Segunda-feira, 22 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Braço do Norte/SC
22 °C
13 °C
Provida gripe
GERAL

Orleans investe em leitura na infância com criação de Cantinhos de Leitura

Espaços serão implantados nas salas de aula da Educação Infantil como parte de programa nacional para incentivar o hábito de ler desde cedo

Por Redação Orleans - SC

As salas de aula da Educação Infantil da rede municipal de Orleans ganharão espaços exclusivos e acolhedores dedicados à leitura. Os Cantinhos de Leitura integram o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e têm como objetivo incentivar o hábito da leitura desde os primeiros anos escolares.

A formação dos profissionais envolvidos no projeto foi concluída na terça-feira, 22 de abril, em evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Participaram professores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica, que aprofundaram práticas de letramento, mediação de leitura e estratégias pedagógicas para o desenvolvimento integral das crianças.

“Estamos construindo uma educação de qualidade com base em planejamento, cuidado e responsabilidade. O incentivo à leitura desde cedo é um investimento no futuro das nossas crianças e da nossa cidade”, afirmou o prefeito Fernando Cruzetta.

A implantação dos cantinhos seguirá o cronograma do MEC e prevê o repasse de R$ 1.235 por sala. Desse valor, 30% serão destinados à aquisição de bens permanentes e 70% ao custeio dos espaços. A previsão é que os recursos estejam disponíveis a partir de junho.

Para a secretária de Educação, Elisabete Menegasso Bagio, a iniciativa representa um avanço importante. “Foi um momento muito rico de partilhas e aprendizado. O Programa LEEI nos ajuda a reforçar o papel fundamental da leitura desde os primeiros anos. A leitura transforma e forma vínculos afetivos com o conhecimento”, destacou.

A ação reforça o compromisso da atual gestão com a valorização da educação. Nos primeiros 100 dias de governo, a Prefeitura zerou a fila de espera por vagas em creches, implantou turmas de pré-escolar em período integral, climatizou salas de aula, recuperou escolas e firmou novas parcerias com instituições como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Escolas que receberão os primeiros Cantinhos de Leitura:

  • CEI Débora Laurentino – Corridas

  • CEI Recanto do Saber – Pindotiba

  • CEI Regina Chechetto Spricigo – Centro

  • EEB Martha Claudio Machado – Brusque do Sul

  • EEB Oratório – Oratório

  • EEB Otto Pfutzenreuter – Barra do Rio Novo

  • EEB Pe Ludgero Waterkemper – Taipa

  • EEB Professor Leopoldo Hannoff – Barracão

  • EEB Ranchinho Municipal – São Gerônimo

Compartilhar: