A Câmara de Vereadores de Braço do Norte realizou, em 10 de março, uma homenagem às mulheres cujos trabalhos têm reconhecido valor coletivo nas áreas social, cultural, econômica, política e esportiva do município. O evento, intitulado “Premiação Mulher Destaque Braçonortense”, é realizado todos os anos. Neste ano, as homenageadas foram Amélia Felippe da Silva, Iracema Kulkamp, Ivanilde Della Giustina, Maria Albertina Tomaz, popular “Nega do Crepe”, e Maria Rosinete Souza Effeting.
Prestação de Contas
O deputado estadual Volnei Weber realiza, no sábado, 29 de março, a partir das 10 horas, uma prestação de contas do mandato e também de divulgação dos planos para 2026. A confraternização acontece na Associação Weber (Afawe), na Estrada Geral do Mar Grosso, em São Ludgero.
Mais voos
A Latam vai ampliar em 71% o seu número de voos em Jaguaruna. Em 24 de junho, a operação da companhia na rota Jaguaruna-Guarulhos passará de 7 para 10 voos semanais e, a partir de 26 de outubro, chegará a 12 por semana. Os voos são realizados com aeronaves Airbus A320 (capacidade para 162 passageiros em cabine Economy e 12 em Premium Economy). Atualmente, em Santa Catarina, a Latam opera 96 voos por semana em Florianópolis (inclusive internacionais), 14 voos em Chapecó, 54 em Navegantes e 7 em Jaguaruna.
Marcada para 22 de março, a eleição para as diretorias da Cerbranorte Geração e Distribuição começam a tomar um corpo. A atual presidente da Geração, Valneide Exterkoetter (foto), mantendo sua palavra de campanha, não será candidata à reeleição. Indicou o advogado Maicon Schmoeller Fernandes como sucessor. Maicon agradeceu e declinou do convite. Quem se posiciona para essa vaga, atualmente, é o empresário Calinho Fornazza. Há um aceno com o empresário Fabrício Willemann, da Agro Fata, de Rio Fortuna, para ser seu vice.
Distribuição
Há uma forte movimentação para que os advogados Alex Wiggers e Evandro Ascari componham uma chapa de consenso, enquanto o atual presidente, Maico Niehues, ainda não definiu se realmente desiste de concorrer à reeleição. Os próximos dias, com o lançamento dos dois editais, serão decisivos para saber se haverá novas chapas na disputa ou apenas uma em cada diretoria.
Cidade empreendedora
Leitor Gilson Loss reclama da dificuldade que encontra, desde 2024, de receber atendimento na Central do Cidadão. Explica que, no local, não existe atendimento por telefone há um ano e meio. Com isso, sempre que precisa de informações, precisa se deslocar até o local. Ali funciona, entre outras coisas, a Cosip e o Procon. Também relata o atraso tecnológico. Para confecção da Carteira de Identidade, apesar de terem todo o material necessário instalado no local como computadores, scaners e câmeras, a Central ainda utiliza pintura dos dedos com rolinho para recolher a impressão digital e o interessado tem que levar fotos impressas. Um atraso em uma cidade que se intitula empreendedora.
Nesse início de ano, não vamos te dar uma frase motivacional, mas cinco:
1 - Se tiver desânimo para trabalhar, pense nas contas do fim do mês;
2 - Sonhos não têm pernas, mas você sim, então vai persegui-los;
3 - Tudo passa, nem que seja por cima de você;
4 - Caso caia, levante, não dá para trabalhar deitado;
5 - Você não está em um dia ruim, os cinco primeiros dias da semana são os piores.
Parou
Quem utiliza a estrada geral do Pinheiral ao Rio Café vai precisar de um pouco mais de paciência para ver a obra concluída, isso porque a empresa responsável pela obra anunciou, no fim de dezembro, a paralisação novamente dos serviços. A ação acontece devido a um desacordo na medição da obra, já que a empresa incluiu em seus relatórios a confecção de uma galeria que ainda não foi executada, exigindo o pagamento. Como não houve a execução do serviço, o Município de Braço do Norte negou o pagamento.
Parou 2
De acordo com os relatórios de fiscalização, em fevereiro de 2024, a empresa foi avisada que os recursos estavam disponíveis para pagamento e houve a solicitação da retomada da empreitada. Já em abril de 2024, com a falta de agilidade da empresa, uma nova notificação foi realizada. Desde então, uma empresa terceirizada realiza a colocação de sarjetas. Em julho, mais duas notificações foram entregues: uma para refazer um serviço, executado em setembro, e outra para a retomada da obra. Na segunda quinzena de novembro, a empresa retornou ao Pinheiral com o maquinário, prometendo executar a obra com agilidade.
Rotativo
O que ninguém pode acusar o prefeito Beto Marcelino, que deixou a Administração do Município após dois mandatos, é de não cumprir sua palavra. Desde 2021, dizia que ia implantar o Estacionamento Rotativo em Braço do Norte. Pois, no último 18 de dezembro, na véspera da semana do Natal, iniciou a cobrança do estacionamento na cidade. É bom lembra que o rotativo tem uma tolerância de 15 minutos. O motorista deve deixar o pisca-alerta ligado durante esse período. Se for ficar mais tempo estacionado, deve adquirir o ticket. A tarifa é de R$ 1,25 por meia hora e R$ 2,25 para uma hora.
Em dia
O prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o “Iba”, entregou a Prefeitura Municipal enxuta, no último 31 de dezembro, ao novo gestor. Após retirar os 6% destinados por obrigação legal ao Legislativo Municipal, o índice da folha de pagamento dos funcionários ficou incríveis 40%, sendo que o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal é de 54%. O prefeito Iba explica que o mérito do percentual de despesa com pessoal é de toda a equipe. Foram 40,01% (Prefeitura + Fundo de Saúde + Samae = até o mês de novembro) e o consolidado que inclui a Câmara de Vereadores, em 41,55%.
Equipe
São Ludgero terá a seguinte equipe no comando do Município a partir deste mês. O secretário de Governo é Elder Menegasso Füchter, presidente do Progressistas desde 2020 e coordenador da campanha de Paulinho e Lucas. A Secretaria de Saúde é comandada pela enfermeira Valdete Meurer Kuehlkamp. A nova secretária de Educação é a pedagoga Jânia Debiasi Mattei. A secretária de Assistência Social e Habitação é a vereadora eleita Franciele Widermann Bruch. O secretário de Obras é Marcelo Jeremias Redivo. A secretária de Finanças e Orçamento é a funcionária pública Taise dos Santos Alves. O secretário de Agricultura será o empresário rural Jaime de Bona da Silva. O secretário de Administração, Planejamento e Desenvolvimento Econômico é o funcionário público federal e empresário Giovani Felipe da Silva. O diretor do Samae é Silvio Füchter. A nova Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo será comandada por Sidnei Blasius. Para viabilizar a nova secretaria e ajustar a organização administrativa às necessidades da nova gestão, será necessária uma reforma administrativa, a qual passará pelo crivo dos vereadores nas próximas semanas.
A eleição para as novas diretorias da Cerbranorte Geradora e para a Cerbranorte Distribuidora já tem data marcada. Será em 22 de março de 2025. Até o momento, apenas a atual presidente da Geradora, Valneide Exterkoetter, anunciou que não é candidata à reeleição. Mayco Niehues, da Distribuição, ainda não se manifestou oficialmente. Ambos, na eleição passada, haviam declarado que seriam candidatos apenas para uma gestão. Por outro lado, dois nomes já começam a aparecer no cenário sucessório. Um empresário, um dos maiores consumidores da própria Cerbranorte, e um jovem advogado, estariam montando uma chapa “de consenso” para a Distribuição. Um como presidente e o outro como vice. Capacidade têm de sobra.
Gabinete
Pelo que espera, após deixar a prefeitura, Beto Marcelino estaria com endereço certo: o gabinete do deputado Júlio Garcia. Imitaria os passos do ex-prefeito José Nei Ascari que, após deixar a Administração em Grão-Pará, foi chefiar o gabinete do parlamentar em Florianópolis. Dois anos depois, José Nei era eleito o sucessor de Garcia na Alesc. Júlio, por sua vez, já anunciou que pretende ser candidato a deputado federal na próxima eleição e estaria procurando um nome para apoiar como sucessor. Iriam, também, trabalhar para o gabinete Muy Fernandes e Allan Lopes Prudêncio.
Doação
Produtos de higiene pessoal e de materiais de limpeza foram doados pela Esucri/Uniasselvi, unidade de Braço do Norte, para o Ciaca (Consórcio Intermunicipal de Abrigo para Crianças e Adolescentes) e para as Apaes de São Ludgero e Braço do Norte. A campanha realizada por cerca de 40 estudantes da instituição faz parte de um projeto de extensão desenvolvido de julho a setembro. Para essa atividade, os alunos devem promover ações que tragam retorno social, ocupando uma carga horária de 10% do curso. Assim, cada estudante, de sua forma, mobilizou a comunidade onde reside. Esse é o segundo semestre no qual o trabalho é realizado. No início do ano, uma tonelada de produtos foi arrecadada e enviada para os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul.
Tempos difíceis
Há quem acredite que a inabilidade do PSD de manter a coligação com o PP na última eleição municipal de Braço do Norte custará caro para o partido do prefeito Beto Marcelino. Inegavelmente, o MDB chegou com mais facilidade à vitória por ter se coligado com o PP, apesar de uma fatia dos Progressistas ter permanecido com o PSD de Allan Lopes Prudêncio e Muy Fernandes. Porém, nomes importantes, por motivos particulares, abandonaram a campanha, como o de Toninho da Cabana e seu filho, o vereador Marcos, bem como do presidente do partido, Charles Bianchini. O PSD, que se orgulhava de ter uma nominata forte de pré-candidatos a vereador, elegeu apenas dois, encolhendo sua participação na Câmara a partir de 2025. Tempos difíceis à vista.
Novos
Com exceção de Rafael Marcelino Borgert (PSD), todos os vereadores titulares que buscaram a reeleição em Braço do Norte permanecerão no cargo em 2025. Interessante observar que, diferentemente deste ano, na eleição de 2020, Rafael foi o único a conquistar a reeleição.
A Prefeitura de Rio Fortuna está leiloando uma série de bens de seu patrimônio, que vão de equipamentos eletrônicos a veículos. Os lances nos 14 lotes já podem ser realizados através de www.danielgarcialeiloes.com.br, que será finalizado em 18 de novembro. Até o momento, R$ 206 mil já foram ofertados. O lote mais valorizado é o de um trator 4x4 New Holland TL 85, ano 2008. Com o valor mínimo de R$ 20 mil, está sendo arrematado por mais de R$ 40 mil. Além desse, uma retroescavadeira, um caminhão e um ônibus fazem parte da relação dos veículos pesados. Ainda há três veículos passeio e uma ambulância Sprinter.
Destaque
O mês começa com notícias boas para Braço do Norte. O município gerou 124 empregos formais em setembro, enquanto os demais municípios da Amurel, somados, geraram 100 vagas com carteira assinada. Outra boa notícia foi a pontuação máxima, no Índice Sintético Final (ISF) e 100% de cumprimento das metas estabelecidas, alcançando a primeira posição no ranking do segundo quadrimestre do programa Previne Brasil, divulgado pelo Ministério da Saúde. Este é o principal programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Ele tem por objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e fortalecer o vínculo entre os usuários e as equipes de APS, promovendo uma responsabilização maior dos gestores e profissionais. Um dos pilares do programa é o pagamento por desempenho, que considera indicadores monitorados periodicamente para medir o acesso, qualidade e eficácia dos serviços oferecidos.
Pensamento do Bambi
“Tem muita Maracugina se achando Rivotril”.
Reprovado
Com 3.313 votos, Clei Rodrigues (PP) foi reeleito com 41,86% dos votos, uma vitória com gostinho de derrota, já que, por outro lado, mais de 58% dos eleitores votaram nos demais candidatos. Sem falar que Clei levou menos votos que na eleição passada. Na primeira vez que concorreu, em 2020, levou 3.593, o que correspondeu a 50,86%. Vai ter que melhorar muito sua Administração se sonha em fazer o sucessor.
Maria Marlene na Prefeitura
A presidente da Câmara de Vereadores de São Ludgero, Maria Marlene Schlickmann, está à frente da gestão do Município até 24 de novembro. Ela assumiu a Prefeitura no último dia 5, para as férias do prefeito Ibaneis Lembeck, o “Iba”. É a primeira vez que a vereadora assume o Executivo.
Rodízio
Se por um lado o rodízio implementado na Câmara de Vereadores de Braço do Norte na presidência da Casa da atual Legislatura se mostrou o mais democrático, dando oportunidade para 7 dos atuais 11 vereadores assumirem a presidência em 4 anos, também se mostrou ineficiente. Todos que passaram pela presidência se queixam do exíguo período para poder pôr em prática seus trabalhos. Com apenas seis meses de mandato, os edis não conseguiam concluir projetos mais complexos, deixando sempre para “o próximo” a finalização. Acontece que, às vezes, não era interesse do sucessor dar prosseguimento naquela ideia. Somente o atual presidente Muy Fernades permanece um ano no cargo, pois tanto ele quanto seu vice, Elton Heidemann, não foram simpáticos à divisão do cargo. Para mudar essa sucessão, a Câmara aprovou recentemente a volta do mandato de dois anos para cada presidente. Atualmente, é de apenas um ano. Claro que isso não impedirá acordos de fatiamento. O tempo dirá se a lição da atual legislativa foi aprendida.
Portaria poderosa
Com todo respeito, uma reles portaria normativa da Secretaria da Educação determinar que de agora em diante, para estudantes da rede pública de ensino serem aprovados de ano, precisam ter a média 6 em todas as matérias e 75% de frequência mínima – e não mais a média individual de cada disciplina – é uma prova de que o poder público não preza pela educação de seu povo.
Rápidas e Rasteiras
Notas do que acontece nos bastidores da informação. Whatsapp 48 3658 3737