O governador Jorginho Mello é o quarto mandatário estadual com a melhor avaliação do Brasil, conforme pesquisa Atlas Intel feita de 18 a 31 de dezembro do ano passado e divulgada no portal da Revista Veja. Ele tem invejáveis 65% de aprovação, contra 20% de desaprovação e 15% que não sabem. Acima dele, estão os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, com 72%, seguido pelo de Tocantins, Wanderlei Barbosa, com 69%, e de Roraima, Antonio Denarium, com 66% de aprovação em seu primeiro ano de mandato. Na região Sul, Ratinho Junior, do Paraná, está em sexto, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, em nono entre os 10 com maior índice.

Mudanças
O ex-governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, certa vez, disse que: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Pois é bem isso que está acontecendo em todos os Municípios no ano em que serão definidos os novos prefeitos. Em Braço do Norte, não é diferente. Vão se afunilando os pretendentes. Neste momento, já fica um pouco mais evidentes quais são aqueles que aguentarão a maratona. Pelas bandas do MDB, os vereadores Michell Sombrio e Marcos Vieira tiraram o pé do acelerador. Até então, pré-candidatos a prefeito, deixaram claro que vão à reeleição para apoiar uma chapa que tenha Lauro Boeing Junior como cabeça.
PSD e PP
Já não tão unidos como nas duas últimas eleições municipais, PSD e PP de Braço do Norte não romperam o casamento que dura 8 anos, mas também não estão mais fazendo planos juntos. O relacionamento aberto permite que ambos paquerem novas composições. PP já conversou com PL e depois com o MDB. PSD quando era conhecido por PFL, por sua vez, já esteve casado com o MDB. Então, a reconciliação também pode ser esperada.
Dobradinha
Quando se fala de Executivo, o leitor atento, que acompanha a eleição ao longo dos anos em Braço do Norte, percebeu que a vitória sempre privilegiou dois aspectos. Assumiu a Prefeitura aquele que, em primeiro lugar, acertou a dobradinha: como dito na nota anterior, é fácil perceber que existe na cidade três potências político-partidárias: MDB, PSD e PP. Sai em vantagem aquele que conseguir uma dobradinha entre estes citados.
Teimosia
Outro ponto importante para quem quer chegar ao Paço Municipal é entender que não é o seu ego que vai te eleger. Uma coisa é ser persistente, outra é ser insistente. Não é você que decide a candidatura, mas, de forma livre, o diretório do seu partido, que é um termômetro das ruas. Não adianta você se lançar em uma campanha investindo tempo e dinheiro se a maioria dos eleitores não tem simpatia por você. Pode juntar os três partidos mais populares na cidade. Na história recente das eleições de Braço do Norte, se observou, em pelo menos duas eleições, que o desejo de uma pessoa sobressaiu sobre o grupo. As candidaturas fracassaram. Será que vamos observar esse erro novamente nesta eleição?
Os menores
O recém estruturado PL, o PT e até o PSDB, que já foi uma potência na cidade, têm seu espaço, mas sabem de suas limitações. Podem, e devem, articular suas candidaturas, mas devem pensar duas vezes antes de lançar uma candidatura solo, sem coligação, por exemplo. Com as peças certas, podem ser o peso que falta para virar uma eleição. Esses partidos poderiam, ainda, focar em uma bela nominata para a Câmara para elegerem vereadores. Atualmente, não possuem. Através da Câmara, estes representantes poderiam ganhar corpo e destaque. Então, com nome em evidência, lançar a candidatura em 2028.
Aproximação
Ex-vice-prefeito e presidente do PSD de Braço do Norte, Charles Bianchini, em reunião partidária, explicou que, em virtude da aproximação familiar com o possível candidato Lauro Boeing Júnior, sentia-se desconfortável em se manter no cargo caso seu partido não se coligue com o MDB. Charles é primo de Junior e não esconde o desejo de ajudar o parente nessa eleição. Charles foi vice em uma composição com o MDB.
Consulta popular
Falta divulgação de uma novidade nas eleições deste ano. Pela primeira vez, quem votar poderá também responder a uma consulta popular sobre questões locais da sua cidade como, por exemplo, se querem uma escola ou um posto de saúde em determinado local, ou a adoção ou não de um regramento específico, como permissão para construções em alguns lugares. As questões têm que ser aprovadas pelas Câmaras de Vereadores e encaminhadas à Justiça Eleitoral até 90 dias antes da data das eleições deste ano. A medida foi regulamentada pela emenda constitucional 111, de 28 de setembro de 2021.
Medida prática
Ouve-se muitas reclamações de pessoas que não conseguem ter paz nas praias de Santa Catarina, tal a quantidade de frequentadores que levam potentes caixas de som para as areias e obrigam quem está no entorno a ouvir o que não gosta. Guarujá, famoso balneário do litoral de São Paulo, adotou uma prática simples e eficiente: com ajuda policial, recolhe o equipamento e não devolve.
Melhorias
Concluída nesta primeira quinzena de janeiro a colocação da camada asfáltica em mais um trecho da Estrada Geral Três Divisas, a Rodovia Florentino Schlickmann. A obra oportuniza mais segurança, conforto e tranquilidade aos motoristas e foi executada pela Gestão Municipal de São Ludgero, que contou com o apoio financeiro do Governo do Estado, via emenda parlamentar do deputado estadual Volnei Weber.
Poluição
No quinto relatório de balneabilidade das praias catarinenses, feito pelo Instituto do Meio Ambiente, há um dado desolador: mais da metade está imprópria para banho. Mas nada que impeça milhares de turistas de banhar-se em águas tão comprometidas. Aliás, a grande maioria não está nem aí para isso.
Premiados
Foram revelados, durante o evento Natal Show, os ganhadores do projeto Luzes de Natal em sua terceira edição, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Ludgero. Na categoria Residencial, Bruno Hobold ficou em primeiro lugar, José Bascheroto Mattei em segundo e Jessika Pires dos Santos em terceiro. Na categoria Comercial/Industrial, o Size Comércio e Serviços para a Construção Civil faturou o primeiro lugar, Mundial Comércio de Artigos Esportivos e Calçados o segundo lugar e Delaz Design a terceira colocação. Já na categoria Espaço Público, o primeiro lugar foi para a Capela do Santo Antônio, o segundo lugar para a Igreja do Mar Grosso e a terceira colocação para a Praça da Família. Ao todo, as premiações somaram R$ 11.100,00 em dinheiro.
A vereadora Maria Marlene Schlickmann deixou a Secretaria Municipal de Educação de São Ludgero no começo de dezembro. Acredita ter conseguido colaborar de forma substancial com a atual Administração, deixando todos os projetos e trabalhos em dia antes de voltar ao Legislativo, onde possui cadeira como titular. Pretende, agora, contribuir com suas ideias como vereadora. Maria Marlene colocará ainda seu nome à disposição para disputar ao cargo de presidência do Legislativo, na segunda-feira, 18. Além de possível nova presidente da Câmara, seu nome transita no MDB como opção para a sucessão de Iba Lembeck, na disputa municipal de 2024. Capacidade, liderança e profissionalismo, já demonstrou que tem ao comandar a Secretaria da Educação nos últimos anos.
Dois candidatos
Em Braço do Norte, dois pré-candidatos já anunciaram oficialmente a intensão de disputar o pleito em outubro de 2024. O vereador Marcos Vieira, do MDB, em sua primeira entrevista assim que assumiu o Legislativo, há três anos, já deixava claro essa intenção. A afirmação que é pré-candidato vem sendo repetida. Caso não seja o nome do MDB, o partido ainda tem como forte reserva o seu presidente, Lauro Boeing Júnior, que disputou a Cerbranorte. O vice-prefeito, Ronaldo Fornasa (PP), é outro nome que não esconde a sua intenção e trabalha para se manter no Executivo.
Na disputa
Dois ex-prefeitos pelo MDB de Gravatal já anunciaram a intensão de serem candidatos na eleição em 2024. Nei Fernandes e Vardo Oliveira buscam a indicação interna para a disputa. Nei aposta em sua popularidade como principal bandeira e Vardo busca comparar a sua Administração com a do atual gestor como argumento de convencimento.
Dissidência 1
Em Rio Fortuna, o MDB aguarda a movimentação do tabuleiro político para firmar sua estratégia. Quer saber quem são os dissidentes da atual Administração e avaliar suas forças. Como o prefeito Neri Vandresen (PL) não formaliza a sua intenção de disputar a reeleição, deixa o jogo aberto. Ao contrário, garante que os partidos que dão sustentação à sua Administração - o PSD, PSDB e o PP – têm bons nomes para substituí-lo. Porém, não sai da moita, deixando todos na dúvida.
Dissidência 2
Quando Neri Vandresen rompeu com o MDB, há cerca de 8 anos, e aceitou ser vice de Lindomar Ballmann (PSD), já se costurava a estratégia da eleição de 2020 que o levou de volta ao lugar mais alto do Executivo. O que se observa na oposição é uma possível reprise deste episódio, porém, desta vez, com o MDB como articulador, procurando sondar aqueles descontentes.
