O governador Jorginho Mello é o quarto mandatário estadual com a melhor avaliação do Brasil, conforme pesquisa Atlas Intel feita de 18 a 31 de dezembro do ano passado e divulgada no portal da Revista Veja. Ele tem invejáveis 65% de aprovação, contra 20% de desaprovação e 15% que não sabem. Acima dele, estão os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, com 72%, seguido pelo de Tocantins, Wanderlei Barbosa, com 69%, e de Roraima, Antonio Denarium, com 66% de aprovação em seu primeiro ano de mandato. Na região Sul, Ratinho Junior, do Paraná, está em sexto, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, em nono entre os 10 com maior índice.
Mudanças
O ex-governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, certa vez, disse que: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Pois é bem isso que está acontecendo em todos os Municípios no ano em que serão definidos os novos prefeitos. Em Braço do Norte, não é diferente. Vão se afunilando os pretendentes. Neste momento, já fica um pouco mais evidentes quais são aqueles que aguentarão a maratona. Pelas bandas do MDB, os vereadores Michell Sombrio e Marcos Vieira tiraram o pé do acelerador. Até então, pré-candidatos a prefeito, deixaram claro que vão à reeleição para apoiar uma chapa que tenha Lauro Boeing Junior como cabeça.
PSD e PP
Já não tão unidos como nas duas últimas eleições municipais, PSD e PP de Braço do Norte não romperam o casamento que dura 8 anos, mas também não estão mais fazendo planos juntos. O relacionamento aberto permite que ambos paquerem novas composições. PP já conversou com PL e depois com o MDB. PSD quando era conhecido por PFL, por sua vez, já esteve casado com o MDB. Então, a reconciliação também pode ser esperada.
Dobradinha
Quando se fala de Executivo, o leitor atento, que acompanha a eleição ao longo dos anos em Braço do Norte, percebeu que a vitória sempre privilegiou dois aspectos. Assumiu a Prefeitura aquele que, em primeiro lugar, acertou a dobradinha: como dito na nota anterior, é fácil perceber que existe na cidade três potências político-partidárias: MDB, PSD e PP. Sai em vantagem aquele que conseguir uma dobradinha entre estes citados.
Teimosia
Outro ponto importante para quem quer chegar ao Paço Municipal é entender que não é o seu ego que vai te eleger. Uma coisa é ser persistente, outra é ser insistente. Não é você que decide a candidatura, mas, de forma livre, o diretório do seu partido, que é um termômetro das ruas. Não adianta você se lançar em uma campanha investindo tempo e dinheiro se a maioria dos eleitores não tem simpatia por você. Pode juntar os três partidos mais populares na cidade. Na história recente das eleições de Braço do Norte, se observou, em pelo menos duas eleições, que o desejo de uma pessoa sobressaiu sobre o grupo. As candidaturas fracassaram. Será que vamos observar esse erro novamente nesta eleição?
Os menores
O recém estruturado PL, o PT e até o PSDB, que já foi uma potência na cidade, têm seu espaço, mas sabem de suas limitações. Podem, e devem, articular suas candidaturas, mas devem pensar duas vezes antes de lançar uma candidatura solo, sem coligação, por exemplo. Com as peças certas, podem ser o peso que falta para virar uma eleição. Esses partidos poderiam, ainda, focar em uma bela nominata para a Câmara para elegerem vereadores. Atualmente, não possuem. Através da Câmara, estes representantes poderiam ganhar corpo e destaque. Então, com nome em evidência, lançar a candidatura em 2028.
Aproximação
Ex-vice-prefeito e presidente do PSD de Braço do Norte, Charles Bianchini, em reunião partidária, explicou que, em virtude da aproximação familiar com o possível candidato Lauro Boeing Júnior, sentia-se desconfortável em se manter no cargo caso seu partido não se coligue com o MDB. Charles é primo de Junior e não esconde o desejo de ajudar o parente nessa eleição. Charles foi vice em uma composição com o MDB.
Consulta popular
Falta divulgação de uma novidade nas eleições deste ano. Pela primeira vez, quem votar poderá também responder a uma consulta popular sobre questões locais da sua cidade como, por exemplo, se querem uma escola ou um posto de saúde em determinado local, ou a adoção ou não de um regramento específico, como permissão para construções em alguns lugares. As questões têm que ser aprovadas pelas Câmaras de Vereadores e encaminhadas à Justiça Eleitoral até 90 dias antes da data das eleições deste ano. A medida foi regulamentada pela emenda constitucional 111, de 28 de setembro de 2021.
Medida prática
Ouve-se muitas reclamações de pessoas que não conseguem ter paz nas praias de Santa Catarina, tal a quantidade de frequentadores que levam potentes caixas de som para as areias e obrigam quem está no entorno a ouvir o que não gosta. Guarujá, famoso balneário do litoral de São Paulo, adotou uma prática simples e eficiente: com ajuda policial, recolhe o equipamento e não devolve.
Melhorias
Concluída nesta primeira quinzena de janeiro a colocação da camada asfáltica em mais um trecho da Estrada Geral Três Divisas, a Rodovia Florentino Schlickmann. A obra oportuniza mais segurança, conforto e tranquilidade aos motoristas e foi executada pela Gestão Municipal de São Ludgero, que contou com o apoio financeiro do Governo do Estado, via emenda parlamentar do deputado estadual Volnei Weber.
Poluição
No quinto relatório de balneabilidade das praias catarinenses, feito pelo Instituto do Meio Ambiente, há um dado desolador: mais da metade está imprópria para banho. Mas nada que impeça milhares de turistas de banhar-se em águas tão comprometidas. Aliás, a grande maioria não está nem aí para isso.
Premiados
Foram revelados, durante o evento Natal Show, os ganhadores do projeto Luzes de Natal em sua terceira edição, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Ludgero. Na categoria Residencial, Bruno Hobold ficou em primeiro lugar, José Bascheroto Mattei em segundo e Jessika Pires dos Santos em terceiro. Na categoria Comercial/Industrial, o Size Comércio e Serviços para a Construção Civil faturou o primeiro lugar, Mundial Comércio de Artigos Esportivos e Calçados o segundo lugar e Delaz Design a terceira colocação. Já na categoria Espaço Público, o primeiro lugar foi para a Capela do Santo Antônio, o segundo lugar para a Igreja do Mar Grosso e a terceira colocação para a Praça da Família. Ao todo, as premiações somaram R$ 11.100,00 em dinheiro.
Rápidas e Rasteiras
Notas do que acontece nos bastidores da informação. Whatsapp 48 3658 3737