Os eventos aconteceram para tirar dúvidas e orientar ocorrências que podem prejudicar a saúde
Dois eventos direcionados aos clientes do Provida foram realizados recentemente, com a proposta de levar diversos esclarecimentos que ocorrem no cotidiano ou que precisam ser alertados para evitar situações perigosas ou prejuízos à saúde. A 2ª edição da Conversa com o Pediatra e mais um Bate-Papo Bariátrico ocorreram nas dependências do Complexo Médico, com a participação de médicos das referidas especialidades
“ Nesta edição levamos aos pais e responsáveis, a temática de como evitar acidentes domésticos com os bebês. Na oportunidade falamos sobre os perigos dos afogamentos, destacamos os cuidados fundamentais em casos de queimaduras, tanto por manipulação de líquidos, quanto por substâncias quentes e até, de acessos ao fogão e eletrodomésticos que produzem calor. Choques elétricos, traumas e quedas também foram abordados na ocasião, além de explicações sobre aspirações e sufocamentos”, destaca o pediatra Dr. Paulo Cruz. Outros tópicos levantados e questionados pelos pais foram o uso de andadores, posições da cadeirinha de segurança e outros.
“ Focamos bastante nos acidentes domésticos. Situações que no dia a dia podem ocorrer e que precisam ser evitados. Perigos que por mais que as crianças sejam cuidadas, em um piscar de olhos, algo pode acontecer e para isso, os adultos precisam ficar atentos e saber como agir da melhor forma. Essas conversar que a Pediatria Provida promove tem ajudado muito a tirar dúvidas e orientar. Com certeza unir nós médicos com familiares contribui com mais segurança para os pequenos”, ressalta a pediatra Dra. Franciele Spader Gaspar. Para os pacientes que estão acima do peso ou aguardando a realização de uma cirurgia, o Bate-Papo Bariátrico reuniu em uma roda de conversa, clientes do Provida, o cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Ricardo Reis, a endocrinologista, Dra. Carine Psendziuk, a anestesiologista, Dra. Jaqueline Bohrer Correa, a nutricionista Tatiane Coan e a psicóloga Fernanda Schmitz Simoni. Equipe multidisciplinar especializada para auxiliar os pacientes.
“A obesidade é uma doença. Para amenizar ou eliminar esse problema de saúde a cirurgia bariátrica é um dos caminhos, mas somente o procedimento não é suficiente. O paciente tem que ter consciência que as atitudes dele é que vão garantir a efetividade dessa melhora, por isso, o acompanhamento com a equipe multidisciplinar, seguir corretamente as prescrições médicas e seguir um caminho mais saudável para que não haja reganho de peso”, alerta o Dr. Ricardo. A endocrinologista Dra. Carine Psendziuk, reforça acrescentando que a realização de uma bariátrica é tem que ser encarada como uma outra chance de viver. “Não existe uma receita de bolo pronta. Cada paciente é único. Após a cirurgia, precisa ter acompanhamento, precisa ter qualidade de vida, fazer exercícios, se alimentar melhor, pensar a médio e longo prazo e se ver daqui a alguns anos estando bem de saúde e peso controlado. É vida nova”, completa a médica.