Possíveis
Ainda não anunciados oficialmente como pré-candidatos, mas sendo sondados, estão o presidente do PL, empresário Robinho da Silva e, paradoxalmente, pelo PT, o seu primo, o advogado Cleber da Silva. O vereador e atual secretário de Administração de Braço do Norte, Allan Lopes Prudêncio, que é do PP, é observado como um possível nome da situação, porém, tecnicamente sem espaço no partido. Teria que migrar para o lado do prefeito Beto Marcelino, no PSD. Aliás, o PSD filiou nos últimos anos diversas lideranças, algumas com a esperança de serem candidatos, todos abonados pelo prefeito. Entre os que esperam essa indicação, está o empresário Israel Sachetti, o “Nasa”, e Emerson Fernandes, o “Mano”.
Indeciso
Vereador Elton Heidemann (PSD) recebeu recentemente a visita de comitiva de empresários. Eles pediram para que repense a sua decisão de não ser mais candidato na próxima eleição. Elton, uma grata surpresa da atual Legislatura, vinha sendo sondado como forte nome para a sucessão de Beto Marcelino. O empresário, que é sócio proprietário da Gráfica JK, alega estar sobrecarregado de compromissos profissionais. Ainda por cima, há solicitações dos familiares para que deixe a política partidária. Por outro lado, além dos empresários, um grupo de vereadores garante apoio, caso volte atrás e decida disputar o Paço, e partidos o sondando para trocar de sigla, se achar conveniente.
Se você decora sua residência, comércio ou algum espaço público para o Natal, faça a inscrição para a terceira edição “Luzes de Natal”. Além de estar contribuindo para São Ludgero ficar mais iluminada e bonita, poderá receber uma premiação em dinheiro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 24 de novembro acessando o banner que estará no site www.saoludgero.sc.gov.br ou direto no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Turismo. Ao todo, as premiações somam R$ 11.100,00 em dinheiro. Podem participar do concurso residências (casas, condomínios e prédios) localizadas nas áreas urbana e rural, estabelecimentos comerciais diversos (todos os seguimentos a exemplo de alimentos, bebidas, confecções, calçados, galerias, imobiliária, saúde, academias e entre outros) e espaços públicos adotados (praças, canteiros e entre outros). Entre os critérios de avaliação a serem considerados, estão criatividade, beleza, originalidade e inovação.
Avaliação
No período de 1º a 12 de dezembro acontecem às avaliações e em 22 de dezembro sai o resultado com divulgação dos ganhadores sendo oficializado na Praça Daniel Bruning e no site www.saoludgero.sc.gov.br. Os ganhadores serão selecionados pela pontuação máxima acumulada nos critérios de avaliação do júri da Comissão Organizadora. Todos os inscritos receberão um certificado de participação. A decoração deve permanecer instalada e iluminada até o dia 6 de janeiro. Nas três categorias os três primeiros colocados receberão premiação em dinheiro, sendo: R$ 2.000,00 (1º lugar), R$ 1.000,00 (2º lugar) e R$ 700,00 (3º lugar). Mais informações ou esclarecimentos pelo fone/whatsapp 3657 1998 com a diretora do Departamento de Cultura, Fernanda Tomaz.
Eleição
A segunda quinzena de dezembro inicia com a tradicional eleição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Braço do Norte. Curiosamente, oito edis dividiram a presidência: cada um assumiu, praticamente, seis meses de mandato. Na atual Legislatura, já tivemos seis titulares. Para 2024, a surpresa pode estar na manutenção de apenas um presidente. Muy Fernandes e Marcos de Souza deveriam dividir a presidência. Porém, para que isso aconteça, “Marquinhos” deve deixar a função de secretário de Infraestrutura e voltar à Câmara até 11 de dezembro. Faltando um mês para essa data, ainda não se tem certeza deste retorno. Marcos não esconde o desejo de continuar na Secretaria. Ficaria até abril, seis meses antes da eleição, já que teria que deixar a função se quiser se candidatar à reeleição como vereador.
Indecisão
Enquanto Marcos de Souza não decide se volta ou não à Câmara de Vereadores para concorrer à vice-presidente, sabendo que assumiria como presidente do Legislativo no segundo semestre, Muy Fernandes já deixou escapar que pretende convidar Elton Heidemann para dividir o mandato com ele. Suposição ou não, Elton, certamente, não aceitaria a presidência. Tem reiteradas vezes anunciado que é contrário a fatiar o mandato. Muito pelo contrário, luta para que a presidência do Legislativo volte a ser de dois anos. Acredita que essa inconstância prejudica o trabalho dos vereadores. Muy, assim, pode ter um ano de mandato.
Isenção
A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Subseção de Braço do Norte, protocolou na Prefeitura um pedido de isenção do Alvará de Funcionamento baseado na lei da liberdade econômica de 2019 do Governo Federal, o que foi acatado pelo Município e pela Câmara de Vereadores. Como era esperado, os demais setores, com baixo impacto e que podem utilizar da mesma lei, estão se movimentando para a mesma isenção. Sabendo disso, o prefeito Beto Marcelino esteve em Criciúma com o prefeito Clésio Salvaro para verificar o funcionamento da lei em seu Município, que hoje atende em torno de 25% das atividades econômicas municipais. Nos próximos dias, a Administração de Braço do Norte irá encaminhar o referido projeto ao Legislativo que, certamente, beneficiará os pequenos empresários e profissionais liberais. Mais um desafio na atual queda de arrecadação que os Municípios brasileiros vêm enfrentando.
Só de um lado
Braço do Norte recebeu recentemente a pavimentação asfáltica da Rua Irineu Bornhausen, que liga o Centro em direção ao Cemitério Municipal, o que melhorou infinitamente a qualidade do piso em relação às lajotas quebradas e desgastadas pelo tempo. Entretanto, ao oferecer a melhoria, contribuiu com aumento do fluxo de veículos nesta estreita via. Assim, uma alternativa para melhorar a situação seria utilizar o estacionamento apenas de um lado da rua, facilitando o escoamento para seus usuários.
Mão única
Levantamento realizado pelos próprios moradores e usuários da Rua Sete de Setembro mostra que 73% dos veículos que trafegam pela via utilizam-na para se deslocar do Bairro INSS ao Centro. Quem faz o trajeto inverso, usa a Avenida Jorge Lacerda. Para melhorar ainda mais o fluxo na Sete de Setembro, a sugestão dos usuários é que ela seja transformada em mão única e sugerem à Administração de Braço do Norte que retorne o estacionamento dos dois lados da via.
Reconhecimento
Ibaneis Lembeck, prefeito de São Ludgero, sancionou e promulgou a Lei Ordinária de autoria do vereador Jairo Luiz Borges, que denomina de Paço Municipal Raulino De Pieri o prédio sede da Administração Municipal. Raulino foi empresário e, como político, o destaque foi sua gestão como prefeito, de 1973 a 1977. Sempre foi um grande apaixonado pelo esporte, incentivando os atletas na participação dos Jogos Abertos de Santa Catarina, quando, em 1976, em Tubarão, foi campeão da competição na modalidade de bocha. Raulino faleceu em 2019.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina (SIE) está sendo cobrada pelo vereador Elton Heidemann, de Braço do Norte, para que analise a estrutura física da calçada às margens da SC-370, no Travessão, próximo ao portal, no limite com Gravatal, para que a mesma retome sua funcionalidade. As calçadas ali existentes estão tomadas por capim e galhos de árvores recém-podados, muito material orgânico e, possivelmente, com danos estruturais, deixando os pedestres e ciclistas reféns do acostamento. Com mais pedestres circulando na lateral da pista, aumentam os riscos de acidentes para todos os seus usuários. Elton também está preocupado com a obra que está sendo executada na mesma rodovia, porém, na conhecida Sete Voltas. Segundo ele, como está sendo executada, o mato e o barranco, em poucos meses, tomarão conta da calçada que está sendo construída. Solicitou uma obra que ofereça mais segurança para quem irá utilizá-la e qualidade em sua execução.

Referência
O Centro de Educação Infantil Divina Providência e o Centro Educacional Professor Henrique Buss, que integram a Rede Municipal de Ensino de São Ludgero, foram destaques de boas práticas pedagógicas no Congresso da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Comac-SC), realizado na Arena Opus, em São José, entre os dias 27 e 29 de setembro. O Divina Providência apresentou, durante o congresso, o projeto “Cada família tem uma história para contar. O nosso CEI também”. A ação como boa prática pedagógica foi apresentada pela diretora Esli Warmeling e a coordenadora Luciane Correa Moraes. Já o Henrique Buss, representado pela diretora Cristiani Voss Schulz e a coordenadora Márcia da Silva Lunardi, recebeu o certificado pelo projeto de boa prática “Uma escola de oportunidades: apoio pedagógico, AEE, grupos de estudos”.
