Desde janeiro, quando assumiu o cargo de chefe de gabinete do deputado Júlio Garcia, o ex-prefeito de Braço do Norte, Beto Marcelino, se prepara para seguir os passos de José Nei Ascari, outro nome que foi projetado por Garcia para a Assembleia Legislativa. Se a estratégia de Júlio Garcia se concretizar, Beto poderá ser o próximo a conquistar uma vaga na Alesc, enquanto ele almeja voos mais altos: disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados. Para Garcia, Brasília seria o novo marco de sua carreira política.
Para quem não lembra, o deputado Júlio Garcia realizou, no passado, a mesma estratégia ao convidar o ex-prefeito de Grão-Pará, José Nei Ascari, para ser seu chefe de gabinete. Quando Garcia deixou a Alesc para assumir o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas, indicou Ascari como seu sucessor na disputa pela Assembleia Legislativa. O caminho de Ascari foi exitoso, com uma eleição tranquila e uma reeleição ainda mais facilitada. Anos depois, Ascari também deixou a Alesc e seguiu para o Tribunal de Contas, enquanto Garcia retomou sua trajetória na Assembleia.
No caso de Beto Marcelino, segue uma rotina intensa, dividindo sua semana entre atendimentos no escritório parlamentar em Braço do Norte, inaugurado em março deste ano, e compromissos em Florianópolis. Na cidade natal, Beto concentra seu trabalho no atendimento às demandas que chegam ao parlamento, recebendo vereadores, presidentes de associações e sindicatos, além de outras lideranças regionais. Com o mesmo ritmo que tinha durante os oito anos em que esteve à frente da Prefeitura de Braço do Norte, ele percorre o Sul do Estado, visitando correligionários e buscando fortalecer sua base. Dos 46 municípios de sua base eleitoral, já visitou 40 apenas neste primeiro semestre.
Júlio Garcia acredita que o trabalho de Beto Marcelino, tanto em Braço do Norte quanto agora no seu gabinete, tem sido fundamental para aproximar o eleitor de um futuro candidato comprometido com a região e com as questões locais. Garcia tem esperança de que essa conexão com a base política seja um diferencial importante para a avaliação do eleitor no momento do voto. Só o tempo e o trabalho de Beto nos próximos 12 meses poderão confirmar a eficácia dessa estratégia. O que se sabe é que ele está preparado para continuar a trajetória de sucesso, seja na Assembleia Legislativa ou em Brasília.
De tudo um pouco
Jornalista, escritor e risoterapeuta. Criador da técnica RYT - Gestão do Humor. Mistura de palavras em uma salada de informações.