Rodovias estão sem manutenção desde o início da atual gestão estadual
O Programa Recuperar, uma parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina e as prefeituras através do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel (CIM-Amurel) para limpeza e manutenção das rodovias estaduais está prestes a sair do papel. Nesta quinta-feira, a Iguatemi, empresa vencedora do certame para realização dos projetos e fiscalização, apresentou aos prefeitos da Amurel os levantamentos já realizados para recuperação das rodovias pavimentadas da região.

“Antes das máquinas e dos homens entrarem na pista, devemos aguardar a aprovação do cronograma de trabalho por parte da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIE), que tem um prazo de cinco dias para nos devolver”, explica o secretário Executivo da Amurel, Celso Heidemann, um dos responsáveis pela elaboração dos processos. “Com certeza o trabalho será iniciado ainda este mês”, comemora, já que desde que o convênio foi assinado, há praticamente cinco meses, os técnicos na Amurel trabalham exaustivamente na elaboração dos editais de licitação.
“Como este é um projeto pioneiro, queremos ser exemplo para todo o Estado”, acrescenta Celso. Todo o processo pode ser acompanhado pela internet através do portal da Amurel, no link da CIM-Amurel. “É só clicar no banner ‘Projeto Recuperar’ que qualquer pessoa pode ver com detalhe onde está sendo aplicado o recurso. Quando as obras começarem, colocaremos a foto do antes e do depois e quanto de dinheiro foi gasto em cada trabalho. Queremos ser referência, um case, para as demais regiões”, diz o secretário.
O convênio assinado com o consórcio prevê o repasse mensal de R$ 615 mil para a manutenção de rodovias pavimentadas e não pavimentadas e sua sinalização. “O trabalho iniciará com a operação tapa-buracos, roçagem, limpeza de canaletas e a recuperação da sinalização vertical e horizontal das rodovias pavimentadas de nossa jurisdição”. Celso lembra que já existem duas parcelas depositadas em conta, o que garante a agilidade do trabalho. Em uma segunda etapa, inicia a recuperação das estradas não pavimentadas, já que a licitação não teve interessados nas duas primeiras vezes em que foi aberto, o que atrasou o início da manutenção.