Ranking tem como base o ano de 2020 e leva em consideração Finanças, Gestão e Desempenho de cada administração
São Ludgero, com a nota 6.69, e Braço do Norte, com 6.41, lideram o Índice de Governança Municipal (IGM) na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) em seus grupos populacionais e de PIB per capta. Além disso, no grupo de população de até 20 mil, São Ludgero, com pouco mais de 12 mil habitantes, ocupa a 45ª posição em Santa Catarina e a 231ª no Brasil. Já Braço do Norte, que tem 34 mil moradores e está no grupo acima de 20 mil até 50 mil habitantes, aparece em 31º no Estado, em 212º no Brasil.
O ranking tem como base o ano de 2020 e leva em consideração Finanças, Gestão e Desempenho. Os números são publicados desde 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA).
O objetivo do desenvolvimento do Índice de Governança Municipal é expandir o debate sobre a importância da gestão para a promoção do desenvolvimento municipal. A métrica nos municípios brasileiros é avaliada a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. Foi elaborada a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.
Para o prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o “Iba”, é boa notícia, já que o município tem o melhor índice entre as 18 cidades Amurel. Para ele, o resultado é fruto do empenho e dedicação da equipe de funcionários públicos ao longo dos últimos anos. “Nesse período, a postura das lideranças, classe política e representantes públicos mudou para melhor, evoluiu muito. As entidades praticam a transparência, o foco no bem comum e no desenvolvimento saudável. Com isso, contribuíram com a engrenagem que está fazendo São Ludgero, a cada dia, se solidificar em várias áreas como referência em gestão”, avalia Iba.
O IGM foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, por meio de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município.
Quer ser avisado quando uma matéria for publicada? Entre no nosso grupo do Telegram https://t.me/joinchat/FIm3FnpEgnuzK2oP
O primeiro em seu grupo na região na Amurel no Índice de Governança Municipal, Braço do Norte lidera o item Finanças, que trata da economia, liquidez, gasto com pessoal, saúde, educação, Legislativo e com a previdência, deixando para trás as cidades de Imbituba e Laguna. É o 36º melhor do Estado no seu grupo, até 50 mil habitantes.
Quando o assunto é Gestão, que trata de planejamento de despesas, captação de recursos, servidores e comissionados, disponibilidade de informações e transparência, Braço do Norte fica na 9ª posição no grupo dos municípios no mesmo porte no Estado. Na região, fica atrás de Jaguaruna apenas.
O problema está no Desempenho. Laguna, Capivari de Baixo e Imbituba apresentaram melhores índices de crescimento nesta área em 2020 que Braço do Norte, que ficou na 25ª posição entre os 40 municípios do grupo avaliados, ficando na Amurel apenas na frente de Jaguaruna. São analisados neste segmento a mortalidade infantil, cobertura vacinal, abandono escolar, o Índice de Desenvolvimento Escolar (Ideb), a taxa de distorção idade-série, a cobertura de creches, a taxa de homicídios, as mortes no trânsito, acesso a água, rede de esgoto e a vulnerabilidade social.