Campanha arrecada recursos para instalação de torre da Rádio Comunitária em Gravatal
A Associação Cultural de Gravatal acaba de lançar uma campanha para angariar recursos financeiros destinados a instalação de uma torre de transmissão do sinal da Rádio Porto Gravatá. Por ser uma emissora comunitária, vive de doações de ouvintes, empresas ou entidades.
As rádios comunitárias, de acordo com a lei número 9.612, de 19 de fevereiro de 1998, não podem comercializar anúncios, ao contrário das rádios comerciais, e sim, podem ter patrocínios, sob a forma de apoio cultural, para os programas transmitidos. As emissoras devem ser coordenadas por associações comunitárias, sem fins lucrativos.
O músico e presidente da Associação Cultural de Gravatal, Andreir Machado, lamenta as dificuldades em manter a emissora no ar. “Como nosso município é pequeno, não temos muitas indústrias ou grandes empresas. Nossa arrecadação para manutenção dos serviços essenciais é baixa, mas conseguimos sobreviver mensalmente. Porém, o valor para instalação da torre, onde serão instaladas as antenas de transmissão, é alto. Por isso, estamos pedindo apoio de toda população, de quem puder ajudar financeiramente, para levarmos o sinal da nossa rádio com mais qualidade para as comunidades de Gravatal”, destaca. A torre de transmissão é o que permite levar o sinal da rádio até os locais onde o raio de abrangência da rádio é permitido. “Hoje, a antena retransmissora está instalada provisoriamente junto a antena de TVs do município e precisa, por força técnica, estar instalada separadamente com um sistema de irradiação próprio”, detalha o presidente.
O terreno onde será instalada a torre foi gentilmente cedido por um morador que, entendendo o envolvimento e comprometimento nesta causa comunitária, ofereceu-se para ajudar. A área está localizada próximo ao Complexo Esportivo pertencente ao atual vice-prefeito Jucemar Zanelato.
A campanha lançada nesta semana pretende alcançar o valor de R$ 12 mil que serão utilizados na confecção e instalação da torre, o que deve acontecer até o final de novembro. Todo e qualquer valor poderá ser depositado na conta da entidade do Sicoob: agência 3078 – Gravatal, conta 5.880-7 em nome da Associação Cultural de Gravatal ou via Pix, no CNPJ: 02816501000176.
A rádio comunitária Porto Gravatá opera na frequência 98.3 Mhtz e tem uma programação diversificada que começa com o Bom Dia Cidade (música gaúcha) das 5 às 8h de segunda a segunda, Toca Toca (lançamentos pop musicais) das 8 às 9h de segunda a sexta; Estúdio Aberto (programa de notícias e jornalismo com entrevistas e comentários dos fatos e acontecimentos do dia) das 9 às 12h de segunda a sexta; O Melhor da MPB (só músicas nacionais), das 12 às 14h; Show da Tarde (sucessos nacionais e internacionais) de segunda a segunda; Sertanejão Porto Gravatá (mix do melhor do sertanejo raiz e universitário) das 17 às 18h de segunda a segunda; Manchete Esportiva (resenha esportiva) das 18 às 19h, e segue após a Voz do Brasil com o Gravatal By Night (sucessos de ontem, e de hoje) das 20 às 24h de segunda a quinta e de sexta a Domingo Let´s Go Dance! (os embalos das pistas no melhor das fms e plataformas digitais – intercalado com o Na Trilha do Mapa do Pop Rock Dance aos sábados e domingos após a transmissão da missa; fechando a noite com o Madrugadão Porto Gravatá (o melhor da programação na madrugada) da meia-noite às 5 horas. Tem ainda, aos sábados, A Voz do Gravatal (participação do ouvinte, músicas e convidados especiais) das 8 às 10h e das 10 às 11h Fatos & opiniões em Debate (programa de entrevistas e análise política, econômica e social).
Para acompanhar a programação acesse: www.portogravata.com ou a página da rádio do facebook – Porto Gravatá. Dicas e sugestões no WhatsApp (48) 996 946 677.