Desde janeiro, quando assumiu o cargo de chefe de gabinete do deputado Júlio Garcia, o ex-prefeito de Braço do Norte, Beto Marcelino, se prepara para seguir os passos de José Nei Ascari, outro nome que foi projetado por Garcia para a Assembleia Legislativa. Se a estratégia de Júlio Garcia se concretizar, Beto poderá ser o próximo a conquistar uma vaga na Alesc, enquanto ele almeja voos mais altos: disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Para Garcia, Brasília seria o novo marco de sua carreira política.
Para quem não lembra, o deputado Júlio Garcia realizou, no passado, a mesma estratégia ao convidar o ex-prefeito de Grão-Pará, José Nei Ascari, para ser seu chefe de gabinete. Quando Garcia deixou a Alesc para assumir o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas, indicou Ascari como seu sucessor na disputa pela Assembleia Legislativa. O caminho de Ascari foi exitoso, com uma eleição tranquila e uma reeleição ainda mais facilitada. Anos depois, Ascari também deixou a Alesc e seguiu para o Tribunal de Contas, enquanto Garcia retomou sua trajetória na Assembleia.
No caso de Beto Marcelino, segue uma rotina intensa, dividindo sua semana entre atendimentos no escritório parlamentar em Braço do Norte, inaugurado em março deste ano, e compromissos em Florianópolis. Na cidade natal, Beto concentra seu trabalho no atendimento às demandas que chegam ao parlamento, recebendo vereadores, presidentes de associações e sindicatos, além de outras lideranças regionais. Com o mesmo ritmo que tinha durante os oito anos em que esteve à frente da Prefeitura de Braço do Norte, ele percorre o Sul do Estado, visitando correligionários e buscando fortalecer sua base. Dos 46 municípios de sua base eleitoral, já visitou 40 apenas neste primeiro semestre.
Júlio Garcia acredita que o trabalho de Beto Marcelino, tanto em Braço do Norte quanto agora no seu gabinete, tem sido fundamental para aproximar o eleitor de um futuro candidato comprometido com a região e com as questões locais. Garcia tem esperança de que essa conexão com a base política seja um diferencial importante para a avaliação do eleitor no momento do voto. Só o tempo e o trabalho de Beto nos próximos 12 meses poderão confirmar a eficácia dessa estratégia. O que se sabe é que ele está preparado para continuar a trajetória de sucesso, seja na Assembleia Legislativa ou em Brasília.
Nascido em Braço do Norte e prefeito por duas oportunidades, este torcedor de um time do Rio de Janeiro (das cores preto e branco) galgou espaço dentro do partido e se tornou uma liderança regional, sendo reconhecido em boa parte do Estado.
Apesar de deixar a Administração em 2024 com boa aprovação popular (depois de oito anos), não conseguiu emplacar seu sucessor. Mesmo assim, poucos dias após a eleição, já anunciava sua intenção de ser candidato a deputado estadual na próxima eleição.
Na verdade, se anuncia pré-candidato, tendo como principal aliado um deputado estadual de peso que já sentenciou não mais disputar essa vaga e pretende fazer seu sucessor. Por isso, sempre que possível, é visto acompanhando o parlamentar em compromissos na região. Também não perde a oportunidade de estar presente em eventos por toda a região.
Você sabe de quem estou falando, não sabe?
A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) é relatora, e deu parecer favorável a projeto aprovado na Comissão de Segurança Pública que cria o cadastro nacional de condenados por crimes contra a dignidade sexual da criança e do adolescente. Prevê que os indivíduos registrados no cadastro fiquem impedidos de exercer atividades que demandem contato com crianças e adolescentes.
Esporte escolar
Uma agradável surpresa na Fundação Catarinense do Esporte: dia 17 passado encerraram as inscrições para as etapas microrregionais dos Jogos Escolares de SC (Jesc) nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Os números mostram a importância do esporte escolar no Estado. Dos 295 municípios, 285 participarão das competições, com mais de mil escolas envolvidas. A disputa na categoria 15 a 17 anos será de 20 a 30 de junho em São Miguel do Oeste. A categoria 12 a 14 anos, de 4 a 14 de julho, será disputada em Blumenau.
Referência
Que sirva de modelo para todos os balneários de SC projeto aprovado no Legislativo de Florianópolis que proíbe o uso de caixas de som, alto-falantes e outros equipamentos sonoros nas praias, bem como nos logradouros públicos que dão acesso a elas. A medida, há muito tempo reclamada, tem como objetivo garantir o sossego público, preservar o meio ambiente e reduzir conflitos provocados pelo uso excessivo de aparelhos de som em áreas públicas de lazer, sobretudo durante a alta temporada de verão.
