terça-feira, dezembro 1Diário online de Braço do Norte

Proteção veicular: oito razões para você ter este serviço

Com uma ótima relação custo x benefício, as associações são uma boa opção para ter o veículo protegido sem gastar muito

A quantidade de automóveis que circulam pelas cidades aumenta a cada ano. Em Braço do Norte, por exemplo, são 15.331 carros registrados junto ao Departamento de Transito de Santa Catarina (Detran/SC) até maio de 2020. São 19.232 motoristas habilitados na cidade. Deste total, 1.494 foram formados em 2020 (dados até 8 de junho de 2020).

O índice de acidentes acompanha a grande quantidade de carros. Somente por este motivo ter algum tipo de proteção veicular já é vantajoso. Mas acredite: existem muitos outros benefícios para investir em segurança.

Com uma ótima relação de custo x benefício, as associações de proteção veicular têm sido uma boa opção para aqueles que desejam ter o veículo protegido, mas não querem gastar muito com isso.

A maioria delas possuem outros serviços agregados, como assistência 24 horas, descontos em parceiros, como oficinas, e até auxílio falta de combustível!  Diferente dos seguros, fatores como o tempo de habilitação, a idade e o sexo não interferem no valor a ser pago mensalmente.

Se você ainda não está convencido, A Folha do Vale separou oito razões fortes para fazer uma proteção veicular hoje mesmo! Primeiro, entenda o que é e quais as diferenças com o seguro tradicional.

O que é proteção veicular?

É uma forma de proteger seu veículo de uma maneira simplificada e sem um gasto elevado. Esse serviço tem sua cobertura financiada a partir de um rateio. Nesse sistema, os associados dividem entre si os custos mensais dos eventos que ocorrem em um determinado período (roubos, furtos e colisões, por exemplo).

O valor geralmente é menor que o de um seguro convencional e costuma ser bem menos burocrático. O serviço de proteção veicular é administrado por uma associação e, no Brasil, surgiu de forma colaborativa, com uma iniciativa popular, a partir da década de 1980.

Quais são as principais diferenças entre proteção veicular e seguro tradicional? É comum as pessoas confundirem proteção veicular com seguro de carro. Contudo, ainda que sejam semelhantes em alguns aspectos, são serviços bastante diferentes entre si.

Funcionamento

A proteção veicular é gerenciada por uma associação sem fins lucrativos, enquanto o seguro é ofertado por seguradoras com fins lucrativos.

Adesão

A adesão da proteção veicular costuma ser um pouco menos burocrática e rápida: é feita uma inspeção no veículo, o associado paga uma taxa de adesão e pronto!

Já no seguro auto, além da inspeção, é preciso aguardar que a seguradora faça a liberação. Depois disso o cliente faz o pagamento da primeira parcela e, somente a partir daí, o seguro é válido.

Análise de risco

No caso da proteção veicular não é feita uma análise do perfil do futuro associado, ou seja, o serviço é disponibilizado para qualquer pessoa desde que o pagamento da taxa de adesão seja realizado.

Na contratação de um seguro tradicional isso é o inverso: a seguradora analisa todo o perfil do segurado, ou seja, são considerados pontos como idade do motorista, sua experiência no trânsito, o uso do carro (se para passeio ou para trabalho), onde o veículo permanece estacionado, entre outros diversos pontos. A partir desta análise é determinado o custo e a franquia do seguro.

Apólice

Na proteção veicular não há apólice de seguro, o que existe é um contrato de responsabilidade mútua. Já no seguro tradicional a responsabilidade pelo risco assumido na apólice é da seguradora.

Cobertura

As coberturas básicas costumam ser semelhantes entre a proteção veicular e o seguro tradicional.

Geralmente ambas modalidades oferecem proteção contra roubo, furto, incêndio, colisão, indenização a terceiros e serviços de assistência 24 horas, como guincho e chaveiro.

Os extras, como proteção para vidros, lanternas ou faróis, por exemplo, só costumam ser encontradas no seguro.

Mas isso não é regra. Com o crescimento da modalidade de proteção veicular, muitas associações aumentaram o leque de cobertura.

Valor pago

Na proteção veicular o valor é determinado, principalmente, pela tabela Fipe. No seguro auto o valor pago é estipulado por diversos fatores como características do automóvel, motoristas adicionais e lugares que frequenta, entre outros pontos.

Outra diferença é que no seguro o valor pago mensalmente é fixo, enquanto na proteção veicular a parcela é variável, pois o que determinará o preço é o número de sinistros do período.

Formas de pagamento

A proteção veicular cobra uma cota mensal, paga por todos os associados. Na seguradora é feita uma cobrança de cota única, cujo pagamento pode ser parcelado.

Órgãos reguladores

As associações são orientadas pela Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), enquanto as seguradoras são acompanhadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

As associações de proteção veicular estão em conformidade com a lei?

Diferente do que muitos pensam, as associações de proteção veicular estão amparadas pelo Código Civil Brasileiro e pela Constituição Federal, onde, em seu artigo 5º, assegura ao cidadão o direito de formar cooperativas, desde que sejam para finalidades lícitas e que satisfaçam as necessidades de um grupo.

Além disso, as associações de proteção veicular têm seu funcionamento de acordo com os princípios do associativismo e cooperativismo, embasado na Lei Federal 5.764/7, que legitimam este tipo de serviço.

Oito razões fortes para você fazer uma proteção veicular agora mesmo!

Você não quer ver algo que exigiu tanto trabalho e esforço, como o seu automóvel, se perder em um instante imprevisível, certo?  Possuir um serviço de proteção veicular garante que seu patrimônio esteja protegido ou que você terá auxílio caso um acidente ocorra. “A grande vantagem de aderir a uma associação é o custo, que é menor, e os benefícios que o associado passa a ter, como descontos especiais junto das empresas parceiras e conveniadas”, destaca a diretora administrativa da Associação Catarinense de Proteção Veicular (Acaprev), de Braço do Norte, Jaqueline Niehues.

Confira agora oito razões fortes para você fazer uma proteção veicular hoje mesmo:

1 – O número de acidentes

Somente em Braço do Norte, de 1º de janeiro até 8 de junho deste ano, 2.109 acidentes de trânsito foram registrados. O dado é do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC). E nunca se sabe quando isso poderá ocorrer conosco, concorda? Somente isso já é uma boa justificativa para você investir em uma proteção veicular.

2 – Os números de crimes

Somente neste ano, até 10 de maio, foram 3.177 furtos de carros em Santa Catarina. Outros 631 roubos de carros foram registrados no mesmo período. Os dados são da Polícia Civil do estado.

3 – O custo de um veículo

Embora o mercado de veículos esteja em queda, especialmente em função do atual momento de isolamento social e instabilidade do mercado, um carro, seja ele usado ou novo, custa dinheiro, muito dinheiro! E se comprar é custoso, manter também é: tem os impostos anuais, manutenção e combustível. E isso é só o básico.

4 – Preços mais acessíveis

O Brasil está entre os países com seguros mais caros do mundo. Fatores como o alto índice de crimes e acidentes de trânsito, puxam os preços ainda mais para cima. Tanto é que o valor médio dos seguros automotivos triplicou nos últimos cinco anos. Nas associações de proteção veicular isso não ocorre. A alternativa não apenas é capaz de garantir a segurança do seu patrimônio, mas também é muito mais acessível.

6 – Serviços oferecidos

A maioria das associações de proteção veicular possui um bom programa de benefícios, como a cobertura de assistência 24 horas que inclui auxílio chaveiro, mecânico e guincho.

7 – O veículo é um instrumento de trabalho

Isso pode parecer verdade apenas para profissões como caminhoneiros, taxistas e motoristas, mas não é. Se você utiliza o seu automóvel para ir para o escritório, para visitar clientes ou outras tarefas, ele também é um instrumento de trabalho para você. Nada mais assertivo do que o proteger de uma forma confiável.

8 – A segurança dos seus familiares

Em caso de um acidente é importante estar bem amparado em todas suas necessidades. Diferente do que se acredita, as associações de proteção veicular possuem sim planos de auxílio para este tipo de ocorrência.

Dicas para escolher a melhor proteção veicular

O primeiro passo para investir bem o seu dinheiro é definir o tipo de serviço e proteção que você busca e o quanto está disposto a desembolsar por isso. A verdade é que a escolha de uma associação de proteção veicular deve ser baseada no que for melhor para você. Não pegue atalhos: analise calmamente as possibilidades que tem antes de efetivar uma contratação.

