Ação da Rede Feminina de Combate ao Câncer faz parte da abertura da programação do Outubro Rosa

O câncer é atualmente responsável por uma em cada seis mortes no mundo. Mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem câncer todos os anos, e esse número deve subir para mais de 21 milhões de pessoas em 2030. Especialistas afirmam que o diagnóstico do câncer nos estágios mais avançados, e a incapacidade de fornecer tratamento, condenam muitas pessoas a sofrimento desnecessário e até à morte.
O fortalecimento do diagnóstico precoce e a prevenção tem sido a luta diária das voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Braço do Norte. A poucos dias do início do Outubro Rosa, quando a campanha de prevenção, principalmente ao câncer de mama se intensifica, a entidade realizou nesta quinta-feira, 20 de setembro, uma capacitação aos agentes comunitários de saúde (ACSs), enfermeiros e profissionais da área de oito municípios da região.
Além de Braço do Norte também participaram Armazém, Grão-Pará, Gravatal, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima, São Ludgero e São Martinho e as Redes Femininas de Combate ao Câncer de Gravatal, Orleans e São Ludgero.
A capacitação foi feita pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer (Amuuc), no Pesque e Pague Borgert, no bairro Represa, em Braço do Norte. A ação representa a abertura do Outubro Rosa.
Orientações aos servidores de saúde
De acordo com o secretário de Saúde de Braço do Norte, Sérgio Fernando Domingos Arent, a capacitação é de extrema importância para os servidores da saúde. “As agentes de saúde têm um papel muito importante: elas são o elo entre a unidade de saúde e a comunidade, então, capacitá-las sobre o tema e sensibilizá-las é fundamental na prevenção e orientação da população”, comentou.
O dia iniciou com a presidente da Amucc, Leoni Margarida Simm, que contou sobre a história da associação. Logo a enfermeira Bárbara Freitas falou sobre câncer de mama e de colo de útero e, em seguida, a engenheira agrônoma Lucilene Assing apresentou a palestra Câncer – Fatores de Risco Evitáveis. A experiência na Agricultura Familiar. Já o médico gastroenterologista Emir Dacorégio fez suas orientações sobre câncer de intestino.
Após o almoço, a advogada Ana Paula Guedes Werlang palestrou sobre os direitos dos pacientes e uma palestra motivacional, com Silma Borges Terra, encerrou o ciclo.
Amucc
A Amucc é uma organização constituída por voluntários sobreviventes de câncer e simpatizantes da causa. A instituição desenvolve projetos educativos em parceria com outras organizações e promove campanhas e palestras para o público leigo e profissionais da saúde. Desde 2011, a Amucc promove capacitações para agentes comunitários de saúde, sempre tendo como tema central as palestras voltadas para o câncer.
Prevenção o ano todo
Solidariedade, voluntariado e atendimento humanizado. Essas são as bases da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Braço do Norte (RFCC). Com mais de 30 voluntárias, a instituição realiza atendimentos de exames preventivos, mamografias e palestras de conscientização. A voluntária, Zulma Daufenbach, conta que a rede trabalha a prevenção durante todo o ano. “Não é só no Outubro Rosa que falamos de câncer. A prevenção precisa ser feita constantemente. Já fizemos várias atividades e preventivos para não acumular no mês de outubro, quando as mulheres procuram com mais intensidade”, explica Zulma.
Para as voluntárias, a capacitação dos profissionais de saúde é de grande importância. “A prevenção na atenção básica é fundamental. As agentes de saúde tem acesso às casas e poderão contribuir com informações aos moradores”, reforçam.