Segunda-feira, 20 de maio de 2024
Braço do Norte
20 °C
10 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
20 °C
10 °C

COLUNISTAS

Beach Soccer

22/03/2024 08h23 | Atualizada em 22/03/2024 08h26 | Por: Antônio Faust

Divina Providência e Amigos do Nordeste vão fazer a final da edição 2024 do Campeonato de Beach Soccer de São Ludgero no dia 28 de março, próxima quinta-feira. A definição dos finalistas aconteceu no dia 13, com o Amigos do Nordeste eliminando a Associação 1327 nas penalidades, após empate em 4 a 4 no tempo normal e o Divina Providência bateu o Resenha FC por 6 a 4. Os perdedores disputam o 3º lugar a partir das 19h30min e na sequência a grande final. O palco dos jogos será a quadra de areia do Bairro Divina Providência. O Ivan, craque na modalidade, é o artilheiro com 14 gols.

Copa Sul dos Campeões

Números da primeira fase da Copa Sul dos Campeões. Nos trinta jogos foram anotados 60 gols e os ataques mais positivos foram do Içara e Metropolitano, ambos com 10 gols; o ataque menos positivo é o do RB Palhoça, que anotou apenas 1 gol. A equipe de Palhoça também tem a defesa menos vazada, com 0 gol tomado e logo a seguir vem o 7 de Setembro com 1 gol sofrido. Com relação ao saldo de gols, os dois representantes da LARM – Metropolitano e Içara – terminaram empatados com 8 gols. 

Morro do Boi

A virada sofrida pelo Morro do Boi diante do Gatorads colocou a equipe da Cidade Amiga no Pote 2 no sorteio da Copa Sul dos Campeões. Se tivesse mantido o placar do primeiro tempo, quando vencia por 0 a 2, quem teria ido para o Pote 2 seria o RB Palhoça. E nada é tão ruim que não possa piorar; no sorteio mais uma “carne de pescoço” pela frente, o Metropolitano, o que faz da vitória em casa uma obrigação, para depois ir com mais tranquilidade para o jogo da volta no Caravaggio. 

Todos ao Paulo Wensing

Morro do Boi X Metropolitano se enfrentam neste sábado, 15h, no Estádio Paulo Wensing e o incentivo do torcedor, não só do Morro do Boi, como de todos os amantes do esporte da Cidade Amiga, será importantíssimo. A equipe do técnico Valdinei Silvano não leva sorte no sorteio. É o PSG Na Champions. Na primeira fase já pegou uma chave complicada, tanto que os três times empataram em quase tudo e o Morro só seguiu na competição em função de um cartão vermelho que o Turvo levou. 

7 de Setembro

A missão do 7 de Setembro é bem menos complicada do que seu colega de Liga, o Morro do Boi. O sorteio colocou no caminho o Itapirubá, que na primeira fase fez o dever de casa, vencendo o São José, representante da LUD e como visitante perdeu para o RB Palhoça.  Em condições normais o 7 avança e provavelmente para enfrentar o Içara, aí sim um confronto para abalar as estruturas do Lauro Koch. A diretoria do 7 colocou à disposição um ônibus para o torcedor que quiser ir a Itapirubá. 

Municipal de SL

Rodada cheia do Municipal de Futebol de São Ludgero neste fim de semana. Começando no sábado, com aspirantes as 14h15min e titulares as 16h15min, no Estádio Alexandre De Pieri, o Ponte Baixa FC recebe o União EC; ainda no sábado, com aspirantes as 18h15min e titulares as 20h15min, no Estádio Municipal, num confronto onde ambos buscam recuperação, jogam Encosta do Sol X Bom Retiro; e no domingo, com aspirantes as 14h15min e titulares as 16h15min, a estreia da Taipa recebendo o EC Mar Grosso no Estádio Henrique Waterkemper. Em disputa a Taça Benicio Warmeling. 

Municipal de RF

Chegamos a quarta rodada do Municipal de Futebol de Rio Fortuna e estamos com duas situações para resolver. Uma delas é a posição na tabela, que vai definir os confrontos da fase semifinal, mas a resposta para esta situação somente teremos na última rodada. E a outra definição é sobre o último classificado. A segunda opção será definida nesse sábado, 23, no Estádio da Associação Barrinha, as 13h30min, num confronto direto entre Seca Copo X Ceará, quem vencer este duelo estará nas semifinais e com chances de levantar a Taça Celito May. Também neste sábado, no mesmo local, as 15h30mnin, um bom jogo entre Barrinha EC X Bragantino, confronto de invictos, onde o vencedor dará um grande passo a ser o líder da fase. 

Municipal de Gravatal

Nos últimos dias estive algumas vezes em Gravatal e deu para perceber uma grande motivação para a edição 2024 do Municipal de Futebol, que terá em disputa a Taça Roger Batista Marcon Cardoso. O campeonato terá oito equipes, divididas em duas chaves e, sem dúvida, o ”grupo da morte” é a Chave A. Nela está o Canoas, atual campeão, ainda mais forte que 2023; o Termas e sua tradição; o Indaial com sua fanática torcida; e o Grêmio Gravatalense, que investiu pesado na contração de estrangeiros. Na Chave B, dois times tradicionais, Ilhota e Seri, e dois novatos, o 15 de Abril e o Cambuim. 

Rodada completa

E o Municipal de Gravatal começa com rodada completa, quatro jogos, começando nesta sexta-feira, 22, no Estádio Silvio Zappelini, onde o Grêmio, do técnico Alisson May e dos estrangeiros Passarela, Cleiton, Shaider, Foguinho, Lalau e Beto Cachoeira, enfrenta o Indaial; no sábado, 23, dois jogos, um no Estádio Silvio Zappelini, onde vão jogar Ilhota X 15 de Abril e o outro no Estádio da SERI, onde o Cambuim será o “falso” dono da casa no duelo frente a  Sociedade Esportiva e Recreativa Ipiranga; no domingo, 24, com todas as pompas, o técnico Zezé Vieira, atual campeão, dirige o Canoas no duelo frente ao Termas, jogo marcado para o Estádio Manoel Cardoso Aguiar, as 10h. 

Campeonato da Quaresma

Após cinco rodadas, chega o momento de conhecermos mais um campeão, aquele que vai escrever seu nome na galeria do Campeonato da Quaresma, competição que tem na organização a Associação Barrinha e como palco de disputa o Salão Comunitário de Barra do Rio Chapéu, Rio Fortuna. Pelo terceiro lugar da nona edição estão Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção X SAV Varginha/DME de Anitápolis e na grande final, num confronto gigante, Serra Geral/Laticínios Becker X Madeireira Boeing. A bola vai rolar a partir das 19h45min.



Léo Gazola

Os grandes momentos do nosso amador foram e estão sendo registrados no Caderno de Esportes da Folha do Vale. Durante anos a cobertura feita no esporte amador regional foi exemplar, atingindo todas as modalidades praticadas no Vale. De vez enquanto encontramos desportistas que por aqui passaram e reconhecem o trabalho feito. Esta semana, no meu Instagram, elogios do Leonardo “Léo” Gazola”, jogador que foi para o profissional em função de suas atuações como atacante no Continental, Termas e Seri, depois foi fazer a base no Criciúma e se profissionalizou no Avaí, encerrando a carreira jogando o Catarinense pelo Concórdia, em 2011. Hoje ele mora em Florianópolis e continua por dentro do que acontece no nosso amador acompanhando a Coluna e matérias postadas na Folha. 

