Domingo, 22 de dezembro de 2024
Braço do Norte
22 °C
17 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
17 °C

COLUNISTAS

ADEC

27/11/2024 16h40 | Atualizada em 27/11/2024 16h43 | Por: Antônio Faust

     A caminhada rumo ao título do Campeonato Estadual Sub-16 da Associação Desportiva e Cultural Cobra (ADEC) terminou com a derrota para o ABUT/Monte Alegre/FME Camboriú. Depois de vencer em casa por 5 a 4, a derrota por 6 a 3 fora de casa eliminou a equipe braçonortense. Nilson Bonfim, dirigente e membro da comissão técnica da ADEC, no insta da entidade, agradeceu a todos que tornaram possível a participação da equipe na competição, destacando o aprendizado, a dedicação e a superação dos jovens atletas. Em tempo: o ala Igor ainda lidera a artilharia do campeonato com folga, 27 gols contra 23 do segundo colocado. 

Na hora da picanha

     Estou escrevendo esta Coluna com algumas opiniões e informações sem saber se vocês vão ler até a data dos eventos esportivos do próximo fim de semana, dois em especial, a Final do Aberto de Futsal de Grão-Pará e a Final do Regional da Liga Verde Vale. Imperdíveis! Acompanhei as competições desde o início, vi a maioria dos jogos, mas não poderei estar presente na hora de “comer a picanha”, pois não estarei na região no fim de semana. Um conselho: não percam, pois tenho certeza que serão duas grandes finais. 

Um pequeno susto

     Na sexta, 22 de novembro, aconteceu a final do Interempresas em Gravatal e as semifinais do Aberto em Grão-Pará. Como não dava para ir nos dois eventos por coincidência de horários, optei por ir na final na Cidade das Águas Termais. Do ginásio em Grão-Pará, o Vandinho me passava os resultados e achei normal quando informou a vitória do Cabanha Kuntz/Infotec e me surpreendi com o que fez o Insanos BN, com desfalques importantes, endurecendo e muito a perda da vaga na final para o forte time da CME de São Ludgero/Galo Doido/Willemann Ferramentas. 

Final em Gravatal

     Farmay/GP Sinalização e Agropecuária Gravatal/Freitag/Confia Automóveis fizeram uma final agradável em 22 de novembro. Tirando os torcedores da Farmay, por motivos óbvios, quem foi ao ginásio, certamente, saiu contente com o que viu, desde a abertura organizada pela CME de Gravatal até o apito final dos árbitros, quando o Freitag, pelo segundo ano consecutivo, ficou com a taça da competição. 

Sobre o Jogo

     A decisão em Gravatal teve dois protagonistas e um deles recebeu o Troféu Destaque da Final, o “estrangeiro” Caio Junior. Se não fosse ele, caso fosse Farmay a campeã, o troféu, certamente, iria para o Dito. Jogou muito o garoto de Armazém! Fez de tudo no jogo; foi fixo, ala, marcou e fez gol, desarmou e foi garçom, enfim, uma atuação impecável. O Caio Junior não fez no primeiro tempo o que se esperava dele, ser o protagonista, mas no segundo, quando resolveu jogar, foi o “cara”. Decidiu o campeonato com três golaços.

Faltou pra Farmay

     Não vou destacar os jogadores que saíram do banco, pois todos que entraram, nos dois times, não comprometeram e nem foram a causa de uma mudança de rumo na partida. Sobre o Dito já falei, sobre o Caique, fez uma excelente dupla com seu conterrâneo, Dito; o Léo May fez o que se espera dele, um jogador aplicado taticamente, que faz aquilo que seu chefe (técnico) pede; na minha visão, faltou um pouco do Renato, que foi importantíssimo na campanha do time, afinal, foi o artilheiro da competição, mas na decisão foi bem marcado e não contabilizou nenhum lance que merecesse destaque a favor do seu time. O goleiro Lito fez defesas importantes e os gols foram indefensáveis. 

Freitag campeã!

     Nos dois inícios de tempos, o Freitag entrou em quadra desarrumado. Sem explicação, o Fill que é um pivô dos melhores na região, queria atuar de fixo e, com isso, confundia toda a qualidade na saída de bola, desconcertando o Caio Junior, Ratinho e o Mith. Tanto é verdade que foram nestes períodos que o adversário se deu melhor em quadra. Corrigido isto, no geral, o time foi melhor e o título ficou em boas mãos. O Ratinho foi bem no jogo, fez uma boa dupla com o Fill, quando na sua função, e o Mith foi um bom “operário”. Quanto ao goleiro Mala, dizer o quê? É um monstro no gol, apesar de, em alguns momentos, deixar seu torcedor com o coração na mão. Parabéns ao técnico Alisson Arent!

