Segunda-feira, 22 de junho de 2026 QUEM SOMOS COLUNISTAS PUBLICAÇÕES LEGAIS CONTATO
Braço do Norte/SC
22 °C
13 °C
Provida gripe
GERAL

Braço do Norte e Grão-Pará recebem novos equipamentos agrícolas

Investimento estadual fortalece o trabalho no campo e impulsiona modernização da agricultura em cidades catarinenses

Por Redação Florianópolis - SC

Os municípios de Braço do Norte e Grão-Pará estão entre os contemplados com novos equipamentos agrícolas entregues pelo Governo de Santa Catarina nesta terça-feira, 3 de junho, em Florianópolis. A ação, que beneficia 10 cidades catarinenses, representa um investimento total de R$ 5,4 milhões, oriundos de emendas parlamentares federais, com contrapartida do Estado.

Durante o ato realizado na sede da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), o governador Jorginho Mello enfatizou o papel estratégico da agricultura para o desenvolvimento do estado e reforçou o compromisso com ações que garantam infraestrutura, conectividade e condições adequadas de produção no meio rural.

“Estamos entregando equipamentos que vão fazer a diferença no campo, melhorando o dia a dia dos agricultores e fortalecendo a base econômica de municípios como Braço do Norte e Grão-Pará. É assim que mantemos o jovem no campo e garantimos a sucessão familiar na agricultura”, afirmou o governador.

Entre os 13 equipamentos entregues, estão escavadeira hidráulica, motoniveladora, retroescavadeira, rolo compactador, caminhão basculante, trator 105 CV, roçadeira articulada e carreta basculante — todos com foco na ampliação da eficiência e na modernização das atividades agrícolas.

Os equipamentos foram viabilizados por meio de dois convênios federais:

  • Convênio 957823/MAPA – Emenda 2024 da Bancada Federal Catarinense, que destinou R$ 5.382.400,00 para a aquisição de 11 máquinas;

  • Convênio 942927/2023/MAPA – Emenda individual da deputada Carmen Zanotto, com aporte de R$ 75.501,00, utilizado para a compra de outros dois implementos.

As entregas contemplam municípios de diferentes regiões, entre eles Braço do Norte e Grão-Pará, que têm na agricultura uma das principais fontes de renda e desenvolvimento. Os prefeitos das cidades estiveram presentes no evento e destacaram a importância da ação para a melhoria dos serviços prestados às comunidades rurais.

“Esses equipamentos vêm ao encontro das necessidades da nossa agricultura, dando mais agilidade e qualidade ao trabalho das equipes no interior”, comentou um dos gestores presentes.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, ressaltou que as entregas são parte de uma política contínua de fortalecimento do setor. “Nosso objetivo é garantir que os agricultores catarinenses tenham as ferramentas certas para produzir com eficiência, segurança e sustentabilidade”, disse.

Nos próximos dias, o governador Jorginho Mello liderará uma comitiva catarinense à Ásia, levando como pauta principal a defesa da produção agrícola catarinense e o rigor das práticas sanitárias do estado — reconhecidas internacionalmente pela excelência.

Compartilhar: