Oito times avançam para o mata-mata e os dois últimos se enfrentaram para não cair
[caption id="attachment_9927" align="alignright" width="285"]

Representante da Amurel, o Tubarão estreia fora de casa, contra o Joinville[/caption]
Está definido o formato do Campeonato Catarinense da Série A 2020. A diretoria da Federação Catarinense de Futebol recebeu na sede da entidade, em Balneário Camboriú, presidentes e representantes dos dez clubes participantes na reunião do Conselho Técnico que alterou a forma de disputa e o regulamento da competição. O Catarinão vai começar no dia 22 de janeiro e conhecerá seu campeão em 26 de abril.
O conselho técnico discutiu e votou a forma de disputa do campeonato. Com duas formas propostas, uma apresentada pela Federação Catarinense de Futebol e outra pela SC Clubes, a decisão foi através de voto qualitativo. Por 47 votos contra oito, em maioria absoluta, a forma proposta da SC Clubes foi aprovada pelo Conselho Técnico. Avaí, Chapecoense, Figueirense, Criciúma, Brusque, Joinville, Tubarão e Juventus votaram na proposta vencedora. Enquanto Marcílio Dias e Concórdia optaram pelo formato proposto pela FCF.
Conforme a forma aprovada, o Catarinense da Série A 2020 será disputado em quatro fases: inicial; quartas de finais; semifinais e finais. Na primeira fase, os clubes se enfrentarão no sistema de pontos corridos em turno único. Após as nove rodadas, os oito primeiros colocados estarão classificados para a segunda fase, as quartas de finais. O primeiro colocado enfrentará o oitavo, o segundo encara o sétimo, o terceiro pegará o sexto, e o quarto colocado enfrentará o quinto classificado.
A partir da segundo fase, as equipes classificadas se enfrentarão no sistema de confronto eliminatório, em jogos de ida e volta, os populares e emocionantes mata-matas, até a definição do campeão. Nas fases de confronto eliminatório, os critérios de desempate serão: número de pontos, saldo de gols e decisão por pênaltis.
Com a nova forma de disputa, somente um clube será rebaixado para a Série B. As equipes que, após a primeira fase, ficarem na nona e décima posições se enfrentarão também em confronto eliminatório, jogos de ida e volta, para definir quem cai.
No mata-mata do rebaixamento, a equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta segue na Série A. Em caso de empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de gols permanece na elite. Persistindo o empate no saldo de gols, a equipe mandante da partida de volta fica na Série A.
Duelos da primeira fase do Catarinão
1ª rodada – 22 de janeiro
Marcílio Dias x Brusque
Chapecoense x Avaí
Criciúma x Concórdia
Figueirense x Juventus
Joinville x Tubarão
Infraestrutura nos estádios
Instituído em 2017 na gestão do presidente Rubens Angelotti, o Manual de Infraestrutura prevê uma série de melhorias gradativas na infraestrutura dos estádios dos clubes catarinenses. Os três clubes que ascenderão ao Campeonato Catarinense da Série A de 2021 deverão, obrigatoriamente, cumprir as diretrizes do manual. Caso contrário, sofrerão as sanções previstas no regulamento e não terão o acesso consumado.
Com o novo formato, será alterado também número de clubes participantes na Série A do Campeonato Catarinense. A partir de 2021, a competição contará com doze equipes na disputa, sendo que três clubes ascenderão da Série B de 2020. A partir do Campeonato Catarinense de 2022, o acesso e descenso passa a ser novamente de duas equipes entre as Séries A e B.
Ainda na reunião do Conselho Técnico, foi definida a data de realização da Recopa Catarinense, competição que reúne o campeão catarinense enfrentando o campeão da Copa Santa Catarina em jogo único. A Recopa Catarinense abre oficialmente o calendário de competições do futebol de Santa Catarina e ocorrerá no dia 18 de janeiro, no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, entre Avaí e Brusque, finalistas da Copa SC 2019.