Chuvas registradas no início do ano causou menos transtornos que o habitual, segundo a Prefeitura
[caption id="attachment_9890" align="alignright" width="190"]

Situação de alagamento foi registrado com maior intensidade em um único ponto da cidade, no Bela Vista[/caption]
Começou o ano de 2020 e os primeiros temporais de verão já atingiram a área urbana de Braço Norte. Preocupação constante de moradores de determinados bairros da cidade, os alagamentos não ocorreram como de costume em outras ocasiões.
Segundo informações da Prefeitura, nestes primeiros dias do ano, apenas a Rua João Eleodoro Nunes, na esquina com a Augusto João Pereira, no bairro Bela Vista, teve registro de alagamento. A ocorrência teria sido pontual e isolada. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Marcos Antônio Pereira de Souza, a rua, que está sendo pavimentada, teve a tubulação obstruída por terra e lixo. “Fomos comunicados da situação no dia 3, sexta-feira. Já no sábado pela manhã, dia 4, iniciamos os trabalhos de desobstrução e limpeza para o escoamento da água. Trabalhamos durante todo o fim de semana. Retiramos muito lixo e lama. Agora a situação está normalizada”, informou.
Ainda segundo o secretário, as ocorrências de alagamentos em ruas tradicionalmente críticas - Theodoro Bernardo Schlickmann, no Bairro São Francisco de Assis, e Lírio Fornazza, no Bairro São Basílio - foram amenizadas por conta de fatores como as obras de pavimentação e medidas previstas no Plano de Prevenção de Enchentes (PPE). Entre as ações do plano, constam a limpeza de córregos e manutenção constante de bocas de lobo e bueiros.
Para o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, é importante a colaboração da população para evitar a obstrução da tubulação e bocas de lobo. “Estamos fazendo a nossa parte, melhorando e ampliando as drenagens e realizando a manutenção e limpeza periódica. Além disso, sempre tentamos agir com agilidade nas ocorrências. Mas precisamos que a população nos auxilie jogando o lixo no lixo, separando o lixo comum do reciclável e ficando atentos aos dias corretos de coleta. Só assim conseguiremos, juntos, evitar os alagamentos”, reforçou.
Eventuais ocorrências de alagamentos podem ser comunicadas à Prefeitura por meio do Serviço de Ouvidoria - www.bracodonorte.1doc.com.br, ou pessoalmente na Secretaria de Infraestrutura e também pelo telefone 3658-2222 e WhatsApp 99937-1663.
10 cm de chuva em quatro dias
As chuvas que caíram sobre Braço do Norte nos quatro primeiros dias de janeiro somaram 96 milímetros. Segundo dados do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia) da Epagri, foram 13 milímetros no dia 1º; 29 milímetros no dia 2, 18 no dia 3, e 36 no dia 4, primeiro sábado do ano. “Estes 36 milímetros que caíram no dia 4 é uma quantidade bastante considerável de chuva. Se houve um dia que pôde ser aproveitado como teste para as ações de prevenção de alagamentos, foi este”, opina o meteorologista do Ciram Clóvis Corrêa.
Ainda de acordo com Corrêa, é difícil estabelecer a quantidade de chuva que seria considerada normal para um mês de janeiro na região. “Durante o verão, há anos em que chove mais, em outros, não chove tanto. Mas os temporais, as tempestades de verão são frequentes. Podem ocorrer com mais intensidade ou não. Por isto, é sempre importante qualquer cidade estar preparada para uma eventualidade. Alagamentos, enchentes ou enxurradas podem ser muito trágicas. Portanto, a prevenção deve ser prioridade”, conclui o meteorologista.