Nascido em Braço do Norte e prefeito por duas oportunidades, este torcedor de um time do Rio de Janeiro (das cores preto e branco) galgou espaço dentro do partido e se tornou uma liderança regional, sendo reconhecido em boa parte do Estado.
Apesar de deixar a Administração em 2024 com boa aprovação popular (depois de oito anos), não conseguiu emplacar seu sucessor. Mesmo assim, poucos dias após a eleição, já anunciava sua intenção de ser candidato a deputado estadual na próxima eleição.
Na verdade, se anuncia pré-candidato, tendo como principal aliado um deputado estadual de peso que já sentenciou não mais disputar essa vaga e pretende fazer seu sucessor. Por isso, sempre que possível, é visto acompanhando o parlamentar em compromissos na região. Também não perde a oportunidade de estar presente em eventos por toda a região.
Você sabe de quem estou falando, não sabe?
A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) é relatora, e deu parecer favorável a projeto aprovado na Comissão de Segurança Pública que cria o cadastro nacional de condenados por crimes contra a dignidade sexual da criança e do adolescente. Prevê que os indivíduos registrados no cadastro fiquem impedidos de exercer atividades que demandem contato com crianças e adolescentes.
Esporte escolar
Uma agradável surpresa na Fundação Catarinense do Esporte: dia 17 passado encerraram as inscrições para as etapas microrregionais dos Jogos Escolares de SC (Jesc) nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Os números mostram a importância do esporte escolar no Estado. Dos 295 municípios, 285 participarão das competições, com mais de mil escolas envolvidas. A disputa na categoria 15 a 17 anos será de 20 a 30 de junho em São Miguel do Oeste. A categoria 12 a 14 anos, de 4 a 14 de julho, será disputada em Blumenau.
Referência
Que sirva de modelo para todos os balneários de SC projeto aprovado no Legislativo de Florianópolis que proíbe o uso de caixas de som, alto-falantes e outros equipamentos sonoros nas praias, bem como nos logradouros públicos que dão acesso a elas. A medida, há muito tempo reclamada, tem como objetivo garantir o sossego público, preservar o meio ambiente e reduzir conflitos provocados pelo uso excessivo de aparelhos de som em áreas públicas de lazer, sobretudo durante a alta temporada de verão.
Lançado pelo Governo do Estado um edital visando dar concessão, para a iniciativa privada, das obras de modernização do Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra. O estudo desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Fazenda e do Turismo, juntamente com a InvestSC (antiga SCPar), sugerem algumas atrações para o local, como pista de ski artificial, bike park e bondinhos. A empresa vencedora terá a responsabilidade de administrar, operar e modernizar o complexo turístico por 30 anos. Entre as sugestões, ela poderá avaliar as opções mais adequadas e viáveis. Outras ações, entretanto, deverão ser obrigatoriamente realizadas, incluindo melhorias na estrutura existente, infraestrutura de lazer, cultural e gastronômica. Apesar dos investimentos, o Governo do Estado garante que o acesso ao mirante permanecerá gratuito.
GOVERNANÇA
A Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) realiza, em 26 de março, quarta-feira, o 1º Fórum de Governança Corporativa na Prática. O evento iniciará às 18h30min, no Auditório Luiz Antônio Weber, na Unisul de Braço do Norte. Os interessados em participar podem adquirir o ingresso na Acivale. Promovido com o apoio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o Fórum tem o objetivo de gerar e disseminar conhecimento em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes na adoção das melhores práticas, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor.
Tampinhas
A Escola de Ensino Fundamental Geraldina Maria Tavares, em parceria com a Prefeitura de Gravatal, lançou o projeto “Tampinhas do Bem”. O objetivo é arrecadar tampinhas plásticas junto à comunidade escolar, promovendo a conscientização ambiental e a responsabilidade socioambiental. A ação envolve alunos do 1º ao 5º ano, que aprendem, na prática, a importância da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos. As tampas coletadas são destinadas a uma instituição parceira, que as encaminha para reciclagem. O valor obtido com a venda dos materiais é revertido para ações solidárias, como apoio a causas sociais e aquisição de materiais para a escola.
Durante o mês de janeiro, estive na Índia aprofundando meus ensinamentos com o yoga e conhecendo um pouco mais da espiritualidade do povo. Registro aqui a foto com dois mestres. O primeiro é o Padre Joe Pereira. Apesar do sobrenome, padre Joe é indiano e não fala português. Realizei com ele sete dias de imersão em Iyengar Yoga. Uma técnica que aprendeu com o próprio mestre Iyengar, que utiliza materiais como apoio e suporte para uma melhor prática das posturas.
