A indicação aprovada na Câmara de Braço do Norte chama atenção para um problema que muitos motoristas já conhecem: o gargalo de trânsito em frente ao cemitério, na Rua Irineu Bornhausen. Com fluxo constante de veículos de grande porte, o estacionamento no local acaba comprometendo a fluidez e elevando os riscos. A proposta de proibição de estacionamento, aliada à sugestão de alterar o acesso principal do cemitério em dias de sepultamento, aponta para uma solução simples, técnica e preventiva, daquelas que organizam a cidade sem grandes intervenções.
Autonomia catarinense em pauta
Nas últimas semanas, o governo de Santa Catarina adotou decisões que reforçam uma postura de autonomia administrativa. Ao barrar a entrada da tilápia importada do Vietnã, com base em pareceres técnicos da Epagri e da UFSC, e ao manter a ampliação das escolas cívico-militares no Estado, o governador sinaliza prioridade a critérios locais e técnicos. Concordâncias à parte, o movimento mostra um Estado que assume suas escolhas e sustenta seus modelos, especialmente quando já apresentam adesão significativa da população.
Quando tradição e bom senso se encontram
A comparação entre os preços da Oktoberfest de Munique e da Festa Pomerana de Pomerode chama atenção, e agrada. Além de valores bem mais acessíveis, a edição 2026 da festa catarinense aposta em uma ideia simples e inteligente: incentivar o uso de canecos reutilizáveis, oferecendo mais chope pelo mesmo preço. O resultado combina sustentabilidade, economia e uma lembrança que o visitante leva para casa. Um exemplo de que dá, sim, para valorizar a cultura sem pesar no bolso, e ainda cuidar do meio ambiente.

De tudo um pouco
Jornalista, escritor e risoterapeuta. Criador da técnica RYT - Gestão do Humor. Mistura de palavras em uma salada de informações.