Cooperativa de São Ludgero figura entre as finalistas nacionais e reforça excelência no atendimento aos associados
Resultado reflete um modelo de gestão baseado na proximidade com o associado, eficiência operacional e investimento contínuo na qualidade do fornecimento de energia A Cegero (Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero), foi uma das grandes destaques catarinenses no Prêmio Aneel de Satisfação do Consumidor 2025, figurando entre as melhores distribuidoras de energia elétrica do país. O reconhecimento reforça o alto nível de qualidade no atendimento e na prestação de serviços oferecidos aos cooperados da região.
A premiação entregue neste mês de março, promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica, avalia as distribuidoras com base no Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iasc), construído a partir de pesquisa realizada entre setembro e dezembro de 2025, ouvindo mais de 29 mil consumidores em cerca de 600 municípios brasileiros.
Embora os títulos principais tenham sido conquistados pelas cooperativas Coopercocal, de Cocal do Sul, e Codesam, de Benedito Novo, o desempenho da Cegero ao alcançar a fase final da premiação coloca a cooperativa entre as mais bem avaliadas do Brasil, um feito que evidencia a confiança dos consumidores e a consistência dos serviços prestados.
A presença da Cegero entre as finalistas nacionais não é por acaso. O resultado reflete um modelo de gestão baseado na proximidade com o associado, eficiência operacional e investimento contínuo na qualidade do fornecimento de energia.
No sistema cooperativista, a relação com o consumidor é direta e participativa, o que contribui para níveis mais elevados de satisfação. Esse diferencial tem sido determinante para que cooperativas como a Cegero se destaquem em rankings nacionais.
O presidente da Fecoerusc, Edson Flores da Cunha, destacou o desempenho coletivo das cooperativas catarinenses. “Estar entre as finalistas demonstra o comprometimento de cada cooperativa com a excelência no atendimento e com a qualidade dos serviços prestados aos seus associados. Esse reconhecimento fortalece todo o sistema cooperativista”, afirmou.
Santa Catarina em evidência no cenário nacional
Além da Cegero, outras cooperativas catarinenses também figuraram entre as melhores do país, como a Cergal, de Tubarão, e a Cooperaliança, de Içara. O estado ainda teve destaque com a evolução da Ceprag, que avançou da 17ª para a 7ª posição no ranking nacional.
Já entre as vencedoras, a Coopercocal conquistou o primeiro lugar em duas categorias, incluindo o Prêmio Brasil Permissionárias, enquanto a Codesam foi campeã entre as permissionárias de menor porte.
Criado há mais de duas décadas, o Prêmio Aneel é considerado um dos principais indicadores da qualidade dos serviços de distribuição de energia no Brasil. A avaliação leva em conta critérios como confiabilidade do fornecimento, qualidade do atendimento, facilidade de acesso aos serviços e clareza das informações repassadas aos consumidores.