Outro momento foi com Parvinder, um guru Sikh, da região do Punjab. Com eles, foram mais 18 dias de profundo conhecimento e interiorização em yatra (peregrinação) por templos e locais sagrados para os indianos.
Apesar de todo o conhecimento na arte do yoga, o que me chamou a atenção nessas duas personalidades foi a doação ao próximo. Padre Joe mantém 17 centros de recuperação de dependentes químicos somente na Índia e seu trabalho está presente em 20 países. Lá, ainda dá assistência a quase 2 mil crianças órfãs que tem HIV.
Seu trabalho foi inspirado em Madre Teresa. Já Parvinder acolhe mulheres que foram abandonadas por seus maridos, muitas com crianças. A elas, oferece formação e procura ajudá-las a obter uma casa, já que muitas perdem tudo e não têm nem onde dormir. Também, com seu grupo, distribui alimentos aos mais necessitados. Parvinder recebe peregrinos de todo o mundo para cursos e todo o valor obtido nestas formações vai para esse trabalho social.
Carta branca
Não está escrito em nenhum lugar. Não é lei, mas é como se fosse uma regra. Todo administrador público que assume um mandato pela primeira vez recebe uma espécie de “carta branca”. É uma trégua, em que a população oferece um “salvo conduto” ao novo gestor como forma de mostrar sua confiança no trabalho que se inicia. E não estamos falando apenas do eleitor daquele eleito prefeito, governador ou presidente empossado. Estamos falando de boa parte daqueles que passam a ter o destino de sua cidade nas mãos deste administrador. Neste período de 180 dias, poucas coisas são cobradas, mas há uma que não se pode deixar esquecida: a prestação de contas. A população tem o direito e o gestor a obrigação de conversar com seus munícipes, de mostrar o que se está fazendo. E no seu município, leitor, está conseguindo saber o que o prefeito recém-empossado está fazendo nos seus primeiros dias de governo?
PGVE
Mais uma turma do PGVE (Programa de Gestão e Vivencia Empresarial) inicia na Acivale. O Programa, em sua terceira edição em Braço do Norte, será aplicado por profissionais de qualidade e experiência vasta na área de gestão e liderança, que conta com oito módulos de 12 horas cada, sendo executado um por mês. O Programa, que inicia em 18 de março e visa o crescimento empresarial, já formou mais de 3.650 participantes. As inscrições estão abertas pelo telefone 48 9954-7477 (WhatsApp).
Formada em Turismo e Hotelaria Manuela Gomes (foto) assume, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Gravatal. Substitui Thiago Deodato Pereira, que esteve no cargo desde 2021. Manoela, que já atuava como supervisora do Departamento de Turismo, é uma das novidades implementadas pelo prefeito Clei Rodrigues neste seu segundo mandato. Os demais nomes são: o vereador eleito Carlos Roberto do Nascimento, o “Calinho”, na Secretaria de Infraestrutura, o ex-vereador Rafael Fernandes Machado, o “Pitoko”, que não conseguiu se reeleger, comanda a Secretaria de Planejamento. A nova secretária de Educação, Inovação, Cultura, Esporte e Lazer é Andréia de Souza Cardoso Assmann. Outro que não se elegeu foi Antônio da Silva Silveira, o “Estrelo”, que ganhou de presente a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Jaquelini de Medeiros Fernandes comandará a Secretaria de Assistência Social e Habitação. Os únicos remanescentes da administração passada são, Marcelo Daufenback Pompeo que continua na Secretaria de Administração e Finanças, e Cristini Martins Ferreira, na Secretaria de Saúde.
Incrições
Encerra em 15 de janeiro as inscrições para participar do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acivale. As empresárias interessadas devem procurar a entidade ou uma das integrantes do núcleo para efetuarem sua inscrição. Essa é uma oportunidade para a mulher que deseja se conectar, aprender e crescer junto com outras empreendedoras inspiradoras.