Segurança
A construção de calçadas e passeios nas laterais da Rodovia SC-108, no antigo redutor de velocidade, nas proximidades da Gruta Nossa Senhora Aparecida, no bairro Dona Jordina, em São Ludgero, foi solicitado na primeira sessão de outubro pelo vereador Vitus Becker Neto, ao Executivo Municipal.
Atenção
A implantação de guarda-corpo na ponte sobre o Córrego Santa Augusta, na Rua Padre Jacó Luiz Neibel, proximidades da empresa AWC Centro Automotivo, foi solicitado pelo vereador Vânio de Oliveira à Prefeitura de Braço do Norte. O local não oferece segurança aos pedestres, inclusive com risco eminente de queda de pessoas, alerta o edil em indicação enviada com cópia à Secretaria de Infraestrutura.
Corrimão
Vira e mexe, o assunto volta à tona na Câmara de Vereadores. Dessa vez, o pedido partiu do vereador Delamar Kiniess, que pede ao Executivo que tome providências na elaboração de um projeto para a colocação de corrimão na escadaria que parte da Avenida Felipe Schmidt e dá acesso ao bairro São Basílio. Os moradores e usuários solicitaram há décadas um corrimão. Dezenas já caíram na escadaria e se machucaram, principalmente em dias de chuva, que o local se torna extremamente escorregadio.
Indecência
As deputadas federais catarinenses Daniela Reinher e Julia Zanatta, ambas do PL, assinaram requerimento de informação na Câmara dos Deputados, exigindo comprovantes de gastos do evento promovido pelo Ministério da Saúde, onde uma mulher, em trajes sumários, se apresentou dançando uma versão erótica e indecentemente rebolada da música Batcu, de Aretuza Lovi. Diante da imensa repercussão, o Ministério da Saúde considerou a dança como “coreografia inapropriada”.
Na segunda-feira, 2 de outubro, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da Comissão de Agricultura e Política Rural, realiza a quarta audiência pública para debater a situação dos produtores de leite. O encontro será no auditório Sicoob Credivale, em Braço do Norte, a partir das 14h. A iniciativa atende o apelo da classe, em razão dos problemas enfrentados pelo setor, que atualmente registra prejuízos com o custo de produção acima do valor pago pelo litro do leite. O aumento das importações, principalmente da Argentina e do Uruguai, que possuem o custo de produção menor, tem afetado a comercialização do produto catarinense.
Audiência pública 2
A intensão do encontro é pressionar o Governo Federal para que reveja a portaria que deu condições de aumentar a importação do leite do Paraguai, da Argentina e do Uruguai, ou que crie condições para o que os produtores não amarguem prejuízos e abandonem a atividade. Considerada uma das atividades mais relevantes para economia do Estado, a intenção é sanar os principais pontos reivindicados, como a queda dos preços e a alta nos custos de produção, que ameaçam o abandono da atividade. As audiências já ocorreram em Seara, São Miguel do Oeste e Presidente Getúlio.
Desenrola
Uma expressiva parcela de 72% de catarinenses, gaúchos e paranaenses afirma, em levantamento da Febraban, ter tomado conhecimento do programa Desenrola Brasil, para negociar dívidas, mas 60% espera terminar o ano mais endividada ou na mesma situação em que estava em 2022. Apesar do pessimismo, segue a vontade de sair do vermelho e 66% deles pretendem ou já aderiram ao programa. Em todo País, o percentual é de 73%.
Eu vou
Faltando um ano para as eleições municipais e com a impossibilidade de reeleição de Iba Lembeck em São Ludgero, o clima é expectativa para saber se o deputado Volnei Weber (MDB) vai ou não disputar a próxima eleição. O parlamentar já “deixou escapar” o desejo de voltar a comandar o Município. Se realmente confirmar sua participação no pleito, ficará difícil para a oposição, já que seu nome é muito forte, sempre tendo uma excelente votação. A palavra é difícil, não impossível.

Saída
A saída de Paulo Sérgio Lorenzetti do comando da Secretaria de Agricultura em São Ludgero, há cerca de 30 dias, teria mais a ver com sua intenção de ser candidato a prefeito no próximo pleito do que, propriamente, o desejo de “Paulinho Baschiroto”, como é conhecido, voltar ao Legislativo.
Nomes
Começando a se articular, alguns nomes da oposição em São Ludgero já despontam, como dos empresários Alonio Schlickmann e Lico Buss. O próprio Paulo Sérgio Lorenzetti é visto, no momento, mais como futuro candidato à oposição ao grupo da Administração do que um candidato por ela. O tempo dirá!

Rápidas e Rasteiras
Notas do que acontece nos bastidores da informação. Whatsapp 48 3658 3737