Interempresas de GP

Mais três jogos movimentam o Interempresas de Futsal de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Demay, nesta sexta-feira, 22. As 19h30min jogam BMG X Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria, em seguida, no melhor jogo da noite, Dedis Di João/Dedis Bar X Cabanha Kuntz/3M Instalações (foto) e BMG Sala de Cortes X Ave Serra/Transbonetti fazem o último jogo da rodada. O imparável Mercado Corvo Branco, do técnico Ganda, lidera com 12 pontos, em segundo o Dedis Di João com 9, seguem Cabanha Kuntz e BMG com 6 pontos, Ave Serra tem 3 e ainda sem pontuar Barbearia Edy20 e BMG Sala de Cortes com 0 ponto.



Regionais adultos Adesc

Dia 4 de Abril a bola vai rolar para mais uma edição do Regional de Futsal Adulto Masculino do Instituto Adesc. A competição, em sua 14ª edição, vai contar com 9 equipes, divididas em duas chaves. No mesmo dia começa a 8ª edição do Regional de Futsal Veteranos da Adesc, também com 9 equipes, divididas em duas chaves. As duas tabelas estão disponíveis no site do Instituto Adesc. 

Almoço festivo

A Associação Barrinha vem realizando nos últimos anos um almoço festivo em homenagens as mulheres, uma ação mais do que merecida as guerreiras que nos aturam durante estes anos. Neste ano, o evento, realizado na sede da entidade, aconteceu no último domingo,17, e novamente com muito sucesso. No registro, as mulheres presentes.

 
 

Municipal de RF

15/03/2024 11h25 | Atualizada em 15/03/2024 11h25 | Por: Antônio Faust

Fechada a segunda rodada do Municipal de Futebol de Rio Fortuna começa a ficar claro que a disputa pela Taça Celito May vai ficar entre as equipes da Associação Barrinha, Florestal e Bragantino. Na rodada do último domingo, na sua estreia no campeonato, fora de casa o Bragantino (foto), com um gol isolado do Reka, aos 44min do primeiro tempo, bateu o Florestal por 1 a 0; e no outro jogo da rodada, o Barrinha goleou o Ceará por 5 a 2. Celso, Felipe, Joelson e Gustavo (2) marcaram para o Barrinha, Petry e Diego para o Ceará. Os dois jogos aconteceram no Estádio do Florestal. 



Próxima rodada

A caravana do Municipal de Futebol de Rio Fortuna segue neste domingo para a comunidade do Rio Café e no Estádio do Cafezinho vai acontecer a terceira rodada. Com início marcado para as 13h30min vão jogar Ceará X Bragantino e as 15h30min Seca Copo X Florestal. De folga na rodada, o Barrinha lidera com 6 pontos, seguido de Bragantino e Florestal com 3 e Ceará e Seca Copa ainda não pontuaram. 

Municipal de SL

Respeitando a comunidade do Mar Grosso, que tem festa programada para este fim de semana, somente um jogo será realizado pelo Municipal de Futebol de São Ludgero, que tem em disputa a Taça Benício Warmeling. Neste sábado, dia 16, no Estádio EC Mar Grosso, vamos ver as estreias de União EC X Serrinha. Sobre o União vou dizer o que me dizem quando pergunto da equipe: - Não sei, é um pessoal do Nordeste. Quem sabe, uma surpresa positiva. Sobre o Serrinha, que vai contar com a estreia do grande amigo Poxoxo como técnico, certamente vai estar na briga pelo título. Na lista de estrangeiros estão o meia Andrei, o zagueiro Shaider, o gaúcho Rafinha, volante, que já foi campeão em São Ludgero atuando ao lado do Poxoxo no Ponte Baixa FC, mias o Lalau e João Simon. O goleiro Ruani, Anderson, Murilo, Kaciano, Adelmo, Levi e Bebê, alguns nomes da casa.

Imbatível?

É inegável, que a princípio, seis times estão na briga pela Taça Benício Warmeling, mas também é inegável que o EC Mar Grosso (foto) está um degrau acima de Encosta do Sol, Taipa, Ponte Baixa, Serrinha e Bom Retiro. Atual bicampeão, ao vencer o Encosta do Sol no jogo de abertura do campeonato por 1 a 0, o Azulão somou seus primeiros três pontos. Foi um primeiro tempo equilibrado e o segundo tempo superior da equipe do técnico Zizo, merecedor do placar. Imbatível, claro que não, mas quem se habilita a parar o Axulão?



O campeão voltou?

Depois de três anos fazendo número na competição, o Ponte Baixa FC (foto) resolveu voltar a ser protagonista no Municipal de Futebol de São Ludgero. Vai ser campeão? O tempo dirá. Mas a vitória sobre o Bom Retiro, da forma como foi, com um homem a menos parte do primeiro e todo o segundo tempo, deixou seu torcedor esperançoso. Autor do gol, o atacante de lado, Raul, deve ter deixado uma pulga atrás da orelha dos dirigentes sobre sua continuação no elenco, ou não. A princípio ele seria substituído pelo Lukinhas, que também fez gol pelo 7 no fim de semana. O próximo jogo da equipe no campeonato será no dia 23, à tarde, e poderemos ter jogo do 7, caso classifique, neste mesmo dia pela Copa Sul e neste caso a dúvida seguirá para a rodada seguinte.

 

Melhoras, Alexandre

Desejo uma boa recuperação ao grande amigo Alexandre De Pieri, que fez uma cirurgia na última segunda-feira e as notícias, felizmente, são boas. Corajoso ele, pois seu problema era no coração e esteve no último domingo ao lado do Afonso Boeing dirigindo a Ponte Baixa frente ao Bom Retiro. Um verdadeiro teste cardíaco!

Bom Retiro

O técnico Tom deve ter deixado o Estádio Felipão preocupado com o futuro do Bom Retiro (foto). O Colorado até criou algumas boas chances, fez do goleiro adversário, Douglas Morh, o melhor em campo, mas sinceramente achei muito pouco criativo seu setor de meio campo e aqui vale a observação que o Dito havia disputado uma final num dia anterior. Outro que ficou devendo foi o Papagaio; se movimentou pelos dois lados do ataque, fez uma jogada que terminou numa ótima finalização do Ortigosa e uma sensacional defesa do Morh, mas não foi o jogador decisivo que conhecemos. Enfim, o time tende a crescer, mas preocupa. Destaque para o atacante Alex Costa.



Torneio de Verão

Foi um jogaço a decisão do 4º Torneio de Verão “Cidade das Águas” e teria sido melhor ainda se as equipes estivessem completas. No Cairu/CME de Lauro Muller a ausência do Saraiva foi compensada pela atuação fora do padrão do Jardel. Jogou muito! Já na CME de Gravatal/Galo Doido não contar com o Belo e Massarico fez muita diferença. E o que estava difícil ficou ainda pior quando o estreante técnico Luiz Castilho ficou sem o ala Caetano, diminuindo ainda mais suas opções de rodízios. Enquanto tiveram pernas, o Maico, mas principalmente o Kapa, deram uma igualada no confronto.

 

Mais elenco

O rodizio feito pelo técnico Rafael no primeiro tempo foi cansando o adversário. Até penso que ele deixou muito tempo no banco o ala Lukinhas e pivô Juninho, pois os dois quando entraram, tanto no primeiro como no segundo tempo, deram uma outra cara a equipe. O Machadinho e o Digo também foram importantes, o primeiro pela sua grande qualidade técnica e o segundo prendeu o Lucas Lima na sua marcação, evitando que o ala do Galo Doido participasse das jogadas ofensivas. Enfim, um grande jogo, com um público muito bom, decidido dentro das quatro linhas. Seria uma pena se o Instituto Adesc terminasse com esta competição, o que pode acontecer em virtude da dificuldade do recebimento dos valores das inscrições. 

Copa Sul dos Campeões

Neste fim de semana vamos conhecer as oito equipes classificadas a fase de quartas de final da Copa Sul dos Campeões. Até aqui, fora da disputa somente o União Operária e o Vera Cruz; as outras treze equipes ainda sonham com as vagas. Ficamos na torcida pelo Morro do Boi, que vai no domingo a Tubarão enfrentar o Gatorads, o RBN/União que recebe no Estádio Pedro Dutra, também no domingo, o forte Metropolitano e o 7 de Setembro, neste sábado receberá o Vila Nova, que hoje lidera a chave, partida que acontecerá no Estádio Lauro Koch. Todos os jogos começam as 15h30min. 

Estreia do 7

O magro placar, 0 a 1, não reflete o que foi a atuação do 7 de Setembro no confronto em Tubarão. Segundo o auxiliar Duda Cachopa era para ter sido bem mais. “Com todo respeito ao União Operária, era para ter sido de 4 ou 5 pelo menos. O goleiro deles foi eleito o melhor em campo e o nosso não sujou o uniforme. Fizemos as seis trocas permitidas, demos menos minutagem aos jogadores que atuaram na final em Armazém e em São Ludgero. Não fizemos saldo, mas não tomamos gol, fato que pode ajudar lá na frente”. Perguntei sobre a atuação do Bressan: “O Renan Bressan foi muito bem, finalizou na trave, participou de triangulações, enfim, vai nos ajudar muito, com certeza.”, disse o Duda. 

Fernando Lessa

O técnico do 7 de Setembro também analisou positivamente a performance do time contra o União Operária. “Uma pena as oportunidades desperdiçadas, pois nos colocou na condição de ter que vencer o Vila Nova para ser o primeiro do grupo e isso é muito importante para trazermos os jogos decisivos para nossa casa e também evitar confronto mais forte na próxima fase”, relata o Lessa e cita alguns adversários que não seria legal pegar nas quartas: Metropolitano, Içara, Morro do Boi e o Turvo, que se remontou para a competição após ser derrotado em Armazém. 

São Francisco, campeão!

Campeão logo na sua primeira participação, sem perder e apenas um empate, está foi a história escrita pelos jogadores do São Francisco na edição 2024 do Municipal de Futebol de Armazém. Título mais que merecido, derrotando o Vila Nova/Ferroviário nos dois jogos da decisão, 3 a 0 e 4 a 1. Como um todo, o time foi bem, lógico que não tem como não destacar o goleiro Nelsinho, o menos vazado do campeonato, o zagueiro Célito, eleito o destaque da competição, os volantes Chuck e Eduardo Meurer, Dito, um monstro na meia cancha e as atuações dos atacantes Soares e Marcel, que nos dois jogos da decisão foram sensacionais. Quero fazer um elogio especial ao Max, que jogou, batalhou e se empenhou até o máximo de seu limite físico.



Vice, mas vivo!

Show de torcida a do Ferrinho. Reconheceu a superioridade do adversário e não parou de cantar seu refrão de incentivo ao time: “Pode perder, pode ganhar, sua torcida está aqui para te apoiar”. Não deu certo a mudança feita pelo técnico Terrinha, colocando o Glauber de volante, adiantando o Renatinho e o Jackson, com o meia Dudu e o Xarope livres para circular pelo setor ofensivo. O time ficou muito exposto na parte defensiva e logo no seu primeiro lance de ataque o São Francisco abriu a contagem. Foram cinco minutos do primeiro tempo e principalmente uns quinze do segundo que o Ferrinho foi melhor que o São Francisco, quando fez seu gol e deu para sentir preocupação nos comandados do técnico João Vieira.



Palmeirinhas, Campeão!

Quando cheguei no Estádio Paulo Wensing deu de ver boa parte do segundo tempo da final do Sub-23. A decisão foi com emoção. O Palmeirinhas vencia por 1 a 0, estava com o jogo tranquilo e desperdiçando chances de aumentar o placar. Tomou o gol de empate do São Francisco e sentiu, pois se terminasse assim teríamos a disputa do título nas penalidades e o emocional estava a favor do adversário. Até que num lance individual Josther desempatou e para completar a festa alviverde, em seguida mais um gol contra. Final, Palmeirinhas 3 a 1, campeão dos Sub-23 em Armazém.



Campeonato da quaresma

Não vou entrar nos detalhes dos números e chances de classificação das quatro equipes que ainda brigam pelo título do Campeonato da Quaresma. Tem uma matéria lançada nesta sexta no Site da Folha que trata sobre isso. A certeza é que teremos uma rodada especial, com cara de semifinal, portanto que os árbitros estejam ligados.

Múltiplos eventos

08/03/2024 13h19 | Atualizada em 08/03/2024 13h20 | Por: Antônio Faust

Este fim de semana chegaremos perto do que será o calendário de eventos esportivos pelo Vale. Seguimento da Copa Sul e do Municipal de Rio Fortuna, início do Municipal de São Ludgero e a decisão do Municipal de Armazém. Isto no Futebol de Campo; tem ainda os campeonatos de futsal, como a final do Torneio de Verão nesta sexta, 8, seguimento do Interempresas de Grão-Pará, do Campeonato da Quaresma, enfim, é de perder o sono para conseguir dar cobertura a tudo isso. E logo vem o Municipal de Futebol de Gravatal e de Braço do Norte.

Cabeça quente

Com o acumulo de competições, dirigentes e comissões técnicas das equipes terão trabalho e gastos extras para ter seus jogadores a disposição. Os times mais fortes economicamente terão suas prioridades, alguns campeonatos prevalecem sobre outros, enfim, no geral vai sobrar para os mais fracos. Além das falsas prioridades das equipes que jogam no domingo, que terão seus jogadores atuando nas sextas, nos sábados e nos domingos, não se sabe em qual condição física, se apresentam para os times que dão a “preferencia”.

Exemplo

O Ponte Baixa FC estreia neste domingo no Municipal de Futebol de São Ludgero atuando fora de casa, no Bom Retiro. Os estrangeiros relacionados para o jogo são: o goleiro Douglas Morh, o zagueiro Léo Silva (Imbituba), o volante Douglas Bonifácio (Tubarão), o Xarope e o Raul (laguna). Dois deles vão ser cortados quando o Lukinhas e o Renan Bressan, que vão estar em campo atuando pelo 7 neste fim de semana, estiverem à disposição. E vai ter muitos destes casos até o fim da inscrição.    

Municipal de Armazém

A decisão do Municipal de Futebol de Armazém, por ter entrega de taça, passa a ser o principal evento esportivo da região. A vantagem conseguida pelo São Francisco é enorme e dificilmente será revertida pelo Vila Nova/Ferroviário. Os secadores podem não acreditar, os jogadores podem não acreditar, a comissão técnica pode não acreditar, a diretoria pode não acreditar, mas a torcida do Ferrinho acredita e certamente vai lotar sua parte nas arquibancadas do Estádio Paulo Wensing para apoiar seu time. Deram uma amostragem disso logo após o término da partida no

último domingo

As torcidas
Assim que terminou a primeira partida da decisão em Armazém começou a chover forte e tentei, pois não consegui, me esconder dela. Subi nas arquibancadas cobertas, bem no meio das duas torcidas e deu para sentir o clima amistoso entre elas. Ambas festejaram à vontade, sem nenhuma provocação. Bom para o esporte!

Será que ainda dá?

A situação do Ferrinho é muito complicada e vai ter que fazer uma jornada perfeita para, pelo menos, devolver o placar para o São Francisco e levar a decisão para as penalidades. O técnico Terrinha vai ter que ser mais ousado, corrigir a marcação pelo seu setor esquerdo, por onde o São Francisco mais atacou, principalmente após o jovem lateral Bruno ter sido amarelado e no ataque, o Grilo quando entrou, deu uma outra movimentação ofensiva a equipe. 

