Sem médico

Voo do Mosca

São Ludgero continua sofrendo com a falta de médicos, e a semana iniciou com dois que faziam atendimentos em Estratégias Saúde da Família (ESFs) a menos. Desde a semana passada, o Centro de Triagem Coronavírus já contava com um médico afastado por estar com Covid-19. A secretária de Saúde, Nilva Schlickmann Pickler, diz que existem profissionais da área de enfermagem afastados pelo vírus que puderam ser substituídos e outros “vazios” estão sendo supridos através de revezamento de profissionais do próprio quadro.

Fechados

A União Europeia estendeu até 15 de agosto a proibição de entrada para turistas brasileiros. A exclusão do Brasil da lista de países aptos a enviar turistas, desde o dia 30 de julho, está diretamente ligada ao aumento e ao grande número de casos de infectados pela Covid-19. As restrições atuais para as viagens não essenciais são válidas para todos os 27 estados membros, além da Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Uma nova lista de liberação será divulgada no final deste prazo. Austrália, Canadá, Georgia, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Coréia do Sul, Tailândia, Tunísia, Uruguai (único da américa latina) e China são hoje os países aptos a enviar turistas ao velho continente. Com isso, além do Brasil e todas as outras nações ainda terão que esperar novas atualizações para saber quando reabrirão as fronteiras.

Candidata




O nome da Radialista Vanuza Barcelos acaba de ser ventilado dentro da Executiva do MDB como pré-candidata à majoritária. O partido, que trabalhava até junho o nome do vereador Israel de Souza, ficou sem seu candidato oficial com a desistência dele em disputar nova eleição este ano. Afastado da presidência do partido, o vereador, que é cunhado de Vanuza e seu padrinho no MDB, confirma a informação. Disse que Vanuza, que vinha trabalhando seu nome para ser candidata a vereadora, aceitou o desafio de disputar a Prefeitura. Além de radialista, Vanuza tem um forte trabalho

A vez delas?

Pela primeira vez na história, Braço do Norte pode ter uma chapa à majoritária composta só, por mulheres. Tudo porque um dos principais aliados na oposição à administração, no momento, é o PSDB da vereadora Soraya Michels. A tucana já deixou bem claro que não disputará nova vaga ao Legislativo e costura sua candidatura ao Executivo. Com a possibilidade de Vanuza Barcelos embarcar na sua garupa, a chapa poderá ser cor de rosa.

Mulheres

Braço do Norte já teve uma candidata a prefeita e do próprio MDB. Zanele Niehues Matos, esposa do ex-prefeito Ademir Matos, disputou e perdeu para Vânio Uliano (PP) uma eleição suplementar, tendo como vice Charles Bianchini. Já Edna Souza Michels (PSDB), na época em outro partido, se elegeu vice na chapa que tinha Luiz Kuerten (PP) como candidato a prefeito.

Passamento

O jornalista Walter Souza, um dos mais conhecidos e respeitados de Santa Catarina, faleceu na quarta-feira, na Capital. Walter atuou durante vários anos na televisão e apresentou em 2006 e 2007, respectivamente primeiro e segundo anos da entrega do prêmio Top de Mídia de Braço do Norte.

Para escapar

Segundo a coluna do jornalista Moacir Pereira, para se escapar da cassação, o governador Carlos Moisés começou a negociar com o MDB. Ou seja, Moisés foge aos seus princípios da modernização político-partidária em benefício próprio. A cassação é política, mas será que o atual governador tinha um punhado de razões para não sofrer impeachment? E por que não as apresentou à sociedade? Agora, está itinerante atrás de socorros políticos para não perder o mandato. Vai até ao palácio do Planalto. Pode? Afinal, o que aconteceu? Não sabemos, porque Moisés esconde-se na muralha do silêncio, incompatível com as práticas comuns a uma democracia plausível. Agora, recorre às velhas práticas políticas para sobreviver.

Se coça

O anúncio de que a Cerbranorte iniciaria os cortes dos inadimplentes a partir da última segunda-feira levou dezenas de consumidores a regularizarem suas dívidas com a cooperativa de eletricidade. Em Braço do Norte, só na última sexta-feira, data limite para o parcelamento de contas em aberto, foram mais de 100 atendimentos. O levantamento dos cortes realizados esta semana, e quantos pagaram contas em atraso será feito somente hoje, sexta-feira, pelo departamento comercial.

Aplicação anal

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), que é médico pediatra, ganhou as redes sociais nacionais e internacionais esta semana – e motivo até para hilárias gozações – com sua inusitada sugestão de tratar pacientes de Covid-19 em sua cidade com a aplicação de ozônio, pelo ânus, em casos que tiveram diagnóstico positivo. Antes disso, a Prefeitura vinha também oferecendo outros tratamentos, via ivermectina, azitromicina e de cânfora.


Leave a Comment