseguiu?
Avelino: Olimpíadas Interbairros com as comunidades do interior e do Centro de Rio Fortuna numa mesma competição, com várias modalidades e campeonatos municipais de categorias de base.
Seu trabalho é bem avaliado, no município e fora dele. O que é possível fazer a mais?
Avelino: Com certeza, é possível fazer mais e, por esse motivo, aceitei o convite para continuar. Sei das dificuldades que terei que enfrentar, mas gosto de desafios. Agradeço à confiança depositada em mim pela próxima administração.
O que é mais difícil lidar: com os teus superiores ou com os dirigentes das equipes?
Avelino: Dificuldades sempre teremos que enfrentar e temos que trabalhar para solucionar. Temos uma equipe boa, unida, o que facilita na hora de resolver o problema, seja ele de onde vier.
O QUE DIZEM
“Conhecido por sua competência e comprometimento, ao longo de sua trajetória no comando da CME de Rio Fortuna, construiu uma sólida reputação como dirigente e parceiro de confiança. Como dirigente, Avelino demonstra uma visão ampla e clara dos objetivos a serem alcançados. Sua liderança é pautada pela ética, transparência e pela valorização das pessoas, o que fez de Rio Fortuna um grande parceiro da Fesporte. Sua abordagem amigável e cooperativa o torna uma pessoa com a qual é sempre gratificante trabalhar. Dirigente nota 1.000!”
“Nossa parceria com o Avelino é grande, desde a fundação da Adesc até hoje, mantemos um convívio de respeito mútuo. É um cara correto, o que fala está escrito e valendo. Continuando na função em Rio Fortuna, certamente, o esporte só tende a evoluir. Ele tem uma história forte, sendo respeitado no município e em toda a região”.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312