Preocupação confirmada

Quando cheguei no estádio o Terrinha me falava da sua preocupação com a parte física do Dudu e Xarope, que haviam jogado no sábado pelo Morro do Boi na Copa Sul, uma partida que exigiu bastante deles e foi jogada sob o forte calor. E ele estava certo, realmente não foram os mesmo jogadores. Mas também a dupla de zaga, Minhoca e Bito, impecáveis nas semifinais contra o São Domingos, também não foram os mesmos. 

E o São Francisco?

Ao São Francisco basta não relaxar, não sentar em cima da vantagem, pois seu elenco, em condições normais de pressão, não vai deixar escapar o título. No primeiro jogo Dito resolveu e neste sábado, se não for ele, a equipe do técnico João Vieira conta com muitos nomes, em todos os setores do campo, para ser o protagonista, ou protagonistas, na decisão.

Municipal de RF

Antes de contar como foi a rodada de Abertura do Municipal de Futebol de Rio Fortuna, que tem em disputa a Taça Celito May, passo os dois jogos da segunda rodada, que serão realizados neste domingo, 10 de março, a partir das 15h30min no Estádio do Florestal. Começa com a estreia da AER Bragantino enfrentando a equipe da casa, a AER Florestal e na sequencia vão se enfrentar AERF Ceará X Associação Barrinha EC (foto).



Resultados

Muitos gols na rodada de abertura da Taça Celito May. Atual campeão, a Associação Barrinha EC venceu o Seca Copo por 5 a 0, com atuação de gala do seu prata da casa, o jovem Igor, autor de três gols, com Joelson e Gustavo completando o placar. Na questão cartões, a goleada foi do Seca Copo, seis amarelos contra nenhum do adversário. Na outra partida, o show foi do experiente Caco na vitória de 4 a 3 do Florestal (foto) sobre o Ceará. O Florestal chegou a fazer 4 a 0, com 3 gols do Caco e outro do Braian, que depois foi expulso e relatado na súmula como ofensa ao árbitro e o Ceará descontou com dois gols de Eduardo Petry e Diego.



Interempresas de GP

O Interempresas de Futsal de Grão-Pará tem levado um bom público ao Ginásio Pedro Ivo. Nesta sexta não será diferente e as torcidas certamente não vão arredar o pé até o final do terceiro jogo, quando estarão frente a frente os líderes da competição com 6 pontos, o Dedis Di João/Dedis Bar (foto) X Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria (foto), que busca o bicampeonato. No Primeiro jogo, as 19h30min, num confronto interno, se enfrentam BMG Sala de Cortes X BMG e o segundo duelo da rodada será entre Barbearia Edy20 X Ave Serra/Transbonetti, mais um jogo interessante. 

Meeting Paralímpico

465 atletas, foi o número de competidores que estiveram em Florianópolis disputando, entre os dias 1 e 3 de março, uma das etapas do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, com disputas em três modalidades, atletismo, bocha e natação. Braço do Norte esteve representada pela equipe paralímpica da CME local, sendo considerada a melhor do Estado na modalidade de atletismo, responsável por colocar Santa Catarina no pódio do Nacional Brasileiro. Totalizando 26 medalhas de ouro, 3 de pratas e 5 de bronze, com 4 recordes brasileiro escolar.



Campeonato da Quaresma

A configuração atual mostra uma empolgante reta de chegada da fase de classificação do Campeonato da Quaresma. Dependendo dos resultados da rodada desta sexta-feira, a penúltima, poderemos ter quatro times envolvidos na disputa pelas duas vagas na decisão. Mas pode ser diferente, com um classificado e a outra vaga sendo disputada num confronto direto. De qualquer forma, não será sem emoção. A única equipe 100% é a Madeireira Boeing (foto), com 9 pontos, SAV Varginha e Serra Geral estão com 6, ainda na briga o Laticínios Bloemer com 4 pontos e fora da disputa do título, mas ainda pensando na disputa do terceiro lugar, está o atual campeão RBN/Eder Marmoraria com 1 ponto e fora da disputa só o lanterna Thunder Futsal com 0 ponto.



Resultados e rodada

Na terceira rodada do Campeonato da Quaresma, disputada na última sexta-feira, 1 de março, tivemos a vitória do Serra Geral/Laticínios Becker por 2 a 1 sobre o Thunder Futsal; no melhor jogo da noite, o Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção (foto) quebrou a invencibilidade do SAV Varginha/DME de Anitápolis ao vencer por 6 a 5; e a Madeireira Boeing fez 7 a 4 no RBN/Eder Marmoraria. Nesta sexta, 8 de março, no Salão Comunitário de Barra do Rio Chapéu, começando às 19h45min, vão jogar Laticínios Bloemer X Thunder Futsal, depois SAV Varginha X Madeireira Boeing (aqui poderemos ter o primeiro classificado) e por último se enfrentam Serra Geral X Eder Marmoraria. O artilheiro da competição é o Petry, com 7 gols. 



Municipal de SL

Começa neste sábado a 37ª edição do Municipal de Futebol de São Ludgero, que terá sete times envolvidos na disputa pela Taça Benicio Warmeling. Atual campeão, o EC Mar Grosso vai receber no seu estádio o Encosta do Sol, numa reedição da final de 2023. Aspirantes as 15h e titulares as 18h, o que mostra que teremos um longo cerimonial de abertura. No domingo mais um bom jogo, cercado de muita tradição e rivalidade; no Estádio Felipão, a Associação Atlética Bom Retiro recebe o Ponte Baixa FC, com aspirantes as 14h15min e titulares as 16h15min. 

Pressionado Bom Retiro

Das equipes que disputam o Municipal de Futebol de São Ludgero, certamente a AA Bom Retiro é a mais pressionada. Apesar de ser um vencedor na competição, são 6 títulos conquistados, o time não levanta um troféu na categoria titular desde 2001. Para esta edição uma nova comissão técnica, comandada pelo Anderson “Tom” mais o Xandinho e o Roger. Sobre o elenco, jogadores como o “paredão” Ricardo, Binho, Messias e o Papagaio, mostram uma boa base da casa, se juntando aos estrangeiros zagueiro Baiano, volante Renatinho, Meia Dito, atacante de lado Alex Costa e centroavante Vinícius Urbano. 

Sobre a pressão

O técnico Tom acredita que a união do time pode ser o diferencial do Bom Retiro. “Sabemos que teremos pela frente adversários de muita qualidade, que um time vem se destacando, que é o EC Mar Grosso, mas temos que pensar jogo a jogo. Agora vencer a primeira partida, buscar a classificação e se conseguirmos, seguiremos em busca da vaga na final. Vejo a nossa equipe com condições de medir forças com os demais postulantes ao título, agora se vamos ser campeões, ou não, vai depender da nossa capacidade, da nossa união e do nosso empenho”, relata o técnico. 

SER Taipa

A Taipa manteve o técnico Luizinho para esta edição do Municipal de São Ludgero. Segundo ele, houve uma renovação no elenco, principalmente no tocante aos jogadores da casa. A relação tem o bom de bola Gabriel Fraga, Kapa, George, Ismael Locks, João Pacheco, Lucas Fernandes, o prata da casa Marquinhos, Natanael e Lucas Becker. Confirmados como estrangeiros Kleiton, Kiko, Felipe Monteiro, Foguinho e o volante Wagner. A relação de estrangeiros é importante porque acaba com uma polêmica (boato) de que o Foguinho havia sido inscrito como jogador da casa. 

