Pioneira e referência em Harmonização Orofacial, cirurgiã-dentista transforma sorrisos, realça identidades e já realizou mais de 30 mil atendimentos
Dra. Samia é um dos principais nomes da Harmonização Orofacial no estado Com mais de 15 anos de atuação e mais de 30 mil atendimentos, a Dra. Samia Ahmad (CRO/SC 11815) se tornou um dos principais nomes da Harmonização Orofacial (HOF) em Santa Catarina. Especialista em Harmonização, Cirurgia Bucomaxilofacial, Implantodontia e Prótese Dentária, é também professora e mentora de cursos VIP. Samia une técnica, estudo e sensibilidade para transformar vidas por meio de resultados naturais e seguros. Atende em sua clínica localizada defronte ao hospital de Braço do Norte, onde segue sua missão de cuidar de cada paciente como um todo, valorizando saúde, estética e bem-estar.
O que é a Harmonização Orofacial e quais os principais tipos de tratamentos que ela oferece? A Harmonização Orofacial é uma especialidade da Odontologia que reúne procedimentos capazes de equilibrar a estética e a função da face, promovendo simetria e rejuvenescimento. Engloba tratamentos como Toxina Botulínica, Skinboosters, Microagulhamento, Agregados Leucoplaquetários Autólogos (PRP, PRF) derivados do próprio sangue do paciente, Peelings, Preenchimentos Faciais, Rinomodelação, Bioestimuladores, Fios de Sustentação, cirurgias de Bichectomia, Lip Lift, Lipoaspiração, além de tecnologias avançadas de rejuvenescimento facial como o Ultrassom Microfocado e o Laser CO2, por exemplo.
Qual a diferença entre Harmonização Facial e Harmonização Orofacial e para que servem? A Harmonização Facial trata assimetrias e também efeitos do envelhecimento, como manchas, perda de volume, queda dos tecidos e rugas. Já a Harmonização Orofacial vai além da estética da pele. Ela integra também a análise dos dentes e do sorriso, considerando a interação entre a odontologia, a musculatura e o equilíbrio facial. Muitas vezes a origem da desarmonia está nos dentes e não apenas nos tecidos moles. Por isso, em casos de perda dentária, dentes muito curtos, escurecidos ou desalinhados, o resultado de um preenchimento labial geralmente não alcança a expectativa do paciente. Tanto na Harmonização Facial quanto na Orofacial, o objetivo não é transformar rostos, mas resgatar a autoestima, respeitando a individualidade de cada paciente.
Ao buscar a Harmonização, quais os principais cuidados que o paciente deve ter na escolha do profissional? É essencial pesquisar resultados reais, a formação e a especialização do profissional, entender os riscos e os benefícios, realizar uma consulta clínica completa e desconfiar de promessas milagrosas. Cada tratamento deve ser planejado exclusivamente para aquele paciente, respeitando a anatomia, os limites e as suas expectativas.
Além de corrigir o que está em desarmonia estética, como a Harmonização pode contribuir de forma terapêutica? Alguns procedimentos da Harmonização Facial têm benefícios funcionais importantes. A toxina botulínica, por exemplo, reduz a dor orofacial em pacientes com bruxismo e disfunções da ATM, alivia dor muscular, melhora o sorriso gengival, corrige assimetrias funcionais, paralisias faciais e auxilia em casos de cefaleia tensional associada à hiperatividade muscular. O preenchimento labial com ácido hialurônico melhora o selamento labial e contribui para a prevenção e tratamento da queilite angular. Já a cirurgia de bichectomia, quando bem indicada, reduz mordidas constantes na mucosa da bochecha, diminuindo o risco de traumas recorrentes, úlceras bucais e podendo até melhorar a mastigação em pacientes com corredor bucal estreito. Além disso, a laserterapia favorece a regeneração tecidual, acelera o processo de cicatrização no pós-operatório e auxilia no alívio da dor. E, por ser habilitada em ozonioterapia e conhecer o potencial dessa terapia, utilizo o ozônio como tratamento complementar para promover analgesia, reduzir inflamação, edema e otimizar o reparo dos tecidos quando necessário.
Para poder atuar com a HOF, o cirurgião-dentista deve passar por alguma especialização? Quais as suas observações sobre esse assunto? Sim, é indispensável buscar especialização séria e aprofundada, pois a área evolui rápido e exige domínio de anatomia, técnica e segurança. O profissional precisa estudar continuamente e compreender os tratamentos de forma ampla para garantir resultados naturais e previsíveis. Além de técnicas, o profissional deve dominar as intercorrências e complicações de cada procedimento. Se não souber resolvê-las, não deve nem realizar o procedimento.
Qual é a diferença entre Botox e Preenchimento? A toxina botulínica, popularmente conhecida como “Botox”, suaviza linhas de expressão, previne rugas, controla hiperatividade muscular e beneficia pacientes oferecendo resultados naturais ao relaxar músculos responsáveis por marcas e tensões. Já o preenchimento com ácido hialurônico é indicado para recuperar o volume perdido e definir contornos. Juntos, corrigem assimetrias, imperfeições, rejuvenescem e promovem um efeito lifting, valorizando ainda mais a estrutura facial.
COMO ENCONTRAR:
Samia atende em sua clínica na Rua Jacob Batista Uliano, 1357, no Centro de Braço do Norte
WhatsApp:
48 99658-6974
Instagram:
@dra.samiaahmad