Em São Ludgero desfile cívico ocorre nesse domingo, 02. Em Gravatal, no sábado, 1º, acontece a abertura oficial, com desfile, nas Termas

O ano é eleitoral. Enquanto centenas de candidatos correm o Estado em busca do voto, milhares de cidadãos brasileiros se preparam para comemorar mais um ano de Independência do Brasil e refletir sobre os avanços da pátria amada e o exercício da cidadania. Para homenagear o ato de Dom Pedro que, as margens do Rio Ipiranga, selou a independência do Brasil, em 1822, os municípios organizam desfiles cívicos e atos públicos.
Em São Ludgero, as homenagens são antecipadas. O desfile cívico acontece neste domingo, 02 de setembro, a partir das 9 horas, na Avenida Monsenhor Frederico Tombrock, em frente à Igreja Matriz. A Fanfarra Municipal abre o evento e após, um total de 17 grupos formados por escolas e entidades farão sua apresentação, com seus temas e manifestações de conscientização.
Já em Gravatal, neste sábado, 1º de setembro, ocorre a abertura da Semana da Pátria, com desfile cívico, no bairro Termas, a partir das 08h30min, em frente a E.E.B. Hercílio Bez. No domingo, 02, às 08h30min, terá o desfile na comunidade de Várzea das Canoas, em frente à Igreja Matriz. A programação encerra na próxima sexta-feira, 07 de setembro, com o desfile cívico oficial, em frente ao Salão Paroquial de Gravatal, com início às 08h30min. “O desfile de Sete de Setembro é uma oportunidade para as escolas trabalharem questões como ética, cidadania e símbolos pátrios. O sentido do desfile converge cada vez mais, em nosso entendimento, para o conceito de cidadania, aflorando o orgulho de ser brasileiro”, afirma a secretária municipal de Educação, Inovação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Estela Machado Vieira Gomes.
Em Braço do Norte, as comemorações iniciam com desfile cívico da Escola Municipal Adolfo Wiggers, no sábado, 1º, às 15 horas, na Rua Dona Leopoldina, na comunidade de São José. No domingo, 02, às 08h30min, terá desfile da E.E.B. Werner Knaben e do CEI Mãe Joaquina, na comunidade de Travessão. Já às 9 horas, é a vez do Desfile Cívico da Escola Municipal Matilde Niehues Philippi, no bairro São Januário, com a participação da Banda Padre Edolino Schuroff, de São José. Já na segunda-feira, 03, às 9 horas, haverá o hasteamento das bandeiras em frente à prefeitura. O ato terá a participação de autoridades, estudantes, associações e público em geral. Na sexta-feira, 07, acontece o desfile cívico geral, na Rua Jorge Lacerda, com início na Rua Severiano Sombrio e término na Praça Padre Röer. A chamada das autoridades inicia às 8h40min. A abertura será às 9 horas.
60 anos
Em Armazém, este ano, escolas e entidades farão o desfile inspirados no tema “60 anos de Armazém”. Nesta segunda-feira, 03, haverá o hasteamento da bandeira, às 08 horas, em frente à prefeitura. O desfile oficial será realizado no dia 07, a partir das 08h30min, com início também em frente à prefeitura. Em Grão-Pará, o desfile ocorre na sexta, dia 07, a partir das 08h30min, na avenida Nereu Ramos, no centro. A rede municipal de ensino abordará temas diversos, sendo que duas escolas irão enfatizar os “60 anos de Grão-Pará”. No mesmo dia e horário também acontece o desfile cívico no Distrito de Aiurê.
Desfiles oficiais no dia 07 de setembro
Já em Orleans, o desfile cívico oficial ocorre na sexta, dia 07, a partir das 08 horas, com início do trajeto na rua Aristiliano Ramos com saída do Orleans Tênis Clube e dispersão em frente à Câmara de Vereadores. Escolas municipais, estaduais, e mais de 37 entidades formarão o pelotão que abordarão diferentes temas durante o evento. Rio Fortuna também homenageia a pátria no dia 07, a partir das 08h30min, com a participação das escolas e entidades que desfilam com início em frente a Escola Básica Nossa Senhora de Fátima. Em Santa Rosa de Lima, o desfile cívico ocorre também na sexta-feira, 07, às 09 horas, na rua Germano Hermesmeyer, mesmo trajeto de anos anteriores com a participação da fanfarra municipal, escolas e entidades. “Muitas vezes ouvimos que os brasileiros já não veem sentido em lutar pelo Brasil, então acredito que precisamos mostrar e ensinar a estas crianças que a mudança está em cada uma delas e que não podemos desistir de tentar a cada dia construir um lugar melhor para vivermos”, reflete a secretária de educação do município, Schirlei Rodrigues Wiemes.