Nomes
O novo prefeito de Braço do Norte, Lauro Boeing Junior, assumiu e, com ele, sua equipe. Entre eles, Vanusa Sebold, secretária de Assistência Social, Roberto Jeck Effting, secretário de Planejamento, e o enfermeiro Jaison Nazario Cândido, secretário de Saúde. Já a ex-secretária Joana Silva Lessa volta para a Educação e o coordenador da CME, que será transformada em Fundação de Esportes, é Fernando Lessa. O ex-coordenador do Procon, suplente de vereador, Laércio Guesser, é o novo presidente da Fundação do Meio Ambiente (Funbama).
Competência
Considerado um dos secretários mais destacados e eficientes da gestão de Beto e Ronaldo, Sergio Arent, que foi secretário de Saúde e, nos últimos seis meses, secretário de Administração em Braço do Norte, ocupa, agora, o cargo de secretário de Saúde em Capivari de Baixo.
Rio Fortuna
Em Rio Fortuna, o prefeito empossado, Lindomar Ballmann, conta com a seguinte equipe em sua gestão: na Administração, Junior Schmitz; no Social, Eduarda Dellys Duessmann; na Saúde, Edvan Roecker; em Obras, Romírio Schueroff (vice-prefeito reeleito); na Agricultura, Luiz Henrique Ricken; na Educação, Miriane Buss Roecker; e na assessoria Jurídica, Rosilda Perin Boeger, que disputou a eleição para a Prefeitura de Grão-Pará. Há ainda a expectativa da criação da Secretaria de Cultura e Turismo, que será desmembrada da Educação.
Cerbranorte
O assunto já tomou conta de todas as rodas e o ano de 2025 começa com a expectativa em torno dos nomes dos candidatos à presidência da Cerbranorte Distribuição e a Geração para a eleição que acontece em março. Como informamos neste espaço na edição de dezembro, um dos maiores consumidores da Cerbranorte havia colocado seu nome à disposição para a sucessão da vaga ocupada por Mayco Niehues. Trata-se do empresário Carlos Fornazza, que teria como vice o advogado Alex Wiggers. Os dois confirmam que estão na disputa, mas que conversam ainda com outros nomes. Também ressurgiu na história o nome do advogado Evandro Ascari, que já disputou a eleição passada. Pelo lado da Geração, o nome sugerido pelo grupo que está na atual diretoria é o do assessor jurídico da própria Cerbranorte, o também advogado Maicon Schmoeller Fernandes.
Novo Local
A agência dos Correios de Braço do Norte está em novo local. Situada na mesma Avenida Felipe Schmidt, número 1.331, a unidade tem uma localização estratégica, próximo à Panificadora Nack, em direção ao bairro INSS. O atendimento na Agência é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Cavalgada
A tradicional Festa de São Sebastião acontece entre os dias 17 e 20 de janeiro, na Igreja de São Sebastião, em Gravatal. A programação contará com procissão motorizada, visita da imagem de São Sebastião nas secretarias municipais, almoço festivo, quermesse, missas e a 18ª Cavalgada em honra a São Sebastião.
Gravatal 1
O Ministério Público Eleitoral, através de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), solicitou a cassação da chapa de candidatos a vereador do Podemos e a inelegibilidade do presidente do partido em Gravatal, Jader Salazar Cardoso. O motivo alegado foi uma suposta fraude em cota de gênero. O Ministério Público aponta que, das três candidatas mulheres que concorreram a uma cadeira na Câmara, duas fizeram menos de cinco votos: Janete Despíndola e Juliana Eloisa de Fragas Goulart.
Gravatal 2
A ação proposta pelo Ministério Público será julgada na 99ª Zona Eleitoral de Tubarão e pede a decretação de invalidação de todas as candidaturas do Podemos, anulando-se os votos recebidos pelos candidatos do partido em Gravatal nas Eleições de 2024, e cassando-se o diploma dos dois candidatos eleitos pelo partido e dos demais suplentes, todos figurando no polo passivo desta ação.
Gravatal 3
Jader, por sua vez, está tranquilo quanto ao prosseguimento do processo. Segundo ele, a investigação está correndo, seguindo o devido processo legal. “Fora isso, não há nada demais. Basicamente, é o mesmo caso da maioria dos outros partidos. A questão é que o nosso foi denunciado e estamos respondendo normalmente”, frisa. Os dois candidatos eleitos pelo Podemos foram diplomados e assumiram seu mandato em 1º de janeiro.
De tudo um pouco
Jornalista, escritor e risoterapeuta. Criador da técnica RYT - Gestão do Humor. Mistura de palavras em uma salada de informações.