Lançado pelo Governo do Estado um edital visando dar concessão, para a iniciativa privada, das obras de modernização do Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra. O estudo desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Fazenda e do Turismo, juntamente com a InvestSC (antiga SCPar), sugerem algumas atrações para o local, como pista de ski artificial, bike park e bondinhos. A empresa vencedora terá a responsabilidade de administrar, operar e modernizar o complexo turístico por 30 anos. Entre as sugestões, ela poderá avaliar as opções mais adequadas e viáveis. Outras ações, entretanto, deverão ser obrigatoriamente realizadas, incluindo melhorias na estrutura existente, infraestrutura de lazer, cultural e gastronômica. Apesar dos investimentos, o Governo do Estado garante que o acesso ao mirante permanecerá gratuito.
GOVERNANÇA
A Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) realiza, em 26 de março, quarta-feira, o 1º Fórum de Governança Corporativa na Prática. O evento iniciará às 18h30min, no Auditório Luiz Antônio Weber, na Unisul de Braço do Norte. Os interessados em participar podem adquirir o ingresso na Acivale. Promovido com o apoio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o Fórum tem o objetivo de gerar e disseminar conhecimento em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes na adoção das melhores práticas, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor.
Tampinhas
A Escola de Ensino Fundamental Geraldina Maria Tavares, em parceria com a Prefeitura de Gravatal, lançou o projeto “Tampinhas do Bem”. O objetivo é arrecadar tampinhas plásticas junto à comunidade escolar, promovendo a conscientização ambiental e a responsabilidade socioambiental. A ação envolve alunos do 1º ao 5º ano, que aprendem, na prática, a importância da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos. As tampas coletadas são destinadas a uma instituição parceira, que as encaminha para reciclagem. O valor obtido com a venda dos materiais é revertido para ações solidárias, como apoio a causas sociais e aquisição de materiais para a escola.
Padre Joe Pereira é professor de yoga na Índia Durante o mês de janeiro, estive na Índia aprofundando meus ensinamentos com o yoga e conhecendo um pouco mais da espiritualidade do povo. Registro aqui a foto com dois mestres. O primeiro é o Padre Joe Pereira. Apesar do sobrenome, padre Joe é indiano e não fala português. Realizei com ele sete dias de imersão em Iyengar Yoga. Uma técnica que aprendeu com o próprio mestre Iyengar, que utiliza materiais como apoio e suporte para uma melhor prática das posturas.
Outro momento foi com Parvinder, um guru Sikh, da região do Punjab. Com eles, foram mais 18 dias de profundo conhecimento e interiorização em yatra (peregrinação) por templos e locais sagrados para os indianos.
Apesar de todo o conhecimento na arte do yoga, o que me chamou a atenção nessas duas personalidades foi a doação ao próximo. Padre Joe mantém 17 centros de recuperação de dependentes químicos somente na Índia e seu trabalho está presente em 20 países. Lá, ainda dá assistência a quase 2 mil crianças órfãs que tem HIV.
Seu trabalho foi inspirado em Madre Teresa. Já Parvinder acolhe mulheres que foram abandonadas por seus maridos, muitas com crianças. A elas, oferece formação e procura ajudá-las a obter uma casa, já que muitas perdem tudo e não têm nem onde dormir. Também, com seu grupo, distribui alimentos aos mais necessitados. Parvinder recebe peregrinos de todo o mundo para cursos e todo o valor obtido nestas formações vai para esse trabalho social.
Carta branca
Não está escrito em nenhum lugar. Não é lei, mas é como se fosse uma regra. Todo administrador público que assume um mandato pela primeira vez recebe uma espécie de “carta branca”. É uma trégua, em que a população oferece um “salvo conduto” ao novo gestor como forma de mostrar sua confiança no trabalho que se inicia. E não estamos falando apenas do eleitor daquele eleito prefeito, governador ou presidente empossado. Estamos falando de boa parte daqueles que passam a ter o destino de sua cidade nas mãos deste administrador. Neste período de 180 dias, poucas coisas são cobradas, mas há uma que não se pode deixar esquecida: a prestação de contas. A população tem o direito e o gestor a obrigação de conversar com seus munícipes, de mostrar o que se está fazendo. E no seu município, leitor, está conseguindo saber o que o prefeito recém-empossado está fazendo nos seus primeiros dias de governo?
PGVE
Mais uma turma do PGVE (Programa de Gestão e Vivencia Empresarial) inicia na Acivale. O Programa, em sua terceira edição em Braço do Norte, será aplicado por profissionais de qualidade e experiência vasta na área de gestão e liderança, que conta com oito módulos de 12 horas cada, sendo executado um por mês. O Programa, que inicia em 18 de março e visa o crescimento empresarial, já formou mais de 3.650 participantes. As inscrições estão abertas pelo telefone 48 9954-7477 (WhatsApp).

De tudo um pouco
Jornalista, escritor e risoterapeuta. Criador da técnica RYT - Gestão do Humor. Mistura de palavras em uma salada de informações.