Veja como se guiar nesta escolha:

Pesquise a associação

Assim como qualquer outro serviço, fazer uma pesquisa da associação que pretende contratar é essencial.

Uma dica é buscar referências com pessoas que utilizam o serviço: pergunte se vale a pena, os motivos que o levaram a escolher a associação e se o atendimento é mesmo aquele oferecido.

Verifique todos os benefícios que a associação oferece e certifique-se de que entendeu tudo nos mínimos detalhes.

Também é importantíssimo aferir sobre a legalidade da cooperativa antes de associar-se. Procure dados como CNPJ, endereço e telefone fixo.

Converse com um consultor pessoalmente

Nada de ficar só no WhatsApp. Se possível, vá à sede física da cooperativa e fale com um consultor. Além de solicitar uma explicação detalhada do funcionamento da entidade e os benefícios que oferece, aproveite para esclarecer suas possíveis dúvidas.

Qualidade dos serviços terceirizados

É importante saber a quantidade de oficinas que possuem parcerias com a associação e, além disso, pesquisar sobre a qualidade do serviço prestado por elas. Só assim você saberá se seu veículo terá um reparo adequado.

Compare as propostas

Atente-se aos serviços oferecidos e não escolha de primeira. Pesquise e compare as propostas para então optar pelo melhor custo x benefício. Lembre-se: nem sempre o mais barato é melhor e vice-versa.

Procurando um serviço de proteção veicular em Braço do Norte?

Na região uma das cooperativas pioneira é a Associação Catarinense de Proteção Veicular (Acaprev) que tem como objetivo principal proporcionar segurança e tranquilidade aos seus associados. Afinal, nunca se sabe quando acidentes vão ocorrer. E poder contar com ajuda especializada nestas horas é tudo de bom!

“A Acaprev foi pioneira nesta modalidade de proteção veicular. Estamos no mercado desde 2014 e desde então estamos na vanguarda no que tange a vantagens e benefícios”, valoriza a diretora administrativa da associação, Jaqueline Niehues.

Com contribuições acessíveis, o associado Acaprev tem de diversos benefícios, alguns deles em todo o território nacional. Estes convênios e parcerias tornam a associação ainda mais vantajosa, pois todos podem usufruir da mais variada gama de produtos e serviços com descontos especiais para quem é da Acaprev.

Entre os atuais parceiros estão: WKD Pneus, Posto Prá, Santa Augusta Oficina e Chapeação, Parças Lava Car, Biovita Laboratório e 3D Telecom.

Benefícios da Acaprev

As vantagens e benefícios oferecidos pela Acaprev vão além da proteção ou reparação de prejuízos com veículos.

Descontos em todas as oficinas parceiras na região de Braço do Norte, incluindo mecânicas, funilarias, pinturas, vidraçarias, autoelétricas, é um deles.

Descontos em combustíveis, socorro pane seca e indenização por perda total, furto e roubo também integram o pacote de benefícios da Acaprev aos seus associados. Confira outros: 

  • Proteção contra colisão, furto, roubo, incêndio e perda total do seu veículo.
  • Indenização de 100% para o veículo associado pela tabela de referência Fipe.
  • Reparação e indenização de danos materiais para terceiros de até R$ 50 mil.
  • Sem perfil de motorista.
  • Proteção de 50% contra a quebra de vidros.
  • Guincho com assistência de 24 horas em todo o território nacional.
  • Auxílio chaveiro.
  • Auxílio para falta de combustível.
  • Auxílio para pane elétrica, mecânica ou troca de pneus.
  • Auxílio táxi no valor de R$ 50,00 por chamado em caso de colisão.
  • Auxílio funeral no valor de até R$ 2 mil.
  • Descontos especiais em estabelecimentos comerciais e oficinas credenciadas.

Serviço

Quer contratar um serviço de proteção veicular realmente bom e que cabe no seu bolso? Faça uma visita hoje mesmo na Acaprev: Rua Jorge Lacerda, 1.340, sala 03, no centro de Braço do Norte

Agende sua visita hoje mesmo: (48) 3658-5521 ou (48) 99957-0082.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale