segunda-feira, novembro 30Diário online de Braço do Norte

Iba inicia mandato com escola

Prefeito reeleito também anuncia que haverá mudança na equipe de governo

Ao lado do vice-prefeito eleito Benício Warmeling (PL), o “Nisso”, Ibaneis Lembeck (MDB), o “Iba”, segue no comandado de São Ludgero pelos próximos quatro anos. A dupla bateu a única chapa concorrente, encabeçada pelo atual vereador Lucas Peters (PP) e pela auxiliar de escritório Janna Gabriella Gonçalves Alves Ribeiro, única mulher a concorrer à majoritária entre os 14 candidatos à vaga no Vale do Braço do Norte.
Aos 56 anos, essa é a primeira vitória de Iba para o cargo de prefeito. Em 2012 ele concorreu como vice ao lado do então candidato Volnei Weber (MDB). Quatro anos depois, a dupla foi reeleita e, em abril de 2018, Iba assumiu a Prefeitura após a renúncia de Volnei para se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa, cargo para o qual foi eleito.
Na Câmara de Vereadores, os partidos que mais elegeram candidatos foram o MDB, com 5 parlamentares, e o PL, com 3 representantes. Iba terá apenas um vereador da oposição eleito pelo PSD.

Entrevista

Qual a primeira ação de governo em 2021?
Iba Lembeck – A construção de uma nova escola, com seis mil metros quadrados, com creche e ensino fundamental. O projeto está em fase de finalização pela equipe de engenharia da Amurel e o terreno já está disponível, inclusive com a sondagem feita. Esta obra foi um dos maiores pleitos da população neste ano. Por isso será a primeira coisa a ser feita em 2021. A obra iniciará pela parte da creche, que é o setor onde mais precisamos de vagas no momento.

Qual a principal meta do governo para os próximos quatro anos?
Iba Lembeck – Quando falamos em metas, primeiramente penso que precisamos dar sequência nas obras e ações já iniciadas. Sempre trabalhamos com o intuito de fazer, mas terminar o que começamos. Durante a campanha também fomos cobrados em relação à saúde, que seja dada maior atenção. Faremos isso, com a contratação de mais médicos e também a disponibilização de mais vagas para consultas.
Haverá mudança no secretariado. Qual?


Iba Lembeck – Sempre que começa uma nova gestão, precisamos olhar para nós mesmos e ver o que funciona, o que pode melhorar, onde podemos mudar para ser mais eficientes. Logo no começo do próximo ano iremos reorganizar nossa equipe de trabalho e isso será feito por mim e por meu vice, Benício. Não existe promessa de cargo para ninguém. Até porque queremos pessoas capacitadas e isso está muito além de sigla política.

Ao contrário do que geralmente ocorre quando um candidato perde uma eleição, Lucas Peters também comemorou o resultado do pleito. “Não há do que se envergonhar. Fizemos uma campanha limpa, humilde. Valeu muito a pena e estou contente com o resultado”, afirma. A meta agora é trabalhar nos próximos quatro anos para fortalecer o partido. Para as eleições gerais de 2022, Lucas é apontado como uma possibilidade de nome para representar a Amurel na Assembleia Legislativa.
Ele não descarta, mas também abre a vaga para outro possível candidato forte na região: o atual prefeito e candidato reeleito à prefeitura de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino (PSD). “Não tenho vaidade. Quem sabe se o “Betinho” não for, eu possa encarar o desafio. Mas se ele concorrer, com certeza irei apoiá-lo”, garante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale