Abasteça sem sair do carro: tecnologia muda a forma de consumir

Do almoço até o abastecimento do carro, os aplicativos de pagamento digital já são realidade e a nova aposta das empresas

Esquecer a carteira em casa deixou de ser um motivo para não pagar a conta. Desde que você esteja munido do seu celular, é possível fazer o pagamento de (quase) tudo encostando o aparelho na máquina de cartão, sem precisar pegar em dinheiro. 

A “carteira digital”, como também é conhecido o meio que proporciona o pagamento por aproximação de celulares, está disponível para a maioria dos novos smartphones. 

Apesar de parecer revolucionária, essa “novidade” já existe há mais de 10 anos no Brasil, mas a desconfiança em relação à segurança do sistema foi um dos empecilhos para que o recurso alavancasse.

Mesmo assim, empresas como Samsung, Google e Apple têm apostado na tecnologia e desenvolvido aplicativos que possibilitam o serviço a partir de seus produtos, o que aproximou o consumidor dessa possibilidade vista com menos estranhamento nos últimos anos.

Uma prova disso são os aplicativos de pagamento desenvolvido para postos de combustíveis. O Shell Box, que é utilizado pela Rede de Postos São Marcos, é um exemplo.

Pioneira na região, a empresa disponibiliza o serviço em três dos quatro estabelecimentos que possui e vem conquistando ainda mais os clientes em virtude da facilidade, da comodidade e da segurança sanitária.

Em tempos de pandemia, nada de ficar em fila de caixa eletrônico para sacar ou ter que sair do carro para efetuar o pagamento.

E o melhor: além de não precisar nem sair do carro, o cliente acumula pontos que podem ser trocados por milhas, descontos e muitos outros benefícios.

Comportamento: brasileiro passa a usar mais o celular para consumir

Conforme pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL), o celular é o principal dispositivo usado para compras online e também como meio para acesso à internet.

Este comportamento, que já vinha se desenhando para o ambiente online desde 2018, ganhou força e achou espaço para se estabelecer de maneira definitiva agora.

Após a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em março, para que as pessoas reduzissem o uso de dinheiro físico e passassem a utilizar pagamentos por aproximação, as transações online explodiram.

Inclusive, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) aponta que este novo hábito de compra e consumo deve permanecer no pós-pandemia. 

Conforme a pesquisa ‘Novos Hábitos Digitais em Tempos de Covid-19’, feita pela entidade, 61% dos clientes que compraram online durante a quarentena aumentaram o volume de compras devido ao isolamento social.

E mais: negócios ligados aos setores de alimentos e bebidas, combustíveis e produtos farmacêuticos cresceram quase 80% online.

Isso mostra que o e-commerce vem conseguindo absorver bem o aumento de demanda e também que os meios de pagamentos digitais, como o utilizado pela Rede de Postos São Marcos, serão cada vez mais buscados pelo consumidor.

“O consumidor está cada vez mais exigente. Não quer perder tempo, não quer pegar filas, quer um produto com preço justo e qualidade excelente. Os comércios precisam acompanhar isso e o posto de combustível não pode ser diferente. Embora o nosso cliente não possa comprar gasolina para ser entregue na sua casa, a tecnologia veio para ficar e vai mudar a forma de consumo. Já está mudando!”, avalia o empresário Maykon Schuelter, proprietário da rede.

Rede de Postos São Marcos na vanguarda da tecnologia

Assim que a tecnologia de pagamento digital foi disponibilizada pela bandeira Shell, a Rede de Postos São Marcos adotou o aplicativo Shell Box.

Dos quatro Postos São Marcos, três estão habilitados para utilizar o app: Tubarão, Braço do Norte e Orleans. Na unidade de São Ludgero o aplicativo não pode ser implantado porque o posto não é da bandeira Shell.

O Shell Box é o app de fidelidade que permite abastecer com desconto e economizar. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), o motorista pode aplicar cupons e pagar pelo combustível a partir da ferramenta, sem sair do carro.

O serviço acumula pontos que podem ser trocados por milhas, descontos e muitas outras vantagens. Além de facilitar e tornar a compra ainda mais segura, o app também é ótimo neste momento delicado em função da covid-19.

“Com o uso do aplicativo, o cliente não precisa ter contato com ninguém do posto para abastecer o seu carro. Tudo é feito pelo celular. Perfeito para este momento onde o distanciamento social é importante”, destaca o empresário.

Como funciona

Com o aplicativo instalado, é só o consumidor aproximar o celular na bomba de abastecimento indicada com a placa do Shell Box. Na tela inicial do app, basta digitar o código de pagamento de 6 dígitos e autorizar o débito.

Pronto! É só esperar o abastecimento acabar e aproveitar os pontos, que são creditados automaticamente logo após o pagamento.

Benefícios

A cada litro de combustível comum o cliente acumula um ponto, e a cada um litro de combustíveis da família Shell V-Power o consumidor ganha dois pontos.

Os pontos acumulados também podem ser convertidos em milhas Smiles. Cada ponto equivale a uma milha, que pode ser resgatada através do próprio aplicativo sem taxas ou valor mínimo. Quem preferir, pode fazer a troca por descontos na hora do abastecimento.

“A partir de agosto, o consumo de todo o mix das nossas lojas de conveniência também poderá ser feito a partir do Shell Box. O cliente escolherá o que quer e pagará pelo aplicativo”, antecipa Maikon.

Sobre a Rede de Postos São Marcos

Foi o patriarca da família, Inácio Schuelter, que iniciou o negócio no Bairro São Maurício, no limite com Rio Fortuna, em 1993. Três anos depois, em 1996, o negócio foi transferido para Braço do Norte, no lugar que está até hoje.

Em 2003 a administração do posto passou para as mãos do filho, Maykon Schuelter. Com apenas 20 anos, mas muita força de vontade, ele investiu, modernizou e iniciou o processo de expansão do negócio.

Em 2011 a segunda unidade abriu no bairro Fábio Silva, em Tubarão. Em 2017 houve a ampliação para Orleans e em 2019 São Ludgero recebeu o quarto posto da rede. 

São mais de 100 empregos diretos em toda a rede, um número que deve crescer quando a unidade de Gravatal, a quinta do grupo, entrar em funcionamento. A previsão é que isso ocorre ainda este ano.

O segredo do sucesso? Muito trabalho, atendimento impecável e personalizado, combustível de qualidade e constante inovação!

Produtos e serviços

  • Combustíveis
  • Lubrificantes
  • Conveniência de 130 metros quadrados com um mix de mais de dois mil produtos
  • Filtros
  • Acessórios
  • Troca de óleo
  • Transporte de combustíveis

Responsabilidade com o futuro

A Rede de Postos São Marcos trabalha focada em ações sociais e de sustentabilidade. Através de práticas simples, grandes resultados já foram alcançados.

Um dos exemplos está na unidade de Tubarão. O posto de combustível na Cidade Azul é autossuficiente em energia elétrica, cuja produção é feita a partir de um sistema solar. Até agosto deste ano, o empreendimento em Braço do Norte também chegará a este patamar de sustentabilidade.

Plantio de mudas para a recuperação de áreas desmatadas e desenvolvimento de projetos educacionais para crianças em situação de vulnerabilidade social também fazem parte do dia a dia da empresa.

Serviço

Rede de Postos São Marcos: www.postossaomarcos.com.br

Braço do Norte: (48) 3658-2945

Tubarão: (48) 3658-2945

Orleans: (48) 3658-2945

São Ludgero: (48) 3657-1266


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