As inscrições para as novas turmas estão abertas no site www.unirisos.com.br
Um curso presencial com 16 horas de duração promete — e cumpre — levar mais riso ao cotidiano dos participantes. Nos dias 3 e 4 de maio, sábado e domingo, será realizada em Gravatal (SC) a formação de Líder em Yoga do Riso, uma técnica criada há 30 anos por um médico indiano e que já está presente em mais de 120 países.
Voltado para adultos, o curso tem como principal público-alvo pessoas interessadas em aplicar a terapia do riso em grupos, como escolas, clubes de mães ou empresas. Também é indicado para profissionais da área de gestão de pessoas ou simplesmente para quem deseja cultivar mais alegria no dia a dia.
Para o professor responsável pelo curso, Fernando Freitas, o riso é assunto sério. Ele se dedica há mais de 10 anos à formação na área da risoterapia. Além de professor de Yoga do Riso, é palhaço “de carteirinha” pela primeira Escola de Palhaços de Santa Catarina. Fernando também é pós-graduado em Yoga, Psicologia Transpessoal e Ludopedagogia, além de ter concluído uma segunda graduação de Formação Pedagógica em Filosofia. “Tudo para entender melhor por que rir faz tão bem e para poder incentivar outras pessoas a praticar”, defende.
Escritor, Fernando lançou em 2024 o livro A Dose de Riso, que aborda os conflitos da adolescência e defende o uso diário de boas gargalhadas como ferramenta para a gestão do humor. “Nosso corpo não diferencia uma risada simulada de uma verdadeira. Quando começamos a rir, a química da felicidade entra em ação no organismo, e começamos a nos sentir melhor”, explica ele, com base nos estudos desenvolvidos pelo médico Madan Kataria, na Índia. A proposta da prática é não deixar o riso ao acaso, mas sim assumir o compromisso de rir até que isso se torne um hábito. “É como tomar banho e escovar os dentes. Temos que fazer do riso um hábito saudável”, afirma.
E os resultados já aparecem para quem participou das formações anteriores. Dez alunos concluíram o curso em Gravatal no fim de março. Alguns vieram de longe para aprender a técnica, como o teatrólogo norte-americano Lucca Lírio. Depois de mais de 10 anos atuando em produções em Nova York, ele veio para o Brasil em 2021 e hoje trabalha como professor em diversas áreas, em Curitiba (PR). “O Yoga do Riso, com foco na gestão do humor, foi um dos cursos intensivos mais eletrizantes que já fiz. A imersão é lúdica, com embasamento profundo sobre ciência, yoga e dinâmicas de grupo”, conta. Para Lucca, o curso foi um divisor de águas. “Minhas aulas se tornaram muito mais divertidas e com muito mais conteúdo cognitivo”, acredita.
A professora de Yoga Gabriela Rizzo Mirisola também participou da formação. Segundo ela, o curso permitiu que seu lado mais extrovertido e espontâneo se manifestasse, mesmo entre pessoas que acabara de conhecer. “Senti-me à vontade para ser quem sou de verdade”, relata. “Como professora de Yoga, também tive acesso a uma nova técnica de liberação do ar residual, que pode ser praticada de forma leve e descontraída, trazendo benefícios como alegria e bem-estar”. Gabriela, que mora em Imbituba, passou a praticar diariamente 10 minutos consecutivos de riso como forma de meditação, purificação dos pulmões, exercício de respiração diafragmática — e, claro, para melhorar seu humor ao longo do dia.
Já o recreacionista Jonas Soares Pereira, o “Chocolate”, morador de Gravatal, garante que participar do curso foi uma verdadeira virada de chave. “Foi mais do que um aprendizado. Foi um mergulho profundo em mim mesmo. Senti um enorme enriquecimento pessoal, que trouxe mais leveza para a rotina, mais foco, presença e uma conexão muito maior com meu corpo e minha respiração”, conta. Para ele, a experiência o ensinou a estar realmente presente, inclusive nos momentos em que está com o público. “Sinto-me mais consciente, equilibrado e com a mente preparada para encarar os desafios com um sorriso e o coração em paz. Sinto-me na presença de Deus. Foi transformador”, resume.
Para a terapeuta holística Janaina Bernardo Correa, também de Gravatal, garante que com o Yoga do Riso conseguiu ser mais leve. “Consigo tomar decisões de maneira mais assertiva sabendo que qualquer decisão. Seja ela fácil ou mais doída. Depois da prática observo que vai ter sempre uma saída, pois o riso cura logo após o choro”, reflete “Jana”, como é conhecida. O curso ainda a fez entender que ninguém é triste pra sempre. “A gente sempre pode encontrar caminhos para ser feliz. A risada é, sem dúvidas, uma das coisas que mais juntam as pessoas. Com a risada eu aprendi a gostar de estar com os outros”.
Além de Gravatal, uma nova formação está marcada para os dias 31 de maio e 1º de junho, em Novo Hamburgo (RS). As inscrições para as novas turmas estão abertas no site www.unirisos.com.br.