
O mês já está no final e com ele mais uma ação de prevenção acontece - o Setembro Amarelo. Para prevenção ao suicídio, a Secretaria de Saúde realiza uma palestra nesta quinta-feira, 27.
A palestra Prevenção ao Suicídio – Campanha pela Vida será ministrada pelo Psicólogo Josias Bittencourt Torres, no Centro de Convivência do Idoso de Armazém, às 19h.
Para o Secretário de Saúde, Vanclei da Silva, é um momento reflexivo e, também, de atenção. “A saúde humana é algo extremamente complexo, precisa se cercar de ações preventivas, pois sabemos que as consequências são mais difíceis de serem tratadas. Por isso, nossa equipe está preparada para auxiliar e bem atender a todos”, explica.
Estudos apontam que nos últimos dez anos a taxa de suicídios com 10 e 14 anos aumentou 40% e 33% entre aqueles com idades entre 15 e 19 anos, segundo o Mapa da Violência 2014. Os números são alarmantes e todo dia, 28 brasileiros se suicidam e, para cada morte, há entre 10 e 20 tentativas. Médicos alertam que é um problema de saúde e que precisa receber mais atenção.
Sinais de alerta:
Frases de alarme - Existe um mito dizer que pessoas que falam em suicídio só o fazem para chamar a atenção e não pretendem, de fato, terminar com suas vidas.
Algumas das frases servem de alerta: “não aguento mais”, “eu queria sumir” e “eu quero morrer”. Então, se você ouvir um parente ou amigo falando algo do tipo, preste atenção.
Mudanças inesperadas - Uma pessoa fragilizada por uma depressão ou outro problema psíquico dificilmente terá condições de encarar uma mudança inesperada, como perder um emprego que considerava muito importante.
Depressão e drogas - Quase 100% das pessoas que se suicidaram enfrentavam algum problema mental - a maioria depressão. Quem está sofrendo depressão ou outro transtorno devem receber maior atenção. E, se a pessoa consome álcool ou outras drogas, atenção redobrada.
Pode não ser “só aborrescência” - Muitas vezes o comportamento errático atribuído como típico do adolescente pode ser um sinal de intenção de suicídio. Existe uma falsa ideia de que a depressão atinge mais pessoas adultas. Fique atento quando: passou a se trancar no quarto, não fala com ninguém e ou não consegue expressar seu sofrimento de uma forma clara.