     Destaques

     No fim do jogo, além dos troféus de campeão e vice, a CME de Gravatal, que foi a organizadora do campeonato em conjunto com o Instituto Adesc, divulgou a relação dos destaques da competição. Alisson (Milan) foi o Jogador Revelação, Dener (Grêmio) o Goleiro Menos Vazado, Renato (Farmay) o Artilheiro com 10 gols, Ratinho (Freitag) o Melhor Jogador e Caio Junior o Destaque da Final. 
 

Final Verde Vale
     Não sei se vou escrever alguma besteira, mas a frase dita pelo técnico Vanderlei Luxemburgo cai como uma luva para o primeiro jogo da decisão da Liga Verde Vale. “O medo de perder tira a vontade de ganhar”. Não acho que foi para tanto, que havia medo, pois as substituições feitas pelos técnicos - Leandro do Municipal e Lessa do 7 de Setembro - foram ofensivas, mas que ambos tinham como primeiro objetivo não tomar gol, tenho certeza. O jogo teve apenas um escanteio, no começo do segundo tempo para o 7, e isso mostra que faltou profundidade nas duas equipes.

Mais ousado

     O 7 de Setembro, mesmo jogando fora, criou boas oportunidades e, se tivesse que haver um vencedor, seria a equipe de Braço do Norte. Vejo o meio campo do Municipal muito longe do André França, precisa fazer o centroavante participar mais do jogo; outra falha é pelo lado esquerdo, onde o bom lateral Dariel precisa, além da sua função oficial, ser também um atacante. É verdade que a melhor chance do Municipal foi com ele. Vamos ver o que o técnico Leandro preparou para a decisão deste sábado. Tem uma coisa que o Bila me falou que me vem à mente de vez enquanto, mas só vou revelar após o segundo jogo. 
 

Vantagem?

     O empate em Rio Fortuna foi melhor para o 7 de Setembro, não tenho dúvidas nenhuma disso. Jogar em casa, num campo maior, onde o time treina semanalmente, um elenco com investimento muito maior que o adversário, com torcida maior, é uma vantagem considerável. Lembrando que Fernando Lessa vai poder contar, se quiser, com a volta do Dionata Gaúcho e dos laterais Ceará e Danilo. A torcida do 7 está preparando uma grande festa para recepcionar o time. 

JASC
Ainda não tive tempo de pesquisar toda a participação do Vale nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC 2024), que teve a cidade de Concórdia como anfitriã, mas duas boas notícias: a prata conseguida pela Bocha Masculina de São Ludgero e o Bronze da Letícia Cardoso (foto) no Karatê para Braço do Norte. 
 

Joguinhos abertos

     Rafael Vanz Borges, presidente da Federação de Bocha de Santa Catarina (Febosc), não cansa de comemorar a inclusão da modalidade nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina para 2025. Além da conquista coletiva, pois todos os amantes da modalidade saem ganhando, existe a luta de um apaixonado deste esporte chamado bocha. Um campeão catarinense, brasileiro e mundial, que dedicou muitos anos de sua vida, como atleta e dirigente, para o engrandecimento da modalidade. Parabéns, amigo!

Suíço de GP
Mercado Corvo Branco e Ave Serra Transbonetti vão fazer a final do Campeonato de Futebol Suíço de Grão-Pará edição 2024. A definição ocorreu nesta última terça-feira, 26, no Campo do Dedi’s, na comunidade do São Camilo. O Mercado Corvo Branco eliminou o Borussia FC, após um primeiro tempo onde qualquer equipe poderia ter saído em vantagem, mas no segundo, com Klismann decidiu, fechando o placar em 4 a 1, e “salvando” a pele do técnico Ganda. No outro confronto, o time da casa, o Dedi’s Bar Di João, só começou melhor a partida, depois o Ave Serra tomou conta e, com justiça, fez 5 a 2, com destaque para o meia Robson, que fez um hat-trick, com direito a pedir música na SDP Live, que estava na transmissão do jogo. Evangélico, pediu a música Grandes Coisas, de Fernandinho. A decisão será no próximo sábado, na comunidade de Capivaras Alta, no Bar do Pitita. 
 

Fico pensando 

    Por que no futebol ou futsal amador, em qualquer campeonato, de qualquer município, o jogo se marca para as 19h45min, mas só começa às 20h? Está nos regulamentos a tolerância de 15min e por que isso? O certo é fazer igual a missa, marca para às 19h e começa as 19h. 
 

Campeã Mundial

     A atleta Natiely Cavalheiro brilhou na competição mundial no Chile, trazendo para casa o 1º lugar no Mastro Pendular Categoria Profissional e o 2º lugar no Tecido Acrobático Profissional. Descreveu a experiência como “incrível e única”, destacando a emoção de competir contra atletas de alto nível: uma boliviana, uma mexicana e uma brasileira fortíssima. Parabéns pela dedicação e por elevar o nome do Brasil ao pódio!

 

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!