Entre janeiro e abril de 2025, foram localizados 17 exemplares, número que já representa mais da metade de todos os casos registrados entre 2019 e 2024
A mobilização ocorre diante do aumento expressivo de escorpiões encontrados no município. Entre janeiro e abril de 2025, foram localizados 17 exemplares, número que já representa mais da metade de todos os casos registrados entre 2019 e 2024, período em que 26 escorpiões foram identificados. As ações de varredura e inspeção foram intensificadas, especialmente no bairro Termas, onde se concentram as denúncias.
“Antes, as varreduras eram semestrais. Com o aumento das denúncias, passamos a atuar semanalmente”, explica Rafaela Zanelato Fernandes, técnica da Vigilância Epidemiológica. “O uso de inseticidas, que muitos moradores recorrem, não é indicado, pois o escorpião se esconde e depois retorna. Durante chuvas, eles buscam abrigo em tubulações. A fêmea, sozinha, pode gerar até 17 filhotes”, alerta.
Apesar do aumento na quantidade de escorpiões, não houve nenhum acidente registrado em 2025. O único caso confirmado no município ocorreu em 2021, com recuperação total da vítima.
A população pode colaborar denunciando possíveis focos pelo telefone (48) 3642-2844. As equipes da Vigilância realizam inspeções e orientações nas áreas apontadas.
A Vigilância Epidemiológica reforça os principais cuidados para evitar o contato com o animal:
Agite roupas e calçados antes de vesti-los;
Evite colocar as mãos em buracos, sob pedras ou troncos;
Use luvas e calçados fechados ao trabalhar no jardim ou manusear entulhos;
Afaste camas e móveis das paredes e evite deixar roupas no chão;
Mantenha ralos fechados em banheiros e cozinhas;
Não pendure roupas em portas ou paredes.