Beach Soccer

As semifinais do Campeonato de Beach Soccer de São Ludgero estão marcadas para a próxima quarta-feira, dia 13, na quadra de areia do Bairro Divina Providência. As 19h30min jogam Associação 1327 X Amigos do Nordeste e em seguida, para definição de mais um finalista, vão jogar Resenha X Divina Providência. 

Estadual Sub-16

Treze equipes vão disputar o Estadual Sub-16 promovido pela Federação Catarinense de Futsal. Entre eles a Adec/CME de Braço do Norte. A tabela ainda não foi divulgada, mas já se sabe que na primeira fase a disputa será em chave única, ou seja, todos contra todos. Então, a Adec vai enfrentar Jaraguá Futsal, FME Palhoça, C5 Futsal, Associação Desportiva Balcam/FME Balneário Camboriú, Associação Amigos do Futsal/Fpolis, ADPB Lages, Monte Alegre Futsal/Posto Sonho Meu, Apama Futsal, Caçador, Lages Futsal, BTEC – Botuverá e ADFT/Tubarão Futsal. O time será comandado pelo técnico Ademir Gonçalves, auxiliado pelo preparador de goleiros Vitor Baschiroto; o atual presidente da Adec é o Cleber Niehues e o diretor de esportes o Nilson Bonfim.  

Copa Sul dos Campeões

As duas equipes que representam Braço do Norte na edição 2024 da Copa Sul dos Campeões vão estar em campo neste fim de semana, ambas fora de casa. O 7 de Setembro, representante da Liga Verde Vale, vai até o Estádio Brás João Marcos, Bairro Fábio Silva, em Tubarão, enfrentar o União Operária, que perdeu na estreia para o Vila Nova (4 a 3) e o RBN/União, representante da Liga Urussanguense, vai a Garopaba, no Estádio Limeira, enfrentar o Vera Cruz, que foi goleado na estreia pelo Metropolitano (5 a 1). Ambos os placares dos adversários das equipes de Braço do Norte foram importantes pelos gols sofridos, um dos primeiros critérios para desempate em caso de igualdade de pontos. Ambos os jogos acontecem as 15h30min. 

Lidar com o favoritismo

É inegável que 7 montou um elenco para ser campeão da Copa Sul e junto com Metropolitano e Içara são os principais favoritos ao título. Perguntei ao técnico Fernando Lessa como vai lidar com isso no vestiário; se vai assumir esta condição, ou vai vestir a camisa da humildade. Deu uma resposta clássica: - O grande objetivo do 7 de Setembro é voltar a disputar o Estadual de Amador e para isso foi montado um elenco qualificado. Porém sabemos que outras equipes também se qualificaram e que vamos encontrar grandes dificuldades nesta competição, porém estamos preparados. A resposta não foi aquilo que eu esperava, entendo, e sei que, certamente, não vai ser esta a conversa com os jogadores. 

Morro do Boi

O Morro do Boi estreou na Copa Sul dos Campeões com autoridade. Venceu e convenceu ao derrotar o Turvo por 1 a 0 no Estádio Paulo Wensing, em Armazém, partida realizada no último sábado, 2 de março. Defesa segura, com destaque para o lateral Massari, o volante Helton Serrano jogou muito, deixou o campo exausto, assim como o Dudu e o Xarope fizeram o que se esperava deles. O magro placar não reflete a superioridade da equipe comandada pelo Valdinei Silvano, mas não tomar gol foi muito importante, pois dependendo do resultado dos seus adversários neste fim de semana, quando vai estar de folga, pode dar uma tranquilidade para o jogo que terá que fazer fora de casa contra o Gatorads, no dia 17 de março.

 

Torneio de Verão

Sem surpresas as classificações de CME de Gravatal/Galo Doido (foto) e Cairu/CME de Lauro Muller a final do Torneio de Verão “Cidade das Águas”. Foram as equipes que mais investiram e recompensadas com suas classificações. Nesta sexta todos os caminhos levam ao Ginásio Valentim Kindermann, em Gravatal, com a decisão marcada para as 21h. Um pouco tarde, mas certamente haverá uma atração para os torcedores e secadores que chegarem mais cedo ao ginásio. Em quadra nata do nosso futsal. Se tem favorito? Pra mim tem; o Cairu está mais perto do bicampeonato que a CME de Gravatal/Galo Doido do seu primeiro título. 

Final inédita

29/02/2024 08h26 | Atualizada em 29/02/2024 08h27 | Por: Antônio Faust

A classificação a decisão do Municipal de Futebol de Armazém do São Francisco, apesar de ser sua primeira participação na competição, não foi surpresa para ninguém. Montou um elenco para chegar à final e se vai ser campeão, ou não, saberemos em breve. Da mesma forma o Vila/Nova Ferroviário. É um time de muita tradição, provavelmente com a torcida mais fanática do município, montou um bom time, para mim até mais equilibrado por setor do que seu adversário, conseguiu o objetivo de chegar à decisão e se vai ser campeão, ou não, saberemos em breve. Domingo, dia 3, no Estádio Paulo Wensing, as 16h45min, teremos o primeiro round. 

Bom trabalho

Melhor prevenir, que remediar! O jogo entre São Domingos e Vila Nova/Ferroviário estava cercado de expectativas negativas com relação a possíveis confrontos entre torcedores. A organização foi perfeita, fez um local reservado a torcida do Ferrinho e os torcedores do São Domingos e curiosos se espalharam pelas nas demais dependências do Estádio Martinho Heidemann. Resultado: trabalho nenhum para seguranças e policiais presentes no local. De parabéns a organização e as torcidas. 

Classificação do Ferrinho

O São Domingos jogou um bom primeiro tempo, criou oportunidades e fez o goleiro Ricardo ser merecedor do “envelope”. O erro do Ferroviário foi deixar o lateral Alexandre livre; o Galo não voltava para marcar, o André França caia para o meio e levando o jovem lateral Bruno com ele, deixando uma avenida para o Alexandre fazer seus cruzamentos. Defeito corrigido no intervalo e com o gol que fez logo no início do segundo tempo, o Ferrinho sobrou no segundo tempo e novamente o Xarope fez a diferença.



Classificação do São Francisco

Não estive em Armazém no domingo, acompanhei boa parte do jogo pela transmissão da Rádio Cidade Amiga. Novamente o Palmeirinhas fez uma boa partida, dominando os primeiros 30min, mas faltou o Andrei. O Thiago Silvy não consegue ser um armador, um cara “pifador” de atacante. O São Francisco fez o “feijão com arroz’, simples e suficiente para matar o apetite de chegar a final.



Caso inusitado

No amador, nestes longos anos que acompanho os campeonatos pelo Vale, foi a primeira vez que vi um árbitro voltar atrás após ter dado o cartão vermelho. Numa disputa de bola entre o atacante Fil e o zagueiro Baiano, o zagueiro levou a pior. Se chocou com o cotovelo do Fil e foi atendido por um longo período. Segundo o que me relataram: o árbitro do jogo do Sub-23 falou ao que estava apitando para ver se havia sangramento e em caso positivo, que desse o vermelho ao Fil. Foi o que ele fez.



Caso Inusitado 2

A regra 5 da conduta do árbitro diz: - O árbitro deve tomar as decisões do jogo com o máximo de sua capacidade, de acordo com as regras e o “espírito do jogo”, segundo sua opinião. No caso, repito, segundo que me contaram, ele expulsou ouvindo uma opinião de fora do campo. Enquanto o atendimento seguia, dirigentes do Palmeirinhas, o próprio Baiano e o Marcão, que era o delegado da partida, disseram ao árbitro que não houve maldade, o choque foi casual, então o cartão vermelho foi retirado, o Fil pode continuar na partida e também não vai ficar de fora do primeiro jogo da decisão. Vi e revi o lance, com certeza não houve “gatilho”, portanto, maldade não houve. E segundo a regra 5, ele usou o “espirito de jogo” para voltar atrás.

