Golpes

Coluna de Michell Sombrio

Nos últimos dias, muitos golpes têm sido aplicados em nossa região, principalmente pelo WathsApp. A clonagem do aplicativo se tornou frequente, e esses malandros ficam pedindo dinheiro para os contatos da agenda dos celulares. Basicamente, o golpe se inicia assim: o bandido com um celular clonado, envia uma mensagem para alguém conhecido de sua agenda se passando pela pessoa. Algumas vezes informa que não está conseguindo acesso ao seu e-mail e pede para enviar um código via SMS para o seu celular. Quando o código é enviado o malandro pede o código para que ela possa abrir o e-mail. Realmente parece inofensivo o pedido, vindo de um amigo seu, conhecido ou até parente.Porém o que o meliante está te enviando é o código de instalação do seu WathsApp. Então se alguém te pedir qualquer código enviado por SMS, não envie pra ninguém, mesmo que seja uma pessoa muito conhecida, você pode estar sendo vítima de um golpe.

Queda no comércio

As vendas no comércio estavam dando sinais de recuperação nos últimos meses, porém, na última semana, houve uma queda por conta do avanço da pandemia em diversas regiões do Estado.
Alguns setores estão com maior dificuldade. É o caso do setor de varejo de confecções e têxtil, que teve queda de faturamento de até 60% no mês de abril, segundo a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina.
A tendência é que agosto seja um mês ainda mais difícil para o varejo, já que a pandemia se agravou no mês de julho.

PRONAMPE

O Banco do Brasil informou que bateu o limite de empréstimos do Programa de Nacional de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. Foram emprestados R$ 3,7 bilhões para aproximadamente 60 mil empresas. O ministério da Economia já está analisando todos os dados, pois a intenção é aumentar alguns limites de transferências para outras instituições.

Criatividade

A vinícola Villagio Grando, em Água Doce, que foi fortemente danificada pelo ciclone bomba de 30 de junho, começou sua reconstrução de forma criativa. Está fazendo a pré-venda do Reerguida, um Cabernet Franc, safra 2018, que estava amadurecendo em barricas de carvalho francês. Antecipou a venda para, com a receita, reerguer-se. Feito com uvas de três vinhedos separados dentro da propriedade, o vinho terá apenas duas mil garrafas numeradas, a R$ 125. Já vendeu 1,2 mil.

Investimentos

Na contramão da pandemia e suas nefastas consequências, sobra para alguns a coragem de expandir ou abrir negócios. Um exemplo é o do shopping mais antigo do Sul do Brasil, o Itaguaçu, em São José. Informa a chegada de cinco novas operações até dezembro deste ano: Barbearia VIP, Fini, Acquamar, Óticas Chilli Beans e Baby Duck.


Leave a Comment