Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Braço do Norte
24 °C
15 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
24 °C
15 °C
GERAL

Saberes ancestrais encantam estudantes e lotam o Museu ao Ar Livre

​​​​​​​Com oficinas e exposições sobre a cultura indígena, programação que duraria oito dias teve que ser estendida até o fim de abril. Descubra o que atraiu quase 600 visitantes em Orleans

Orleans - SC, 08/05/2025 10h00 | Por: Redação
Mostra é uma oportunidade rara de contato com registros históricos e culturais dos povos que habitaram a região muito antes da colonização

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans, virou palco de uma verdadeira imersão nos conhecimentos e tradições dos povos originários durante o mês de abril. O que seria uma programação de apenas oito dias se transformou em um mês inteiro de atividades educativas, devido à surpreendente procura: ao todo, 586 estudantes e 58 professores participaram das ações em alusão à Semana da Cultura Indígena.

Com foco na valorização dos saberes ancestrais, a programação incluiu oficinas práticas como a de Cerâmica Indígena e da Casa Subterrânea Indígena — experiências que despertaram a curiosidade e encantaram crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, incluindo também alunos da Educação Especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das oficinas, as escolas realizaram visitas guiadas à exposição “Povos Indígenas: registros dos povos Xoklengs em Orleans e na região sul catarinense”, em cartaz no primeiro piso da Casa da Pedra. A mostra é uma oportunidade rara de contato com registros históricos e culturais dos povos que habitaram a região muito antes da colonização.

Segundo a pedagoga do Museu, Rosani Hobold Duarte, as atividades representam um passo importante na formação de um olhar mais inclusivo sobre a diversidade cultural. “É uma forma de contribuição para o entendimento mais profundo. O respeito e a valorização da diversidade cultural são essenciais para a formação de uma sociedade mais inclusiva e justa”, afirma. Ela ainda destaca o entusiasmo das crianças: “É perceptível como eles têm interesse em saber mais sobre estes povos que habitaram nossa região.”

A diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon, explica que a procura superou todas as expectativas. “Tivemos alta demanda e ainda estamos abertos a receber novos grupos”, comenta. Interessados podem agendar visitas pelo WhatsApp do Museu, no número (48) 9 9904-2739.

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!