Torneio de Verão

Os resultados da última quinta-feira do Torneio de Verão “Cidade das Águas” foram sensacionais para dois times, o Amélia Uniformes/Armazém, comandada pelo técnico Arthur e a CME de Gravatal/Galo Doido, comandada pelo Matheus Locks, que voltaram a vencer e carimbaram seus passaportes as semifinais. Por outro lado, deixaram os derrotados Nacional/Vila (foto) e RBN (foto) com a corda no pescoço, pois vão fazer nesta quinta-feira duelos de vida ou morte. O Nacional/Vila enfrenta o Insanos BN, jogo marcado para as 20h e na sequencia o RBN tem pela frente o Cairu/CME de Lauro Muller, provavelmente com os reforços de Jardel e Saraiva. Ambos os jogos no Ginásio Valentim Kindermann, em Gravatal. A organização é do Instituto Adesc.

 



No estaleiro

Tanto Fil e seu técnico, o Matheus, me disseram que tinham uns nomes para estrear no Torneio de verão, só não diziam quem, mas se percebia que eram jogadores “pesados”. Belo, Kappa e Massarico. Estrearam e foram fundamentais na vitória sobre o RBN. Mas o Massarico sofreu um acidente quando voltava da decisão do futsal em Arroio do Silva, seu carro deu perda total, mas felizmente o Massa está bem. Com muitas dores e tomando seus remédios para poder voltar a jogar. Melhoras Amigo!   

Campeonato da Quaresma

No Campeonato da Quaresma dois times despontam como favoritos as vagas na decisão, o SAV Varginha/DME de Anitápolis (foto) e a Madeireira Boeing (foto), que lideram a competição com 6 pontos, em dois jogos. Dependendo dos seus resultados, podem carimbar suas vagas já na rodada desta sexta. As 19h45min vão jogar Thunder Futsal X Serra Geral/Laticínios Becker, em seguida Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção X SAV Varginha/DME de Anitápolis e encerra com o confronto entre RBN/Eder Marmoraria X Madeireira Boeing. Os jogos acontecem no Salão Comunitário de Barra do Rio Chapéu, Rio Fortuna e a organização é da Associação Barrinha, em conjunto com o Instituto Adesc.

 



Taça Celito May

O Municipal de Futebol de Campo de Rio Fortuna edição 2024 vai homenagear o senhor Celito May, desportista que dedicou grande parte do seu tempo para engrandecer o AER Florestal e o esporte local. Justa homenagem. O campeonato vai contar com 5 times e já teremos bola rolando neste domingo, 3, com os dois jogos acontecendo no Estádio do Florestal. As 15h30min o atual campeão, Associação Barrinha EC enfrentará o Seca Copo e as 17h30min jogam AER Florestal X Ceará. A competição vai contar ainda com o Bragantino e a ausência sentida é a do Municipal, atual vice-campeão. 

Taça Demay

Confesso que fiquei surpreso com a presença do torcedor na rodada de Abertura do Interempresas de Futsal de Grão-Pará, que tem em disputa a Taça Demay Materiais de Construção. Muita gente! Talvez pelo confronto que abriu a competição, pois boas revelações do futsal local estavam na quadra do Ginásio Pedro Ivo. Neste jogo a vitória do Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria, atual campeão, sobre o Cabanha Kuntz/3M Instalações Elétricas por 3 a 2, num jogo igual, onde pesou a experiência de alguns jogadores e do técnico Marcelo “Ganda”. Kauã abriu a contagem para o Cabanha, Klismann e Caio viraram no fim do primeiro tempo, Kauã empatou e Eduardo fez o gol da vitória do Mercado Corvo Branco. 

Demais resultados

Sete equipes estão na disputa pela Taça Demay Materiais de Construção. Mais dois jogos completaram a primeira rodada, o Dedi’s Di João venceu o BMG Sala de Corte por 7 a 1 e, em outra partida equilibrada e de poucos gols, o Barbearia Edi20 perdeu para o BMG por 1 a 2. O campeonato segue nesta sexta-feira, 1 de março, no Ginásio Pedro Ivo, com o estreante Ave Serra/Transbonetti enfrentando o Cabanha Kuntz/3M Instalações Elétricas, partida marcada para as 19h30min, depois jogam BMG X Dedi’s Di João e no terceiro jogo vão se enfrentar Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria X Barbearia Edi20. 

Municipal de SL

No sábado, 9 de março, a bola vai rolar no Municipal de Futebol de São Ludgero e os sete times inscritos seguem se preparando com o objetivo de levar a Taça Benício Warmeling para sua sala de troféus. A parte burocrática não preocupa, pois, os dirigentes, junto com o Diretor de Esportes, o Mores, estão empenhados para que tudo esteja certo no dia em que a bola terá que começar a rolar. 

Encosta do Sol

Atual vice-campeão, o Encosta do Sol manteve no comando técnico o Marcelo “Ganda” (foto) e também grande parte do seu elenco. Junior Batista será o massagista e as conversas estão adiantadas para que o Zezé continue como auxiliar. O goleiro continua sendo o Mateus, Zériguim, destaque do campeonato passado também foi mantido, assim como Joelson, Negão, Moacir e o Juliandro; de fora estão certos o zagueiro Augusto, o meia Biel, os atacantes Thiago Silvy e Gui Tanque e ainda pode chegar o volante Jackson. Diego Peters foi repatriado, reforço da casa, e também vai fazer parte do elenco o lateral Cauê.



Fofoca 1

O amigo Hélio Correa, com 66 anos de idade, ainda participa de peladas com amigos. Nas terças, em Armazém, seu compromisso é no centro esportivo do Vaninho, onde joga com a Turma do Padre. Na sua última apresentação, numa cobrança de falta, ele foi atingido pela bola no rosto, caiu, foi atendido, levantou e mesmo tonto continuou na partida. Após o jogo, na resenha, falaram para ele que havia feito um gol contra e não lembrava de nada. Deu um apagão! O bom foi que o lance despertou o lado artilheiro do “Pai”, como é costumeiramente chamado pelos boleiros, pois na última quinta-feira, no jogo do Mensaleiros na Ponte Baixa, ele fez dois gols, coisa que ainda não havia acontecido nos doze anos da equipe. Toin!  

Fofoca 2

Está terminando a primeira fase da Copa do Brasil, onde os clubes mais bem ranqueados disputam vagas com adversários inferiores, fora de casa, mas com a vantagem do empate. E até agora só o Cruzeiro deu vexame, e contra o Souza, para tristeza dos amigos de Mensaleiros Genésio e Calinho Maionese. O Genésio, que além de empresário do ramo esportivo, também atua na pecuária, estava vendo o jogo no curral, esperando uma novilha criar e num determinado momento falou para a esposa Leonice: - Se o Cruzeiro continuar com esse negócio de ficar trocando passes neste campo molhado vai perder o jogo. Eu, para zoar, fiquei no grupo do Mensaleiros dizendo que o Cruzeiro estava jogando o Interfamílias e se passasse iria enfrentar a Della Justina, sobrenome do Genésio. E não deu outra, com dois gols nos minutos finais, deu Souza 2 a 0. A novilha criou e para sacanear a Leonice botou o nome do terneiro que nasceu de Danilo Bala, autor dos dois gols da partida. Toin! 



Vai começar!

A Copa Sul dos Campeões, a nossa “Libertadores do Sul Catarinense”, começa neste fim de semana com cinco jogos. Para nós o mais importante será no Estádio Paulo Wensing, em Armazém, onde o Morro do Boi, do técnico Valdinei Silvano (foto), vai enfrentar o Turvo. Entre esses jogadores: Ricardo, Mael, Tiago, Biguá, Rafa, Helton Serrano, Messias, Dudu, Gustavo, Kleyfer, Thiago Silvy, Juninho Garopaba, Leandrinho, Eduardo, Dyo, Fil, Ivan, Massari, Caíque, Chuck, Bruno, Daian, Felipinho e Júlio Cesar, vão ser escolhidos os 11 titulares para o duelo deste sábado, 15h30min.



Demais jogos

O 7 de Setembro não entra em campo neste fim de semana, somente no dia 10 frente ao União Operária, mas certamente vai estar de olho no confronto que será realizado em Imbituba, onde neste sábado jogam Vila Nova X União Operária; assim como o RBN/União, que também folga na rodada, só joga no dia 10, domingo, na Garopaba, frente ao Vera Cruz, e vai estar de olho no jogo que acontece em Nova Veneza, no domingo, entre Metropolitano X Vera Cruz. Completam a rodada de abertura os jogos entre São José X RB Palhoça e Barreirinho X De Vila/Schauk, ambos no domingo. Todos os jogos estão marcados para as 15h30min.

Atividades do 7

Nesta quinta-feira, 29, 20h, no Estádio Lauro Koch, o 7 de Setembro recebe o Gatorads num jogo amistoso preparatória para a estreia na Copa Sul dos Campeões. Jogo interessante para a imprensa e torcedores, pois o técnico Fernando Lessa vai dar uma pista dos seus 11 titulares. Na próxima terça acontecerá o último treino para enfrentar o União Operária, dia 10, fora de casa.  

Contratação 

A diretoria do 7 de Setembro fechou com mais um atleta para disputa da Copa Sul dos Campeões. Atacante campeão da LARM por Içara e atual campeão do Municipal de Futebol de Braço do Norte pelo Madureira, Lequinho é mais um reforço a disposição do técnico Fenando Lessa.



40tão Rocha Esportes

Faltando uma rodada para o término da fase de classificação do Regional 40tão de Fut7 da Arena Rocha Esportes, que fica em Rio Fortuna, na Chave A estão classificados Peladeiros, que assegurou vaga na final, CME de Armazém e Construlima estão no mata-mata. A Chave B será concluída nesta quinta-feira, com os jogos entre Barrinha X Galo Doido e RBN X Irmã Terezinha. O Irmã Terezinha lidera com 4 pontos, Galo Doido e RBN estão com 3 e a Barrinha com 1 ponto, ou seja, todos respiram, mas aliviado só o Irmã Terezinha. A artilharia é do imortal Rodrigo Hoffmann, com 6 gols, seguido do Brasão com 5. 

Xadrez Rápido

A Associação Braçonortense de Xadrez – Abrax, dias 2 e 3 de março, portanto neste fim de semana, no Salão Comunitário Santa Augusta, começa a edição 2024 do Circuito Abrax Clássico. Duas rodadas serão no sábado, começando as 13h e no domingo mais três, iniciando as 9h. Ritmo 60+30, nas categorias ABS, U18, U16, U14, U12 e U10. Premiação da etapa em medalhas e na final premiação em troféus. Estão abertas também as aulas para novos enxadristas, os locais e horários podem serem consultados no Instagram da Abrax. Inscrições pelos contatos (48) 996986431 e (48) 999965502.

Torneio de Verão

22/02/2024 11h13 | Atualizada em 22/02/2024 11h13 | Por: Antônio Faust

Estou adiantando um dia o lançamento da Coluna em função da rodada do 4º Torneio de Verão “Cidade das Águas”, que começou na última quinta, 15 e segue nesta quinta, 22 com dois jogos no Ginásio Valentim Kindermann, Gravatal, quando vão estrear as duas últimas equipes da competição, o Nacional/Vila, representante de São Martinho, que terá pela frente o Insanos BN e o RBN, de Braço do Norte, que terá pela frente o time sensação da rodada de abertura, a CME de Gravatal/Galo Doido. 

Arte do impossível

No futsal, ou futebol, nada é impossível. A vitória da CME de Gravatal/Galo Doido sobre o Cairu/CME de Lauro Muller por 6 a 4 deixou o ginásio perplexo. Se houvesse bolsa de apostas neste campeonato, certamente a vitória da equipe do Cairu pagaria muito pouco aos acertadores. E olha que eu poderia ser um dos “loucos” a apostar na CME de Gravatal/Galo Doido. Explico porquê. Não conheço o comando técnico da Cairu e quando vi todas aquelas feras a disposição e do outro lado o Matheus Locks com poucos reservas, todos num nível parecido, me veio na cabeça: - Se o comandante do Cairu for da minutagem a todos, o que seria normal, vai perder o jogo. Enquanto um time fica aquecendo, o outro está fervendo, com sangue nos olhos. O coletivo da CME de Gravatal/Galo Doido foi fundamental, mas também sobressaíram a dupla Zeriguim/Gabriel Fraga.



Fala Matheus

O técnico da CME de Gravatal/Galo Doido não negou que também ficou surpreso com a vitória, até porque teve alguns desfalques. Exemplo, apesar da excelente partida do Yuri, o goleiro titular seria o Dener, no momento, se não o melhor do Vale, certamente está no andar de cima da prateleira. “O fundamental foi que a gente soube marcar, a gurizada correu pra caramba e aproveitamos as nossas chances”, resumiu o técnico. 

Eficiente

Só vi o primeiro tempo do confronto entre Insanos BN 1 a 2 Amélia Uniformes/Armazém. Jogo bem equilibrado, o Insanos um elenco mais jovem, o Amélia Uniformes com peças mais experiente e acredito que com mais entrosamento. Placar normal. 

Leticia San

Após o vice-campeonato por equipe conquistada pela Confederação Brasileira de Karatê em Lanarca, Chipre, a delegação Brasileira (foto) seguiu para mais um desafio internacional. Em Dubai, nos Emirados Árabe, entre os dias 21 e 24, está acontecendo mais uma etapa do Karatê 1 da Youth League, na cidade de Fujairah, evento que será disputado por 943 atletas de 83 países. Desejamos sucesso a braçonortense Letícia Cardoso e quem sabe retorne ao Brasil com mais uma medalha. 



Semifinais em Armazém

No frigir dos ovos, nos dois jogos de ida das semifinais os placares não refletiram o que aconteceu em campo. O Palmeirinhas, derrotado em casa (0 a 1) não merecia ter saído derrotado e o Vila Nova/Ferroviário merecia ter vencido o São Domingos por um placar maior do que aconteceu (2 a 0). Olhando pelo lado do “copo meio cheio”, para o torcedor foi bom, pois mostraram que nada está definido. Não se surpreendam se no sábado, o Palmeirinhas e no domingo, o São Domingos, forem a decisão. 

Lado verde

A missão do Palmeirinhas é bem mais complicada do que a da equipe da Comunidade de Santa Terezinha. Além de ter que fazer a diferença de dois gols, é bem provável que novamente não contará com o meia Andrei e a equipe perde muito sem ele. Além disso terá pela frente a melhor equipe, o São Francisco, única invicta na competição. O técnico Lucio Fileti está “p” da vida com o Andrei, pois poderiam ter feito a troca e só não fizeram porque garantiu que estava livre para o restante do campeonato. O meia não está vindo em função de um outro compromisso em Rio do Sul.

