Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Tubarão ganha Educação Financeira e Fiscal

Programa será coordenado pela Secretaria da Fazenda

06/02/2022 09h39

Nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, a partir das 14 horas, no auditório da Amurel, acontece o lançamento do Programa Municipal de Educação Financeira e Fiscal de Tubarão, em evento que marcará, ainda, a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Ministério da Economia.

Secretário Raphael Bianchini da Silva (primeiro da direita) quando do lançamento do programa do MEC e CVM, em Brasília

O programa, em âmbito municipal, apresenta-se como um projeto de cunho gratuito, que terá foco no desenvolvimento e implementação três públicos-alvo principais: crianças, jovens e adultos, alcançados por meio de ações desenvolvidas nas escolas de Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior, sob a orientação da Fundação Municipal de Educação e da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), junto com a participação das demais secretarias e fundações como colaboradoras, e da Unisul.

Este programa, inclusive, será coordenado pela Secretaria da Fazenda, em conjunto com a Coordenadoria do Núcleo Sul de Educação Financeira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vinculada ao Ministério da Economia.

O projeto ainda visa conscientizar os cidadãos quanto à função socioeconômica dos tributos, da administração pública, da arrecadação e controle dos gastos públicos, assim como criar na sociedade o costume de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos pelo poder público. As ações que serão aplicadas nas escolas visam, também, promover a conscientização fiscal dos segmentos da sociedade, de modo a estimular o exercício da cidadania. Desta forma, espera-se um aumento da eficácia e da transparência das receitas e despesas públicas, de modo a levar à valorização de ferramentas como o comércio, a indústria, a prestação de serviços e a produção primária do Município.

A ação chamou a atenção de diversos parceiros, que, inclusive, se farão representar na solenidade, como a Secretaria de Estado da Educação, o Conselho Estadual de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom/Procon), assim como, logicamente, o prefeito Joares Ponticelli, o vice-prefeito Caio Tokarski, secretários e vereadores.
O programa chegou ao conhecimento do Ministério da Educação, cujo titular da pasta, Milton Ribeiro, visitará Tubarão, em breve, para conhecer pessoalmente a iniciativa.

Projetos de destaque

Somada à novidade da chegada do programa, outros trabalhos chamaram a atenção dentro da área educacional. Foram diversas as ações, programas e projetos colocados em prática com o objetivo de qualificar a educação na cidade como um todo.

Um exemplo é o programa Novo Mais Educação, que objetiva disponibilizar atividades no contra turno escolar, como caratê, dança, música, capoeira, além de oficinas de Língua Portuguesa e Matemática, com acompanhamento pedagógico, de modo a garantir a permanência dos alunos na escola por mais tempo, o que traz resultados comprovadamente positivos em relação ao desempenho acadêmico das crianças e adolescentes.

Outro exemplo é o Geração 2050, desenvolvido em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Senai, foi implantado em 2018 e oportuniza a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal cursos de capacitação em Web Design e Desenvolvimento de Software, pilares importantes da área de Tecnologia da Informação.

Para 2022, está prevista a implantação do Projeto Robótica, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Igualmente importante, a fundação lançou o chamado À Prova Tubarão, um programa de avaliação interna da rede com o intuito de melhorar o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática, aplicado sempre ao fim de cada semestre.

Já o zeramento das filas para vagas na Educação Infantil é, segundo Ponticelli, o principal feito de sua gestão. Anunciado em dezembro de 2019, sendo construído através de parceria da fundação com a rede privada de ensino, onde algumas unidades foram credenciadas e vagas compradas de forma subsequente. O projeto serviu de modelo para outras cidades. Atualmente, mais de 1,5 mil famílias se beneficiam da medida no município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!