Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Braço do Norte
22 °C
14 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
22 °C
14 °C
GERAL

Procon de Braço do Norte realizou mais de 700 atendimentos presenciais em 2023

Segundo levantamento, 88% dos casos levados ao órgão no Município, foram solucionados

Braço do Norte -SC, 08/11/2023 20h00 | Atualizada em 09/11/2023 11h33 | Por: Redação
Atendimento presencial recebeu mais de 50 mil consumidores em toda Santa Catarina

O Procon/SC de Braço do Norte, realizou de janeiro a até o final de outubro deste ano 734 atendimentos presenciais, com um índice de 88% dos casos resolvidos. Em Santa Catarina, o levantamento do Procon/SC, vinculado à Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), apresenta de janeiro a setembro deste ano, 75.572 atendimentos, obtendo 91% de resolutividade. 
Esses números refletem a diversidade de serviços de atendimento disponibilizados pelo Procon, abrangendo o presencial, o portal consumidor.gov, o número 151 e as atividades de fiscalização, além de reclamações no órgão de consumidores em todo o Estado.

O responsável pelo Procon em Braço do Norte, Laércio Gesser, lembra que os mais de 70 atendimentos mensais foram realizados presencialmente. “Não estão computados aí as orientações por e-mail e telefone, que por falta de tempo e de colaboradores, não são realizados registros”, explica. “Então, caso fosse registrados estes atendimentos, com certeza triplicaria o número”, garante.

De acordo com o órgão estadual, agosto foi o mês com o maior número de atendimentos, 13.112, seguido de setembro, (9.984), julho (8.617) e junho (8.608). O atendimento presencial recebeu mais de 50 mil consumidores catarinenses, que se dirigiram à sede do Procon/SC em busca de assistência, iniciando processos administrativos.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, os dados e a resolutividade demonstram a importância do órgão, que é uma ferramenta de inclusão social. “O Procon tem essa função de equilibrar e harmonizar as relações entre consumidores e fornecedores. O nosso objetivo nessa gestão é nos relacionarmos mais com as unidades dos municípios”, destaca.

As 10 situações mais reclamadas em 2023 incluem cobrança indevida/abusiva para alterar ou cancelar contrato, demanda não resolvida/não respondida no SAC, oferta não cumprida/publicidade enganosa, dificuldade/atraso na devolução de valores pagos ou reembolso, cobrança por serviço/produto não contratado, renegociação/parcelamento de dívida, dificuldade de contato/demora no atendimento, produto danificado/não funcional, não entrega/demora na entrega do produto, e cobrança de tarifas/taxas/valores não previstos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova função do telefone 151 realizou mais de 4 mil atendimentos

Outra ferramenta que está disponível aos consumidores é a nova função do telefone 151 do Procon/SC, número que abrange todo o estado e que apenas orientava os consumidores a se dirigirem ao Procon do seu município. A partir de agora o “atendente” irá orientar os consumidores para acessar o site do Procon e abrir uma reclamação no campo “Denuncie aqui”, munido de todas as informações e documentos solicitados.

Ao finalizar sua reclamação, será gerado um protocolo no Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico (SGP-e) e seguirá com todos os trâmites burocráticos. Desde sua criação, em maio, este serviço atendeu 4.703 consumidores. O horário de funcionamento do telefone 151, é das 08h às 18h.

Folha do Vale

Rua Manoel Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!