Com mais de 100 voluntários à disposição, o Cespi foi apresentado à comunidade braçonortense na manhã da última terça-feira, 21

A história do Centro de Educação em Saúde de Práticas Integrativas (Cespi) está sendo construída por mãos voluntárias. São pessoas que decidiram dedicar seu tempo para auxiliar quem precisa. A braçonortense Tânia Salles já faz parte dessa história, todas as terças-feiras a tarde, dedica aproximadamente duas horas, ao trabalho voluntário, com um único objetivo: ajudar as pessoas a curar a sua vida. A terapeuta realiza o projeto Remoção de Ansiedade. Ansiedade Zero e palestras no Cespi. Com mais de 100 voluntários à disposição, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, entregou oficialmente à comunidade a Casa do Voluntário, na manhã da última terça-feira, 21 de agosto.
Para Tânia realizar esse trabalho voluntário é um gesto simples, mas que tem a capacidade de tocar e mudar a vida de tantas pessoas. “Aqui eu trabalho não só com ansiedade, mas também trabalho no atendimento de doenças psicossomáticas como depressão e síndromes, entre outras coisas. Trabalho com grupos de até 20 pessoas, busco ouvir um pouco da história de cada um, para então identificar o motivo pelo qual a pessoa chegou até aqui. E em seguida eu começo as sessões em grupos”, explica Tânia.
Quem também dedica parte do seu tempo para ajudar as pessoas é a braçonortense Solange Schreiber Martins. Ela é coordenadora da Pastoral da Criança. “Essa casa é maravilhosa, precisávamos desse espaço para darmos continuidade ao nosso trabalho. A Pastoral atende crianças até seis anos e gestantes. É um trabalho lindo, que me faz tão bem. Recomendo a todos que queiram contribuir de alguma forma com essa casa, que queiram ensinar algo ou passar alguma mensagem positiva, que nos procurem. O trabalho voluntário é feito com muito amor e carinho”, garante Solange.
O prefeito, Beto Kuerten Marcelino, ressalta a importância do trabalho voluntário realizado no Cespi. “A dedicação dessas pessoas em fazer o bem ao próximo é admirável. Que bom que nós, enquanto administradores municipais, pudemos proporcionar mais esta parceria pioneira na região e que trará tanto benefício à nossa população”, destaca o prefeito.
Projeto pioneiro na Saúde
O Centro de Educação em Saúde de Práticas Integrativas (Cespi), tem por objetivo ajudar os pacientes a melhorarem a qualidade de vida e chegarem ao seu ponto máximo de equilíbrio físico, emocional e energético, atuando no controle do processo de saúde e doença da população de maneira alternativa.
O Cespi é formado pela Secretaria de Saúde, Nasf, Conselho Municipal de Saúde, a Casa dos Voluntários, mantenedora do Centro de Valorização da Vida (CVV), e das Pastorais da Saúde e da Criança.
A intenção, de acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Arent, e com a secretária adjunta, Roberta Bianchini Naiz, é que o Cespi seja um local para a busca do equilíbrio entre a saúde do corpo e da mente. “As terapias holísticas são proporcionadas ao público para que busquem autoconhecimento e bem-estar”, explica Roberta.
Atividades
O Cespi oferece diversas atividades, realizadas por voluntários, como Tai Chi Chuan, Reiki, Grupo de Constelação Familiar, Curso de introdução à Medicina Tradicional Chinesa para as enfermeiras dos ESFs, Terapia da Alegria, massoterapia, acupuntura, ventosa, articulo terapia, moxaterapia, palestra escutatória, aulas para voluntários de yoga, Perder é Vencer, curso de fitoterapia, grupo de tabagismo, grupo de ginástica cerebral, grupo de shantala, cuidados com hortas e plantas medicinais, meditação coletiva, palestra Você Pode Curar Sua Vida (PNL), além de abrigar o Centro de Valorização da Vida (CVV) e as pastorais da Criança e da Saúde.
Participe você também
Se você também deseja participar das atividades, dedicar parte do seu tempo a ensinar algo, e levar conforto aos pacientes, basta procurar o Cespi e se inscrever para ser voluntário.