Lado canarinho

O São Domingos mostrou recentemente que tem condições de conseguir a vaga na decisão, pois recentemente, na última rodada da fase de classificação jogou em casa e venceu o Vila Nova/Ferroviário por 3 a 0, um gol a mais do que vai precisar para seguir a decisão. É verdade que naquele jogo o Ferrinho teve desfalques, mas quem garante que não terá no jogo da volta? O Urbano saiu de campo sentindo a lesão. E não é só isso, assim como não jogou bem naquela oportunidade, pode não jogar bem no próximo sábado.  Futebol é arte do impossível. 

Jogo de ida

O São Francisco não conseguiu jogar contra o Palmeirinhas e a vitória só foi conquistada em função de um gol casual e chances desperdiçadas pelo alviverde. Aí podem dizer: tinha muita água no campo e estava difícil de conduzir a bola. Verdade, mas estava ruim para os dois lados. O problema é que o time do técnico João Vieira não soube entender como deveria atuar. Vou citar o exemplo dos volantes: enquanto o Zequinha entendeu a situação do gramado e foi um dos melhores do Palmeirinhas, o Chuck, atleta de boa condução e distribuição de bola, atuou na frente dos zagueiros, numa parte do gramado onde só haviam poças e ficou o tempo inteiro apenas ajudando na parte defensiva. 

Entendeu melhor

Teve um momento do primeiro tempo, quando só o Palmeirinhas pressionava, que o Dito chegou perto do seu técnico e disse para deixar o time atrás, cuidando para não tomar o gol de empate, pois no segundo tempo atacariam para o lado menos molhado do gramado. E ele estava certo, só que não foi o que aconteceu. Ao contrário, o Palmeirinhas jogou praticamente todo o primeiro tempo pelo lado bom do campo, o esquerdo de ataque, onde estava o Ronny e ele deu muito trabalho ao Leandrinho; no segundo tempo usou a ligação direta para botar a bola na área adversária o que na situação era o certo a ser feito.  

Jogo de ida 2

A derrota do último domingo, foi o primeiro jogo que vi do São Domingos no campeonato. Como foi na fase de classificação a melhor defesa do campeonato, por estar atuando fora, esperava ver um time fechado, se perdesse, que fosse de pouco e quem sabe surpreender o adversário nos contra-ataques. Apesar do primeiro tempo ter sido equilibrado, as melhores chances foram do Vila Nova/Ferroviário. Basta ver as defesas que fizeram os goleiros; o Thiago Claudino trabalhou mais que o Ricardo. No segundo tempo o atacante/ala Xarope (foto) foi gigante e faltou os volantes Rafa Yuri e Elói entenderem a movimentação do jogador do Ferrinho, que voltava para o setor de armação e em vários momentos colocou o meia Dudu e o atacante Urbano na cara do gol.

 

Buscando conhecimento

O técnico das equipes femininas de competição da CME de Braço do Norte, Edenilson Hebert, junto com o preparador físico, Fabio Schlickmann, estiveram em Joinville no final de semana participando do Curso Intensivo Para Treinadores de Futsal. Ministraram os treinamentos os professores Herick Pereira, treinador do Sub-20 e auxiliar técnico do Krona/Futsal, Ricardinho, treinador do Magnus Futsal e Vanildo Neto, treinador do Sub-20 e auxiliar técnico do Atlântico Erechim e Seleção Brasileira de Futsal. O evento iniciou no sábado, 17 e terminou no domingo, 18. De volta para casa, na terça-feira a dupla já estava no ginásio repassando as atletas um pouco do que aprenderam no curso. 



Competições Adesc

O coordenador de competições do Instituto Adesc, Rafael Vanz Borges, enviou convite aos dirigentes de municípios e equipes para tratar dos campeonatos de 2024. A reunião acontece no dia 6 de março, portanto com um bom prazo para que os interessados possam se organizar. Na pauta os campeonatos de futsal das categorias Sub-7, 9, 11, 13 e 15, também o Livre e 40tão, todos no naipe masculino. A bola vai rolar no mês de abril.

Municipal de SL

Já foi divulgada a tabela completa do 37º Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2024 de São Ludgero, que terá em disputa a Taça Benício Warmeling. Um trabalho bem feito pelo Diretor de Esportes da CME local, Edmilson Mores, pois já veio com datas e horários dos jogos definidos e para facilitar a cobertura da imprensa, sem coincidência de horários. Na primeira rodada, dia 9 de março, o atual campeão, EC Mar Grosso recebe o Encosta do Sol, no domingo, 10, o Bom Retiro recebe a Ponte Baixa FC e a rodada será completada no dia 16 de março com o estreante União EC recebendo o Serrinha. A SER Taipa completa a lista de equipes da competição. 

EC Mar Grosso

Não vai ter mudança na comissão técnica do EC Mar Grosso para disputa do Municipal de Futebol de São Ludgero. Técnico é o Elmiro “Zizo” Pignatel, auxiliado pelo filho Juninho e o Nani. Como diretor de esportes o Robinho e na preparação física o Gustavo. O Azulão costuma escolher muito bem os seus estrangeiros, só fazendo substituição em caso excepcional e isso joga a seu favor, pois favorece o entrosamento com os “caseiros”. Dos escolhidos, acho que todos já atuaram no profissional, casos de Célito, Mazinho, Felipinho, Ortigosa e Ronny (foto).

 

Campeonato da Quaresma

Para quem ainda não foi recomendo ir numa rodada do Campeonato da Quaresma, competição que está acontecendo no Salão Comunitário da Barra do Rio Chapéu, Rio Fortuna, com organização da Associação Barrinha e Instituto Adesc. São jogos gostosos de se ver, pois quase sempre as partidas são de muitos gols, devido ao tamanho da quadra, mas também ao pouco cuidado defensivo das equipes. O goleiro que não entrar ligado, pode sofrer gols de qualquer lugar da quadra. 

Os jogos

Dos três jogos da primeira rodada, acompanhei os dois primeiros, a vitória do SAV Varginha/DME de Anitápolis (foto) sobre o RBN/Eder Marmoraria (5 a 2), carimbando a faixa do atual campeão. Murilo, goleiro do SAV Varginha, foi o personagem da partida, agarrou demais, diante de um adversário muito preocupado com o ataque e relaxado na parte defensiva. No outro jogo a vitória da Madeireira Boeing, séria candidata ao título, sobre o Thunder Futsal (6 a 3). A equipe do Thunder saiu na frente e fez o que pode para segurar o adversário; só o Lukinhas deve ter finalizado umas 20 vezes, mas se a bola dele custou a entrar (fez um gol no final), o Dito resolveu com 4 gols. E vi o início da vitória do Serra Geral/Laticínios Becker sobre o Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção (4 a 2), para desespero do amigo Mauro.   

Próximos jogos

O Campeonato da Quaresma volta a ser disputado nesta sexta-feira, 23, com os jogos da segunda rodada. As 19h45min jogam Madeireira Boeing X Serra Geral/Laticínios Becker, em seguida RBN Marmoraria X Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção e por último Thunder Futsal X SAV Varginha/DME de Anitápolis. Vale lembrar que são cinco rodadas e vão para decisão os dois melhores classificados. 

Interempresas de GP

A bola rola nesta sexta-feira na primeira rodada do Interempresas de Futsal de Grão-Pará. Serão três jogos, com o primeiro iniciando as 19h30min. Começando com o confronto entre Cabana Kuntz/3M Instalações Elétricas X Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria, seguindo com Dedi’s Bar/Panetteria Di João X BMG Sala de Corte e terminando com o duelo entre Barbearia Edy20 X BMG.

Antônio Faust

Kulinha

Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!